A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sob protestos, Câmara de SP adia decisão sobre CPI dos Transportes

2 participantes

Ir para baixo

Sob protestos, Câmara de SP adia decisão sobre CPI dos Transportes Empty Sob protestos, Câmara de SP adia decisão sobre CPI dos Transportes

Mensagem por marcelo l. Qua Jun 26, 2013 2:18 pm

A Câmara Municipal de São Paulo adiou a decisão sobre a criação da CPI dos Transportes. Nesta terça-feira (25), o tema foi debatido na reunião dos líderes das bancadas. Sem consenso, os vereadores cogitaram levar a discussão para o plenário, mas a sessão terminou sem que o tema fosse avaliado.

'Não vejo motivo', diz líder de Haddad sobre CPI dos Transportes
O pedido de CPI pode voltar a ser avaliado na quarta-feira (26). O regime da Câmara prevê que até cinco comissões possam ser instaladas e duas já estão em andamento (uma sobre estacionamentos e outra sobre exploração sexual infantil). De acordo com o presidente da Câmara, José Américo (PT), primeiro os vereadores vão definir se será instaurada uma terceira CPI. Depois, caso seja aprovada a nova comissão, a Câmara vai avaliar qual pedido será atendido.

Há dois pedidos sobre os Transportes protocolado: um foi formulado na semana passada pelo vereador Ricardo Young (PPS) e, outro, em fevereiro pelo vereador Paulo Frange (PTB). Caso seja definido que o pedido de Frange terá prioridade, a comissão será presidida por um partido que integra a base da administração municipal na Casa.

A base do prefeito Fernando Haddad é contra os pedidos. O líder do governo na Câmara, Arselino Tatto (PT)vergonha, defende que, em vez de CPI, seja criada uma comissão de estudos dentro da comissão de transportes para debater o assunto com a convocação de empresas e de especialistas no tema.

Obstrução regimental

Lideranças da oposição afirmam que houve manobra da base do governo para evitar a CPI. O vereador José Américo (PT) disse que não houve manobra, mas "obstrução regimental." Sob protestos, Câmara de SP adia decisão sobre CPI dos Transportes 343696410 Lideranças do MPL afirmaram que vão intensificar os protestos nesta quarta-feira (26) pela criação da CPI.

Mesmo que seja criada nesta semana, a CPI só deverá entrar efetivamente em funcionamento no segundo semestre, porque os vereadores devem votar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) na quinta-feira (27) e imediatamente entrar em férias. Para que a CPI comece a funcionar, é necessário que os partidos indiquem seus sete integrantes.

Estava prevista para esta terça-feira a discussão, no colégio de líderes, da proposta de criação da CPI. Os vereadores deveriam escolher entre a proposta protocolada por Ricardo Young (PPS) ou a proposta anterior, de Paulo Frange (PTB). Uma terceira opção, apresentada pelo líder do governo, Arselino Tatto (PT) era a criação de uma comissão de estudos para analisar o tema.

A reunião no colégio de lideres terminou sem acordo e ficou decidido que a proposta seria discutida no prolongamento do expediente. O líder do governo, Arselino Tatto (PT), pediu que fosse feita a leitura de documentos, o que esgotou o tempo da sessão, antes da discussão sobre a criação de uma terceira CPI.

Criticas e protesto

As manobras dos vereadores foram acompanhadas por integrantes do Movimento Passe Livre (MPL), que deixaram o plenário protestando com gritos de "amanhã vai ser maior". Antes, enquanto definiam a ordem dos trabalhos, o MPL gritava "chega de manobra" e "vamos trabalhar" para os vereadores.

Antes dos vereadores abrirem os trabalhos no plenário, houve encontro dos representantes dos partidos. A integrante do MPL Mayara Vivian afirmou aos líderes das bancadas que o movimento defende a instalação da CPI dos Transportes. Ela lembrou que os protestos podem ocorrer mesmo durante o recesso parlamentar.

Ela também afirmou que o grupo espera que a CPI do Transporte em São Paulo seja feita da forma "mais clara e rápida possível". A estudante ainda defendeu a instalação imediata da CPI e que os vereadores trabalhem em julho. "O Brasil está parado e eles querem tirar férias", disse ela após a reunião de líderes. "Só faltou pedirem para o povo comer brioches", ironizou.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
marcelo l.
marcelo l.
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 6877
Data de inscrição : 15/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Sob protestos, Câmara de SP adia decisão sobre CPI dos Transportes Empty Re: Sob protestos, Câmara de SP adia decisão sobre CPI dos Transportes

Mensagem por zkrk Qua Jun 26, 2013 5:25 pm

Depois das promessas demagógicas estão esperando a situação esfriar para voltar a tudo como d'antes.
Para a rua de novo... o MPL está certo.
zkrk
zkrk
Farrista desafio aceito!
Farrista desafio aceito!

Mensagens : 3093
Data de inscrição : 01/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos