A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dica de livro: A Sombra do Vento

Ir para baixo

Dica de livro: A Sombra do Vento Empty Dica de livro: A Sombra do Vento

Mensagem por alancosme32 Seg Dez 30, 2013 1:37 pm

Dica de livro: A Sombra do Vento A+sombra
Como sou mais ligado a literatura fantástica eu só me interessei por esse livro após ler uma resenha. A Sombra do Vento é vendido como um livro ficcional de não fantasia, mas para a minha grata surpresa o romance tem sim algumas passagens mais fantásticas. Algo que curto muito e chamo de “fantasia sútil”. Inventei essa classificação para definir histórias onde aparecem elementos que não fica muito explicado se é sobrenatural ou não e dá margem a interpretação. A Sombra do Vento é descrito como “uma celebração aos livros”. Quando li isso fiquei meio pé atrás temendo algo piegas. Novamente o romance me surpreende ao não ter pieguismo em sua homenagem, muito pelo contrário. Há muitas passagens interessantes de metalinguagem, nesse caso um romance falando sobre romances. O vilão da trama, por exemplo, acha que ler livros de ficção, ouvir música e gostar de arte é coisa de desocupado. Um pensamento excessivamente prático muito comum nos anos 1940, mas que ainda existe hoje.


O foco do romance é um garoto chamado Daniel, em seu décimo primeiro aniversário o garoto é presenteado por seu pai com a visita de um lugar chamado Cemitério dos Livros. Uma biblioteca escondida que expõe muitos livros esquecidos. Nessa biblioteca, Daniel escolhe levar um livro chamado A Sombra do Vento (olha a metalinguagem de novo!). Após ler o romance o garoto fica interessado em descobrir mais sobre a obra e seu autor, um desejo que o acompanha durante sua adolescência inteira. Em suas buscas Daniel se depara com uma figura sinistra com corpo deformado que é obcecada em queimar todos os exemplares existentes de A Sombra do Vento.

Por se passar nos anos 1940 o romance retrata vários preconceitos da época, por exemplo uma das personagens diz que “acha errado o marido bater na esposa, apesar de algumas merecerem”. Tem uma passagem que fala sobre homossexualidade, no caso retratado em um personagem que é apoiado pelos “heróis da trama”, que o ajudam, mas que “sentem muito pelos seus vícios”. Voltando a falar sobre o Cemitério dos Livros, como o personagem é apresentado a ele ainda criança o local é visto com uma aura quase mística. Na minha interpretação (e posso estar errado já que não é dito e nem sequer insinuado) esse cemitério foi criado para proteger livros que eram perseguidos pela censura, na época em que o fascismo estava “em moda” isso bem que faz sentido.

Gostei muito da história, apesar de não fazer parte de um gênero que eu costuma acompanhar. No início do livro Daniel se apaixona por uma garota, mas o romance não engrena e acaba dando em nada, no final ele se interessa por outra mulher que não tem nada a ver com a primeira. Mais real impossível. No entanto o drama de alguns personagens, principalmente do tal homem queimado que persegue os exemplares de A Sombra do Vento, não tem nada de realista. Enxerguei muito de dramalhão de novela aí, mas até que relevo. No conjunto final da obra não chegou a prejudicar.

Finalizando, vou comentar sobre o vilão principal. Um homem que odeia negros, velhos, ciganos, comunistas e todas as formas de minoria. Um fascista de carteirinha. Psicopata, sua infância foi bem traumatizante. Na resenha que me instigou a comprar esse livro eu vi o crítico reprovando esse personagem por ser muito caricato. Sinceramente eu não sei se concordo com ele, já que não tenho convívio com serial killers (ao menos não declarados). As vezes acho que ele tem razão, outras não. Ao me lembrar de alguns comentários de internet que vi ao longo da vida carregados de preconceito e ódio eu penso que talvez o vilão da história não seja tão caricato assim. Infelizmente podendo ser muito mais real do que estamos dispostos a acreditar.
alancosme32
alancosme32
Farrista das "Árvores Somos Nozes"
Farrista das

Mensagens : 788
Data de inscrição : 09/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos