A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Viúva de Gene Wilder Fala Sobre Alzheimer

2 participantes

Ir para baixo

Viúva de Gene Wilder Fala Sobre Alzheimer Empty Viúva de Gene Wilder Fala Sobre Alzheimer

Mensagem por Rurouni André Seg Jan 08, 2018 6:35 pm

COMO FÃ ME SENTI NA OBRIGAÇÃO DE TRADUZIR/REPRODUZIR O TXT NA INTEGRA,
JÁ QUE A NOSSA MÍDIA A REPRODUZIU RETALHADA!


KAREN WILDER, 2 de Jan de 2018

Os primeiros sinais de problemas eram pequenos. Sempre o mais gentil, homem mais amável (se uma mosca pousasse sobre ele, ele esperava a mosca ir embora), de repente eu vi Gene atacando nosso neto. Sua percepção de objetos e sua distância deles se tornaram tão deficientes que em um passeio de bicicleta juntos, ele pensou que íamos bater em algumas árvores a poucos passos de distância de nós. Uma vez, em uma festa com amigos, quando o assunto sobre "O Jovem Frankenstein" surgiu, ele não conseguia lembrar do filme e teve que atuar como alternativa.

Quando finalmente fizemos os exames o diagnóstico voltou, era doença de Alzheimer. Ao contrário de outros diagnósticos, até mesmo alguns tipos de câncer, este não oferece nem um pingo de esperança para a sobrevivência. As sinapses de seu cérebro estavam ficando emaranhadas e o resultado seria uma progressão constante e terrível perdas de memória, é claro, mas também controle motor, ao ponto em que eventualmente seu corpo simplesmente esqueceria como engolir ou respirar.

Meu marido tomou a notícia com tristeza, é claro, mas também uma graça surpreendente. Eu assisti a sua degeneração a cada momento, de cada dia por seis anos. Um dia, eu o vi lutando com o laço do cordão em suas calças. Naquela noite, tirei os cordões. Então o pulso dele estava sangrando com o esforço de tentar tirar o relógio. Eu tirei o seu relógio.

Eu estava determinada a manter Gene comigo, na Califórnia e finalmente, na casa que contruirmos juntos em Connecticut. Nós ainda conseguimos ter bons momentos e rir, mesmo nos estragos da doença que o estava matando.

Um dia, quando ele caiu no pátio e não conseguiu se levantar, Eu o levei até a borda da piscina e ele boiou para o outro lado, onde havia degraus e uma grade para ajudar. Outra vez, depois de lutar por vinte minutos tentando se levantar, ele olhou como se estivesse se dirigindo ao público no Teatro Belasco, um lugar onde ele conhecia bem, e disse em sua melhor voz, "Apenas um minuto pessoal, volto já".

Mas há outro aspecto particularmente cruel para a doença de Alzheimer, porque, além de destruir, pedaço por pedaço, aquele que é atingido por ela, isso provoca a vida da pessoa que cuida de suas vítimas. No nosso caso, eu era essa pessoa.

Agradeço por ter recebido a ajuda da Alzheimer's Association. Eu conheci algumas estatísticas alarmantes deles. Um em cada três idosos morre com a doença de Alzheimer ou outra demência. Isso significa que, se um casal maduro convidar outro dois casais para o jantar, um dos casais pode enfrentar a doença de Alzheimer.

Então veio o maior choque: 40% dos cuidadores de Alzheimer morrem antes do paciente de acordo com um estudo realizado pela Stanford Medicine, não de doença, mas do cansaço físico, espiritual e emocional de cuidar de um ente querido com a doença de Alzheimer.

Gene morreu há quinze meses atrás. Eu estava na cama ao lado dele quando ele deu suas últimas respirações. Nesse ponto, fazia dias que ele falava. Mas naquela última noite, ele me olhou diretamente nos olhos e disse, três vezes, "Eu confio em você."

Então, eu tenho uma responsabilidade, eu acho. Nem meu amor, nem a ciência, poderiam salvar a vida do meu marido. Mas é minha esperança mais profunda que, através da pesquisa e da conscientização, outros possam ser poupados da experiência que matou Gene, e também poderia ter me matado. No início deste mês, The  Gates Foundation anunciou o maior presente já apresentado à causa da pesquisa de Alzheimer: um compromisso de US$100 milhões destinado a erradicar a doença em nossas vidas. Estou profundamente grata de que esta crise, considerada insolúvel, esteja recebendo financiamento para a comunidade científica dedicada, com o objetivo de um diagnóstico precoce e, finalmente, de uma cura. Foi nesse sentido que permiti o uso do personagem de Willy Wonka do meu marido para ser usado no "Projeto Pure Imagination", uma nova campanha para aumentar a consciência sobre a doença de Alzheimer e incentivar cada um de nós a fazer nossa parte.

Mas não vamos esquecer aquele outro assassino, o silencioso que leva a sua vítima mesmo antes da degeneração das células cerebrais faz seu próprio trabalho sujo.

Estou falando da crise que pode matar os cônjuges amados, saudáveis, irmãos, amigos e filhos adultos de pacientes com Alzheimer, que dedicam quase todas as horas de vigília de suas vidas (e também as noites) cuidando de uma pessoa que amam, mas quem pode não mais reconhecê-los.

Eu agradeço que Gene nunca tenha esquecido de quem eu era. Mas muitos cuidadores de pacientes com Alzheimer são menos afortunados.

Todos os anos, a doença de Alzheimer custa a nossa nação uma quantia estimada em US$259 bilhões, de acordo com a Alzheimer's Association. Neste momento esperançoso, quando há mais impulso do que nunca para encontrar uma cura e tratamentos, lembremos também da necessidade desesperada de cuidadores.

É uma estranha e triste ironia que muitas vezes, no território de uma doença que rouba a memória de um indivíduo, os cuidadores são muitas vezes esquecidos. Sem eles, aqueles com Alzheimer não conseguiram passar o dia, ou morrer, como meu marido, com dignidade, cercado de amor.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Rurouni André
Rurouni André
Farrista me gusta
Farrista me gusta

Mensagens : 2543
Data de inscrição : 28/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Viúva de Gene Wilder Fala Sobre Alzheimer Empty Re: Viúva de Gene Wilder Fala Sobre Alzheimer

Mensagem por Jamm Seg Jan 15, 2018 1:02 pm

Grande depoimento.

Essa foto será que é das mais recentes?
Jamm
Jamm
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 18745
Data de inscrição : 18/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Viúva de Gene Wilder Fala Sobre Alzheimer Empty Re: Viúva de Gene Wilder Fala Sobre Alzheimer

Mensagem por Rurouni André Ter Jan 16, 2018 10:14 pm

Essa foto é um pouco mais antiga, ele estava bem debilitado por causa doença.
Rurouni André
Rurouni André
Farrista me gusta
Farrista me gusta

Mensagens : 2543
Data de inscrição : 28/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Viúva de Gene Wilder Fala Sobre Alzheimer Empty Re: Viúva de Gene Wilder Fala Sobre Alzheimer

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos