A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Geoff Jones não entende de globalização não?

4 participantes

Ir para baixo

Geoff Jones não entende de globalização não? Empty Geoff Jones não entende de globalização não?

Mensagem por Questao Qui Abr 12, 2012 11:48 am

Na nova série do aquaman, escrita por Geoff "Farofeiro" Johns e desenhada por nosso chapa Ivan "não sou o público-alvo" Reis, tem sido sucesso de público e crítica mas... Parece que os caras deram uma pequena derrapada na edição #7 da bagaça.

É que neste número foi apresentada uma nova personagem, Kahina, uma heroína iraniana (país sede do melhor cinema mundial). Legal né?

Seria, se Johns não tivesse matado a personagem OITO páginas depois de apresentá-la!

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Santa putaria, Bátema!

Por causa disso, a roteirista Dara Naraghi, que é americo-iraniana escreveu uma carta aberta ao Johns e ao editor da série, Pat McCallum. Como a carta dela (eu acho que é ela) é meio grande, vou deixar o link para quem quiser lê-la lá no Cool Sangrando.

Num resumo? Ela primeiro conta de sua carreira como roteirista de HQ's, para logo em seguida falar da ausência de personagens iranianos na universo ficcional dos supers - e cita que quando isso aconteceu na DC, foi com Rustam, um vilão que tinha o nome de um dos principais heróis do país.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Daí, ela fala da excitação de saber que um novo personagem iraniano ia aparecer nas HQ's, para logo em seguida vê-lo morrido! muerto! batido las buetas! defuntado!

Enfim, ela aponta que um personagem não deveria viver pra sempre só porque é do país X ou Y, mas se questiona de qual a função de criar um personagem descartável, mero gancho de roteiro, e relacioná-lo a um povo tão pouco representado - e muitas vezes deturpadamente representado.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
E aí? Não é novidade que, quando se metem a falar de outros países, os amerikkkanos quase sempre (pra não dizer sempre mesmo) o fazem de uma maneira muito míope - basta pensar em Batman no Rio de Janeiro, ou em Manchas Solares e Fogo's da vida. Entretanto, a queixa de Dara nem diz respeito a um retrato mal feito (ela passa por cima disso quando fala do Rustam, criado em 1987), mas de um retrato inútil, descartável, feito sem muita utilidade. Para que serve um personagem iraniano? Para morrer rápido, antes mesmo do personagem negro!

A verdade é que não dá para atingir novos mercados sem contemplá-los na confecção do produto - e se vai contemplá-los, é melhor fazer com atenção mais cuidadosa..

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 28229
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 39

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Geoff Jones não entende de globalização não? Empty Re: Geoff Jones não entende de globalização não?

Mensagem por Isaura Ter Abr 17, 2012 9:20 pm

É triste, e parecia que a personagem tinha potencial. Não consigo enteder a lógica de criar um personagem para matar logo quando este pertence a uma classe pouco representado nesta mídia.
Isaura
Isaura
Farrista Zumbizando Serelepe
Farrista Zumbizando Serelepe

Mensagens : 409
Data de inscrição : 11/06/2010
Idade : 37
Localização : BH-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Geoff Jones não entende de globalização não? Empty Re: Geoff Jones não entende de globalização não?

Mensagem por zkrk Ter Abr 17, 2012 10:48 pm

Cara, apesar de fã assumido da Liga internacional (estou chegando a conclusão que não gosto da DC Comics especificamente, e sim da Liga cômica internacional) sempre detestei a Flama Verde/ Fogo e a forma como ela era apresentada- declaradamente a "piranha da Liga". Acho que era um dos poucos personagens da LJI que eu não suportava.
zkrk
zkrk
Farrista desafio aceito!
Farrista desafio aceito!

Mensagens : 3093
Data de inscrição : 01/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Geoff Jones não entende de globalização não? Empty Re: Geoff Jones não entende de globalização não?

Mensagem por Goris Seg Abr 23, 2012 11:00 am

I see mimimi people!

Rsrsrs

Gente, não é por aí! Pelo contrário, ainda assistindo a série 24 horas, acho formidável quando, vez ou outra, surge um policial descartável com nome, histórico e até alma.

Tipo, os vilões de 24 horas estão matando gente como a gente, pessoas com esposa e filho, jovens com pais preocupados e não um tira qualquer, um transeunte qualquer...

Nisso, criar um personagem inteiro, com histórico e personalidade e vê-lo morrer nas mãos de um vilao é o que torna aquele vilão um vilão e não um simples bandido poderoso!

As HQs americanas são voltadas ao público americano e não iraniano ou brasileiro. Eu achei fantástico colocarem uma heroína iraniana e não um vilão como fizeram no passado e se ela era interessante sua morte não teria sido em vão, já que abre as portas do interesse em novos heróis iranianos.

Melhor amar e perder, que nunca ter amado, diria o Charlie Brown, citando sei lá quem...
Goris
Goris
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4591
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 48
Localização : Volta Redonda / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Geoff Jones não entende de globalização não? Empty Re: Geoff Jones não entende de globalização não?

Mensagem por Questao Seg Abr 23, 2012 11:21 am

Goris escreveu:I see mimimi people!

Rsrsrs

Gente, não é por aí! Pelo contrário, ainda assistindo a série 24 horas, acho formidável quando, vez ou outra, surge um policial descartável com nome, histórico e até alma.

Tipo, os vilões de 24 horas estão matando gente como a gente, pessoas com esposa e filho, jovens com pais preocupados e não um tira qualquer, um transeunte qualquer...

Nisso, criar um personagem inteiro, com histórico e personalidade e vê-lo morrer nas mãos de um vilao é o que torna aquele vilão um vilão e não um simples bandido poderoso!

As HQs americanas são voltadas ao público americano e não iraniano ou brasileiro. Eu achei fantástico colocarem uma heroína iraniana e não um vilão como fizeram no passado e se ela era interessante sua morte não teria sido em vão, já que abre as portas do interesse em novos heróis iranianos.

Melhor amar e perder, que nunca ter amado, diria o Charlie Brown, citando sei lá quem...

eu estou lendo aquaman para rir bem como a galera la dos neua,ai o geoff queria dar um climão "serio" hauhau mas não adianta eu continuo rindo hauhauhua não sei se foi involuntario dele ou de proposito auhaua como aquela cena que ele cai no deserto e ele tenta fazer uma cena estilo luke no imperio contra ataca quando esta no planeta de gelo,mas só fica engraçado,ele ficou puto com criticas dizendo que o aquaman era engraçado,porque ele queria criar um lance mais "serio" estilo peter david auhauha mas não conseguiu
agora acho que matando esses personagens ele pensa que vai conseguir isso

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 28229
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 39

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Geoff Jones não entende de globalização não? Empty Re: Geoff Jones não entende de globalização não?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos