A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O que fazer com a Embrapa?

2 participantes

Ir para baixo

O que fazer com a Embrapa? Empty O que fazer com a Embrapa?

Mensagem por Victor Pax Qui Abr 19, 2012 9:10 am

FONTE: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


O que fazer com a Embrapa


Em artigo recente para a “Folha de São Paulo”, o professor Delfim Netto justificou atividades organizacionais que só podem ser exercidas pelo governo. O professor se referia à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Desde a sua criação, em dezembro de 1972, a Embrapa vive em perigosa montanha-russa de disponibilidade de recursos financeiros para fazer o que poucos fizeram pela agropecuária nacional.
Seu raciocínio é simples e certeiro: não é possível conciliar o imediatismo da realização de lucros na iniciativa privada com o interesse coletivo. Para isso dá o exemplo hipotético de uma variedade de feijão resistente a um fungicida que a própria empresa produz. Ela somente irá lançar tal semente no mercado após seus investimentos em pesquisa, patente, produção e distribuição com o fungicida tiverem o retorno pretendido.
É prioritário em empresas privadas priorizar o interesse dos acionistas mesmo que isso não beneficie à coletividade. O contrário do que deve ser a gestão estatal. Pena ser esse um barco que naufraga sempre que governos perdem a noção das prioridades da sociedade, e não promovem sustentação e recursos para serviços, produtos e inovações tecnológicas fundamentais para o desenvolvimento do país.
É o que acontece hoje com a Embrapa, citada por Delfim. Por falta de apoio governamental, a empresa, apesar da competência e esforço de seus pesquisadores, não consegue impor inovações tecnológicas e competir com as grandes multinacionais do setor, vendo sua participação no mercado cair de forma vertiginosa.
É o que basta para que as viúvas do neoliberalismo proponham sua privatização. Palavra mágica que cruzou os céus do país nas últimas décadas, e quando pontualmente criticada faz ouvir: “Do que você se queixa, hoje todos têm vários telefones?” Então tá.
Depois de um salto de 2008 para 2009, o orçamento da Embrapa mantém-se até hoje estagnado, um prejuízo enorme para a agropecuária e desenvolvimento nacionais.
Como o petróleo da camada do pré-sal que faz norte-americanos revirarem olhinhos para a pujança tupiniquim, inovações tecnológicas, correção de manejos para a agricultura familiar e projetos aproveitando a nossa biodiversidade são assuntos estratégicos para o futuro do país.
Devagar com o andor, pois, senhores privatistas. Pé na tábua da Embrapa, governo federal!


Administrador de empresas, consultor da Biocampo Desenvolvimento Agrícola, produtor rural. Trabalhou por mais de 30 anos em empresas do agronegócio.

E o que é dito da embrapa vale para as universidades públicas.
Victor Pax
Victor Pax
Farrista já viciei...
Farrista já viciei...

Mensagens : 4157
Data de inscrição : 05/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer com a Embrapa? Empty Re: O que fazer com a Embrapa?

Mensagem por Quero Café Qui Abr 19, 2012 9:58 am

O lance é não ser ideológico quanto a essas questões. Nem neoliberal e nem retrógrado.
Faz parte das características de um Estado moderno exercer as funções alocativas e distributivas em sua economia e para isso ele pode precisar de empresas estatais, mas deve extingui-las quando elas pararem de fazer sentido.
É o caso dos Correiros, da Petrobrás e de algumas outras?
Ainda é cedo para determinar.
E o caso de embrapa?
Já existe uma agencia reguladora no setor?
Quero Café
Quero Café
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos