A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Filmes clássicos

3 participantes

Ir para baixo

Filmes clássicos Empty Filmes clássicos

Mensagem por Convidad Dom Ago 08, 2010 8:57 pm

Olá ^^
tenho 19 anos e estou entrando nesse mundo da cinefilia agora! assisti a pouca coisa ainda... bem pouca...
ontem fui a um debate sobre a importância dos clássicos... primeiramente o que são os clássicos?
as conclusões que tirei do debate foram:
são aqueles filmes que sintetizam todo um "passado" do cinema até aquele momento e ao mesmo tempo laçam as cartas para o "futuro"...
um clássico não se vê... se REvê... (aquele filme que todo mundo já viu! e quem não viu finge que já viu...)
mas ao mesmo tempo é aquele filme que por mais q você já tenha ouvido falar é o que mais te surpreende (causa impacto) quando vc realmente assiste!
e vc aprende/vê coisas novas ou vê de forma diferente a cada vez que vê ele de novo... é por isso que um clássico a gente sempre revê, mas é sempre como se fosse uma primeira vez...
... porém existem os clássicos pessoais: esses são outra coisa. São aqueles filmes que foram importantes pra vc em algum momento específico da sua vida. é muito pessoal. foi importante pra vc.
tem a forma "clássica" de fazer cinema tb! que é a usada até hj. com protagonista, história com objetivo a ser atingido, começo meio e fim. é a forma clássica de se fazer um filme.
e tem ainda os que são clássicos se vc olhar apenas dentro do gênero (musical, comédia, terror..) ao qual pertencem...
enfim... é bem difícil definir um clássico...
e um filme não nasce clássico, se torna... (como em outras artes... o pintos que nunca vendeu um quadro em vida e sua genialidade só é descoberta depois de morto!) existem filmes que ao serem lançados foram controversos, considerados ruins, e hoje são clássicos!
os americanos demoraram a dar algum status de arte ao cinema... e foram os franceses q "tornaram" gênios muitos diretores anos depois de seus filmes estarem em circulação...
e o cult? certamente não é o mesmo que clássico...
o que seria o cult? antes era aquele filme que era "intelectual", "para poucos", conhecido e apreciado por poucos... aí também virou um pouco sinônimo de trash, virou um termo meio pejorativo na opnião de alguns... hj é símbolo de status jovem... tipo... é legal ver filme "cult" ... é um termo vazio... q acabou virando um balaio de gato! aff... não entendo muito bem...

------------
gostaria de uma indicação de por onde começar pra conhecer cinema... um livro legal sobre a história do cinema por ex. ^^ alguém poderia me indicar?
e um guia bom tb... tipo... pensei em comprar aquele "1001 filmes" alguém conhece? achei ele bem legal e gostaria de saber se ele é bom... se tem algum melhor...
------------

^^ e aproveitando a conversa saber de vcs qual é o clássico pessoal de cada um? hehehe...
e o que acham que é um clássico mesmo? e cult?

Bjos!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Filmes clássicos Empty Re: Filmes clássicos

Mensagem por Convidado Dom Ago 08, 2010 9:30 pm

Eu recomendo o livro Hitchcock/Truffaut: Entrevistas é sensacional para entender a mente de um grande cineasta a partir de outro grande cineasta... mas não sei se está esgotado...

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Filmes clássicos Empty Re: Filmes clássicos

Mensagem por Rafael Zoia Dom Ago 08, 2010 10:04 pm

Em primeiro lugar, seja bem vinda, Aline.

Vou deixar claro que sou um amante do cinema, e o defendo como uma das melhores formas de entreterimento, cultura e principalmente diversão, por isso não me "obrigo" a assistir filmes por serem considerados fundamentais, a não ser, claro, que eu tenha vontade(o que acontece frequentemente.rss).
Por mais que as pessoas possam discordar, definir o que é cult ou classico ainda é, e sempre será algo individual, o que muda são os critérios de quem avalia, alguns MUITO mais apurados que de outros, daí a importancia de ler críticas, conversar, mas sem medo algum de discordar ou concordar, sacou? Não se trata de uma disputa de conhecimentos sobre cinema, e quem leva dessa forma não merece ser levado a sério!!!

Acredito que é bacana a sua ideia de consultar referências, apurar o seu gosto(quanto mais se prova mel, menos quer rapadura), mas recomendo que não as siga como se fossem os mandamentos, afinal os tais "1001 filmes pra assistir antes de morrer" foram apenas sugeridos por outras pessoas com opiniões proprias, tal como você!

No mais, conte com a galera aqui do forum, sem duvida muitas opiniões e sugestões de bons(e tambem ruins) filmes surgirão.

DIVIRTA-SE na sua caminhada, e bons filmes!!!
Rafael Zoia
Rafael Zoia
Farrista o que está acontecendo comigo?
Farrista o que está acontecendo comigo?

Mensagens : 1961
Data de inscrição : 18/06/2010
Idade : 40
Localização : BH/MG

Ir para o topo Ir para baixo

Filmes clássicos Empty Re: Filmes clássicos

Mensagem por Convidad Qui Ago 12, 2010 1:34 pm

vlw ^^
e pode ter certeza que assistir filmes pra mim nunca é "obrigação" hahaha
as vezes fico impressionada como eu gosto de tudo! ¬¬ fico pensando se eu não tenho senso crítico! aff... mas até quando eu acho que é ruim eu acabo pensando que valeu ter assistido!
quer dizer... menos cómedias muito fúteis e sem-noção... aí não gosto mesmo... mas tem que ser daquelas muito perda de tempo mesmo! pra eu não gostar... qnd consegue fazer pelo menos um pouquinho de graça ainda vai...mas não costumo achar graça de besteirol americano...
(...)
mas a grande maioria de TUDO me agrada... lol

assisti Psicose (1960) Hithcock ontem =D
e é isso que eu tinha falado sobre clássicos mesmo! é totalmente diferente do q eu esperava... a cena do chuveiro todo mundo já viu! mas assistir ao filme todo é totalmente diferente! mesmo! Adorei!
agora quero ver "Um corpo que cai" e "Cidadão Kane" ^^

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Filmes clássicos Empty Re: Filmes clássicos

Mensagem por Rafael Zoia Sáb Ago 14, 2010 1:30 am

Assistir de tudo não é falta de senso critico, é sinal de mente aberta! Tambem acho que sempre tiramos algo de bom da grande maioria do filmes..

Olha só como são as coisas, eu já vi tantos filme que seria impossivel chutar um numero, mas esses que você comentou, nunca assisti a nenhum, mesmo sabendo da importancia deles. rsss
Rafael Zoia
Rafael Zoia
Farrista o que está acontecendo comigo?
Farrista o que está acontecendo comigo?

Mensagens : 1961
Data de inscrição : 18/06/2010
Idade : 40
Localização : BH/MG

Ir para o topo Ir para baixo

Filmes clássicos Empty Re: Filmes clássicos

Mensagem por Quero Café Sáb Ago 14, 2010 9:39 am

Não se nasce com senso crítico.
O Lula uma vez disse: Minha mãe nasceu analfabeta.
E eu nasci traduzindo a "Divina comédia", beleza! Chorei em sete idiomas diferentes quando o médico deu um tapinha na minha bunda. Aos três anos escrevi uma missa solenis em latim para meu falecido papagaio.
Brincadeiras as parte, o lance é o seguinte.
Não se preocupe em não ter senso crítico.
O mais importante você já tem que é curiosidade e vontade.
O resto vem com persistência, entendeu?
O livro 1001 filmes é legal, também há uma edição da revista bravo com uma lista boa de cem filmes.
Mão à obra! E não se esqueça de ler de vez em quando sobre o assunto e trocar ideias com pessoas mais experientes que você, com a mesma experiência e com menos.
De resto, o Farra está ai.
Quero Café
Quero Café
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral

Ir para o topo Ir para baixo

Filmes clássicos Empty Re: Filmes clássicos

Mensagem por Convidad Qua Ago 18, 2010 8:03 pm

Minha jovem, comecei meio descompromissado e um pouco mais jovem nessa pervers...digo, predileção pelo cinema. Na época uma leitura que me guiou bem e me ensinou bastante eram os Guias de Cinema e Vídeo que a Abril lançou a partir de 1989, uns calhamaços que traziam sinopses e críticas de milhares de filmes, e nas primeiras edições ainda vinham notas espalhadas explicando diversos conceitos sobre cinema.

hoje indicaria, para quem está adentrando nesse fascinante universo, dois livros interessantes, além do "1001 filmes...", o qual ainda não cheguei a ler:

- O "Guia Ilustrado Zahar de Cinema" é interessante por trazer, de forma sucinta, a história da indústria do cinema, dos primórdios até hoje em dia (como diriam os Titãs), explicar como funciona a produção de um filme, explorar os gêneros principais, os grandes diretores, o panorama internacional e uma sugestão de 100 filmes "essenciais". Minha ressalva é que alguns títulos nacionais foram escritos erroneamente ("Cinzas do Paraíso", do Terence Mallick, vira "Dias de Paraíso"). Mas o pior é que a crítica de alguns filmes contem o diacho de spoilers!
- Outro bom livro para definitivamente alguém se apaixonar por cinema é "Um Filme é Para Sempre", uma seleção de artigos que o crítico Ruy Castro escreveu para diversos veículos, como a Folha de São Paulo. Você absorverá uma tonelada de informação de uma maneira leve e prazerosa, pois Ruy Castro consegue fazer um texto extremamente informativo e ao mesmo tempo gostoso de se ler.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Filmes clássicos Empty Re: Filmes clássicos

Mensagem por marcelozc Qua Ago 18, 2010 10:04 pm

O livro "1001 filmes ..." tem na internet para baixar.
Ano passado a editora Abril lançou uma série que vinha um livro falando sobre um determinado filme e o filme junto. Tenho toda a coleção e é incrível, com filmes como Fargo e 2001.

Tenho a mesma dúvida que você, o que seria um filme cult?
Um amigo me perguntou e eu não soube responder, então falei pra ele ver os filmes do Tarantino Very Happy

E pra mim, o clássico dos clássicos é a triologia "O Poderoso Chefão", mas Taxi Driver vem logo atrás. Já o melhor filme cult, fico com Cães de Aluguel.
marcelozc
marcelozc
Farrista Literalmente Simbólico
Farrista Literalmente Simbólico

Mensagens : 203
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 32

Ir para o topo Ir para baixo

Filmes clássicos Empty Re: Filmes clássicos

Mensagem por Convidad Sáb Ago 21, 2010 5:16 am

PRA MIM, existem dois tipos de clássicos, os do CINEMA e os populares, os clássicos do cinema são aqueles filmes atemporais e fundamentais, como 8¹/², 2001, Os Incompreendidos, Acossado, Crepúsculo dos Deuses, Um corpo que cai, Stalker e etc.
O que defino como POPULAR são aqueles filmes com algum momento memorável que sempre será lembrado quando o assunto é "cinema" para as massas, filmes que muitos não viram, mas por algum motivo eles o conhecem, aí entram filmes como Cantando na Chuva, Casablanca, Ben-Hur, Psicose, O Exorcista, e etc. Mas aqui não há sinônimo de grande qualidade, como no outro tipo que citei.


E "cult" pra mim é o significado clássico, de filmes cultados por alguns, geralmente filmes meio undergrounds, Rocky Horror Picture Show, Evil Dead, A Volta/A Noite dos Mortos Vivos, Eraserhead... Essa de classificar qualquer filme europeu, ou com uma linha narrativa diferente como cult, é coisa de babacas que por ter ódio de pessoas que usam cachecol, calça skinny, e blusa xadrez, saem xingando todos os filmes "mais diferentes" de cult, pseudo-cult, intelectualóides e outras idiotices.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Filmes clássicos Empty Re: Filmes clássicos

Mensagem por Convidad Sáb Ago 21, 2010 5:16 am

Escrevendo textos longos as 5 da manhã, putz, dormirei.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Filmes clássicos Empty Re: Filmes clássicos

Mensagem por Convidado Sáb Ago 21, 2010 11:43 am

Shadows V. escreveu:PRA MIM, existem dois tipos de clássicos, os do CINEMA e os populares, os clássicos do cinema são aqueles filmes atemporais e fundamentais, como 8¹/², 2001, Os Incompreendidos, Acossado, Crepúsculo dos Deuses, Um corpo que cai, Stalker e etc.
O que defino como POPULAR são aqueles filmes com algum momento memorável que sempre será lembrado quando o assunto é "cinema" para as massas, filmes que muitos não viram, mas por algum motivo eles o conhecem, aí entram filmes como Cantando na Chuva, Casablanca, Ben-Hur, Psicose, O Exorcista, e etc. Mas aqui não há sinônimo de grande qualidade, como no outro tipo que citei.


E "cult" pra mim é o significado clássico, de filmes cultados por alguns, geralmente filmes meio undergrounds, Rocky Horror Picture Show, Evil Dead, A Volta/A Noite dos Mortos Vivos, Eraserhead... Essa de classificar qualquer filme europeu, ou com uma linha narrativa diferente como cult, é coisa de babacas que por ter ódio de pessoas que usam cachecol, calça skinny, e blusa xadrez, saem xingando todos os filmes "mais diferentes" de cult, pseudo-cult, intelectualóides e outras idiotices.

Cara... se Cantando na Chuva, Casablanca e Psicose não forem sinônimo de grande cinema para o mundo AGORA, que eu vou descer!

Cantando na Chuva sobretudo! O filme é brilhante em todas as possibilidades da palavra, acho até que vou pegar meu DVD agora e assistir de novo...

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Filmes clássicos Empty Re: Filmes clássicos

Mensagem por Convidad Sáb Ago 21, 2010 3:18 pm

arthurskywalker escreveu:
Shadows V. escreveu:PRA MIM, existem dois tipos de clássicos, os do CINEMA e os populares, os clássicos do cinema são aqueles filmes atemporais e fundamentais, como 8¹/², 2001, Os Incompreendidos, Acossado, Crepúsculo dos Deuses, Um corpo que cai, Stalker e etc.
O que defino como POPULAR são aqueles filmes com algum momento memorável que sempre será lembrado quando o assunto é "cinema" para as massas, filmes que muitos não viram, mas por algum motivo eles o conhecem, aí entram filmes como Cantando na Chuva, Casablanca, Ben-Hur, Psicose, O Exorcista, e etc. Mas aqui não há sinônimo de grande qualidade, como no outro tipo que citei.


E "cult" pra mim é o significado clássico, de filmes cultados por alguns, geralmente filmes meio undergrounds, Rocky Horror Picture Show, Evil Dead, A Volta/A Noite dos Mortos Vivos, Eraserhead... Essa de classificar qualquer filme europeu, ou com uma linha narrativa diferente como cult, é coisa de babacas que por ter ódio de pessoas que usam cachecol, calça skinny, e blusa xadrez, saem xingando todos os filmes "mais diferentes" de cult, pseudo-cult, intelectualóides e outras idiotices.

Cara... se Cantando na Chuva, Casablanca e Psicose não forem sinônimo de grande cinema para o mundo AGORA, que eu vou descer!

Cantando na Chuva sobretudo! O filme é brilhante em todas as possibilidades da palavra, acho até que vou pegar meu DVD agora e assistir de novo...
Se você interpretou que os filmes citados ali não tem qualidade, meus pêsames. Sim, estou dizendo que esses filmes com "cenas que marcaram o cinema" não são certeza de qualidade, mas nunca disse que os exemplos dados caíam nessa categoria, acha que falaria que Casablanca e PSICOSE são ruins? Eu escrevi o negócio de madrugada, devia ter dado exemplos mais concretos, mas já foi. abs

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Filmes clássicos Empty Re: Filmes clássicos

Mensagem por Convidado Sáb Ago 21, 2010 4:33 pm

Shadows V. escreveu:
arthurskywalker escreveu:
Shadows V. escreveu:PRA MIM, existem dois tipos de clássicos, os do CINEMA e os populares, os clássicos do cinema são aqueles filmes atemporais e fundamentais, como 8¹/², 2001, Os Incompreendidos, Acossado, Crepúsculo dos Deuses, Um corpo que cai, Stalker e etc.
O que defino como POPULAR são aqueles filmes com algum momento memorável que sempre será lembrado quando o assunto é "cinema" para as massas, filmes que muitos não viram, mas por algum motivo eles o conhecem, aí entram filmes como Cantando na Chuva, Casablanca, Ben-Hur, Psicose, O Exorcista, e etc. Mas aqui não há sinônimo de grande qualidade, como no outro tipo que citei.


E "cult" pra mim é o significado clássico, de filmes cultados por alguns, geralmente filmes meio undergrounds, Rocky Horror Picture Show, Evil Dead, A Volta/A Noite dos Mortos Vivos, Eraserhead... Essa de classificar qualquer filme europeu, ou com uma linha narrativa diferente como cult, é coisa de babacas que por ter ódio de pessoas que usam cachecol, calça skinny, e blusa xadrez, saem xingando todos os filmes "mais diferentes" de cult, pseudo-cult, intelectualóides e outras idiotices.

Cara... se Cantando na Chuva, Casablanca e Psicose não forem sinônimo de grande cinema para o mundo AGORA, que eu vou descer!

Cantando na Chuva sobretudo! O filme é brilhante em todas as possibilidades da palavra, acho até que vou pegar meu DVD agora e assistir de novo...
Se você interpretou que os filmes citados ali não tem qualidade, meus pêsames. Sim, estou dizendo que esses filmes com "cenas que marcaram o cinema" não são certeza de qualidade, mas nunca disse que os exemplos dados caíam nessa categoria, acha que falaria que Casablanca e PSICOSE são ruins? Eu escrevi o negócio de madrugada, devia ter dado exemplos mais concretos, mas já foi. abs

É, bem que eu achei estranho mesmo! cheers Agora entendi o conceito...

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Filmes clássicos Empty Re: Filmes clássicos

Mensagem por Convidad Dom Ago 22, 2010 7:39 am

O Shadows V. explicou certinho o que eu acho tb! Tb acredito que tenham essas duas categorias! é isso aí.

Ah! ontem fui ver "As pontes de Madison!" no teatro! foi tão legal! ^^ é realmente lindo!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Filmes clássicos Empty Re: Filmes clássicos

Mensagem por Convidad Seg Ago 23, 2010 2:44 pm

Aline, tudo bem ? Seja bem-vinda !

Assista tudo o que você conseguir achar de Hitchcock: Psicose, Um Corpo Que Cai, Janela Indiscreta, Intriga Internacional, Pacto Sinistro, Os Passaros, etc... Comece com esses mais conhecidos e depois aventure-se pelos primeiros filmes dele, antes dele ir para os EUA.

Para conhecer melhor o Mestre, já indicaram aqui e repito: leia o livro "Hitchcock/Truffaut". Uma longa entrevista que ele deu para o francês "François Truffaut". Uma aula de cinema como nenhuma outra.

Não sei quais os seus gostos pessoais, por isso farei um apanhafdo geral do que eu gosto:

- Orson Welles: Cidadão Kane, A Dama de Shangai, A Marca da Maldade (um dos melhores filmes que já assisti na minha vida)
- Irmãos Marx: Tudo, tudo tudo !
- A Marca da Pantera (ou Sangue de Pantera) - não a versão de 1982 com a Nastassja Kinski, mas o antigão da RKO, King Kong e o filme irmão de King Kong, Zaroff. Entre outros terrores da RKO
- Dracula, Frankenstein e O Lobisomem, da Universal. Se gostar, aventure-se pelas continuações (todas foram lançadas em DVD no Brasil e creio, devem ser fáceis de encontrar na Internet).
-Cinema Expressionista Alemão: Metrópolis, Fausto, M - O Vampiro de Dusseldorf, O Gabinete do Doutor Caligari, Nosferatu. Se gostar, procure mais filmes do Fritz Lang (recomendo Dr. Mabuse e todas as suas continuações) e do F.W. Murnau.
- Ernst Lubitsch (Ninotchka, The Shop Around the Corner), Billy Wilder (tudo o que você achar), Jerry Lewis (tudo o que você achar).

Acho que para começar é isso. Boa diversão e parabéns por adentrar no maravilhoso mundo da Cinefilia.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Filmes clássicos Empty Re: Filmes clássicos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos