A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

George R. R. Martin: ninguém usa meus personagens, exceto eu!

2 participantes

Ir para baixo

George R. R. Martin: ninguém usa meus personagens, exceto eu! Empty George R. R. Martin: ninguém usa meus personagens, exceto eu!

Mensagem por Convidado Ter Ago 07, 2012 10:12 pm

O pessoal do blog Game of Thrones Br postou o trecho abaixo, de R.R.Martin condenando o uso de seus personagens em fanfics.
Eu particularmente, acho meio extremo esse tipo de condenação. Se fosse só amor, dava pra entender, o que parece mesmo é que ele tem medo de que alguém lucre com plágios da obra dele.


Eu, pessoalmente, acho que os escritores que permitem fan fiction estão cometendo um erro. Não estou dizendo aqui que as pessoas que escrevem fan fiction são maus ou imorais ou indignos de confiança. A grande maioria deles são honestos e sinceros e apaixonados pelo o trabalho que eles escolheram para basear as suas ficções, e tem apenas a melhor das intenções para o autor original. Mas (1) há sempre uns poucos, em qualquer grupo, que são talvez menos maravilhoso, e (2) esta porta, uma vez aberta, pode ser muito difícil de fechar novamente.
A maioria de nós trabalhando nos gêneros de ficção científica e fantasia [...] conhecemos uma lição sobre os perigos de permitir a fan fiction algumas décadas atrás, cortesia de Marion Zimmer Bradley. Marion foi uma uma autora que não só permitiu a fan fiction baseada em sua série Darkover (informações aqui), mas encorajou-a ativamente ... até mesmo leu e criticou as histórias de seus fãs. Tudo era felicidade e alegria, até que um dia ela encontrou em uma história de fã uma idéia semelhante ao que ela estava usando em seu atual romance em andamento. Marion escreveu para a fã, explicou a situação, mesmo oferecendo um pagamento simbólico e um reconhecimento no livro. Esta respondeu que queria plena co-autoria do referido livro, e metade do dinheiro, ou ela iria processá-la. Marion desistiu da novela, ao invés de arriscar uma ação judicial. Ela também parou de incentivar e ler fanfics, e escreveu um relato do incidente para avisar outros escritores dos perigos potenciais do mesmo.
[...]

Muitos anos atrás, eu ganhei um prêmio Nebula por uma história chamada "Portraits of His Children", que era sobre o relacionamento de um escritor com os personagens que ele cria. Eu não tenho filhos reais. Meus personagens são meus filhos, tenho dito por aí. Eu não quero as pessoas brincando com eles, obrigado. Mesmo as pessoas que dizem que amam meus filhos. Tenho certeza de que é verdade, eu não duvido da sinceridade do afeto, mas ainda assim ...
[...]
Ninguém pode abusar das pessoas de Westeros, exceto eu.
[...]
Isto não tem nada a ver com dinheiro ou direitos autorais ou a lei. É uma reação instintiva de nível emocional. E é tudo sobre o amor. Em ambos os lados.

Fonte: http://www.gameofthronesbr.com/2012/08/george-r-r-martin-ninguem-usa-meus.html

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

George R. R. Martin: ninguém usa meus personagens, exceto eu! Empty Re: George R. R. Martin: ninguém usa meus personagens, exceto eu!

Mensagem por Isaura Sáb Ago 18, 2012 8:50 pm

Eu meio que entendo, possuo uma relação de amor e ódio com fanfics e discute isto com uma amiga que escrevi de Harry Potter.

Um escrito de fanfic nada mais faz que homanegear, participar de um mundo que eles amam, logo se fosse um escritor iria me sentir homeageado. Contudo é muito comum escritores de fics, alterar personagens, não por sacanagem, mas por querer ver uma abordagem diferente do mesmo, divertir, desafio, aprofudar-lo, etc. Neste alteração de certas características um autor poderá vir a se sentir ofendido, por ter alterado algo que ele tem muito amor.
Por exemplo: se eu criei uma personagem que é uma militar, uma mulher forte, vou me sentir ofendido se alguém transformá-la numa lésbica, por mais que eu goste/ tenho amigas lésbicas. Do mesmo jeito que se eu criar um personagem gay que faz academia, vou ficar irritado se alguém transformá-lo num nerd hetero.

Então meio que compreendo o Sr. Martin.
Isaura
Isaura
Farrista Zumbizando Serelepe
Farrista Zumbizando Serelepe

Mensagens : 409
Data de inscrição : 11/06/2010
Idade : 37
Localização : BH-MG

Ir para o topo Ir para baixo

George R. R. Martin: ninguém usa meus personagens, exceto eu! Empty Re: George R. R. Martin: ninguém usa meus personagens, exceto eu!

Mensagem por Convidado Sáb Ago 18, 2012 9:12 pm

Existem muitas fanfictions que viraram livros também porque fugiam muito da história original das personagens.

Conheço dois exemplos: Cidade das Cinzas, que era uma fic de Harry Potter e 50 Tons de Cinza que era uma fic de Crepúsculo.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

George R. R. Martin: ninguém usa meus personagens, exceto eu! Empty Re: George R. R. Martin: ninguém usa meus personagens, exceto eu!

Mensagem por Convidado Qua Set 12, 2012 2:40 pm

Cara G. R. R. Martin claramente não tem filhos e isso é visível em suas palavras, pois um pai não tem controle sobre seus filhos e quando eles crescem começam a andar por suas próprias pernas. Isso acontece com os personagens/filhos de G. R. R. Martim, pois os fanfics são sim uma forma independente dos grandes personagens de obras incríveis seguirem caminhos diferentes das determinadas por seus criadores.

Se um fan é capaz de criar uma obra memorável parabéns e cabe ao criador dos personagens serem mais rápido ou mais criativo ou reivindicar os direitos sobre os personagens que foram usados e nada mais, pois uma obra literária (mais que qualquer outra) é uma fonte inesgotável de inspirações e esta inspirações devem ser expressas seja em obras publicadas ou não.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

George R. R. Martin: ninguém usa meus personagens, exceto eu! Empty Re: George R. R. Martin: ninguém usa meus personagens, exceto eu!

Mensagem por Victor Pax Qua Set 12, 2012 2:57 pm

Entendo o pensamento do R.R., mas a partir do momento que um personagem está tão diferente que não possa ser identificado como “O” personagem ele efetivamente deixa de se-lo e quem o “moldou” realmente tem total autonomia sobre ele.

Quanto à ideia compartilhada (eu acho) que a partir do momento que há o convite recusado, mesmo a ideia aparentemente ter sido exposta antes à justiça vai se basear no melhor desenvolvimento da história.
Afinal se João fala que mandou uma história do personagem do livro de Pedro para este aprovar (ou o postou em um espaço para o personagem deste) e Pedro fala que já tinha uma história parecida com este personagem “engatilhado” (acho) que o máximo que a justiça pode fazer é oferecer a co-autoria para João no novo livro, mas se (como no caso de Marion) foi oferecido um reconhecimento (acho) que o assunto está encerrado.

Me pareceu mais uma desculpa para não compartilhar os personagens ou até certa insegurança sobre os melhores caminhos possíveis para desenvolve-los.
Victor Pax
Victor Pax
Farrista já viciei...
Farrista já viciei...

Mensagens : 4157
Data de inscrição : 05/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

George R. R. Martin: ninguém usa meus personagens, exceto eu! Empty Re: George R. R. Martin: ninguém usa meus personagens, exceto eu!

Mensagem por Convidado Qua Set 12, 2012 3:12 pm

Victor Pax escreveu:Entendo o pensamento do R.R., mas a partir do momento que um personagem está tão diferente que não possa ser identificado como “O” personagem ele efetivamente deixa de se-lo e quem o “moldou” realmente tem total autonomia sobre ele.

Quanto à ideia compartilhada (eu acho) que a partir do momento que há o convite recusado, mesmo a ideia aparentemente ter sido exposta antes à justiça vai se basear no melhor desenvolvimento da história.
Afinal se João fala que mandou uma história do personagem do livro de Pedro para este aprovar (ou o postou em um espaço para o personagem deste) e Pedro fala que já tinha uma história parecida com este personagem “engatilhado” (acho) que o máximo que a justiça pode fazer é oferecer a co-autoria para João no novo livro, mas se (como no caso de Marion) foi oferecido um reconhecimento (acho) que o assunto está encerrado.

Me pareceu mais uma desculpa para não compartilhar os personagens ou até certa insegurança sobre os melhores caminhos possíveis para desenvolve-los.

Concordo e digo mais G. R. R. Martin parece ter medo que alguem seja mais criativo que ele, não sei se isso é possível para que escreve aquele calhamaço, a insegurança é tão visivel que nem parece que ele é uma escritor já bem estabelecido (tido até como o novo Tolker ou Tolker norte americano).

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

George R. R. Martin: ninguém usa meus personagens, exceto eu! Empty Re: George R. R. Martin: ninguém usa meus personagens, exceto eu!

Mensagem por Victor Pax Qua Set 12, 2012 3:36 pm

Realmente... me parece mais "posse" (ganância não no sentido de ganho econômico).
Muito estranho... mas bem típico do pensamento do primeiro mundo (onde tem muito esse pensamento neo liberal de ”esse pensamento é meu e só eu posso fazer algo com ele” .. e novamente não estou falando financeiramente).
Victor Pax
Victor Pax
Farrista já viciei...
Farrista já viciei...

Mensagens : 4157
Data de inscrição : 05/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

George R. R. Martin: ninguém usa meus personagens, exceto eu! Empty Re: George R. R. Martin: ninguém usa meus personagens, exceto eu!

Mensagem por Convidado Qua Set 12, 2012 9:44 pm

Monopólio de Ideias! Parece estranho para pessoas provenientes de paises defensores de ideias tão iluministas (igualdade e liberdade).

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

George R. R. Martin: ninguém usa meus personagens, exceto eu! Empty Re: George R. R. Martin: ninguém usa meus personagens, exceto eu!

Mensagem por Victor Pax Qui Set 13, 2012 7:52 am

Wilson escreveu:Monopólio de Ideias! Parece estranho para pessoas provenientes de paises defensores de ideias tão iluministas (igualdade e liberdade).

...mas também do neo liberialismo. Rolling Eyes
Victor Pax
Victor Pax
Farrista já viciei...
Farrista já viciei...

Mensagens : 4157
Data de inscrição : 05/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

George R. R. Martin: ninguém usa meus personagens, exceto eu! Empty Re: George R. R. Martin: ninguém usa meus personagens, exceto eu!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos