A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Os Melhores filmes sobre a Máfia

4 participantes

Ir para baixo

Os Melhores filmes sobre a Máfia Empty Os Melhores filmes sobre a Máfia

Mensagem por Convidad Ter Ago 17, 2010 11:19 pm

Amigos estava eu percorrendo blogs sobre cinema, e acabei axando esta lista sobre os possiveis melhores filmes de mafia que ja existiram.

O que acham?

" A Máfia surgiu no sul da Itália na época medieval. Seus membros eram lavradores arrendatários de terras pertencentes a poderosos senhores feudais. Mas eles pretendiam dividir essas terras e, para isso, começaram a depredar o gado e as plantações. Quem quisesse evitar esse vandalismo deveria fazer um acordo com a máfia. Da Itália, a indústria da “proteção forçada” se espalhou para o mundo inteiro, em especial para os EUA. Existem diversas máfias, sendo a mais conhecida a “Cosa Nostra” (em português “nosso assunto” ou “nossa coisa”), de origem siciliana.

Esta lista, é calcada em cima dos filmes hollywoodianos sobre a máfia italiana enraizada na América do Norte. Se fosse generalizar o termo, teria que incluir filmes brilhantes como Cidade de Deus, Os Infiltrados, Pulp Fiction…

1. O Poderoso Chefão: Tudo já foi dito sobre esta obra-prima de Francis Ford Coppola baseado no best-seller de Mario Puzo e estrelada com brilhantismo por Marlon Brando.
2. O Poderoso Chefão - Parte II: Tão brilhante quanto o primeiro, um marco cinematográfico trazendo no elenco dois ícones do cinemão americano - Robert DeNiro e Al Pacino - que seriam responsáveis por grande parte da safra de filmes sobre mafiosos que invadiria os cinemas nos anos seguintes.
3. Os Bons Companheiros: Baseado em uma história verídica, retratada no livro “Wise Guy” de Nicholas Pillegi, conta a história da organização através dos olhos de Henry Hill, norte-americano meio italiano, meio irlandês, e como ele se desenvolveu dentro da Máfia. Curiosidade: O baixinho Joe Pesci (que recebeu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante) usa a palavra “fuck” nada menos que 296 vezes durante o filme.
4. Scarface: Refilmagem do clássico homônimo de 1932, traz um Pacino “mutcho loco” no papel de Tony Montana, imigrante cubano que aliado a máfia italo-americana, se torna um chefão do tráfico de drogas na Miami dos anos 70. Curiosidade: a palavra “fuck” é usada aqui 182 vezes.
5. Os Intocáveis: o camaleônico DeNiro se transformou na versão definitiva de Al Capone no cinema e apesar de aparecer pouco, quando surge, rouba - literalmente - a cena de Elliot Ness (Kevin Costner) e seu grupo.
6. Era Uma Vez na América: DeNiro (DeNovo) sob a batuta do mestre italiano Sergio Leone. O filme conta cinco décadas de açoes criminosas em Nova York e a vida das pessoas por trás delas. Apesar da duração excessiva (229 minutos), vale a pena ser visto e revisto por se tratar de um clássico sem precedentes.
7. Cassino: Injustamente pisoteado na época em que foi lançado, Cassino não é comparável a outros triunfos do diretor Scorsese como Touro Indomável e Bons Companheiros, mas nem por isso deixa de ser um trabalho magistral. Utilizando narração em off hiperativa e edição ágil, o filme cria um painel da Las Vegas dos anos 70, quando a Máfia controlava o jogo, até o gradual surgimento das grandes corporações, que ficaram no lugar das quadrilhas e transformaram a cidade em uma Disneylandia para adultos.
8. Donnie Brasco: Baseado em fatos reais, o título se refere ao nome que o agente Joe Pistone utiliza para se infiltrar na máfia onde “trabalhou” durante 7 anos, arranjando provas que serviram para condenar mais de 200 criminosos. Não fosse a presença de Al Pacino (como o gangster que inocentemente acolhe Brasco) e Johnny Depp (como o personagem título), este seria apenas mais um filme sobre a máfia. Mas a presença marcante da dupla central, garante qualidade suficiente para figurar nesta lista.
9. Bugsy: Competente drama que narra a saga de um dos mais famosos gangsters da história americana, Benjamin “Bugsy” Siegel (interpretado por Warren Beatty), um visionário que construiu o primeiro hotel-cassino em Las Vegas.
10. O Pagamento Final: Reunindo o astro e o diretor de Scarface, Carlito’s Way (título original) é um filme tenso e apaixonado. A revista People chamou-o de “uma grande obra, visualmente espetacular, repleto de atuações brilhantes”. A rasgação de seda não é infundada e apesar de Al Pacino estar estupendo no papel do ex-chefão das drogas que tenta escapar do seu traiçoeiro passado, é Sean Penn quem rouba a cena no papel do advogado ultra-viciado em cocaína (as más linguas dizem que Penn atuava com perfeição por entrar no set realmente aspirado)."

Fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


Confesso que dentro esta lista, só assisti o poderoso chefão ambos, scarface e os intocaveis...


Última edição por Tony Montana em Qua Ago 18, 2010 12:49 am, editado 1 vez(es)

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Os Melhores filmes sobre a Máfia Empty Re: Os Melhores filmes sobre a Máfia

Mensagem por Mononoke Hime Ter Ago 17, 2010 11:48 pm

who is Marfia?

Mononoke Hime
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7009
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 46
Localização : Floresta do Shishi-Gami

Ir para o topo Ir para baixo

Os Melhores filmes sobre a Máfia Empty Re: Os Melhores filmes sobre a Máfia

Mensagem por Convidad Qua Ago 18, 2010 5:44 pm

Os Infiltrados é um filmaço.
E o Poderoso Chefão é incontestável ^^

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Os Melhores filmes sobre a Máfia Empty Re: Os Melhores filmes sobre a Máfia

Mensagem por Convidado Qua Ago 18, 2010 5:48 pm

Só não concordo com Cassino não ser comparável aos maiores clássicos de Scorsese, é sim!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Os Melhores filmes sobre a Máfia Empty Re: Os Melhores filmes sobre a Máfia

Mensagem por Convidad Qua Ago 18, 2010 5:57 pm

arthurskywalker escreveu:Só não concordo com Cassino não ser comparável aos maiores clássicos de Scorsese, é sim!

Muitos dizem que ele passou despercebido, mas deveria estar presente, com certeza.
Tenho a edição dupla do filme. Um dos meus favoritos, principalmente nos quesítos técnicos, do subgênero.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Os Melhores filmes sobre a Máfia Empty Re: Os Melhores filmes sobre a Máfia

Mensagem por Convidad Qua Ago 18, 2010 5:58 pm

Vou tentar trazer o texto que o Villaça fez, sobre a trilogia "O Poderoso Chefão". Ele é um dos grandes fãs, e o seu texto, é ótimo.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Os Melhores filmes sobre a Máfia Empty Re: Os Melhores filmes sobre a Máfia

Mensagem por marcelozc Qua Ago 18, 2010 7:55 pm

Sem dúvida os melhores estão aí, só trocaria a posição de "Os Bons Companheiros" Com "O Poderoso Chefão II" e "Cassino" com "Era uma vez na américa"
marcelozc
marcelozc
Farrista Literalmente Simbólico
Farrista Literalmente Simbólico

Mensagens : 203
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 32

Ir para o topo Ir para baixo

Os Melhores filmes sobre a Máfia Empty Re: Os Melhores filmes sobre a Máfia

Mensagem por Convidad Qua Ago 18, 2010 8:02 pm

marcelozc escreveu:Sem dúvida os melhores estão aí, só trocaria a posição de "Os Bons Companheiros" Com "O Poderoso Chefão II" e "Cassino" com "Era uma vez na américa"

Eu gostei mais da segunda parte, sinceramente.
Uma das melhores continuações da história do cinema.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Os Melhores filmes sobre a Máfia Empty Re: Os Melhores filmes sobre a Máfia

Mensagem por marcelozc Qua Ago 18, 2010 8:16 pm

luccasf escreveu:
marcelozc escreveu:Sem dúvida os melhores estão aí, só trocaria a posição de "Os Bons Companheiros" Com "O Poderoso Chefão II" e "Cassino" com "Era uma vez na américa"

Eu gostei mais da segunda parte, sinceramente.
Uma das melhores continuações da história do cinema.

Sem dúvida foi uma das melhores continuações (acho que só perde para o Toy Store), mas prefiro o primeiro porque tem certas cenas nele que nunca vão sair da minha cabeça (como a do pedágio) Very Happy
E sobre Os Bons Companheiros em segundo, tenho que dizer que é graças ao fato de ter o melhor trio que já vi, Robert De Niro, Joe Pesci e Martin Scorsese.
marcelozc
marcelozc
Farrista Literalmente Simbólico
Farrista Literalmente Simbólico

Mensagens : 203
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 32

Ir para o topo Ir para baixo

Os Melhores filmes sobre a Máfia Empty Re: Os Melhores filmes sobre a Máfia

Mensagem por Convidad Qua Ago 18, 2010 8:31 pm

marcelozc escreveu:
luccasf escreveu:
marcelozc escreveu:Sem dúvida os melhores estão aí, só trocaria a posição de "Os Bons Companheiros" Com "O Poderoso Chefão II" e "Cassino" com "Era uma vez na américa"

Eu gostei mais da segunda parte, sinceramente.
Uma das melhores continuações da história do cinema.

Sem dúvida foi uma das melhores continuações (acho que só perde para o Toy Store), mas prefiro o primeiro porque tem certas cenas nele que nunca vão sair da minha cabeça (como a do pedágio) Very Happy
E sobre Os Bons Companheiros em segundo, tenho que dizer que é graças ao fato de ter o melhor trio que já vi, Robert De Niro, Joe Pesci e Martin Scorsese.

A trilogia é antológica, não tem jeito.
Já chegou a ler os textos sobre estes filmes, que o Pablo Villaça fez?

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Os Melhores filmes sobre a Máfia Empty Re: Os Melhores filmes sobre a Máfia

Mensagem por marcelozc Qua Ago 18, 2010 8:40 pm

luccasf escreveu:
marcelozc escreveu:
luccasf escreveu:

Eu gostei mais da segunda parte, sinceramente.
Uma das melhores continuações da história do cinema.

Sem dúvida foi uma das melhores continuações (acho que só perde para o Toy Store), mas prefiro o primeiro porque tem certas cenas nele que nunca vão sair da minha cabeça (como a do pedágio) Very Happy
E sobre Os Bons Companheiros em segundo, tenho que dizer que é graças ao fato de ter o melhor trio que já vi, Robert De Niro, Joe Pesci e Martin Scorsese.

A trilogia é antológica, não tem jeito.
Já chegou a ler os textos sobre estes filmes, que o Pablo Villaça fez?

Não li, mas já estou procurando hehehe
marcelozc
marcelozc
Farrista Literalmente Simbólico
Farrista Literalmente Simbólico

Mensagens : 203
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 32

Ir para o topo Ir para baixo

Os Melhores filmes sobre a Máfia Empty Re: Os Melhores filmes sobre a Máfia

Mensagem por marcelozc Qua Ago 18, 2010 8:45 pm

marcelozc escreveu:
luccasf escreveu:
marcelozc escreveu:

Sem dúvida foi uma das melhores continuações (acho que só perde para o Toy Store), mas prefiro o primeiro porque tem certas cenas nele que nunca vão sair da minha cabeça (como a do pedágio) Very Happy
E sobre Os Bons Companheiros em segundo, tenho que dizer que é graças ao fato de ter o melhor trio que já vi, Robert De Niro, Joe Pesci e Martin Scorsese.

A trilogia é antológica, não tem jeito.
Já chegou a ler os textos sobre estes filmes, que o Pablo Villaça fez?

Não li, mas já estou procurando hehehe

Na minha procura, olha só o que achei:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Parabéns Luccas, não é qualquer um que é citado por ele!!!
marcelozc
marcelozc
Farrista Literalmente Simbólico
Farrista Literalmente Simbólico

Mensagens : 203
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 32

Ir para o topo Ir para baixo

Os Melhores filmes sobre a Máfia Empty Re: Os Melhores filmes sobre a Máfia

Mensagem por Convidad Qua Ago 18, 2010 8:53 pm

marcelozc escreveu:
marcelozc escreveu:
luccasf escreveu:

A trilogia é antológica, não tem jeito.
Já chegou a ler os textos sobre estes filmes, que o Pablo Villaça fez?

Não li, mas já estou procurando hehehe

Na minha procura, olha só o que achei:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Parabéns Luccas, não é qualquer um que é citado por ele!!!

Gosto muito desse cara. Acompanho há muito tempo e realmente gosto desse modo que ele escreve/fala.
Esse sim é um crítico que merece atenção, ou apenas, o verdadeiro reconhecimento...
Eu tinha mandado esse email no final do ano passado, entretanto, fuçando no meu email, eu vi que eu salvei como rascunho em vez de enviar. Daí, corrigindo o erro, mandei semana passada.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Os Melhores filmes sobre a Máfia Empty Re: Os Melhores filmes sobre a Máfia

Mensagem por Convidado Qua Ago 18, 2010 9:28 pm

Gostei muito de constar na lista "Donnie Brasco", talvez um dos menos conhecidos, mas com uma trama fantástica. A caracterização, sofrimento e desenvolvimento dos 2 personagens principais merecia oscar!!É um dos meus filmes preferidos!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Os Melhores filmes sobre a Máfia Empty Re: Os Melhores filmes sobre a Máfia

Mensagem por Convidado Qua Ago 18, 2010 10:00 pm

A trilogia do Poderoso Chefão é a minha trilogia cinetográfica favorita, perfeita em todos os sentidos, mas o primeiro é com certeza o melhor. Também sou fã das obras do Scorsese, Os Bons Companheiros e Os Infiltrados (máfia irlandesa), e dos também clássicos Scarface e O Pagamento Final. Apesar de não ter o mesmo brilhantismo dessas obras, Os Intocáveis também é muito bom, mas também juntar DeNiro, Sean Connery e Andy Garcia num mesmo filme é covardia! Laughing

Donnie Brasco eu achei interessante, mas inferior aos outros. Bugsy e Cassino eu ainda não vi. Alguém pode me falar de A Honra do Poderoso Prizzi, com Jack Nicholson e Kathleen Turner?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Os Melhores filmes sobre a Máfia Empty Re: Os Melhores filmes sobre a Máfia

Mensagem por marcelo l. Qua Ago 18, 2010 11:34 pm

Tem alguns filmes antigos que é difícil dizer se enquadram, outros que não são a máfia italiana, mas sobre crime...

Fúria Sanguinária - Raoul Walsh.
Cães de Aluguel ou Pulp Fiction do Tarantino?
Du Rififi Chez les Hommes - Jules Dassin que dizem um clásssico, este eu não assisti, mas está na lista...
Cidade de Deus do Fernando Meirelles é também: Consta de algumas listas?
Infernal Affairs - Wai-keung Lau
Anjo Embriagado (1948) do Akira Kurosawa
Operação França.
Eleição - O Submundo do Poder (2005) - Johnny To
marcelo l.
marcelo l.
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 6877
Data de inscrição : 15/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Os Melhores filmes sobre a Máfia Empty Re: Os Melhores filmes sobre a Máfia

Mensagem por Jamm Sex Ago 20, 2010 3:02 pm

A TRILOGIA. Depois de dez bilhões de anos-luz, as outras.
Jamm
Jamm
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 18745
Data de inscrição : 18/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Os Melhores filmes sobre a Máfia Empty Re: Os Melhores filmes sobre a Máfia

Mensagem por Convidad Sáb Ago 21, 2010 4:33 am

Cassino é no máximo bom, assim como o terceiro Poderoso Chefão. Cito:

- A Lei dos Marginais de Samuel Fuller.
- Senhores do Crime de David Cronenberg.
- Os Chefões de Abel Ferrara.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Os Melhores filmes sobre a Máfia Empty Re: Os Melhores filmes sobre a Máfia

Mensagem por Convidado Sáb Ago 21, 2010 11:43 am

Shadows V. escreveu:Cassino é no máximo bom, assim como o terceiro Poderoso Chefão. Cito:

- A Lei dos Marginais de Samuel Fuller.
- Senhores do Crime de David Cronenberg.
- Os Chefões de Abel Ferrara.

Senhores do Crime é genial...

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Os Melhores filmes sobre a Máfia Empty Re: Os Melhores filmes sobre a Máfia

Mensagem por Convidado Sáb Ago 21, 2010 12:10 pm

arthurskywalker escreveu:
Shadows V. escreveu:Cassino é no máximo bom, assim como o terceiro Poderoso Chefão. Cito:

- A Lei dos Marginais de Samuel Fuller.
- Senhores do Crime de David Cronenberg.
- Os Chefões de Abel Ferrara.

Senhores do Crime é genial...

Com certeza. Lembrei também de Estrada para Perdição!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Os Melhores filmes sobre a Máfia Empty Re: Os Melhores filmes sobre a Máfia

Mensagem por Convidad Sáb Ago 21, 2010 3:15 pm

chrisliter escreveu:
arthurskywalker escreveu:
Shadows V. escreveu:Cassino é no máximo bom, assim como o terceiro Poderoso Chefão. Cito:

- A Lei dos Marginais de Samuel Fuller.
- Senhores do Crime de David Cronenberg.
- Os Chefões de Abel Ferrara.

Senhores do Crime é genial...

Com certeza. Lembrei também de Estrada para Perdição!
Esse é aquele do Sam Mendes? Não vi ainda, assim como o Ajuste Final dos Coen, dois bem elogiados que preciso alugar.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Os Melhores filmes sobre a Máfia Empty Re: Os Melhores filmes sobre a Máfia

Mensagem por Convidado Sáb Ago 21, 2010 8:56 pm

Shadows V. escreveu:
chrisliter escreveu:
arthurskywalker escreveu:

Senhores do Crime é genial...

Com certeza. Lembrei também de Estrada para Perdição!
Esse é aquele do Sam Mendes? Não vi ainda, assim como o Ajuste Final dos Coen, dois bem elogiados que preciso alugar.

Exato, Shadows, Sam Mendes na direção e Tom Hanks, Paul Newman e Jude Law no elenco. Esse Ajuste Final eu também não assisti!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Os Melhores filmes sobre a Máfia Empty Re: Os Melhores filmes sobre a Máfia

Mensagem por marcelo l. Dom Ago 22, 2010 10:04 am

Gomorra, de Matteo Garrone - merece estar na lista dos 10 melhores.
marcelo l.
marcelo l.
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 6877
Data de inscrição : 15/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Os Melhores filmes sobre a Máfia Empty Re: Os Melhores filmes sobre a Máfia

Mensagem por Convidad Qui Out 21, 2010 1:57 pm

Na minha opinião os 3 melhores são a trilogia do Poderoso Chefão, Scarface e os Intocáveis. Vide meu blog: 3 Filmes de mafia.

Mas vale a pena citar o Cães de Aluguel, Pulp Fiction, Os Bons Companheiros, Cassino, Era Uma Vez na América, O Pagamento Final.

O Donnie Brasco não se compara aos citados acima, mas também é muito bom.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Os Melhores filmes sobre a Máfia Empty Re: Os Melhores filmes sobre a Máfia

Mensagem por Convidad Qui Out 21, 2010 8:21 pm

"Cães de Aluguel" é um dos poucos que eu realmente gosto, na filmografia do Tarantino.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Os Melhores filmes sobre a Máfia Empty Re: Os Melhores filmes sobre a Máfia

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos