A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gaúchos depredam mascote da copa

+4
volpi
ediv_diVad
Koppe
Brainiac
8 participantes

Ir para baixo

Gaúchos depredam mascote da copa Empty Gaúchos depredam mascote da copa

Mensagem por Brainiac Sáb Out 06, 2012 6:55 pm

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


A prefeitura de Porto Alegre pediu na manhã desta sexta-feira (5) um novo mascote da Copa do Mundo de 2014 ou seu conserto à Vonpar, empresa que representa a Coca-Cola, patrocinador do evento responsável pelo boneco, no Rio Grande do Sul. O Tatu-Bola, de 7m de altura, foi derrubado por manifestantes na noite de quinta-feira (4). Por volta das 10h desta sexta, a base onde ficava o símbolo foi removida.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


“A Secretaria Extraordinária da Copa contatou a empresa Vonpar, responsável junto à Fifa pela divulgação do mascote, solicitando informações sobre a possibilidade de recuperação ou substituição do Tatu-Bola”, diz nota divulgada pela administração municipal.

Ainda no texto, a prefeitura lamenta o fato. A nota afirma que o boneco, fabricado na Itália, seria levado a outros pontos da cidade até o dia 25 de novembro, quando receberá o nome oficial.

Na noite desta quinta, cerca de 200 jovens que se dizem contrários ao que consideram a privatização de locais públicos e fechamento de bares na capital, cercaram o mascote da Copa do Mundo que estava exposto no Largo Glênio Peres, no Centro, e entraram em confronto com a polícia, como mostra o Jornal do Almoço (veja no vídeo ao lado). O resultado foi cerca de 30 jovens, cinco policiais militares e um guarda municipal feridos. O boneco foi derrubado na confusão.

A investigação sobre a confusão está a cargo da 17ª Delegacia de Polícia Civil. O mascote da Copa foi apreendido ainda na noite de quinta-feira (4) e levado ao setor de revisão, junto com as ocorrências das prisões em flagrante realizadas pela 2ª Delegacia de Pronto Atendimento (DPPA). Dois homens foram presos, um deles pagou fiança de um salário mínimo e foi liberado. O outro se recusou a pagar e foi encaminhado ao Presídio Central.

De acordo com a assessoria de imprensa da Vonpar, dirigentes da Fifa e executivos da Coca-Cola estão reunidos no Rio de Janeiro para definir a posição da empresa e da entidade em relação ao episódio.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Brainiac
Brainiac
Farrista ninguém me alcança
Farrista ninguém me alcança

Mensagens : 15575
Data de inscrição : 29/11/2010
Idade : 34
Localização : Planeta Colu

Ir para o topo Ir para baixo

Gaúchos depredam mascote da copa Empty Re: Gaúchos depredam mascote da copa

Mensagem por Koppe Sáb Out 06, 2012 7:43 pm

Manifestação termina em batalha campal no centro de Porto Alegre

Samir Oliveira, Igor Natusch, Ramiro Furquim e Felipe Prestes
Atualizado às 05h01

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Uma manifestação que reuniu centenas de pessoas em frente à prefeitura de Porto Alegre na noite desta quinta-feira (4) começou de forma pacífica e acabou terminando em uma verdadeira guerra campal. Centenas de jovens e artistas de rua protestavam por uma cidade “mais alegre”, mas terminaram a noite sob forte repressão da Brigada Militar.

A reportagem do Sul21 esteve no ato durante quase toda a noite e pôde observar que a manifestação transcorria de forma pacífica e animada. Os manifestantes estavam dançando, cantanto e gritando palavras de ordem contra o prefeito José Fortunati (PDT) – acusado de ter privatizado diversos espaços públicos de Porto Alegre, como o Largo Glênio Peres e o auditório Araújo Vianna, ambos patrocinados pela Coca-Cola.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Quando a reportagem deixou o local por volta das 23h30min, a manifestação ainda ocorria de forma pacífica e bastante festiva, sem nenhum tipo de confronto. Mais de 20 guardas municipais faziam a defesa da entrada da prefeitura e exatos 19 policiais militares – agrupados em quatro viaturas e três motocicletas – faziam a defesa do mascote da copa do mundo, um boneco gigante de um tatu patrocinado pela Coca-Cola que estava colocado no Largo Glênio Peres.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Pouco depois que a reportagem deixou o local, os ativistas resolveram se dirigir ao Largo Glênio Peres para protestar em frente ao boneco da Coca-Cola. De acordo com diversos relatos de pessoas que estavam no local, os brigadianos permaneceram imóveis diante da aproximação da multidão.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Segundo os manifestantes, os brigadianos permitiram que as pessoas pulassem a grade de contenção do mascote para, então, começarem a reprimi-las. A partir daí, os relatos são de que houve uma verdadeira batalha campal.

Roberta Santiago e Tamires Marchetti esperavam por notícias de uma amiga que estava presa. Elas contam que o ato ocorria pacificamente, quando manifestantes decidiam dançar em volta do tatu, local onde se concentrava o contingente de policiais. Segundo as jovens, apenas cerca de cinco pessoas furaram o bloqueio para tentar vandalizar o mascote, mas isto desencadeou um conflito generalizado. Policiais agrediram não só as que invadiram a área onde fica o mascote, mas também as pessoas que dançavam em volta. Outros que não haviam apanhado, tomaram as dores de agredidos e jogaram latas ou tentaram defender amigos. Houve correria e quebra-quebra em prédios próximos. Testemunhas dizem ter ouvido barulhos de bomba de efeito moral e tiros de borracha.

Tamires conta que a amiga presa foi agredida por estar registrando o confronto. “Ela estava filmando com o celular, foi jogada no chão. Policiais bateram nela e a prenderam. Torceram o braço dela até quase quebrar. Depois, disseram que nós só poderemos falar com ela amanhã e não deixaram nem o advogado entrar no posto”. Roberta diz que também foi agredida. “Um policial me deu um chute, me pegou pelo braço e me chamou de vadia”.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Para defender o boneco representando o mascote da Copa 2014 – que chegou a ser derrubado -, foram deslocados cerca de 60 policiais militares do Pelotão de Operações Especiais (POE) do 9º Batalhão de Polícia Militar, além de tropas da Guarda Municipal. Os policiais jogaram bombas de gás lacrimogêneo, dispararam tiros com munição não-letal e partiram para cima dos manifestantes com seus cassetetes. Os relatos informam que sequer os jornalistas presentes foram poupados. Pelo menos três, que estavam devidamente identificados com seus crachás, foram agredidos: um fotógrafo do jornal Zero Hora, um repórter do Correio do Povo e um repórter da Rádio Guaíba.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

De acordo com alguns manifestantes ouvidos pela reportagem, as mulheres foram agredidas com puxões pelos cabelos, além de xingamentos de policiais que as chamavam de “vagabundas”. Após o tumulto, já com reforços no local, a polícia ordenou que todos de ajoelhassem no chão.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

O repórter fotográfico do Sul21, Ramiro Furquim, chegou ao local após o confronto e presenciou o momento em que a SAMU chegou para atender os feridos. “A SAMU buscou um cara que estava com um machucado aberto na cabeça”, relatou.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Por volta da meia-noite, seis pessoas estavam detidas dentro do posto da Brigada Militar, contíguo ao Largo Glênio Peres, e duas em uma viatura, segundo o Coronel Freitas. Do lado de fora, parentes e amigos tentavam falar com os detidos, mas eram impedidos de entrar no posto. Era possível ver que lá dentro havia um jovem com a cara toda ensanguentada. Depois de momentos de pressão, o coronel informou que os detidos que estivessem reclamando de dores seriam levados ao Hospital de Pronto-Socorro (HPS) e, em seguida, ao Palácio da Polícia. Os que não precisassem de cuidados médicos iriam direto para o este último local. O coronel afirmou que poderia elencar muitos motivos para as detenções: “Desordem, dano, agressão, lesão corporal. Teria uma lista”, disse.

Até o momento, as informações mais precisas dão conta de que a Brigada Militar prendeu seis pessoas e de que cerca de 20 manifestantes estão feridos e recebendo cuidados médicos no Hospital de Pronto-Socorro.

Os manifestantes já colocaram no YouTube um vídeo com o momento em que o boneco foi derrubado.



Atualização (10h55): Aqui, um vídeo com imagens extremamente claras:


(Às 3:10 mostra claramente o policial roubando o celular de uma mulher que não estava brigando ou resistindo, apenas parada filmando.)

ATUALIZAÇÃO (3h24): No momento, alguns manifestantes já foram encaminhados ao Palácio de Polícia. Segundo a vereadora Fernanda Melchionna (PSOL), que está no Hospital de Pronto Socorro, são 14 feridos que se encontram no local, embora a polícia não saiba informar quantos deles estão sob custódia. Os números ainda não foram confirmados pelo HPS.

Relatos recebidos pela reportagem dão conta de que pessoas foram perseguidas além do Largo Glênio Peres pelas forças policiais, sendo vítimas de agressões. Guiga Narciso foi alvejado por balas de borracha na Andradas, quase Borges de Medeiros, e garante que estava indo para casa quando ele e seu grupo foram cercados por policiais. Ao tentar proteger uma amiga, foi alvo dos disparos. Ele está no HPS para remover estilhaços da bala alojados em seu pescoço. “Eu fico pensando: quem é a policia da polícia? Vou fazer uma ocorrência para quem, para eles mesmos (policiais)?”, lamenta.

ATUALIZAÇÃO (05h01): Alguns manifestantes encontram-se neste momento no Palácio da Polícia, sob acusações de dano ao patrimônio e agressão.

Mais informações no decorrer da madrugada. Se você tem relatos sobre o acontecido e deseja contar o que viu, entre em contato com a reportagem via [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Koppe
Koppe
Farrista tenho muitos amigos
Farrista tenho muitos amigos

Mensagens : 2246
Data de inscrição : 13/06/2010
Idade : 39
Localização : Rio Grande do Sul

http://mdhq.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Gaúchos depredam mascote da copa Empty Re: Gaúchos depredam mascote da copa

Mensagem por ediv_diVad Sáb Out 06, 2012 8:04 pm

Sem querer defender nenhum dos lados, acho válido um outro ponto de vista da mesma notíca:

A privatização de Porto Alegre e a verdadeira face do vandalismo
Porto Alegre vem sendo alvo de uma onda de vandalismo. Espaços públicos da cidade estão sendo privatizados. A especulação imobiliária avança sobre áreas públicas e de preservação ambiental. A população mais pobre está sendo empurrada cada vez mais para a periferia e a criminalização das áreas frequentadas pela juventude é crescente.
Marco Aurélio Weissheimer



Na reta final da campanha eleitoral, Porto Alegre vive uma situação paradoxal. Se, por um lado, as pesquisas dão amplo favoritismo ao atual prefeito José Fortunati (PDT), nas ruas eclodiu um movimento social formado basicamente de jovens protestando contra a privatização de espaços públicos e culturais da cidade e também contra o crescente cerceamento de espaços e tempos de lazer.

Na quinta-feira à noite, quando Fortunati passeava tranquilamente pelo debate da RBS, cujo formato permitiu que ele fosse questionado uma única vez pela deputada federal Manuela D’Ávila (PCdoB) e nenhuma vez pelo deputado estadual Adão Villaverde (PT), as duas principais candidaturas da oposição, o protesto que iniciara no final da tarde em frente à prefeitura terminou em choque com a polícia no Largo Glenio Peres, na área agora sob a responsabilidade da Coca-Cola, onde estava instalado um boneco inflável do Tatu-Bola, mascote da Copa de 2014 (ver vídeo acima).

Para quem não vive em Porto Alegre, as referências podem ser confusas. A prefeitura de Porto Alegre repassou para a Coca-Cola a tarefa de “cuidar” do Largo Glênio Peres, uma das áreas mais tradicionais do centro da capital e espaço histórico de manifestações sociais, culturais e políticos. Em troca de algumas “obras” no Largo, como um insólito conjunto de chafarizes, cujo maior feito até agora foi alagar o comício de encerramento do candidato Villaverde, a Coca Cola está explorando publicitariamente o Largo.

A iniciativa não é isolada. Outros espaços públicos da cidade estão sendo repassados pela gestão Fortunati para a iniciativa privada, como é o caso do Auditório Araújo Viana, agora sob os cuidados da produtora Opus. O ufanismo empreendedorista embalado pelas “obras da Copa” justifica a invasão privada de espaços públicos na cidade.

Na terça-feira desta semana, uma inacreditável manchete do jornal Zero Hora afirmava em tom de denúncia: “Norma que restringe altura dos prédios impede a capital de crescer na Zona Norte”. Como bem observou Cristóvão Feil, no Diário Gauche, o grupo RBS perdeu todo o pudor, reivindicando diretamente os interesses da livre especulação imobiliária selvagem em Porto Alegre. RBS que tem um braço no setor imobiliário chamado Maiojama.

Nos últimos anos, boa parte dos chamados formadores de opinião dos veículos do Grupo RBS cumpre o papel de defender com denodo os interesses comerciais e econômicos estratégicos de seus patrões, silenciando sobre os atropelos de normas urbanísticas ou ambientais ou defendendo abertamente tais interesses. Não foi nada surpreendente, portanto, que surgidas as primeiras notícias sobre o confronto no largo Glênio Peres, jornalistas da RBS já denunciassem os “vândalos” que estavam destruindo o boneco do Tatu Bola. Alguns deles se apressaram a associar ao episódio à destruição do relógio dos 500 Anos, durante o governo Olívio.

Mas voltemos ao paradoxo da reta final dessa eleição. Uma das razões possíveis pelas quais Fortunati transitou com relativa tranquilidade pela campanha eleitoral foi a não tematização dos assuntos citados acima pelas principais candidaturas da oposição. O vazio, na política, sempre cobra seu preço. Vazio, neste caso, causado por escolhas feitas pelos principais partidos de oposição. Escolhas, aliás, que não se limitam ao processo eleitoral. A crescente privatização de espaços públicos em Porto Alegre passeia também com relativa tranquilidade pela Câmara de Vereadores, com algumas honrosas exceções no PT e no PSOL, insuficientes porém para gerar um debate público na cidade.

Diante da fragilidade política dos partidos, as ruas começam a canalizar a insatisfação que vem se acumulando há alguns meses. Aí está o paradoxo. Fortunati poderá ser eleito neste domingo com uma fraca oposição partidária, mas já com uma forte oposição social nas ruas.

Cabe um registro ainda sobre a ação da Brigada Militar no episódio. Os vídeos que circularam durante todo o dia pela rede são suficientes para expor a violência desmedida por parte dos brigadianos. Mesmo diante de eventuais excessos por parte de alguns manifestantes, não há nenhuma justificação para as cenas que se vê, incluindo agressões contra quem estava filmando o episódio (o que, aliás, não é a primeira vez que acontece). Erra o governo do Estado ao não proferir nenhuma palavra crítica à ação da Brigada que, infelizmente, parece sempre pronta a demonstrações de força equivocadas, contra quem deveria proteger. Nos últimos anos, entre outras coisas, matou um sindicalista e um sem-terra aqui no Rio Grande do Sul em função dessa truculência. As fotos de quinta à noite mostram uma barreira de viaturas e policiais para defender o Tatu-Bola dos “vândalos”.

De fato, Porto Alegre vem sendo alvo de uma onda de vandalismo. Os espaços públicos da cidade estão sendo privatizados. A especulação imobiliária avança sobre áreas públicas e de preservação ambiental. A população mais pobre está sendo empurrada cada vez mais para a periferia. A criminalização das áreas frequentadas pela juventude é crescente. O maior grupo midiático da cidade defende abertamente a subordinação do interesse público aos interesses comerciais do setor imobiliário. E as chamadas forças de segurança estão aí para defender essa agenda e seus agentes públicos e privados. Mas as ruas começam a opor resistência aos vândalos e ela pode estar só começando.

Marco Aurélio Weissheimer é editor-chefe da Carta Maior (correio eletrônico: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link])
De:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


Última edição por ediv_diVad em Dom Out 07, 2012 11:03 am, editado 1 vez(es)

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Gaúchos depredam mascote da copa Empty Re: Gaúchos depredam mascote da copa

Mensagem por volpi Dom Out 07, 2012 11:02 am

Vê-se as prioridades desde o início, a polícia prefere defender um boneco inflável gigante à população.
volpi
volpi
Farrista o que está acontecendo comigo?
Farrista o que está acontecendo comigo?

Mensagens : 1516
Data de inscrição : 10/06/2010
Idade : 41
Localização : Santa Maria/RS

Ir para o topo Ir para baixo

Gaúchos depredam mascote da copa Empty Re: Gaúchos depredam mascote da copa

Mensagem por Goris Seg Out 08, 2012 12:29 am

Vou discordar um pouco, Volpi.

Se vc tem uma loja de cristais e um bando de arruaceiro entra nela e começa a quebrá-la e a polícia vem e só fica do lado de fora, olhando, vc ia dizer que ela agiu certo por que cristais são menos importantes que a população?

O boneco era uma propriedade privada. Ele não era um símbolo nazista, não era um símbolo de afronta religiosa, não era ofensivo a ninguém. Os vândalos atacaram a polícia (tenho um conhecido que estava passando por perto e viu a confusão começar quando os manifestantes atiraram um tijolo num policial) e nisso, a polícia não tava atacando a população, estava atacando vândalos e arruaceiros.

Ah, tinha um inocente no meio da multidão e ele foi agredido pela polícia. Desculpe, mas se vc tá no meio de um bando de agressores em potencial, vc é parte dos agressores. Eu tenho por certo que se não me interessa um movimento, eu não vou estar lá só por estar.

Tente se colocar no lugar do policial.

Um manifestante joga um tijolo no peito de seu colega o jogando no chão. Vc pode dar as costas a essa multidão pra socorrer seu colega e levar um tijolo nas costas ou vc pode expulsar a multidão pra outro colega ajudar o policial caído sem riscos ou ainda, vc pode pedir educadamente pra todos saírem.

Qual seria sua opção?
Goris
Goris
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4591
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 48
Localização : Volta Redonda / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Gaúchos depredam mascote da copa Empty Re: Gaúchos depredam mascote da copa

Mensagem por elcioch Seg Out 08, 2012 2:41 am

é pelo visto o mascote não foi bem recebido! parecia um bando de gente doida agredinto um nada!
eu estive pensando precisava toda esta merda por causa de uma bosta de boneco?
se não gostou tem outro meio para demonstrar seu desenteresse pelo mascote!
o povo tava afim de putaria mesmo!
elcioch
elcioch
Estou chegando lá
Estou chegando lá

Mensagens : 5875
Data de inscrição : 14/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Gaúchos depredam mascote da copa Empty Re: Gaúchos depredam mascote da copa

Mensagem por Convidado Ter Out 09, 2012 12:13 pm

toma no cu esse bando de babaca

tanto motivo pra protesto e esses idiotar protestando por causa de um mascote
¬¬

vai protesta pelo fim da corrupção bando de troxa

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Gaúchos depredam mascote da copa Empty Re: Gaúchos depredam mascote da copa

Mensagem por volpi Ter Out 09, 2012 12:42 pm

Fantinha escreveu:toma no cu esse bando de babaca

tanto motivo pra protesto e esses idiotar protestando por causa de um mascote
¬¬

vai protesta pelo fim da corrupção bando de troxa

Pelo visto não leu a notícia. Eles foram pra protestar sobre a privataria dos espaços públicos e a falta de segurança, o mascote se ferrou por estar no meio da muvuca(e por fazer parte da privataria).
volpi
volpi
Farrista o que está acontecendo comigo?
Farrista o que está acontecendo comigo?

Mensagens : 1516
Data de inscrição : 10/06/2010
Idade : 41
Localização : Santa Maria/RS

Ir para o topo Ir para baixo

Gaúchos depredam mascote da copa Empty Re: Gaúchos depredam mascote da copa

Mensagem por L.Anne Ter Out 09, 2012 1:59 pm

mascote odiado, hein?

Mascote da Copa do Mundo de 2014 é 'esfaqueado' em Brasília

A réplica do tatu-bola, mascote da Copa de 2014, instalada na Esplanada
dos Ministérios, em Brasília, foi danificada na madrugada desta
terça-feira. De acordo com informações preliminares da Polícia Militar,
três pessoas se aproximaram do boneco inflável de cerca de sete metros
de altura durante a madrugada e tentaram perfurá-lo com uma faca.

Segundo a PM, a estrutura do boneco foi afetada e ele foi retirado da
Esplanada por segurança. Os suspeitos ainda não foram identificados.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
L.Anne
L.Anne
Farrista já viciei...
Farrista já viciei...

Mensagens : 4404
Data de inscrição : 11/06/2010
Idade : 39
Localização : Mares do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Gaúchos depredam mascote da copa Empty Re: Gaúchos depredam mascote da copa

Mensagem por Jamm Ter Out 09, 2012 2:10 pm

o tatu bola não faz mal pra ninguém... Sad
Jamm
Jamm
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 18745
Data de inscrição : 18/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Gaúchos depredam mascote da copa Empty Re: Gaúchos depredam mascote da copa

Mensagem por elcioch Ter Out 09, 2012 5:26 pm

eu li um pouco vi os videos e jurava que tinha entendido que er por culpa do boneco! então assunto é mais idiota que pensava!
mas não ainda não tira a o lado idiota! vou escrever como o colega a cima!
vão toma no....
elcioch
elcioch
Estou chegando lá
Estou chegando lá

Mensagens : 5875
Data de inscrição : 14/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Gaúchos depredam mascote da copa Empty Re: Gaúchos depredam mascote da copa

Mensagem por Goris Qua Out 10, 2012 9:12 am

Infelizmente, é como diz o ditado, "diga-me com quem andas e te direi quem és". Se vc tá num protesto pacífico e um grupo de protestantes vem fazer arruaça, simplesmente saia do protesto.

Mostra que vc concordava com o objetivo inicial do protesto mas não com o que ele se tornou.

Agora, se vc fica, vc concordou com a violência. E não tem por que dar uma de hipócrita e dizer que a polícia não podia usar violência pra reprimir a violência do protesto.
Goris
Goris
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4591
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 48
Localização : Volta Redonda / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Gaúchos depredam mascote da copa Empty Re: Gaúchos depredam mascote da copa

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos