A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Sociedade] Brasil: Qual sua identidade?

3 participantes

Ir para baixo

[Sociedade] Brasil: Qual sua identidade? Empty [Sociedade] Brasil: Qual sua identidade?

Mensagem por Goris Qui Nov 22, 2012 9:00 am

Quando vc vive num país de extensões continentais, o 5º maior do mundo, com a 5ª maior população, é sempre difícil estabelecer uma identidade realmente única.

E ainda mais com tanta disparidade econômica e cultural, vemos que uma parte não aceita muito bem a outra.

Nisso, estávamos discutindo num fórum sobre a nova mutante da Marvel (lá, achavam que ela seria personagem recorrente dos X-Men) e caimos naquela velha questão de que nenhum brasileiro gosta da forma como somos retratados nos quadrinhos.

Uma amiga indígena tava até reclamando que nunca mostram nativos em posição de destaque, sempre índios pobrezinhos ou índios vilões.

Nisso eu pensei. Se colocam um negro como brasileiro, tem quem não goste. Se colocam um nordestino, tbm não gostam. Se colocam um branco de uma cidade qualquer, tbm não tem graça por que é personagem genérico, não tem alma de brasileiro...

Enfim, qual seria a identidade do brasileiro?

Não apenas em quadrinhos, falo em qual seria a identidade de um brasileiro que pudesse ser reconhecido mundialmente como brasileiro e não ofendesse aos pobres brasileiros.

E, acham que o brasileiro tem vergonha da imagem que ele mesmo projeta? Acham que a culpa é dos gringos ou dos próprios brasileiros que projetam essa imagem?
Goris
Goris
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4591
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 48
Localização : Volta Redonda / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

[Sociedade] Brasil: Qual sua identidade? Empty Re: [Sociedade] Brasil: Qual sua identidade?

Mensagem por Hiena Qui Nov 22, 2012 9:38 am

Esta é uma questão difícil, não há unanimidade e acredito que nenhum personagem represente 100% uma nação e acredito que não deveria ser a intenção de qualquer personagem (tirando alguns personagens da Marvel é claro), mas já que a discussão veio a tona, mesmo eu odiando Futebol tenho de admitir que essa característica seria um bom ponto de partida.

Contando que eles não usem nomes hispânicos já está de bom tamanho.
Hiena
Hiena
Farrista das mil e uma noites
Farrista das mil e uma noites

Mensagens : 1429
Data de inscrição : 11/06/2010
Localização : Aracaju - SE

Ir para o topo Ir para baixo

[Sociedade] Brasil: Qual sua identidade? Empty Re: [Sociedade] Brasil: Qual sua identidade?

Mensagem por Goris Qui Nov 22, 2012 10:13 am

Também acho.

Mas sempre que frequento fóruns, parece que tem uma grande maioria que se sente incomodada com a imagem que passam do brasileiro em filmes e tal, mas em qualquer situação, como se vergonha de se sentir parte de uma nação multicultural e multietnica.

O Mancha Solar não agrada, por que embora seja rico, é negro. A mulher tubarão não agrada, por que embora seja brasileira, o poder dela não é tão legal quanto o do Homem-de-Gelo ou afins. A Bia Costa não agrada por que é muher e não é recatada, pasmem, ela flerta com homens e insinua que faz (ou fez) sexo! Olha que coisa, como se mulheres brasileiras fizessem sexo e flertassem.

Enfim, sempre tem um motivo recalcado pra ser contra personagens brasileiros. E acho que isso vem da vergonha de se aceitar quem é. Algo que brasileiros parecem ter desde... desde... desde sempre.
Goris
Goris
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4591
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 48
Localização : Volta Redonda / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

[Sociedade] Brasil: Qual sua identidade? Empty Re: [Sociedade] Brasil: Qual sua identidade?

Mensagem por Hiena Qui Nov 22, 2012 11:05 am

Nesse quesito eu até que gosto do Mancha Solar, tom de pele escura mais o cabelo não é crespo (demonstrando miscigenação), cristão e jogador de futebol, mesmo assim é pedir demais para um só personagem representar todo um povo. A unica coisa que me incomoda nele é o DaCosta no sobrenome...

Você tem razão o brasileiro não se aceita, mas acredito que o problema não seja realmente esse, o problema vem do fato de vermos tão poucos personagens brasileiros em produtos estrangeiros, então quando surge um ele fica com a responsabilidade de representar a todos nós.
Hiena
Hiena
Farrista das mil e uma noites
Farrista das mil e uma noites

Mensagens : 1429
Data de inscrição : 11/06/2010
Localização : Aracaju - SE

Ir para o topo Ir para baixo

[Sociedade] Brasil: Qual sua identidade? Empty Re: [Sociedade] Brasil: Qual sua identidade?

Mensagem por Questao Qui Nov 22, 2012 1:59 pm

Hiena escreveu:Nesse quesito eu até que gosto do Mancha Solar, tom de pele escura mais o cabelo não é crespo (demonstrando miscigenação), cristão e jogador de futebol, mesmo assim é pedir demais para um só personagem representar todo um povo. A unica coisa que me incomoda nele é o DaCosta no sobrenome...

Você tem razão o brasileiro não se aceita, mas acredito que o problema não seja realmente esse, o problema vem do fato de vermos tão poucos personagens brasileiros em produtos estrangeiros, então quando surge um ele fica com a responsabilidade de representar a todos nós.
pois é,imaginem os russos que quase 99 por cento dos personagens deles são vilões ou espiões uahau

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 28229
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 39

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Sociedade] Brasil: Qual sua identidade? Empty Re: [Sociedade] Brasil: Qual sua identidade?

Mensagem por Hiena Qui Nov 22, 2012 11:41 pm

Mas por outro lado, personagens brasileiros são bem representados em produções nacionais... Muito embora há quem diga que nós só fazemos filmes sobre favela kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Hiena
Hiena
Farrista das mil e uma noites
Farrista das mil e uma noites

Mensagens : 1429
Data de inscrição : 11/06/2010
Localização : Aracaju - SE

Ir para o topo Ir para baixo

[Sociedade] Brasil: Qual sua identidade? Empty Re: [Sociedade] Brasil: Qual sua identidade?

Mensagem por Goris Sex Nov 23, 2012 9:01 am

Hmmm...

Eu tinha certo preconceito contra filmes brasileiros não-comédia.

Era um tal de eu ver a Malu Mader toda pimpona num apartamento classe-média soltando um porra e um caralho a cada linha de texto que eu que não curto palavrões, muito menos quando fora de contexto, parei de ver.

Quando houve um renascimento do cinema nacional no meio dos anos 90, dei uma conferida e fora uma coisa ou outra que achei legal, era o mesmo esquema de apartamente classe-média e gente falando palavrão a cada duas frases pra parecer autêntico.

Só com Cidade de Deus eu voltei a me interessar pelo cinema nacional. Posso dizer de verdade que acho até hoje Cidade de Deus o melhor filme nacional que assisti. Havia roteiro, havia qualidade, havia personagens identificáveis e, adoro isso, uma clara distinção do bem e do mal.

Tropa de Elite foi o segundo. Igualmente havia roteiro (tá, baseado em livro), personágens identificáveis e uma clara distinção entre o bem e o mal.

Quais personagens brasileiros são bem representados em filmes nacionais?
Goris
Goris
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4591
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 48
Localização : Volta Redonda / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

[Sociedade] Brasil: Qual sua identidade? Empty Re: [Sociedade] Brasil: Qual sua identidade?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos