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[TV News] SBT promove caça a aparelho do Ibope

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Mensagem por L.Anne Qua Mar 13, 2013 12:04 am

Alvo constante de ataques, o Ibope tem agora um “novo” inimigo: o SBT – o canal e o instituto andaram se “pegando” no início dos anos 2000 quando um concorrente, o Datanexus, chegou a ser lançado pela rede de Silvio Santos.

Em um vídeo gerado na madrugada de domingo, 10, o SBT convida seus telespectadores a caçar o “aparelho de TV” – a alusão ao peoplemeter, medidor do Ibope, é percebida quando o aparelho é ilustrado no vídeo. “Quem tem um vizinho com o aparelho de TV vai poder ganhar um bom prêmio em dinheiro. Aguarde!”, diz a chamada.

O “descontentamento” do SBT com o Ibope se deve aos últimos resultados de audiência divulgados pelo instituto – o que coloca o canal paulista novamente na terceira colocação. Recentemente, o Ibope foi alvo de ataques do jornalismo da Record e de José Luiz Datena, na Band.

Fonte:[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Alguém conhece algum amigo de um primo da vizinha do cunhado do irmão da mãe de alguém que tenha um aparelho do Ibope? Só pra ter certeza que esse treco existe? Laughing Laughing Laughing Laughing

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Mensagem por Questao Qua Mar 13, 2013 1:28 am

eu também não acredito no ibope

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Mensagem por ediv_diVad Qua Mar 13, 2013 9:25 am

Nossa, comprando briga das grandes, mas eu também nunca acreditei que pequenas amostragens do jeito que são possam representar a opinião de uma população inteira.

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Mensagem por Goris Qua Mar 13, 2013 10:39 am

Pequenas?
Eu diria microscópicas.
Nunca ouvi nem falar de aparelhos do IBOPE na cidade, tipo, um amigo comentar que o primo da vizinha do barbeiro do tio dele comentar que tem o aparelho.

Não que eu ligue tanto pra essas briguinhas, mas realmente esse troço tem confiabilidade zero em minha opinião.
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Mensagem por ediv_diVad Qua Mar 13, 2013 11:24 am

Achei essas matérias que ajudam a compreender melhor:

Afinal, como é medido o IBOPE da TV e internet?

O único sistema de medição de audiência no Brasil possui tantos segredos que muitos podem até se perguntar se ele realmente existe.

Ibope é sinônimo de audiência e, para muita gente, também de mistério. Não foram poucas as vezes em que até as emissoras tentaram, em vão, conhecer a rotina de uma casa monitorada pelos aparelhos do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística. Mas o segredo por trás das medições é bastante simples: um aparelho chamado Peoplemeter.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

No Brasil inteiro, o Ibope já instalou aproximadamente 4.000 desses dispositivos, sendo que 750 deles estão na grande São Paulo. Uma das vertentes da Folha, o F5.com, teve a chance de entrar em contato com um desses aparelhos, ao visitar a casa de uma das famílias paulistanas que participam da medição.

Como sua família poderia ser “escolhida”?

Visto que são poucos aparelhos para uma grande área de cobertura, o Ibope é bastante criterioso ao buscar um local ideal para implantá-los. A empresa se baseia em dados do IBGE e em uma série de requisitos para encontrar candidatos aptos a receber o Peoplemeter. Após essa triagem, os aprovados são então selecionados aleatoriamente.

Para se ter uma ideia do impacto de um único aparelho, cada ponto em São Paulo equivale a aproximadamente 58 mil residências. Ou seja, efetuar o cálculo do público total é bastante simples, bastando multiplicar os “pontos” no Ibope pelo valor citado. Como exemplo, caso um programa alcance 30 pontos no Ibope em São Paulo, isso significa que aproximadamente 1 milhão e 740 mil pessoas estavam assistindo àquela programação no momento.

Participam da pesquisa indivíduos das mais variadas classes, gêneros e idades. As pessoas envolvidas não recebem nenhuma forma de pagamento por usar o aparelho, embora o Ibope envie “brindes” aos participantes com certa periodicidade. A presença de cada família também não é vitalícia, já que os aparelhos ficam em um mesmo local por quatro anos, para então serem movidos para outra locação.

Mas afinal, como o Peoplemeter funciona?

Todo o manuseio do aparelho pode ser feito pelo controle remoto, com interação direta de quem estiver assistindo. Ao ligar a TV, o participante é convidado a informar ao aparelho os seguintes dados:

• Qual membro da família ele é, numericamente, dentro de um cadastro previamente feito
• Quantas pessoas estão assistindo a televisão com ele naquele momento
• Gênero de todos os presentes
• Faixa etária das pessoas

Depois desse “cadastro” inicial, a televisão passa a ser monitorada e o aparelho grava qual o canal e o tempo de audiência para cada um deles/.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Na grande São Paulo, os aparelhos enviam os dados por meio de um sinal de rádio, o que possibilita um monitoramento em tempo real. Contudo, em outros locais, os dados são enviados uma vez por dia e computados na data posterior.

E por que o Ibope é importante?

A publicidade na televisão e em todos os meios de comunicações é parte imprescindível do nosso dia a dia e foco de grande investimento por parte de qualquer empresa que queira se destacar. Porém, é importante atingir o público correto, o que torna os dados levantados pelo Ibope imprescindíveis nessa área.

De acordo com a própria Folha, em 2011 a publicidade movimentou cerca de 20 bilhões de reais, sendo 63% desse valor gasto somente em televisão. Portanto, é importante saber qual a melhor hora e maneira de investir o dinheiro, visando atingir com exatidão o mercado consumidor de determinado produto.

Os resultados das pesquisas também influenciam diretamente nos programas que ficam no ar e naqueles que são cortados. Programas com uma baixa pontuação no Ibope logicamente possuem um risco muito maior de serem cancelados.

O que muda com a TV digital?

Hoje o próprio Ibope admite que os resultados já não são mais tão fiéis. Com a popularização da TV digital e do acesso móvel aos canais, o Peoplemeter não consegue mais monitorar todas as maneiras existentes com que uma pessoa pode interagir com a televisão.

Para contornar o problema, o instituto já está trabalhando ativamente em um novo aparelho para coletar os dados. Baseado em um software para celular, logo será possível monitorar inclusive os DVDs que você assiste ou os vídeos que são acessados no YouTube.

Mais informações sobre a nova tecnologia podem ser vistas neste vídeo, produzido pelo Olhar Digital. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Mas o Ibope é confiável?

Essa é a principal questão levantada quando o assunto é audiência. Existem diversos fatores que dificultam a credibilidade do Ibope e que servem como alento àqueles canais que recebem pontuações mais baixas.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Por ser estritamente manual, não existe como prever uma margem de erro para o aparelho. É perfeitamente possível que uma pessoa simplesmente esqueça-se de ativá-lo quando for assistir a TV, ou então preencha o acesso com dados imprecisos. Considerando que, novamente, em São Paulo, um aparelho equivale a 58 mil residências, um único descuido já é suficiente para gerar um grande impacto no resultado final.

Além disso, o monopólio na medição de audiência do Ibope facilita as críticas de que a empresa pode tentar beneficiar algum canal em troca de interesses próprios. Isso também acontece com o acordo de confidencialidade, assinado pelas famílias ao aceitarem participar do processo, que faz com que ninguém tenha efetivamente “visto” todos esses aparelhos em ação.

A empresa multinacional Nielsen, responsável pela coleta de dados nos Estados Unidos e em outros países, já tentou entrar no mercado brasileiro para concorrer com o Ibope, mas até então sem sucesso.

É visível que o sistema do Ibope ainda é muito suscetível a erros. Manipulações, má fé, enganos, despreparo e excesso de confidencialidade são apenas alguns dos itens que podem levar a diversos erros graves ao fim das pesquisas. Porém, independente disso, é inegável que os valores registrados trazem um profundo impacto na vida comercial e televisiva brasileira. Mas e você, leitor do Tecmundo, acredita que o Ibope realmente reflete a opinião nacional?
De: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


Como é medida a audiência de TV?

O princípio é igual ao de qualquer outro tipo de pesquisa: os institutos de medição registram as preferências de uma quantidade bem pequena de pessoas. É a chamada amostragem. No Brasil, 87% das casas têm televisão. Isso dá cerca de 39 milhões de domicílios com telespectadores. Para saber a que esse pessoal todo assiste, o instituto Ibope, por exemplo, verifica a audiência em 3 019 casas - ou 0,008% do total. A medição pode ser feita de três maneiras: 1 - por uma folha que os moradores preenchem e o instituto recolhe; 2 - por aparelhos eletrônicos que mandam uma vez por dia a relação de todos os programas assistidos na casa; 3 - por um controle em tempo real, que indica a cada minuto as variações de audiência, transmitindo instantaneamente os resultados às emissoras. Esse último sistema, a forma mais moderna de medição, existe apenas na Grande São Paulo (a gente explica no infográfico como funciona esse processo). O número de domicílios adaptados a essa tecnologia é ínfimo: ao todo, são apenas 750 casas, ou 0,002% do total brasileiro. Com tão pouca gente pesquisada, como essa medição pode dar certo, dentro de uma margem de erro aceitável? A chave é selecionar bem os domicílios pesquisados, escolhendo a amostra por parâmetros socioeconômicos que reflitam a composição da sociedade brasileira.

Nas ondas do Ibope
Sistema transmite preferências dos telespectadores em tempo real para as emissoras
1. As casas que participam da medição de audiência são escolhidas por critérios socioeconômicos. A idéia é que essa amostra seja um retrato da sociedade brasileira. Se 10% dos habitantes de uma região forem da classe A (a dos mais ricos), então 10% dos domicílios pesquisados também têm de pertencer a essa faixa. Na Grande São Paulo, 750 casas compõem a amostra. Nenhuma delas pode ser pesquisada por mais de quatro anos

2. Nas casas, um aparelhinho grava o canal em que cada TV está sintonizada. Mas para medir quais são os programas favoritos da mãe ou do filho, por exemplo, é preciso saber quem está assistindo. Por isso, cada morador recebe um controle remoto particular, que avisa ao aparelho quem está na frente da tela

3. Na Grande São Paulo, onde a medição de audiência é feita em tempo real, o aparelho do Ibope transmite minuto a minuto os programas que estão sendo assistidos em cada casa. É como se fosse um telefone celular que fica o tempo todo mandando dados

4. Os dados transmitidos pelo aparelhinho são codificados em sinais de rádio e vão para uma das 13 antenas que o instituto mantém na Grande São Paulo. De lá, os sinais seguem para uma central, que recebe os dados enviados por vários domicílios e reúne esse "pacote" de informações

5. Por sinais de rádio, internet ou linha telefônica, os números de audiência saem da central e chegam às emissoras que pagam pelo serviço. Nessa hora, o pessoal da TV só fica sabendo qual programa cada domicílio está assistindo. No dia seguinte, o Ibope manda relatórios mais detalhados, que mostram as preferências de cada morador da casa
De: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

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Mensagem por Goris Qua Mar 13, 2013 11:33 am

1 pessoa vale por 58 mil?

Tipo, se cai na casa de um evangélico de favela (embora eu duvide que vá cair nessa) o que ele assiste vale pra favela toda. Se há outro na casa de um funkeiro no meio da avenida paulista, ele fica valendo por toda a avenida paulsta.

Se cai na minha casa eu, que não assisto TV, valho por todos os meus vizinhos e mais de 10% da população total da cidade?

Só eu realmente acho esse troço muito malfeito?
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Mensagem por ediv_diVad Qua Mar 13, 2013 11:34 am

Sim, é ridículo e ainda serve pra anunciantes e eleitores fazerem suas escolhas...

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Mensagem por Mogur Qua Mar 13, 2013 11:53 am

Estatística tosca da porra! [TV News] SBT promove caça a aparelho do Ibope 475492714

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Mensagem por Dona Sancha Qua Mar 13, 2013 1:17 pm

Visto que são poucos aparelhos para uma grande área de cobertura, o Ibope é bastante criterioso ao buscar um local ideal para implantá-los. A empresa se baseia em dados do IBGE e em uma série de requisitos para encontrar candidatos aptos a receber o Peoplemeter. Após essa triagem, os aprovados são então selecionados aleatoriamente.

Eles devem instalar esse negócio focando o público alvo dos anunciantes.
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Mensagem por ghmartins Qua Mar 13, 2013 5:05 pm

Será que os locais escolhidos "aleatoriamente" para a instalação dos aparelhos não são manipulados para aumentar ou diminuir o preço da publicidade de determinados seguimentos? Suspect

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Mensagem por Dona Sancha Qua Mar 13, 2013 6:39 pm

ghmartins escreveu:Será que os locais escolhidos "aleatoriamente" para a instalação dos aparelhos não são manipulados para aumentar ou diminuir o preço da publicidade de determinados seguimentos? Suspect

Eu não duvido, afinal de contas esse negócio deve ter uma razão para existir da maneira que existe.
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Mensagem por Chusma Qua Mar 13, 2013 7:33 pm

Note que a Rede Globo sempre tenta barrar a entrada de novos institutos para medição de audiência. No mínimo estranho.

Olha, quem já estudou alguma coisa de estatística sabe muito bem que é possível sim fazer uma boa pesquisa, ainda que com pouca gente (basta que a amostra seja bem escolhida, representativa). Mas tenho minhas dúvidas em relação à essa medição do ibope. Não divulgam nada e usam a mesma fórmula há quase 30 anos (sendo que a mídia mudou muito nesse meio tempo). Dizem que o aparelho de medição é um trambolho que vc tem que apertar um botão cada vez que muda de canal (e não tem controle remoto, tem que levantar mesmo). Acho fácil de manipular, se... se alguém já tivesse visto algum individuo envolvido nessas pesquisas. Mais fácil ir em casamento de anão do que ver uma aparelho do Ibope.

Tive um amigo que trabalhou no Ibope de BH e ele me disse que até os funcionários acham que o Montenegro (obs: dono do Ibope) faz maracutaia.
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Mensagem por Parallax Qua Mar 13, 2013 8:59 pm

É tipo uma pesquisa em que tu entrevista sempre as mesmas pessoas. A probabilidade é que a opinião seja sempre a mesma, com pequenas mudanças de vez em quando.

Algo interessante é que eu NUNCA vi números do Jornal Nacional. Tu tem número de toda a programação de todas as emissoras, menos do Jornal Nacional. Esse nunca tem a audiência revelada.
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Mensagem por Chusma Qua Mar 13, 2013 9:08 pm

Parallax escreveu:É tipo uma pesquisa em que tu entrevista sempre as mesmas pessoas. A probabilidade é que a opinião seja sempre a mesma, com pequenas mudanças de vez em quando.

A ideia não é essa de variar ou não a opinião, mas se essa opinião se aproxima estatisticamente da de um determinado grupo de pessoas.

Parallax escreveu: Algo interessante é que eu NUNCA vi números do Jornal Nacional. Tu tem número de toda a programação de todas as emissoras, menos do Jornal Nacional. Esse nunca tem a audiência revelada.

Eu já vi. O blog da Patrícia Kogut (adivinhem de que jornal? "O Globo"...) de vez em quado divulga. Dá em torno de 28/30 pontos, sendo a segunda maior audiência da Globo.
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Mensagem por Parallax Qua Mar 13, 2013 9:13 pm

Chusma escreveu:
A ideia não é essa de variar ou não a opinião, mas se essa opinião se aproxima estatisticamente da de um determinado grupo de pessoas.

Sim, mas se a máquina do ibope foi distribuida uma vez na vida, a globo sempre irá liderar. As vovós ficarão até a morte assistindo a novela. Very Happy

Chusma escreveu:
Parallax escreveu:Algo interessante é que eu NUNCA vi números do Jornal Nacional. Tu tem número de toda a programação de todas as emissoras, menos do Jornal Nacional. Esse nunca tem a audiência revelada.

Eu já vi. O blog da Patrícia Kogut (adivinhem de que jornal? "O Globo"...) de vez em quado divulga. Dá em torno de 28/30 pontos, sendo a segunda maior audiência da Globo.

Então faz mais de ano que ela não divulga. Porque acompanho desde o início do ano passado e nunca vi o Jornal Nacional.

Vai ver ela só divulga quando tem algum grande acontecimento, com a certeza de um número elevado.
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Mensagem por ediv_diVad Qua Mar 13, 2013 11:16 pm

Queisso, o tópico se encheu de teorias da conspiração... Laughing

Mas é bom mesmo que essas tretas sejam bem esclarecidas ao povo... e pros anunciantes, claro. Tão perdendo muito dinheiro...

Quanto à amostragem estatística, eu acho que tal método funciona muito bem com feijões, com besouros e outros mensuráveis, mas pra seres humanos a realidade é bem mais complexa do que classes sócio-econômicas como representatividade.

Quer dizer que o perfil sócio-econômico do cara é parecido com o seu então você deve pensar da mesma forma que ele, ter a mesma opinião, ver o mesmo canal?????

Comigo não, juvenal. Isso é armadilha das grandes.

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Mensagem por ediv_diVad Qui Mar 14, 2013 10:06 am

As medições tradicionais estão completamente fora da realidade, hoje é muito mais confiável conferir audiência e aceitação por comentários via twitter, facebook ou outros (que dispensam questionários).

Somente eletricidade e ondas eletromagnéticas da tv tradicional não garantem um retorno sobre a audiência, mas uma tv digital com internet com certeza fará uma medição muito mais precisa.

Claro que isso vai trazer desvantagens para os telespectadores, como mais vigilância, mais controle e uma consequente maior facilidade de manipulação.

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Mensagem por Convidado Sex Mar 15, 2013 2:49 pm

Po eu tenho um professor que trabalha no Ibope

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[TV News] SBT promove caça a aparelho do Ibope Empty Re: [TV News] SBT promove caça a aparelho do Ibope

Mensagem por Chusma Ter Abr 02, 2013 11:52 pm

O SBT está produzindo uma investigação nos números e métodos do Ibope.

A ideia é que a investigação gere um dossiê, a ser apresentado à imprensa e ao mercado publicitário.

Executivos da emissora suspeitam que o Ibope realizou mudanças nos critérios de medição de audiência na Grande São Paulo.

O Ibope teria, de acordo com diretores da emissora, aumentado em sua amostra o peso de domicílios com TV por assinatura e reduzido o peso de crianças de até 11 anos.

Essas mudanças teriam, supostamente, prejudicado o SBT e favorecido seus maiores concorrentes, a Globo e a Record. Ambas praticamente não têm programação infantil, e a Globo é mais forte no cabo e no DTH.

A origem da desconfiança do SBT está na queda de audiência verificada nos últimos meses, sem que nenhuma mudança importante tenha ocorrido em sua programação.

Em novembro, o SBT tinha na Grande SP os mesmos 6,3 pontos de média diária (7h/0h) da Record. Em janeiro, o SBT caiu para 5,3, enquanto a Record foi para 5,6. Em março, a diferença aumentou: 5,1 para o SBT, contra 6,3 pontos da Record.

A desconfiança do SBT está por trás de uma falsa chamada, disponível apenas no YouTube, em que a emissora oferece "um bom prêmio em dinheiro" a quem tiver um vizinho com "o aparelho da TV", uma referência ao peoplemeter, equipamento usado pelo Ibope para identificar o canal que o televisor está sintonizado.

Outro lado

Por e-mail, a diretora regional Brasil do Ibope Media, Dora Câmara, confirmou que está sendo dado maior peso aos domícilios com TV paga (50% da Grande São Paulo). A diretora, no entanto, nega mudanças no peso de crianças.

A seguir, a íntegra da resposta do Ibope ao blog:

"O Ibope possui estimativas de universo com o objetivo de refletir as características sociais e demográficas existentes nas áreas nas quais realiza suas pesquisas. Anualmente esses valores são atualizados para retratar as mudanças de perfis observados na população brasileira.

As fontes de informações para essas atualizações são as projeções de população calculadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), informações demográficas do PNADs e/ou Censo e informações sociodemográficas procedentes do Levantamento Socioeconômico (LSE), também desenvolvido pelo Ibope.

Uma das tendências que vem sendo observada é o crescimento da penetração da variável pay TV. Em relação a faixa etária de 4 a 11 anos, observamos uma estabilidade na sua proporção."

Fonte: Daniel Castro (R7)
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