A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Chegada de estátuas adquiridas na gestão anterior surpreende prefeito

+3
Quero Café
Questao
Parallax
7 participantes

Ir para baixo

Chegada de estátuas adquiridas na gestão anterior surpreende prefeito Empty Chegada de estátuas adquiridas na gestão anterior surpreende prefeito

Mensagem por Parallax Seg Abr 01, 2013 5:21 pm

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Três estátuas — uma zebra, um elefante e o deus do vinho — viraram motivo de constrangimento na prefeitura de Bento Gonçalves, na Serra.

Adquiridas na gestão passada, que deixou uma dívida de R$ 51 milhões, as réplicas são a parte visível — e curiosa — de um caso intrincado que inclui suspeitas de desvio de recursos e descontrole contábil.

Os monumentos foram descarregados há cerca de 15 dias no pátio da Secretaria de Viação e Obras Públicas, sem que os funcionários soubessem qualquer coisa sobre eles.

— Quando a gente viu, estavam aqui. Achei tudo muito feio. E esse tal de deus? Para mim, deus é um só — diz o servidor João Carlos da Silva, 61 anos, inconformado.

Depois de uma averiguação interna, descobriu-se a origem da divindade e do paquiderme: são resultado de medidas de compensação ambiental acordadas em 2011 com duas vinícolas. À época, a prefeitura determinou que as empresas depositassem R$ 23,5 mil na conta de um artesão de Gramado para a confecção das peças, destinadas a embelezar praças.

— Ficamos surpresos. Esse recurso poderia ter sido destinado a obras ou a programas de educação ambiental. Até pensamos em devolver as estátuas, mas não temos garantia de ressarcimento — afirma o atual prefeito, Guilherme Pasin (PP).

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Quanto à zebra, o caso ainda é um mistério. O que se sabe é que foram adquiridos 21 animais de concreto, por R$ 79 mil, na gestão do ex-prefeito Roberto Lunelli (PT). A zebra pode ser uma "retardatária", mas a controvérsia já está instalada. Há quem ache bonito, mas há quem não se conforme com o valor gasto e com a maneira como foi estipulada a compensação por danos ambientais. O caso está na mira do Ministério Público.

— Estamos investigando a possibilidade de desperdício e a forma de pagamento determinada pela prefeitura, que nos parece inadequada — explica o promotor Alécio Nogueira.

Por telefone, o ex-prefeito disse que se manifestará "no momento oportuno" e que está à disposição do MP para esclarecimentos. Quanto às três novas estátuas, caberá à comunidade decidir o que fazer com elas.

Caos nas finanças é investigado pelo MP

A polêmica das estátuas é só uma das preocupações do Ministério Público (MP) em Bento Gonçalves. Desde 2012, com a ajuda do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o órgão investiga o suposto desvio de R$ 400 mil dos cofres públicos e a desorganização das contas municipais, entre outras suspeitas. O caos contábil teria contribuído para o endividamento do município.

Ao assumir a prefeitura, Guilherme Pasin (PP) decidiu suspender o pagamento de 600 fornecedores por 180 dias, até reorganizar as finanças. O prazo termina em junho.

— Estamos analisando caso a caso. Até agora, pagamos 10% do valor devido, com obrigações de caráter essencial — afirma Pasin.

O MP trabalha com a hipótese de que a ex-diretora de compras, Luana Della Valle Marcon, e o então secretário de Finanças, Olívio Barcelos de Menezes, manipulavam o sistema de dados da administração. Há indícios de que serviços tenham sido forjados por meio de notas frias.

Os dois foram exonerados em 2012. Segundo o advogado de Luana, Bruno Seligman de Menezes, ela sofria pressão do ex-secretário para participar do suposto esquema, mas "não se apropriou de nenhum real". Quanto ao ex-secretário, ZH deixou recado na secretária eletrônica, mas ele não retornou a ligação.

O ex-prefeito Roberto Lunelli (PT), que prefere não se manifestar, é investigado por ter dado plenos poderes aos dois funcionários. À época, Lunelli disse ter sido "traído". Conforme o MP, ele também é alvo de uma ação de improbidade por suspostamente ter publicado encartes com promoção pessoal usando verbas públicas.

— Estamos pedindo um ressarcimento de R$ 300 mil — diz o promotor Alécio Nogueira.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Parallax
Parallax
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4610
Data de inscrição : 10/06/2010
Idade : 41

https://www.shareflash.xyz/portal

Ir para o topo Ir para baixo

Chegada de estátuas adquiridas na gestão anterior surpreende prefeito Empty Re: Chegada de estátuas adquiridas na gestão anterior surpreende prefeito

Mensagem por Questao Seg Abr 01, 2013 6:34 pm

a mafia brasileira auhau

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 28229
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 39

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Chegada de estátuas adquiridas na gestão anterior surpreende prefeito Empty Re: Chegada de estátuas adquiridas na gestão anterior surpreende prefeito

Mensagem por Quero Café Seg Abr 01, 2013 8:35 pm

A estátua da tartaruga vai chegar em mais duas gestões.
Quero Café
Quero Café
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral

Ir para o topo Ir para baixo

Chegada de estátuas adquiridas na gestão anterior surpreende prefeito Empty Re: Chegada de estátuas adquiridas na gestão anterior surpreende prefeito

Mensagem por Jamm Seg Abr 01, 2013 9:16 pm

aproveitando o ensejo, tu tacou pedra na prefeitura Parallax? Laughing
Jamm
Jamm
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 18745
Data de inscrição : 18/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Chegada de estátuas adquiridas na gestão anterior surpreende prefeito Empty Re: Chegada de estátuas adquiridas na gestão anterior surpreende prefeito

Mensagem por Parallax Seg Abr 01, 2013 9:46 pm

Jamm escreveu:aproveitando o ensejo, tu tacou pedra na prefeitura Parallax? Laughing

Eu não sou de Porto Alegre. Very Happy
Sou de Canoas, bem ao lado, mas aqui não teve aumento.
Parallax
Parallax
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4610
Data de inscrição : 10/06/2010
Idade : 41

https://www.shareflash.xyz/portal

Ir para o topo Ir para baixo

Chegada de estátuas adquiridas na gestão anterior surpreende prefeito Empty Re: Chegada de estátuas adquiridas na gestão anterior surpreende prefeito

Mensagem por Jamm Seg Abr 01, 2013 9:51 pm

ah tá. kkkkkkkkkkk
Jamm
Jamm
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 18745
Data de inscrição : 18/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Chegada de estátuas adquiridas na gestão anterior surpreende prefeito Empty Re: Chegada de estátuas adquiridas na gestão anterior surpreende prefeito

Mensagem por Koppe Seg Abr 01, 2013 10:40 pm

Parallax escreveu:
Jamm escreveu:aproveitando o ensejo, tu tacou pedra na prefeitura Parallax? Laughing

Eu não sou de Porto Alegre. Very Happy
Sou de Canoas, bem ao lado, mas aqui não teve aumento.

Tu é meu vizinho? Mathias aqui...
Koppe
Koppe
Farrista tenho muitos amigos
Farrista tenho muitos amigos

Mensagens : 2246
Data de inscrição : 13/06/2010
Idade : 39
Localização : Rio Grande do Sul

http://mdhq.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Chegada de estátuas adquiridas na gestão anterior surpreende prefeito Empty Re: Chegada de estátuas adquiridas na gestão anterior surpreende prefeito

Mensagem por ediv_diVad Seg Abr 01, 2013 11:01 pm

O Mr. Pi também mora em Canoas, não?

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Chegada de estátuas adquiridas na gestão anterior surpreende prefeito Empty Re: Chegada de estátuas adquiridas na gestão anterior surpreende prefeito

Mensagem por Jamm Seg Abr 01, 2013 11:38 pm

Se não sou eu vocês nem saberiam que moravam na mesma cidade.... Laughing
Jamm
Jamm
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 18745
Data de inscrição : 18/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Chegada de estátuas adquiridas na gestão anterior surpreende prefeito Empty Re: Chegada de estátuas adquiridas na gestão anterior surpreende prefeito

Mensagem por zkrk Ter Abr 02, 2013 2:21 am

Parallax escreveu:— Quando a gente viu, estavam aqui. Achei tudo muito feio. E esse tal de deus? Para mim, deus é um só — diz o servidor João Carlos da Silva, 61 anos, inconformado.

Esse daí perdeu uma chance enorme de ficar calado... Estátuas de deuses greco-romanos são comuns em países ocidentais, uma vez que a cultura clássica é parte do "mistura" que deu origem a cultura Ocidental de hoje (o Cristianismo é outro igrediente), e estátuas de inspiração clássica existem em diversas cidades do mundo, em especial em cidades europeias.
E vale a pena lembrar que o Vaticano possui uma coleção vasta e belíssima de estátuas e demais peças de arte gregas e romanas.

Nesse caso específico, como a região produz vinho, a escolha de Baco (divindade ligada ao vinho, entre outras coisas) é um referência a isso... não tem nada de idolatria pagã envolvida nem de negação de dogmas cristãos ou da doutrina cristã, e sim re-apropriação de uma figura da cultura clássica para fazer referência a um importante negócio da região, as vinícolas.

Ler coisas assim, como a declaração desse funcionário, me faz acreditar que realmente a noite está caindo sobre o mundo...


P.S: sobre as estátuas em sí... pode ser caso de lavagem de dinheiro, e provavelmente elas foram superfaturadas.
No mínimo má gestão, por gastar dinheiro com algo tão secundário.
zkrk
zkrk
Farrista desafio aceito!
Farrista desafio aceito!

Mensagens : 3093
Data de inscrição : 01/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Chegada de estátuas adquiridas na gestão anterior surpreende prefeito Empty Re: Chegada de estátuas adquiridas na gestão anterior surpreende prefeito

Mensagem por Parallax Seg Abr 08, 2013 1:20 pm

Koppe escreveu:
Parallax escreveu:
Jamm escreveu:aproveitando o ensejo, tu tacou pedra na prefeitura Parallax? Laughing

Eu não sou de Porto Alegre. Very Happy
Sou de Canoas, bem ao lado, mas aqui não teve aumento.

Tu é meu vizinho? Mathias aqui...

Niterói
Parallax
Parallax
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4610
Data de inscrição : 10/06/2010
Idade : 41

https://www.shareflash.xyz/portal

Ir para o topo Ir para baixo

Chegada de estátuas adquiridas na gestão anterior surpreende prefeito Empty Re: Chegada de estátuas adquiridas na gestão anterior surpreende prefeito

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos