A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Psicose (1960) - Alfred Hitchcock

Ir para baixo

Psicose (1960) - Alfred Hitchcock  Empty Psicose (1960) - Alfred Hitchcock

Mensagem por Convidado Qui Abr 18, 2013 2:06 pm

Ele monta o filme com um tom de voyerismo. A câmera mostra a cidade para entrar pela janela. Não será a única vez que seremos convidados a acompanhar aquela mulher. Marion Crane está de soutien branco deitada em uma cama de um hotel com seu amante. Eles não podem ficar juntos porque ele tem dívidas. Então surge um homem arrogante e inconveniente com 40 mil dólares no lugar onde ela trabalha e ela pega o dinheiro e foge para a cidade de seu amante. Quem pode culpá-la? Ela quer apenas viver com o homem que ama, então sob essa ótica seu crime não chega a ser nada grave. Por isso ela parece tão angelical com sua lingerie branca.

Uma das minhas cenas favoritas é uma pouco celebrada. Marion está dirigindo o carro quando começa a chover muito forte. Uma tempest
ade. A música tema, conhecida de todos, começa a tocar e a cena intercala seu rosto e a pista debaixo de uma forte chuva, apenas isso. Um diálogo em off mostra um possível diálogo de seu chefe com o dono do dinheiro que Marion roubou. Isso é tudo que ele precisou para construir uma cena tensa que não apenas prende o espectador como dá ciência à plateia do que está para acontecer com ela pelo crime que ela cometeu. Um diálogo que não teria como ela ouvir.

Essa chuva a faz com que pare um um hotel na beira da estrada. O hotel Bates. Ela tem uma longa conversa com Norman e os dois se conectam. Não amorosamente ou mesmo sexualmente. Há uma cumplicidade na culpa que os dois carregam. Isso o assusta e por isso ele deve matá-la. E assim, Hitchcock mata a heroína faltando mais da metade do filme e troca a protagonista por Bates. Um dos mais ousados truques que ele usou em sua extensa carreira. E logo quando a moça repensou no que estava fazendo e se mostrava arrependida. De qualquer forma, ninguém em um filme dele cometeu um crime e escapou impune.

O que nos leva à famosa cena do chuveiro. A cena impressiona tanto e não é tão violenta quanto parece. A música dita o ritmo das facadas e o sangue jorra pelo corpo da mulher, mas apesar disso a faca nunca penetra em seu corpo. Nunca é mostrado seu corpo com qualquer ferimento. A cena termina com um close do olho imóvel dela e a música vai diminuindo o volume, como se fosse seu batimento cardíaco. Quando a música termina, a mulher está morta.

Clássico dos clássicos do cinema mundial. Psicose não é só um dos melhores filmes da história, mas também um dos mais plagiados, satirizados e ousados também. Partindo de uma premissa bem simples, o filme virou o marco que é por ter um segredo muito bem guardado, um roteiro que se desenvolve de maneira bem assustadora, atores inspirados conduzidos de maneira mágica pelo gênio Alfred Hitchcock e muito mais. Para mim, sua obra máxima.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Psicose (1960) - Alfred Hitchcock  Empty Re: Psicose (1960) - Alfred Hitchcock

Mensagem por Convidado Qua Abr 24, 2013 3:47 pm

Hitchcock é incrível. Tem os filmes dele agora pra vender por baixos preços em grandes supermercados, como o Big, Nacional, Carrefour. Não comprei nenhum para não começar outra coleção e não ter onde guardar. Laughing

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Psicose (1960) - Alfred Hitchcock  Empty Re: Psicose (1960) - Alfred Hitchcock

Mensagem por Tatuador Sex Jan 30, 2015 7:20 pm

Pequena obra prima do Mestre Hitchcock.
Tatuador
Tatuador
Farrista: Tem algo estranho acontecendo comigo
Farrista: Tem algo estranho acontecendo comigo

Mensagens : 95
Data de inscrição : 26/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Psicose (1960) - Alfred Hitchcock  Empty Re: Psicose (1960) - Alfred Hitchcock

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos