A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Regra da mão esquerda e regra da mão direita.

5 participantes

Ir para baixo

Regra da mão esquerda e regra da mão direita. Empty Regra da mão esquerda e regra da mão direita.

Mensagem por Brainiac Qua Abr 24, 2013 12:02 am

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Brainiac
Brainiac
Farrista ninguém me alcança
Farrista ninguém me alcança

Mensagens : 15575
Data de inscrição : 29/11/2010
Idade : 35
Localização : Planeta Colu

Ir para o topo Ir para baixo

Regra da mão esquerda e regra da mão direita. Empty Re: Regra da mão esquerda e regra da mão direita.

Mensagem por L.Anne Qua Abr 24, 2013 12:03 am

não entendi. scratch
L.Anne
L.Anne
Farrista já viciei...
Farrista já viciei...

Mensagens : 4404
Data de inscrição : 11/06/2010
Idade : 39
Localização : Mares do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Regra da mão esquerda e regra da mão direita. Empty Re: Regra da mão esquerda e regra da mão direita.

Mensagem por Brainiac Qua Abr 24, 2013 12:04 am

física. tongue
Brainiac
Brainiac
Farrista ninguém me alcança
Farrista ninguém me alcança

Mensagens : 15575
Data de inscrição : 29/11/2010
Idade : 35
Localização : Planeta Colu

Ir para o topo Ir para baixo

Regra da mão esquerda e regra da mão direita. Empty Re: Regra da mão esquerda e regra da mão direita.

Mensagem por L.Anne Qua Abr 24, 2013 12:06 am

isso parece ser mesmo, mas ainda não entendi. scratch
L.Anne
L.Anne
Farrista já viciei...
Farrista já viciei...

Mensagens : 4404
Data de inscrição : 11/06/2010
Idade : 39
Localização : Mares do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Regra da mão esquerda e regra da mão direita. Empty Re: Regra da mão esquerda e regra da mão direita.

Mensagem por Brainiac Qua Abr 24, 2013 12:11 am

Regra da mão direita ou Regra de Fleming é a regra e recurso mnemônico geralmente utilizada quando se necessita diferenciar e/ou estabelecer como padrão uma entre duas orientações espaciais possíveis em um sistema físico pertinente. Particularmente é útil para se estabelecer a orientações do vetor resultante em um produto vetorial. Foi criada pelo físico John Ambrose Fleming.
Como exemplo de aplicação esta regra permite-nos facilmente obter o sentido da força magnética F resultante em um fio condutor de corrente elétrica I imerso em uma região onde há um campo magnético B: posicionando-se a mão direita de forma que o polegar desta aponte ao longo do condutor o sentido da corrente elétrica convencional que nele circula e de forma que os demais dedos apontem no sentido do campo magnético, a mão estará posicionada de forma que o movimento associado a um "tapa" dado com a mesma fornece a direção e o sentido da força magnética que atua no condutor. Conforme apresentado este recurso mnemônico é geralmente conhecido por regra do tapa. Há também uma vesão da mesma regra envolvendo-se apenas o dedão, o polegar e o indicador da mão direita (vide figura), contudo o resultado final em termos de orientação é o mesmo. Orientando-se o polegar no sentido da corrente (I) e o indicador no sentido do campo magnético (B) a orientação sugerida pelo dedão quando posto de forma perpendicular aos anteriores será o sentido do vetor força (F) resultante.
Posicionando-se o dedão da mão direito ao longo de um condutor de forma a orientá-lo com a corrente convencional que circula pelo mesmo também permite a obtenção do sentido de "giro" do campo magnético oriundo desta corrente, bastando para tal acompanhar a orientação dos dedos quando estas "abraçam" o fio (vide figura).
A regra da mão direita também aplica-se à definição dos polos geográficos em um astro ou objeto em rotação. Posicionando-se a mão direita de forma a habilitá-la a "segurar" o objeto em rotação com os dedos acompanhando o sentido de rotação do mesmo, o dedão irá apontar para o polo a ser nomeado polo norte. O outro será o sul.
É particularmente útil ao estabelecer-se o sistema de coordenadas tridimensional ortogonal padrão. Dados os eixos X e Y devidamente orientados e ortogonais, ao eixo z, perpendicular a ambos, é possível associar-se duas orientações diferentes, o que resulta em dois sistemas de coordenadas enantimorfos, por natureza distintos. Com o dedão da mão direita espalmada acompanhando a orientação do eixo X (vetor unitário i) e os demais dedos indicando a orientação do eixo Y (vetor unitário j), o tapa estabelece a orientação que o eixo z (o vetor unitário k) deve assumir para construir-se um sistema de coordenadas dextrogiro (produto vetorial k = i X j ). Orientar-se o eixo z em sentido contrário não é o padrão, e o sistema levogiro é muito raramente - e sempre acompanhado de várias restrições - utilizado.
Brainiac
Brainiac
Farrista ninguém me alcança
Farrista ninguém me alcança

Mensagens : 15575
Data de inscrição : 29/11/2010
Idade : 35
Localização : Planeta Colu

Ir para o topo Ir para baixo

Regra da mão esquerda e regra da mão direita. Empty Re: Regra da mão esquerda e regra da mão direita.

Mensagem por L.Anne Qua Abr 24, 2013 12:14 am

desisto. Regra da mão esquerda e regra da mão direita. 3550156879
L.Anne
L.Anne
Farrista já viciei...
Farrista já viciei...

Mensagens : 4404
Data de inscrição : 11/06/2010
Idade : 39
Localização : Mares do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Regra da mão esquerda e regra da mão direita. Empty Re: Regra da mão esquerda e regra da mão direita.

Mensagem por dvdlimas Qua Abr 24, 2013 11:25 pm

Regra da mão esquerda e regra da mão direita. 3170608133
dvdlimas
dvdlimas
Farrista das mil e uma noites
Farrista das mil e uma noites

Mensagens : 1259
Data de inscrição : 10/06/2010
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Regra da mão esquerda e regra da mão direita. Empty Re: Regra da mão esquerda e regra da mão direita.

Mensagem por Starbearer Qua Abr 24, 2013 11:36 pm

me lembro que isso funciona pra alguma coisa no ensino médio...

é algum macete, né?
Starbearer
Starbearer
Farrista das mil e uma noites
Farrista das mil e uma noites

Mensagens : 1083
Data de inscrição : 03/09/2011
Idade : 33
Localização : R'lyeh

Ir para o topo Ir para baixo

Regra da mão esquerda e regra da mão direita. Empty Re: Regra da mão esquerda e regra da mão direita.

Mensagem por Brainiac Qua Abr 24, 2013 11:43 pm

Starbearer escreveu:me lembro que isso funciona pra alguma coisa no ensino médio...

é algum macete, né?

sim, pra determinar o sentido e direção de um campo magnético criado por uma corrente elétrica em um fio ou vice versa .
Brainiac
Brainiac
Farrista ninguém me alcança
Farrista ninguém me alcança

Mensagens : 15575
Data de inscrição : 29/11/2010
Idade : 35
Localização : Planeta Colu

Ir para o topo Ir para baixo

Regra da mão esquerda e regra da mão direita. Empty Re: Regra da mão esquerda e regra da mão direita.

Mensagem por zkrk Sex Abr 26, 2013 6:02 pm

É realmente interessante. Vou reler, mas precisarei de um dicionário para entender os termos mais técnicos.
zkrk
zkrk
Farrista desafio aceito!
Farrista desafio aceito!

Mensagens : 3093
Data de inscrição : 01/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Regra da mão esquerda e regra da mão direita. Empty Re: Regra da mão esquerda e regra da mão direita.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos