A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Textos sobre livros e filmes para explicar as ciências humanas

4 participantes

Ir para baixo

Textos sobre livros e filmes para explicar as ciências humanas Empty Textos sobre livros e filmes para explicar as ciências humanas

Mensagem por marcelo l. Qui Abr 25, 2013 11:54 am

Eu odeio dizer isso, mas Matt Yglesias acaba ido longe demais desta vez. Se você deseja aplicar argumentos econômicos simplistas a situações sociais complexas, você não pode apenas acenar com as mãos e sugerem que o mercado de dragões em Westeros e terras vizinhas é cheio de estilo Akerlof assimetrias de informação e problemas de complementaridade. Em vez disso, você deve estar se agitando as mãos e argumentando que em suposições razoáveis, não existe um mercado para os dragões, em primeiro lugar. O problema não é um Akerlof de estilo, em que há variações não observáveis ​​em termos de qualidade entre os dragões. As qualidades reais de dragões para saque e conquista parece ser altamente visível - quanto maior o seu dragão, o melhor que está em brindar exércitos inimigos (os traficantes de escravos na série de TV sabem disso, e ir para o maior da ninhada). O problema é que o bem real que está sendo comprado e vendido não é o dragão-como-um-físico da entidade, mas a lealdade do-as-a-físico-entidade dragão. E isso simplesmente não é uma mercadoria vendável, o melhor que podemos dizer a partir de livros de George RR Martin e séries de televisão. Daenerys não pode vender um conjunto de afetos que parecem estar enraizada em um vínculo quase maternal, com base na Targareyn linhagem, ou alguma combinação dos dois. Dragões não parecem variar nesta qualidade.

Além disso, mesmo mundo de George RR Martin foi aquele em que Daenerys foram de alguma forma capaz de transferir as lealdades e afetos de um dragão para outro, este problema ainda seria insuperável, porque os dragões são tão poderosos. O comprador de lealdade do dragão nunca poderia ter certeza de que Daenerys tinha realmente "vendido", porque lealdade não é observável. Talvez Daenerys eo dragão estavam simplesmente esperando o momento certo para atacá-las. E uma vez que os dragões maduro e totalmente crescido dragões pode mais ou menos fazer o que diabos eles querem, Daenerys eo dragão são essencialmente muito poderoso (PDF) para fazer negócios que eles têm um incentivo de longo prazo para manter. Esta é uma forma clássica de problema compromisso credível de Thomas Schelling - Schelling observações em A Estratégia do Conflito que o direito de ser processado é muito valioso, pois permite fazer compromissos credíveis. Daenerys, com os dragões, é muito poderoso a longo prazo para ser capaz de assumir compromissos credíveis.

Assim, a venda do Imaculados nunca poderia ocorrer em equilíbrio. Os traficantes estão oferecendo um ativo militar, cuja lealdade é incontestavelmente transferíveis - uma vez que o Imaculados tem um novo dono, que obedecem esse mestre sem questionar. É por isso que é suposto ser tão valioso (muitas implicações dúbias lá, é claro ...). Daenerys está oferecendo um ativo militar, cuja lealdade é na melhor das hipóteses não observável. Portanto, não pode ser facilmente vendido ou trocado. A troca nunca deve acontecer.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

A discussão dele com o Yglesias de game of thrones.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


Última edição por marcelo l. em Sex Jul 12, 2013 11:03 am, editado 3 vez(es)
marcelo l.
marcelo l.
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 6877
Data de inscrição : 15/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Textos sobre livros e filmes para explicar as ciências humanas Empty Re: Textos sobre livros e filmes para explicar as ciências humanas

Mensagem por Questao Qui Abr 25, 2013 12:04 pm

esse lance de escravos e soldados psicopáticos extremamente fieis acontecia no mundo arabe,achei foda foi o lance do banco ser a maior ameaça do reino,maior que os inimigos uahua

agora alguém realmente precisa arrumar o que fazer para fazer escrever um texto desses uahau,imagina quanto deve ter quebrado a economia do império criar uma estrela da morte uahu

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 28229
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 39

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Textos sobre livros e filmes para explicar as ciências humanas Empty Re: Textos sobre livros e filmes para explicar as ciências humanas

Mensagem por marcelo l. Qui Abr 25, 2013 1:54 pm

Questao escreveu:esse lance de escravos e soldados psicopáticos extremamente fieis acontecia no mundo arabe,achei foda foi o lance do banco ser a maior ameaça do reino,maior que os inimigos uahua

agora alguém realmente precisa arrumar o que fazer para fazer escrever um texto desses uahau,imagina quanto deve ter quebrado a economia do império criar uma estrela da morte uahu

E tem...acho que eu mesmo já postei aqui...mas, vai mais um texto sobre o game of thrones, agora interrogatório.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Quer saber como interrogadores americanos vão questionar Boston Marathon suspeito Dzhokhar Tsarnaev? Assista ao mais recente episódio de Game of Thrones . Sério.
Talvez a melhor ilustração da cultura pop do que ele realmente vai para extrair informação valiosa e confiável a partir de um prisioneiro indefeso chegou, improvável, do drama de fantasia épica da HBO . Essa lição é sutil e desconfortável - e ele provavelmente vai estar em exibição durante o interrogatório do acusado Boston Marathon bombardeiro.

Dzhokhar Tsarnaev não será torturado - algo que, lamentavelmente, proeminente americanos lamentam . Fraco como ele está no hospital Beth Israel Deaconess, em Boston, Tsarnaev é declaradamente já cooperando com seus interrogadores, dizendo-lhes que a guerra dos EUA no Iraque e no Afeganistão motivou ataques da semana passada, e que ele tem as plantas ásperas para as bombas do webzine Inglês-language de filial Iêmen da Al-Qaeda .

"Nós não precisamos humilhar-nos e tornar-se animais", observa Glenn Carle, um ex-interrogador da CIA em um dos infames "black site" prisões da agência. Mas isso não significa que os interrogadores são os anjos. "Eu acho", ele continua, "anjos manipular, também." E para entender a dinâmica de jogo, deixa-se os últimos episódios de Game of Thrones . (Aviso:. Alguns spoilers à frente)


No início da terceira temporada, Theon Greyjoy é brutalmente torturado. Ele está confuso, assustado, nu, totalmente indefeso, amarrado a um X. madeira Seus captores burr um dispositivo em seu pé e facas vara debaixo de suas unhas enquanto exigindo informações do herdeiro auto-declarado para as Ilhas de Ferro. Ele grita coisas que são superficialmente verdade - ele procurou "dar glória a minha casa", de apreensão do castelo de Winterfell da Casa Stark - mas substancialmente enganosa, como os espectadores que já viram o passado de Theon sabe, e, finalmente, não é muito útil para o seu captores. Tudo para tornar a tortura diminuir.

Mas então um jovem misterioso remove a Abu Ghraib capô estilo da cabeça de Theon durante um momento privado. Ele permite que Theon fora das restrições e identifica-se como um agente de sua irmã, Yara. O estranho contrabandeia-lo para fora do calabouço, dá-lhe um cavalo e diz a ele para montar a leste para a liberdade. Quando seus captores persegui-lo, o estranho mata-los drasticamente. Se há alguma dúvida sobre a lealdade do estranho na mente de Theon, as setas através dos cofres de seus algozes apaga-lo.

As coisas começam a ficar interessantes para Theon no último episódio, quando eles fazem para um castelo que o estranho diz que está nas mãos Greyjoy. Há ainda o perigo , no entanto, uma vez que ele diz Theon que alguns dos homens não são leais ao pai de Theon, que não se importa com o que acontece com Theon. Como eles fazem o seu caminho através dos túneis, Theon quebra ao único homem que ele agora acredita que pode confiar. Ele confessa, com algum incentivo, o que ele lamenta trair os Starks para provar seu valor ao pai insatisfeito. E então, certo como o estranho está prestes a abrir a porta de ferro que Theon acredita que vai levar a sua salvação, ele deixa escapar o fato mais importante de todos: as crianças Stark, herdeiros de Winterfell, ainda estão vivos, vagando em algum lugar na floresta do Norte.

É tudo uma farsa, como Theon descobre para seu horror, quando seu pretenso salvador leva-lo de volta para a mesma masmorra, com um sorriso malicioso e assustador sobre o rosto do homem. (Eu não vou dar spoilers a respeito de quem é aquele estranho.) Que artimanha conseguiu onde a tortura não. Chegou Theon para revelar a profundidade de discórdia dentro de casa Greyjoy e deixe seus captores no segredo mais importante do Norte, algo de imenso valor para a Casa Stark.

Essa é a realidade de interrogatório. Ele funciona melhor quando os interrogadores desenvolver um relacionamento com seus captores e ganhar sua confiança. Ele funciona pior quando ele se baseia em brutalidade. Essa é uma lição que o recente filme Dark Zero Trinta exibido, mas (como a minha avaliação do filme não atendidas) perdeu-se a um público leigo sob a apresentação horrível de tortura e sua proximidade narrativa para o sucesso Osama bin Laden caça. Mais frequentemente, em programas como 24 ou até mesmo o mais sofisticado da Pátria , e em décadas de Batman quadrinhos, a brutalidade ea ameaça de brutalidade recebe o vilão a tossir a informação.

Mas Game of Thrones foi mais longe, para um lugar muito mais real. Há uma dicotomia enganosa no debate americano de segurança nacional sobre o interrogatório, entre a brutalidade da tortura e as sutilezas ostensivos de interrogatório tradicional. " Extraímos as informações em uma batalha de inteligência ", disse um ex-interrogador militar da Segunda Guerra Mundial, em 2007, lembrou. O FBI e os interrogadores militares do 11/9 suspeitos após os suspeitos havia sido removido do off-the-books câmaras de tortura da CIA-se a chamada " equipe limpa . "Mas só porque você não está torturando alguém não significa necessariamente torná-lo limpo .

O estranho enganado Theon. Ele fez isso através da manipulação emocional e psicológica cru. Ele alavancou desamparo, orgulho e desespero de Theon. Interrogadores veteranos, como Glenn Carle, acho isso muito familiar.

Carle era um agente da CIA que interrogaram os detentos em um desses off-the-books prisões no Afeganistão. Ele tem uma relação conflituosa com suas ações: Carle diz que não abusou ninguém, mas ele reconhece que ele era parte de um mecanismo de abuso . Mesmo nos chamados interrogatórios "limpas", a manipulação é crucial.

"É fundamental para tudo que você faz. As pessoas reagem hostily quando eu digo isso, como se eu estivesse dizendo algo que é uma grande revelação ", explica Carle. "Se eu quiser ter um caixa atrás de um balcão de um banco me fazer um favor, para prestar atenção em mim, não sopre-me fora, então é claro que você faz é estabelecer algum tipo de relacionamento, algum tipo de relacionamento. Você diz que "isso é um vestido bonito, que tal lhes Red Sox," algo para estabelecer um vínculo inicial. "O relacionamento não precisa ser verdadeira para o trabalho.

Carle espera que tais técnicas para ser central para o interrogatório de gravemente ferido Boston Marathon suspeito Dzhokhar Tsarnaev, que foi cobrado ontem em um tribunal federal . Tsarnaev não será fisicamente prejudicados. Mas, como Theon ", ele está com medo", Carle prevê ", ele é ingênuo e que ele está enganado ao ser relativamente gostava. Sabemos que já. "Isso dá interrogadores uma oportunidade que não pode ser facilmente discutida em uma sociedade civilizada.

"Com base no que você ver como ele reage", Carle continua. "Se ele é conversa entusiasmada sobre religião, então você fala sobre religião. Se ele é hostil, você responde a sua hostilidade, ou você pode ver se ser rigoroso vai buscá-lo a prestar atenção, ou se você quiser simpatizar com essa hostilidade. Dizer, 'Sim, todos nós temos sido aparafusado pelo sistema; Eu entendo suas frustrações, você está aqui, um homem honrado, cercado por uma sociedade indiferente e superficial e alguém tinha que fazer alguma coisa para acordar as pessoas. Eu não teria feito o que fez, Dzhokhar, mas eu certamente entendo a raiva que você sentiu. É isso aí.

"Tudo isso", Carle afirma categoricamente: "eu caracterizaria como manipulação."

Que a manipulação inicial permite que os interrogadores para ir mais longe e ser o que Carle chama de "mais descaradamente manipuladora." Eles implicam que eles sabem tudo sobre viagens de Tsarnaev - uma técnica conhecida no Manual de Campo do Exército em interrogatório como " We Know All "- para levá-lo deixar escapar ou confirmar o que eles suspeitam. Os advogados de Dzhokhar Tsarnaev não são necessariamente obstáculos para o interrogatório seja: em casos semelhantes, os advogados de defesa advogado suspeita que a cooperação é a única esperança de clemência.

"Claro que você manipular", diz Carle. "Nós não estamos unicamente personagens de Walt Disney, se não tortura. Ninguém simplesmente se senta lá e diz: "Olá senhor, por favor, me diga a verdade agora."

Interrogatório é um negócio feio. É feio, mesmo quando os interrogadores não colocar um dedo em detentos ou ameaçá-los. O que quer que as emoções Tsarnaev expressa - o medo, orgulho, esperança - será o combustível para seu interrogatório. Ao contrário de Theon Greyjoy, Tsarnaev não vai ser levado a pensar que ele é livre, mas Game of Thrones ainda demonstrou uma lição sobre o que pode acontecer em um interrogatório quando um detento pensa que é em torno de pessoas que ele pode confiar. E uma vez que nenhuma destas cenas ocorrem em Uma Canção de Gelo e Fogo livros que formam o material de origem do show, talvez os showrunners queria fazer um ponto sutil sobre o que a brutalidade não pode ceder, mas a manipulação pode.

Quando isso acontece, Carle não viu o episódio. Ele não vai assistir ao show até que ele termina de ler a pilha de Uma Canção de Gelo e Fogo livros que ele tem empilhados. Ele foi transformado em série, diz ele, por um amigo CIA idade. "Eu não acho que ela é um interrogador ", diz ele, maliciosamente.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
marcelo l.
marcelo l.
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 6877
Data de inscrição : 15/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Textos sobre livros e filmes para explicar as ciências humanas Empty Re: Textos sobre livros e filmes para explicar as ciências humanas

Mensagem por n-rod Qua maio 01, 2013 11:56 pm

se alguém aqui postar um artigo sobre as propriedades curativas do senhor da luz para ferimentos mortais, eu juro que perco a elegância e mando tomar no @#$%
n-rod
n-rod
Farrista o que está acontecendo comigo?
Farrista o que está acontecendo comigo?

Mensagens : 1658
Data de inscrição : 13/06/2010
Idade : 38
Localização : planeta terra

http://nrodzine.wix.com/nrodcomics

Ir para o topo Ir para baixo

Textos sobre livros e filmes para explicar as ciências humanas Empty Re: Textos sobre livros e filmes para explicar as ciências humanas

Mensagem por marcelo l. Qui maio 02, 2013 10:06 am

Dando os textos de verão dos alunos deles:

Putnam and Campbell, American Grace: Fascinating survey of religion and politics in American life
Cohen, Karol, Noel, and Zaller, The Party Decides: Who makes presidents and why?
Gelman, Park, Bafumi, and Shor, Red State, Blue State: Why do people vote the way they do? Why are some states red and some states blue?
James C. Scott, Seeing Like a State: How do ideas constitute and guide state policy?
James C. Scott, The Art of Not Being Governed: Taking anarchism seriously.
Acemoglu and Robinson, Why Nations Fail
Hendrik Spruyt, The Sovereign State and Its Competitors: The states system we take for granted wasn’t the inevitable or even the only conclusion of European state-making
Rick Perlstein, Nixonland: Sweeping descriptions of how politics made and unmade American society–and a reminder that political contestation isn’t teleological.
BDM and Smith, The Dictator’s Handbook: Thinking like a bad guy.
John Mearsheimer, The Tragedy of Great Power Politics: Few scholars have written such an approachable, provocative, and erudite book.
Richard Ben Cramer, What It Takes: Gripping.
Kenneth Waltz, Man, the State, and War: Worth re-reading. Most successful comps outline in the history of academia.
Michael Ross, The Oil Curse. The definitive statement of a generation of the resource curse research project.
Please Vote For Me: School politics with a twist. Is ‘picky eating’ a valid decision rule?
Street Fight. I think this was supposed to make me like Cory Booker, but I had the opposite reaction.
And:

Steven Lukes, Power: A Radical View: Thinking hard about the core concept.
Robert Caro, The Power Broker. Shorter, more accessible, and vastly more successful as an intellectual and historical project than The Years of Lyndon Johnson, which have begun to reveal Caro’s abiding disdain for a complex and multifaceted political leader. The portrait of Moses in this book is one of the classic studies of bureaucratic power.


Isso me serve para ir comprando aos poucos...também.
marcelo l.
marcelo l.
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 6877
Data de inscrição : 15/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Textos sobre livros e filmes para explicar as ciências humanas Empty Re: Textos sobre livros e filmes para explicar as ciências humanas

Mensagem por marcelo l. Seg maio 06, 2013 10:20 am

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

From: Imperial Government Accountability Office (IGAO)
To: Lord Vader
Cc: Imperial Navy
Subject: Death Star Requires Better Project Management and Oversight

Background

The Death Star project (also known as the Planetoidal Combat Ship, or PCS) has been the single largest defense acquisition in Imperial history, and has run considerably over budget. At the request of Emperor Palpatine, the IGAO has conducted a performance review of the Death Star, with reference to best practices in procurement and project management. Our research is based on numerous interviews with Imperial Navy leaders as well as Imperial Ministry of War senior executives. Our findings are summarized below:

Frequent Turnover in Senior Personnel Hampers Continuity. Competent management is key to a project as large as the construction of a moon-sized warship. Yet the unfortunate deaths of the last five Imperial admirals in charge of the Death Star project have contributed to a lack of continuity and institutional memory. We estimate that repeated asphyxiation of project managers has set back construction of the PCS by 16 months. Senior Imperial Navy leadership informs us that there have been difficulties in recruitment of qualified candidates, with several promising officers suddenly requesting early retirement when queried about becoming project leaders. Recommendation: Motivating project leaders through incentives such as cash bonuses, slaves, and land grants on habitable worlds. A reduction in the use of strangulation as a motivational tool.

Anti-Fighter Defenses Have Been Addressed, But Much Work Remains to Be Done. We note that the Imperial Navy has responded to our earlier concerns about vulnerability to Rebel Alliance fighters. Defense towers with close-range anti-fighter weapons have been installed at multiple and interlocking locations around the Death Star. Imperial Navy leadership is confident that any attacking fighters would be destroyed. We concur that anti-fighter defenses are formidable, yet we remain concerned that remaining blind spots could be exploited by aggressive rebel pilots. Recommendations: Additional anti-fighter towers be added, as well as a larger complement of TIE fighters.

Inadequate Reactor Shielding Has Not Been Mitigated. The Death Star is sufficiently armored to withstand repeated hits from the full Rebel battle fleet. However, the thermal exhaust port of the PCS's main reactor is not armored, and the shaft to the reactor is not compartmentalized to deflect blast effects. During our interviews with experienced TIE fighter pilots, they unanimously agreed that the port is so narrow that no fighter -- not even one flying down the approach trench -- could obtain a sufficient firing angle, especially when attacking craft would be under continuous fire from shipboard weapons and interceptors. The prime contractor, Darkside Technologies, also assures us that the reactor is sufficiently shielded to withstand a hit from a proton torpedo. We reiterate the concerns stated in our previous report regarding the validity of the contractor's testing of reactor protection, and we remain concerned that penetration of the port could result in a catastrophic explosion of the main reactor. Recommendation: A permeable barrier over the port to allow heat to escape while deflecting projectiles, as well as compartmentalization to channel blast effects. Independent third-party validation of Darkside Technologies' testing of reactor shielding

Anti-Intruder Defenses Are Strong But Still Vulnerable to Raids by Special Forces. Imperial Navy leaders expressed confidence that the Death Star's large complement of Imperial stormtroopers, as well as extensive use of access-controlled doors, are more than sufficient to defeat any raids to seize or disable the battle station. We concur that intrusion control systems are strong, but note that a small, fast-moving team could disable key systems. Recommendation: More guards at key locations as well as mobile patrols.

Inadequate Marksmanship Training Has Not Been Addressed. Stormtrooper Command (STORMCOM) requires all troops to receive extensive blaster training. Yet our audit of their marksmanship tests finds that 70 percent of stormtroopers cannot hit a large stationary object, such as a ship, at a distance of 10 feet. This calls into question the ability of the Death Star crew to repel boarders. Recommendation: More rigorous marksmanship training. Increased use of guard bots.

Insufficient Analysis of Alternatives to Death Star. While tests indicate that the Death Star can vaporize planets and thus encourage loyalty to beneficial Imperial rule, the Imperial Navy has not demonstrated that a fleet of Star Destroyers cannot effectively accomplish the same mission through devastation of a planet's surface at far less cost. Recommendation: Further modeling and simulation is needed to determine whether conventional ships can perform the same Imperial loyalty mission as the Death Star.

More Analysis of the Force Needs to Be Performed. The Imperial Intelligence Agency assures us that that the Jedi Knights have been eradicated. Furthermore, one Imperial admiral (prior to his recent demise) stated that the Death Star's crew will be sufficiently trained and motivated to withstand "Jedi mind tricks." Nonetheless, the potential of a Force-trained attacker to achieve significant disruption of the Death Star cannot be discounted. Recommendation: Further research is needed to determine effects of the Force on personnel and equipment, and whether adequate countermeasures can be developed.

Agency Comments:

From the Imperial Navy: We disagree with these findings. This battle station is impregnable. Any attack by Rebel fighters or troops will be quickly annihilated.

From Lord Vader: I find your lack of faith disturbing.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
marcelo l.
marcelo l.
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 6877
Data de inscrição : 15/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Textos sobre livros e filmes para explicar as ciências humanas Empty Re: Textos sobre livros e filmes para explicar as ciências humanas

Mensagem por marcelo l. Sáb maio 11, 2013 11:55 am

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

In the long and steamy affair between fantasy and cartography, certainly the most mesmerizing image of recent vintage is the dynamic beauty kissed alive by the title sequence of Game of Thrones. At the start of each episode, the viewer is strapped to a rollercoaster and swept across its alternate world. The camera dips and climbs vertiginously over a map of fictional lands and their unfamiliar shores, halting at crucial spots for cities, castles, and magical trees to shoot up from the earth, self-assembling like 22nd-century Ikea furniture.

part from enthralling map nuts, the opening sequence also sets the scene for the action to follow, using the map as an elaborate chessboard in mid-game and the castles its precariously positioned pieces. The zoomed-in views occasionally reveal more than location and situation: the charred husk of a fortress serves as a brief memento of its sacking. We're not just reading a map, we're playing spy satellite.

Pinning down an imagined world with precise geography is nothing new: The map's central position in fantasy literature stretches all the way back to Plato's Atlantis. In his 360 B.C. Dialogues, he situates the vanished island at "a distant point in the [Atlantic] Ocean" and describes it as "larger than Libya and Asia together," housing "a confederation of kings, of great and marvelous power." (Sounds a bit like Westeros). These and more detailed geographic descriptions are meant to lend credence to Plato's story-- a discussion of the perfect society -- though it's unknown whether he thought he was recounting a true story with a moral, or knew he was concocting pure allegory.

Fantasy islands as a literary device became popular early in the Age of Exploration, when reports were coming in from far and wide of newly discovered lands. In 1516, Thomas More placed his Utopia off the coast of Brazil, then recently visited by Amerigo Vespucci. As for its exact location, More said "someone coughed" when its exact longitude and latitude were related at court. But he specifies that the island is 200 miles across, and crescent-shaped; that it was a peninsula, until its king had a channel dug to separate it from the mainland; and that it contains 54 cities, each divided in four equal quarters. A map printed with Utopia's first edition shows the island to be vaguely skull-shaped. (These tales of Atlantis and other fantastical empires have a pendant in Essos, the other continent in Game of Thrones; it too once housed a great civilization, its former seat of power said to be haunted by demons.)

Distant fictional lands as settings for social satire and morality tales would remain a literary trope throughout the centuries that followed -- think of Gulliver's travels to the fantastical island of Lilliput; or the Island of Despair, where the fictional Robinson Crusoë was marooned for 28 years (curiously, again located off the Brazilian coast). Most editions of that book included a map of the fictional island, showing the locations of some main events in the story. Unlike the islands described by Swift and Defoe, Martin's alternate world is not designed to satirize or criticize society, but as the stage for a good, old-fashioned yarn. In this respect, it shares much with Robert Louis Stevenson's most enduring contribution.

One rainy afternoon in the early 1880s, Scotland would change fantasy cartography forever, by propelling the map itself to center stage. While sojourning in the Highlands with his family, Stevenson glanced over his stepson Lloyd's shoulder as he was coloring in an island of his own devising -- and immediately started improving upon it, adding Skeleton Island, Spyglass Hill, and other features, naming it "Treasure Island." "Oh, but for a story about it!" exclaimed the stepson, as he later recollected (at the time, he probably was a very annoyed Lloyd).

Not only did the map of Treasure Island precede the story, it also generated an entire subset of entertainment literature -- treasure hunts, novels with end papers covered in maps, and charts dotted with Xs that "mark the spot." Boys' adventure stories would never be the same again: whenever kids want to fabricate a story using pen and paper in the post-Stevenson world, they're more likely to map a fantasy world than tediously describe it in those throwbacks to a bygone age -- full sentences.

George R.R. Martin's world did not start with a map, however. The author of A Song of Ice and Fire, the series of books adapted for TV as Game of Thrones, envisaged the opening scene of the first book, and from there on, as Martin liked to say, borrowing from J.R.R. Tolkien, "the tale grew in the telling."

One of many similarities with Tolkien's Lord of the Rings cycle is not just the reliance on maps as guides to the story, but even the look and feel of them. Like Tolkien, who created the maps that illustrated The Hobbit and the Ring trilogy, Martin himself assumed the role of First Cartographer, and his own maps appear in the books. Even though Martin is a Bayonne-born New Jersey boy, his anglophilia is evident in his reverence for Tolkien's trailblazing tale -- maps and all -- and the inspiration by certain key moments in British history.

Most of the action takes place on the continent of Westeros, which looks a bit like Great Britain. Some fans protest this, and they're right if you compare Westeros with the actual island; but place it next to a mirrored version of Britain, and it's a good fit. The main man-made feature of the island-continent is the Wall in the North, at 700 feet high and 300 miles long clearly an extrapolation of Hadrian's Wall in northern England (itself, a mere 73 miles long, and never higher than 20 feet).

The Wall is meant to keep out the Others, an infestation of revenants in no way comparable to most Scots. Size-wise, however, Westeros is in a different league altogether: it stretches for about 3,000 miles from the Wall to the south coast at Dorne, which if you overlay it on a map of Europe, covers a distance from northern Scandinavia all the way to the Mediterranean.

Some story elements refer to English history -- the seven kingdoms seem borrowed from the early Anglo-Saxon Heptarchy, and the conflict between the houses of Stark and Lannister will ring a bell to those familiar with the War of the Roses, fought between the Yorks and the Lancasters. But the scale, and the wider inspiration, is Medieval. Which explains -- but hardly excuses -- why almost everyone in Game of Thrones is white.

Are the constraints the fantasy genre imposes on itself just another way for TV to remain whiter than the real world? Perhaps. But at least Martin's fantasy, which is about as multicultural as an Amish prayer group, is less deplorable than Tolkien's Middle-Earth, where all the heroes are white, and are endowed with individuality, whereas most of the villains, part of warrior collectives that know only to mindlessly attack and destroy, are swarthy savages from the South and East.

Center stage, as with Tolkien, is an area concurrent with our concept of "the West." Heck, it's even called Westeros. Unlike Tolkien's West, Martin's version is not the repository of all that's good and right about the world. Morally, Westeros is a gigantic grey area: there are no squeaky-clean good guys, no cartoonishly evil bad guys. Each individual is driven by his or her sense of honor, conflicting as those often are with each other. Which is both refreshing, and problematic: Who are the viewers supposed to root for? Perhaps no one. Perhaps Game of Thrones chimes with these post-idealist, neo-isolationist times: Why support either side in the Syrian civil war -- they're both unpalatable, shame they can't both lose.

As in many bloody, multipolar conflicts, certainties in Martin's world are few, and loyalties easily shifted. A reversal of dynastic fortunes is typically swift and cruel. But the show could have benefited from a bit of Marx to balance out all that Machiavelli. In the real world, economic substructure informs the political agenda. In Game of Thrones, however, all politics is personal. War and peace are based on alliances, allegiances, debts, and vendettas between the high and mighty -- never on something as mundane as the price of wool or access to exotic spices. The U.S. military-political complex is not above personalizing foreign conflicts as an understandable shorthand for more complex, or more obscure motives. Hence the focus on "bad guys" like Hugo Chavez, Fidel Castro, Kim Jong Un, Bashar al-Assad, and others before them -- thereby fostering the illusion that each conflict can be solved by their removal.

True to the dictum -- however questionable -- that democracies don't go to war, the world of Game of Thrones has no use for them. This world is strictly pre-French Revolution. The Iron Throne may be contested, and kings high and low may be interchangeable, but the idea itself of the nobility's right to produce kings and queens, and rule over everyone else, is unquestioned.

eography at least helps wrest the conflicts away from individual actors, involving the lay of the land as a determinant of the outcome. In the first season, the alliance between the Targeryen, claimants to the Iron Throne, and the Dothraki, a cross between the Huns and the World Wrestling Federation, is considered less pressing because they are confined to a different continent. Again, one can look at the United Kingdom, saved by its splendid isolation from the wars on the Continent.

But the geography of Martin's world, as emphasized by the dynamic map in the opening sequence, also works in perfidious ways. Geographic space is reduced to a chessboard, or the map of Risk: an arena for combat. By creating spatial difference, geography becomes an engine for conflict. If that sounds both simplistic and dire, it's unfortunately not without example in our reality. Complex conflicts -- from the U.S. Civil War to the Cold War -- have at times been reduced to "North vs. South" or "East vs. West" (but never Northeast vs. Southwest -- only the cardinal directions generate lethal animosity).

The four corners of the world don't merely produce centrifugality, however. Geographic space can work centripetally as well: in the second season of Game of Thrones, it seems every army is drawn, like moths towards a flame, from every part of the Known World to the seat of power on Westeros. In the real world too, such strange attractors exist -- Jerusalem, long ago the center of every symbolic world map, and the object of multiple (and mostly failed) Crusades, still is the focal point of three world religions. Both Serbs and Albanians are drawn to the history soaked Field of Blackbirds in Kosovo, while not quite everyone in Ulster agrees whether it should be in Ireland or the United Kingdom.

Game of Thrones is a fun way to indulge in the moral ambiguities, cynical power play, and sheer bloody combat of a fantasy world, and still go to bed without nightmares. For this world is all stage, without any complex, real-world consequences. No hospital wards filled with mutilated war veterans. No decades-long struggles with post-traumatic stress. It's guilt-free war porn, and the ultimate parlor game for students of past, present, and future conflict.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
marcelo l.
marcelo l.
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 6877
Data de inscrição : 15/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Textos sobre livros e filmes para explicar as ciências humanas Empty Re: Textos sobre livros e filmes para explicar as ciências humanas

Mensagem por marcelo l. Sáb maio 25, 2013 10:43 am

Na quarta conferência anual do Projeto Oriente Médio Ciência Política aqui no GW, fui debatedor de um papel proeminente que em parte explorado como e por que os manifestantes "quebrou a barreira do medo" em estados de hiper-repressivas, como Síria e Líbia. É uma questão verdadeiramente fascinante para a teoria de ciência política, para a qual eu ainda não acho que temos todas as respostas muito boas. Mas, como debatedor, eu era pelo menos capaz de puxar o meu iPhone e procura saber por que o autor não havia se envolvido com e citou este líder teórico da dinâmica causais de medo :


O medo é o caminho para o lado negro. Medo leva à raiva, raiva leva ao ódio, o ódio leva ao sofrimento ...".

Essa é uma articulação muito clara de um caminho causal potencial pelo qual falha violência e estado produz o tipo de horrores que vimos no Iraque ou na Síria. Mas é a história completa? Durante os primeiros dias da revolta árabe, a superação do medo era geralmente citado em uma luz positiva, como bravos manifestantes assumiram riscos inacreditáveis ​​para se levantar e exigir seus direitos. Mas quebrar a barreira do medo não é sempre e só é uma narrativa heroica de libertação pessoal e a afirmação de normas universais. Às vezes pode ser isso. Mas o medo da vergonha, as punições legais, ou retaliação pode ser um componente necessário da ordem social, afinal de contas, e perder esse medo pode desencadear claramente feios novos comportamentos, identidades, ou ódios. Espero ver a Teoria Yoda citado totalmente no futuro, o trabalho acadêmico, e testado contra as teorias alternativas.

Essa foi apenas uma parte de uma conferência incrível aqui no GW. Tínhamos vinte e cinco acadêmicos destacados do participante, com onze trabalhos workshopped e quatro discussões plenárias sobre grandes temas como a democracia, a mobilização, a violência eo sexo.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


marcelo l.
marcelo l.
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 6877
Data de inscrição : 15/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Textos sobre livros e filmes para explicar as ciências humanas Empty Re: Textos sobre livros e filmes para explicar as ciências humanas

Mensagem por marcelo l. Sáb Jun 08, 2013 10:45 pm

Como Star Trek Explica a NSA

Star Trek tem um histórico muito bom de prever o futuro. Os telefones celulares, tablets, de realidade aumentada viseiras. Mas quem teria pensado que a visão mais sombria da franquia seria a próxima a se tornar realidade?
A série original, com o capitão Kirk, é talvez melhor conhecido por seu utopismo-imaginar um universo onde o materialismo, deu lugar ao altruísmo, auto-determinação política e uma sociedade pós-racial. O sucessor do show, The Next Generation , prevê a matéria ea energia como livremente convertível, eo capitalismo é considerado como um artefato de mau gosto do século 20.
Mas esse modelo se transformou em sua cabeça em uma das séries mais populares de Star Trek, Deep Space Nine . O show está situado no meio de uma guerra galáctica em que o terrorismo faz uma aparição, as alianças estão quebrados, e muitos dos valores que mantinham Federação de Kirk juntos são ameaçados de dentro. Como parte do novo, era mais escuro, os produtores do show criado Seção 31 , uma agência de inteligência e operações especiais-roupa que é nominalmente controlada pela Federação, mas opera independentemente dele.
Você pode chamar a Seção 31 ID da Federação. O seu mandato é defender a Federação de toda e qualquer ameaça, a qualquer preço. Sequestro, fraude, manipulação, até mesmo genocídio são todos os instrumentos aceitáveis ​​na Seção 31 da caixa de ferramentas.
"A Federação afirma abominar a Seção 31 da tática, mas quando eles precisam do trabalho sujo feito, eles olham para o outro lado", diz Odo, um dos personagens em Deep Space Nine . "É um pouco de arranjo arrumado, você não acha?"
Há ressalvas, mas não é um exagero dizer agora que estamos vivendo DS9, ou alguma forma dela. A revelação de que a Agência de Segurança Nacional está pegando todos os americanos de e-mails, fotografias, vídeos, chamadas de voz-sobre-IP, e muito mais a partir de empresas de telecomunicações, como a Sprint, AT & T e Verizon, mas também de nove grandes empresas de tecnologia, incluindo Google, Yahoo , Microsoft e Facebook, e , possivelmente, de empresas de cartão de crédito também , tudo em nome de proteger a América greves muitos como uma subversão de valores dos Estados Unidos e da autoridade que o público achou que estava concedendo o seu governo, na sequência de 9 / 11.
Provável se a Seção 31 foram divulgados para a Federação mais ampla, a roupa seria fechada imediatamente (ou talvez não, considerando quão poderoso seus principais membros são). Enquanto não há nenhuma chance de que NSA será fechada, o senador Rand Paul, R-Ky., Prometeu introduzir uma legislação de aparas de volta algumas das leis que permitiram a NSA para criar seu programa de vigilância doméstica eletrônica.
Outra diferença entre DS9 e nosso mundo é que a NSA é, pelo menos teoricamente, verificado pelo Tribunal de Vigilância de Inteligência Estrangeira, enquanto que a Seção 31 é totalmente inexplicável para quem não-Inteligência da Frota Estelar, e não Comando da Frota Estelar, e não o Conselho da Federação.
Ainda assim, o processo pelo qual o FISC supervisiona os pedidos de vigilância da NSA é a própria opaco. O público recebe pouco mais de relatórios anuais sobre intimações individuais apresentadas ao abrigo da Lei de Vigilância de Inteligência Estrangeira.
É claro que qualquer post sobre Star Trek exige que tomemos a analogia ao seu ponto mais distante. Quem são os Klingons neste drama? Quem é o nosso Odo? Nosso Sisko?

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

trad google.
marcelo l.
marcelo l.
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 6877
Data de inscrição : 15/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Textos sobre livros e filmes para explicar as ciências humanas Empty Re: Textos sobre livros e filmes para explicar as ciências humanas

Mensagem por marcelo l. Seg Jun 10, 2013 4:50 pm

Daniel W. Drezner é professor de política internacional na Escola Fletcher de Direito e Diplomacia da Universidade Tufts.

[ATENÇÃO # 2: Eu não li o Game of Thrones LIVROS. O que se segue é uma análise baseada unicamente na HBO. SIM, eu sei que eu poderia ler os livros para descobrir o que acontece e FAZER ESTES POSTS interpretativa um som incrivelmente presciente, mas eu descobri COM The Walking Dead que eu não apreciar o show TANTO SABER que estava por vir. Apenas lidar com ele.]

Como cientista político, eu gostava, mas não amava a primeira temporada da série da HBO Game of Thrones , por causa das maneiras bastante turvas a política rebeldes de Westeros traduzido para o mundo moderno. que eu realmente gostava de temporada , como a Guerra dos Cinco Reis destacadas variações na liderança política que ressoaram melhor com debates políticos recentes.

E a terceira temporada? Confesso que alguns sentimentos decididamente mistas. Por um lado, os elementos desta temporada começou a dirigir-me maluco. A esmagadora maioria dos enredos significava que, de episódio para episódio, não muito parecia acontecer. Havia alguns eps, onde, literalmente, a maior esmagadora do show consistia em protagonistas marchando a partir do ponto A ao ponto B, enquanto eles discutiam, uma espécie de versão medieval pobre de mau Aaron Sorkin. Falando de marcha, essas malditas Caminhantes Brancos foram tomando seu tempo doce descer para a parede, hein? E, finalmente, a tortura de Theon Greyjoy, após o primeiro ciclo foi redundante - e os custos de oportunidade do que tempo de tela muito significativo.

E ainda pontos altos da temporada foram muito maldito alto. Não era esta:



E, claro, houve o Casamento Vermelho . Qualquer cena que leva a esse tipo de reação é claramente fazendo algo muito, muito certo:



Dando um passo atrás, como um cientista político Acho que a terceira temporada de Game of Thrones tem duas coisas muito grandes e inter-relacionados direita -, mas os riscos são muito elevados. Primeiro, eles f ** ked com senso de identidade do espectador. Como Jonathan Mercer observado há um tempo atrás , é muito fácil para os seres humanos para formar identidades e entendimentos comuns que distinguem entre em grupo e out = grupo, e um pouco mais difícil desalojá-los. Game of Thrones começou a narrativa fazendo com que o espectador simpatizar com a Casa Stark. Eles são bons, eles são honrados, eles parecem para a terra, e assim por diante. Em comparação com as outras famílias Westeroi que encontramos na primeira temporada - o apanhado de Baratheon, os endinheirados, Lannisters incestuosos, o decrépito, tramando Walder Frey, ea sorte rent-seeking no Conselho Small - você começa automaticamente torcendo para a Starks (bem, exceto para Sansa). É a partir do ponto de vista dos Starks que entramos nesta narrativa, e não gosto de deixar que o primeiro ponto de referência.

Até o Casamento Vermelho, no entanto, Game of Thrones mudou nossa perspectiva um pouquinho. Agora há Lannisters que merecem alguma simpatia, como Tyrion e Jamie. Há outros - Tywin Lannister - que, pelo menos, pedir algum grau de admiração relutante. Os Tyrell ter acrescentado um sabor mais intrigante da política de Kings Landing. E, como para os Starks, sua queda demonstra a diferença entre competência militar e política . Eddard, Robb, Catelyn, Arya, Sansa - só nesse lote que Jon Snow ser considerado o mestre estrategista do grupo. Assim, enquanto a queda dos Starks foi trágico, ele também ensinou o telespectador que, na verdade, qualquer coisa pode acontecer neste mundo. Em algum lugar, Joss Whedon está sorrindo, porque essa é a única coisa que ele tem em comum com George RR Martin . O meu ponto não é que o casamento Red não é chocante - é que, após o casamento Red, só podemos olhar para trás e pensar: " o homem , que os Starks estragar. "

A outra coisa que mudou nesta temporada foi a inserção das idéias reais nos conflitos inumeráveis. Desde o anarquismo de Mance Rayder e os selvagens ao monoteísmo / anti-feudalismo da Irmandade Sem Banners aos profundos sentimentos anti-escravidão de Daenerys Targaryen, agora estamos vendo os atores cujo poder flui não apenas a partir das fontes tradicionais de sangue e tesouro , mas a partir de fins sociais novas e interessantes. Na verdade, esta temporada de Game of Thrones levanta uma questão muito provocante: quem morreu e elegeu qualquer casa particular de Westeros para o Trono de Ferro? Inferno, por que mesmo ter um Trono de Ferro? Até o final da temporada, a filosofia política dos selvagens parece bastante à falência, ou pelo menos ineficaz (uma das boas peças de simetria em que a narrativa era fazer com que Jon Snow parece fora de contato ao norte da Muralha, mas para fazer Ygritte parecem igualmente fora de contato sul da Muralha). Monoteísmo, a democracia, a liberdade e os direitos humanos são bastante atraente, por outro lado.

Daqui para frente, no entanto, Game of Thrones colocou-se em um pouco de calda. Arrancando o espectador para longe do ponto de vista dos Starks automaticamente reduz a tendência a se identificar com qualquer outro grupo. E parece que os Caminhantes Brancos acabarão por pagar Westeros uma visita, o que poderia causar um monte dessas idéias transgressoras para cair no esquecimento. Em outras palavras, eu estou preocupado que as próprias coisas que eu gostei sobre este temporada será reprimido na quarta temporada.

O que você acha?

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
marcelo l.
marcelo l.
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 6877
Data de inscrição : 15/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Textos sobre livros e filmes para explicar as ciências humanas Empty Re: Textos sobre livros e filmes para explicar as ciências humanas

Mensagem por marcelo l. Sex Jul 12, 2013 10:55 am

Às vezes a arte imita a vida, alguns jogos de fazê-lo bem. No caso do xadrez, especialmente, os paralelos com a política do poder são muitos e misteriosa, persistindo ao longo dos séculos. Originário no subcontinente asiático, xadrez mudou-se para a Pérsia ("xeque-mate" vem mat xá, "o rei está morto"), mas realmente começou a difundir amplamente durante a grande era da conquista árabe, a partir do século 7 da Era Comum. A estrutura e as regras do jogo manteve-se consistente ao longo dos séculos dentro dos domínios muçulmanos, mas em países cristãos para que se espalhou xadrez, inovações surgiram.

A mudança mais importante, introduzida no Ocidente cerca de 500 anos atrás, concedida uma maior flexibilidade direcional e maior alcance para os muçulmanos "vizir", rebatizado de rainha, talvez para refletir algumas das grandes rainhas da Idade Média, como Eleanor de Aquitânia, como estudioso Marilyn Yalom sugere em seu altamente divertido Nascimento da Rainha da xadrez. A peça remarcado combinado as capacidades de torre e bispo e, a partir de uma posição central, agora podia exercer influência sobre quase a metade 64 casas do tabuleiro, um aumento de dez vezes na poder sobre o vizir.

Isso ocorreu no tabuleiro quase ao mesmo tempo em que o navio à vela de longo alcance armados com armas pesadas surgiu, anunciando a ascensão do Ocidente para o domínio mundial. Potências muçulmanas nunca verdadeiramente imitado esta inovação - como eles não conseguiram capacitar o vizir / queen em linhas ocidentais. Assim começou o seu longo declínio na política mundial. Agora, a verdadeira competição foi entre as potências européias. Espanhóis, grande parte cujas terras foram ocupadas há séculos por muçulmanos, produziu os primeiros mestres ocidentais do jogo no século 16 - mais notavelmente Ruy López, para quem um famoso, ainda popular, a abertura é chamada - e, ao mesmo tempo criou o primeiro império Globo de abrangência.

Nos séculos seguintes, no entanto, a França ea Grã-Bretanha produziu os mais fortes mestres de xadrez - ao mesmo tempo um desafio e, finalmente, overmatching poder espanhol na terra e no mar. Os franceses, sem dúvida, pegou o jogo, devido à proximidade de Espanha, os britânicos podem ter tido xadrez trazida pelos nórdicos, como a famosa Ilha do século 12 de Lewis set - feita de marfim de morsa - características Viking "berserkers", como torres. A competição anglo-francesa demonstrou excepcionalmente feroz, sobre a placa e em todo o mundo. Assim, enquanto as tropas francesas e britânicas afirmaram, aproximadamente uniformemente, sobre o futuro do subcontinente da Ásia, América do Norte e em outros lugares, seus mestres de xadrez, o melhor do mundo, foram de aproximadamente igual força também. A figura de xadrez de estatura napoleônicas surgiu - o famoso Philidor - nas décadas pouco antes Bonaparte, mas a sua morte, em 1795, manteve os poderes de xadrez em disputa em equilíbrio. Na esteira de Waterloo, a era da política mundial conhecida como a Pax Britannica foi igualada no xadrez pelo triunfo do inglês Howard Staunton - o projeto padrão peça de xadrez torneio é nomeado após ele - sobre Pierre de St. Amant da França.

Este jogo de 1843 foi considerado como o primeiro campeonato mundial, e houve muita alegria entre os britânicos, que viram na vitória de 11-6 Staunton uma afirmação de seu império e de liderança mundial. Mas muito em breve a torcida desapareceu. Staunton passou o final da década de 1850 evitando a partida com o prodígio do xadrez americano Paul Morphy - a Bobby Fischer, como talento, e, finalmente, seu igual em loucura também. Morphy, onde sinalizou a ascensão dos Estados Unidos como um jogo de xadrez e potência mundial, não era muito maior efervescência na Alemanha e na Áustria. -Falantes alemães, muitos deles judeus, controlava o campeonato do mundo até pouco depois do fim da Primeira Guerra Mundial, enquanto que a equipe da Alemanha nazista venceu a Olimpíada de Xadrez realizada na Argentina na véspera da Segunda Guerra Mundial. Alexander Alekhine, campeão do mundo a partir de 1927-1945, com uma breve interrupção, era um expatriado russo, que tocou para o Reich e escreveu horríveis artigos anti-semitas na guerra Pariser Zeitung sobre como "xadrez ariana" mostrou o espírito de luta e marcou o mundo final triunfo de maneiras alemães. Errado.

Em seus últimos dias, Alekhine retratou; sua morte, em 1946, marcou o início de uma rivalidade de xadrez russo-americano que combinava totalmente a amargura da Guerra Fria. Mestres soviéticos geralmente realizada a vantagem, mas, em 1972, Bobby Fischer veio e arrebatou o título mundial de controle russo - prenúncio do colapso final do sistema soviético. Mas depois de Fischer desapareceu na sua demência, os próprios russos reafirmou por um tempo. Ainda assim, o seu maior mestre dessa era tarde, Garry Kasparov, foi e é hoje um dissidente político. E a dissolução da União Soviética polvilhado os produtos de seu grande xadrez combinam em grande parte do mundo.

Alguns entre a diáspora xadrez russo caiu e trouxe uma nova energia para os Estados Unidos, mas o mais importante desenvolvimento do xadrez americano do período pós-Guerra Fria veio de inteligência baseada em silício, ou seja, funda supercomputador Blue IBM, que derrotado mundo campeão Kasparov em uma partida em 1997. Isso pode ser um sinal de que o poder americano agora será medido principalmente - talvez exercido, bem como - em termos de alta tecnologia. Mas talvez não. Após a sua vitória, Deep Blue "se aposentou", esquivando-se novos desafios tanto quanto Staunton fugiram da Morphy em 1850. Talvez haja um análogo a este, bem como, dado o forte aumento dos sentimentos anti-intervencionistas entre os americanos médios - mas se não entre seus líderes eleitos.

Qualquer caminho que os Estados Unidos se segue, é claro que não haverá liderada pelos Estados Unidos "nova ordem mundial", como o presidente George HW Bush previu, em 1991, após a vitória torto ganhou na Operação Tempestade no Deserto. Em vez disso, a alta política do século 21 parecem estar em um estado de fluxo, com o surgimento de novas grandes potências como a Índia eo retorno dos mais velhos, como a Rússia. Esta tendência está claramente espelhada no xadrez, como campeão do mundo dos homens, Viswanathan Anand, é da Índia. Título feminino, realizado pelo britânico Vera Menchik até sua morte prematura, em um ataque a bomba zumbido nazista em 1944, foi conquistado e mantido pelos russos até o final da Guerra Fria. Mas desde então, embora tenha sido mais um campeão das mulheres russo, houve quatro da China.

Se a minha observação sobre o xadrez de vidro como o futuro tem como verdadeiro no futuro, uma vez que, no passado, apertem os cintos. Vai ser um século acidentado.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
marcelo l.
marcelo l.
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 6877
Data de inscrição : 15/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Textos sobre livros e filmes para explicar as ciências humanas Empty Re: Textos sobre livros e filmes para explicar as ciências humanas

Mensagem por marcelo l. Ter Jul 16, 2013 3:01 pm

Interesse atual em zumbis - de The Walking Dead para a Primeira Guerra Mundial Z - deve ser visto como menos impulsionada pelo fim-de-vezes imagens e mais pelo fato de que os zumbis falam tão bem, mesmo que subliminarmente, ao espírito dos tempos . Os eventos mundiais estão cada vez mais impulsionado por movimentos de massa, na qual a fraqueza de membros individuais de alguma forma morphs em força coletiva incrível. Assim como zumbis. A Primavera Árabe certamente se encaixa nesse molde, mas revoltas sociais deste tipo têm sido em torno de pelo menos desde os anos finais da Guerra Fria. De fato, o velho Politburo soviético deve ter olhado em consternação no movimento Solidariedade na Polônia e outros insurreições populares entre os estados satélites, confundidos pela incapacidade de alavancas tradicionais de poder de apertar-los. E quando as massas finalmente fez o seu caminho para Moscou, que prevaleceu lá também, tão difícil de parar, como um enxame de zumbis.

Entre a dissolução da União Soviética e da Primavera Árabe vieram as chamadas "revoluções coloridas" da década passada: Geórgia (rose), Ucrânia (laranja), Quirguistão (rosa / tulipa) e Irã (verde). Cada uma dessas massas desarmadas destaque mobilizando para ficar contra o autoritarismo ou fraude eleitoral. Tudo sucedeu, para salvar os manifestantes no Irã. Este último caso mostra que uma ofensiva de zumbis pode ser defendido com sucesso contra. Certamente este foi o ponto de vista de George Romero em sua primeira incursão no gênero em 1968, quando os zumbis foram derrotados no clímax do Night of the Living Dead. Mas suas seqüelas transmitiu uma sensação crescente de resiliência zumbi, mesmo triunfo. E novela fina de Max Brooks, World War Z - o filme é muito Hollywood, os zumbis rápido demais para o meu gosto - reflete o resultado da luta como uma coisa muito perto de gerência.

Além de servir como uma metáfora para os movimentos sociais de massa no mundo físico, o tropo zumbi também se aplica ao mundo virtual - e não para anunciar uma nova forma de poder do povo, mas para sinalizar o início de uma era de escravidão baseada ciberespaço e uma forma inovadora de ataque disruptivo. Hoje, milhões e milhões, nos Estados Unidos e ao redor do mundo, sem querer servir os zumbis pé soldados das redes robô dos hackers (ou "botnets"). "Recrutamento" é em grande parte realizado por quebra de senhas e ganhar controle sobre os computadores dos indivíduos - embora algumas grandes empresas têm, ao longo do tempo, foi alvo também.

Um mestre hacker conhecido meu uma vez me contou como ele se concentrou em fazer zumbis de crianças, como tantas crianças tinham computadores poderosos e quase nenhuma segurança. Ele também seguiu as horas do dia na escola em todo o país, a colheita bancos e caixas de computadores conectados à Internet - muito insegura - a partir do momento em que foram ativados. Ele rotineiramente implantados mais de um milhão de zumbis.

Para que finalidade? Muitos hackers Master - freelancers e até mesmo aqueles que trabalham para algumas nações - combinar as capacidades de processamento de seus zumbis para criar "hot-wired" super computadores. Isso os ajuda a quebrar os códigos que protegem os dados financeiros vitais e de propriedade intelectual da empresa. Outros usam os seus exércitos de zumbis para montar pululam ataques que o ping sites específicos tão esmagadoramente, de tantas direções ao mesmo tempo, que eles são incapazes de continuar funcionando. Estes são também conhecidos como ataques distribuídos de negação de serviço, uma ferramenta comum de "hacktivistas".

Talvez a exposição mais clara do poder de hordas de zumbis utilizados para fins de ruptura desse tipo era na Estónia em 2007, quando um dos países mais conectados do mundo - 97 por cento dos estonianos bancária eletronicamente, por exemplo - sofreram caros, ataques contínuos. Hackers russos eram os suspeitos culpados, como o enxame surgiu depois de uma estátua de um soldado do Exército Vermelho da Grande Guerra Patriótica foi removido de um lugar de destaque em Tallinn. Mas a prova da origem dos ataques era difícil de encontrar. Zombies, por todos os seus outros pontos fortes, também frustrar computação forense.

Mas espere. Explicando os movimentos sociais de hoje, no mundo físico e fornecendo informações sobre as táticas de ataques cibernéticos não são as únicas coisas que zumbis são bons para. Eles também podem nos ajudar a desenvolver uma compreensão mais profunda de muitos padrões recorrentes da história. Ensaísta e comentador social Andrei Codrescu mesmo usou o termo "zumbificação" uma vez que, nesse contexto, observando que, por duas vezes durante o século 20 (durante as guerras mundiais), "suicidas multidões de seguidores desistiu cada pensamento em suas cabeças por causa de slogans que levou a valas comuns ". Minha única pergunta sobre isso é: "Apenas duas vezes?"

Parece-me que a noção de ser superado por zumbis - adversários pound-for-pound mais fraca do que a si mesmo, mas coletivamente imparável - fixação em vários tempos e lugares. Certamente os últimos dias do Império Romano deve ter tido a sensação de estar cercado por zumbis. Os bárbaros inúmeros que inundaram as fronteiras e saquearam Roma e outros centros de cultura certamente se encaixa no molde zumbi - pelo menos a do tipo mais rápido de movimento no filme Brad Pitt.

Para aqueles que querem ficar com uma metáfora zumbi de movimento mais lento, pense em como os nativos americanos devem ter sentido a sua incapacidade de parar o lento progresso inexorável de colonos em toda a América. Se no início os grandes desertos a leste do rio Mississippi, ou mais tarde, através das Grandes Planícies, Montanhas Rochosas, e para o Pacífico, toda a coragem e habilidade dos índios americanos provou de pouco momento contra a maré rasteira da "civilização. " Verdadeiramente um apocalipse zumbi.

Então, da próxima vez que você está assistindo ou lendo uma história de zumbis, pense sobre as muitas maneiras os mortos-vivos falam ao nosso tempo - e vezes antes. Como modelos de movimentos sociais de massa, de formas de guerra cibernética, e até mesmo como base para a análise histórica alegórico, nada diz mais claramente do que um zumbi.
JOHN Arquilla
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
marcelo l.
marcelo l.
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 6877
Data de inscrição : 15/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Textos sobre livros e filmes para explicar as ciências humanas Empty Re: Textos sobre livros e filmes para explicar as ciências humanas

Mensagem por ediv_diVad Ter Jul 16, 2013 9:27 pm

Bem legal essa dos zumbis, outra que eu gostei do mesmo tema foi o do Wilson do Cinegnose:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Ele gosta de tratar do assunto:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Textos sobre livros e filmes para explicar as ciências humanas Empty Re: Textos sobre livros e filmes para explicar as ciências humanas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos