A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Negócios] Quadrinhos Bons que vendem mal, culpa dos leitores?

4 participantes

Ir para baixo

[Negócios] Quadrinhos Bons que vendem mal, culpa dos leitores? Empty [Negócios] Quadrinhos Bons que vendem mal, culpa dos leitores?

Mensagem por Goris Seg Abr 29, 2013 9:40 am

Aprendi com um colega do fórum a já explicar as coisas para não ser mal-entendido, então, ao ler um comentário de nosso colega AlanCosme em um outro tópico, eu discordei muito de sua opinião, mas preferi não estragar o outro tópico e criei esse. O fato de eu discordar da opinião não significa que o esteja atacando, tá AlanCosme?

No comentário em questão, ao saber que uma revista de qualidade havia sido cancelada no Brasil após apenas 2 edições, AC32 comentou furioso que a culpa de revistas de qualidade serem canceladas é por que o público brasileiro é muito fanboy bitolado, que não dá chance a nada que seja Marvel e DC mostrar sua qualidade.

E eu discordo.

Acabei encontrando essa Resenha Melhores do Mundo sobre Face Oculta e achei que o que o "Motoqueiro Fantasma", ainda que dê razão ao AC32 no começo, destrincha muito bem o que acontece com a maior parte dos quadrinhos de qualidade no Brasil.

Quadrinhos são caros. E mesmo os nerds não tem dinheiro sobrando.

Eu, por exemplo, quando comprei minha TV ano passado, fui na loja e tinha lá, uma Samsung 40" por 1999 e uma HiBuster 42" por 1399,99. E aí? Compro a mais barata de uma marca desconhecida que pode ser um tiro no escuro, ou gasto um pouco mais e compro de uma marca que nunca me deu problemas?

Compro a Samsung.

Do mesmo modo, em quadrinhos, vc tem de escolher, já que não dá pra comprar as duas. E entre Marvel x DC que apesar de um problema aqui e alí, vc sabe que vai ficar ao menos meio satisfeito ou uma revista que pode ser ótima mas tbm pode ser uma droga, qual vc escolheria?

Infelizmente, a maioria dos brasileiros não tem dinheiro sobrando pra apostar nas duas e poucos compram algo que pode ser um total prejuízo.


Mas tbm, por que material de qualidade nunca é bem apresentado e, pelo que dá pra ver pela resenha, os próprios vendedores não sabem valorizar o material que tem.
Goris
Goris
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4591
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 48
Localização : Volta Redonda / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

[Negócios] Quadrinhos Bons que vendem mal, culpa dos leitores? Empty Re: [Negócios] Quadrinhos Bons que vendem mal, culpa dos leitores?

Mensagem por Questao Seg Abr 29, 2013 11:33 am

o objetivo dos quadrinhos hoje não é vender(isso mesmo não é) me lembro que uma revista dos x-men nos eua vendia milhoes de exemplares nos anos 90,e no brasil raramente você conseguia achar uma nas bancas,hoje uma hq como liga da justiça 1 vendem 200 mil exemplares e são chamadas de espetaculares(hoje as vendas da liga cairam muito),as hqs hoje são produtos de empresas que querem usar ela como propaganda ou a imagem para vender produtos(como bonecos,video games,filmes,etc) as historias em quadrinhos em si não é o objetivo principal da editora que trabalha para uma empresa

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 28229
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 39

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Negócios] Quadrinhos Bons que vendem mal, culpa dos leitores? Empty Re: [Negócios] Quadrinhos Bons que vendem mal, culpa dos leitores?

Mensagem por Goris Seg Abr 29, 2013 1:12 pm

Acho que isso vale muito nos EUA, mas não no Brasil.

A gente sempre está uma decada ou uma decada e meia atrás do resto do universo, mesmo em negócios.
Goris
Goris
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4591
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 48
Localização : Volta Redonda / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

[Negócios] Quadrinhos Bons que vendem mal, culpa dos leitores? Empty Re: [Negócios] Quadrinhos Bons que vendem mal, culpa dos leitores?

Mensagem por zkrk Dom maio 05, 2013 11:28 pm

Goris escreveu:Aprendi com um colega do fórum a já explicar as coisas para não ser mal-entendido, então, ao ler um comentário de nosso colega AlanCosme em um outro tópico, eu discordei muito de sua opinião, mas preferi não estragar o outro tópico e criei esse. O fato de eu discordar da opinião não significa que o esteja atacando, tá AlanCosme?

No comentário em questão, ao saber que uma revista de qualidade havia sido cancelada no Brasil após apenas 2 edições, AC32 comentou furioso que a culpa de revistas de qualidade serem canceladas é por que o público brasileiro é muito fanboy bitolado, que não dá chance a nada que seja Marvel e DC mostrar sua qualidade.

Não fui eu que disse isso não? Laughing Laughing Laughing

Caso não tenha sido eu quem fez o comentário, de qualquer forma concordo, pois eu também era um dos poucos leitores do excelente gibi "Face Oculta".
zkrk
zkrk
Farrista desafio aceito!
Farrista desafio aceito!

Mensagens : 3093
Data de inscrição : 01/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[Negócios] Quadrinhos Bons que vendem mal, culpa dos leitores? Empty Re: [Negócios] Quadrinhos Bons que vendem mal, culpa dos leitores?

Mensagem por Goris Qua maio 08, 2013 1:34 pm

zkrk, era vc mesmo (desculpe, Alan Cosme) eu confundi devido a um quote no post anterior.

Bem, volto a me repetir, não adianta lançarem quadrinhos ótimos se não fazem propaganda, se não há comentário boca-a-boca. Ótimo, vc chegou um dia na banca, viu um gibi novo e, tendo 15 reais sobrando, viu aquele Número 1 na capa e, entusiasmado, comprou e se surpreendeu.

E a maioria dos que não tem grana sobrando?

Quem vai torrar 15 reais num gibi que nunca viu, que não conhece e tal. A culpa é dele? Não seria hora da editora investir em banners, em pedir a pessoas que criassem tópicos elogiando em fóruns e enviando materiais promocionais a blogs famosos de quadrinhos e logo haveria gente interessada.

Infelizmente só lançar um material de qualidade, mas desconhecido do público em geral, não é realmente querer que esse material sendo vendido.
Goris
Goris
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4591
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 48
Localização : Volta Redonda / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

[Negócios] Quadrinhos Bons que vendem mal, culpa dos leitores? Empty Re: [Negócios] Quadrinhos Bons que vendem mal, culpa dos leitores?

Mensagem por zkrk Qui maio 09, 2013 9:25 pm

Goris escreveu:zkrk, era vc mesmo (desculpe, Alan Cosme) eu confundi devido a um quote no post anterior.

Bem, volto a me repetir, não adianta lançarem quadrinhos ótimos se não fazem propaganda, se não há comentário boca-a-boca. Ótimo, vc chegou um dia na banca, viu um gibi novo e, tendo 15 reais sobrando, viu aquele Número 1 na capa e, entusiasmado, comprou e se surpreendeu.

E a maioria dos que não tem grana sobrando?

Quem vai torrar 15 reais num gibi que nunca viu, que não conhece e tal. A culpa é dele? Não seria hora da editora investir em banners, em pedir a pessoas que criassem tópicos elogiando em fóruns e enviando materiais promocionais a blogs famosos de quadrinhos e logo haveria gente interessada.

Infelizmente só lançar um material de qualidade, mas desconhecido do público em geral, não é realmente querer que esse material sendo vendido.

Isso que você falou tem muito sentido, e é parte do problema.
Mas ainda acho que é apenas uma causa parcial e o "fanboyismo" e a "modinha" (em especial nos mangás!) também são claros problemas para o mercado de quadrinhos do Brasil.
zkrk
zkrk
Farrista desafio aceito!
Farrista desafio aceito!

Mensagens : 3093
Data de inscrição : 01/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[Negócios] Quadrinhos Bons que vendem mal, culpa dos leitores? Empty Re: [Negócios] Quadrinhos Bons que vendem mal, culpa dos leitores?

Mensagem por Goris Sex maio 10, 2013 10:20 am

Bom, aí entra a questão, vc mesmo lê todo mangá No 1 que sai em bancas?
Tipo, talvez aquele mangá que tenha uma mulher com cara de 14 anos, peitos de tamanho XXG e pose sensual, dentro dele tenha uma história fabulosa, instigante, original e simplesmente o editor que escolheu a capa queria sensacionalismo.
Mas como você vai saber se não ler?
Vc não precisa ser fanboy de gibis alternativos pra concordar comigo que aquele mangá não vai vender. Simplesmente quem compra pela capa erotizante não vai gostar e, quem gosta de conteúdo, pela capa não vai comprar.
Goris
Goris
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4591
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 48
Localização : Volta Redonda / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

[Negócios] Quadrinhos Bons que vendem mal, culpa dos leitores? Empty Re: [Negócios] Quadrinhos Bons que vendem mal, culpa dos leitores?

Mensagem por Goris Sex maio 10, 2013 10:25 am

Claro que há fanboyismo.
Minha ex esposa (que outro a tenha), uma vez me fez assinar a Sky, pois eu não assistia TV aberta. Mas era chegar na hora dos melhores programas e ela queria ver a novela da Globo. Vivia reclamando da novela, mas não deixava de assistir.

Ou seja, fanboy vai ter em em tudo na vida, mais da metade do público é formada por fanboys e isso em qualquer mídia, e xingá-los ou reclamar de sua existência não adianta. Digamos que o mau-gosto é cultural.

Agora, se vc tem um material bom e não o vende bem, a culpa não é dos "menos da metade" que não são fanboys, por que eles mesmo não vão investir em algo que conhecem até saberem que é bom.

Julie Kendall, por exemplo, eu vivo ouvindo excelentes críticas, mas nunca li. Eu posso ser considerado culpado se o gibi for cancelado.

Mas e alguém que não tem acesso ao fórum e outras mídias do tipo, acha que a culpa é deles?
Goris
Goris
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4591
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 48
Localização : Volta Redonda / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

[Negócios] Quadrinhos Bons que vendem mal, culpa dos leitores? Empty Re: [Negócios] Quadrinhos Bons que vendem mal, culpa dos leitores?

Mensagem por Questao Sex maio 10, 2013 10:52 am

não existe quadrinhos brasileiros(eles já existiram) mas des do inicio dos anos 80 tivemos levantes(como ufo team,holy avengers) e sucessos locais (como o gralha e outros) tudo isso graças a uma editora e distribuidora especialmente a que fez holy avengers,godless e ufo team,capitão ninja etc,quadrinhos brasileiros é igual a cinema brasileiro,nos temos um produto mas ele raramente chega ao consumidor(que já é um publico restrito),como no cinema o que falta é uma distribuidora,mauricio fez sucesso com sua turma da monica entre outros fatores o fato de haver uma distribuição em massa pela editora,se ele fosse um sucesso local apenas mesmo em um eixo rio e são paulo,logo o boom morreria,outra coisa que falta é um profissionalismo maior mas isso se deve mais ao fato de não termos um mercado propriamente dito,por isso os melhores desenhistas vão para mercado de fora e os escritores acabam fazendo outras coisas não vinculadas aos quadrinhos

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 28229
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 39

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Negócios] Quadrinhos Bons que vendem mal, culpa dos leitores? Empty Re: [Negócios] Quadrinhos Bons que vendem mal, culpa dos leitores?

Mensagem por Goris Sáb maio 11, 2013 10:20 am

Pessoalmente, HOJE eu não compro gibis, então não sei se prestigiaria uma nova empreitada nacional, mas nos anos 90 e início dos 00 (quando gastava o que hoje seriam uns 500 reais mensais com livros, gibis e revistas) eu cheguei a comprar mais de uma vez coisas que chegavam nas bancas.

E, honestamente, o quadrinho nacional não empolga por não ter ligação com o público. Pô, o que eu comprei de primeiras edições de gibis (principalmente nas bancas do Rio de Janeiro) em que o herói era um malandro, que era amigo dos "omi" e dos marginais e que fazia o heroísmo que fosse apenas por que ia ganhar dinheiro ou comer a mulher no fim...

Oras, gibis de heróis (e nem precisa ser super) é escapismo. Ler sobre um cara que pode ser amigão do marginal que te assalta, que pode ser o cara que se for pego numa blitz vai dar 50 contos pro policial (igualmente corrupto) liberar o carro irregular, isso não tem o menor apelo pra mim.

Por outro lado, não temos um grande viés ideológico. Fazer o bem, assim, sem razão, só pelo prazer de fazer o bem, infelizmente não é parte de nossa cultura (semana passada vi um grupo de jovens saírem de um "point" e irem espancar outro jovem, me senti compelido a ajudar, ao mesmo tempo que com medo do que poderia acontecer comigo. Ao comentar isso no serviço ontem, ainda riram por eu sequer pensar em apartar a briga), por isso ainda não vi um gibi nacional que consiga criar um personagem coerente e interessante.

Aliás, o único personagem nacional coerente e interessante que era um marginal era o Leão Negro, isso nos anos 80. Ao menos ele tinha, lá seu senso de honra, ou fazia o certo por que as circunstâncias o obrigavam a isso.

Enfim, meio que me sinto mais ligado a um quadrinho de um cara que ganha superpoderes e vai combater o crime nos EUA que um cara que, realismo dos realismos, não tem superpoder e começa o gibi comendo duas mulheres antes de sair pra capoeira e descobrir que a polícia prendeu um amigo e vai salvá-lo dos policiais corruptos...
Goris
Goris
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4591
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 48
Localização : Volta Redonda / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

[Negócios] Quadrinhos Bons que vendem mal, culpa dos leitores? Empty Re: [Negócios] Quadrinhos Bons que vendem mal, culpa dos leitores?

Mensagem por Questao Sáb maio 11, 2013 1:07 pm

goris se quiser te mando um preview da minha hq via mp para vc downlodear,tentei fazer algo diferente para começar ninguem usa colante uhua

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 28229
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 39

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Negócios] Quadrinhos Bons que vendem mal, culpa dos leitores? Empty Re: [Negócios] Quadrinhos Bons que vendem mal, culpa dos leitores?

Mensagem por Goris Sáb maio 11, 2013 1:46 pm

Manda sim!
Goris
Goris
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4591
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 48
Localização : Volta Redonda / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

[Negócios] Quadrinhos Bons que vendem mal, culpa dos leitores? Empty Re: [Negócios] Quadrinhos Bons que vendem mal, culpa dos leitores?

Mensagem por Luke Skyw. Sáb maio 11, 2013 8:11 pm

Cara, nem sabia que tinham cancelado face oculta.. achei que a demora era normal.. que merda.

Luke Skyw.
Farrista das "Árvores Somos Nozes"
Farrista das

Mensagens : 791
Data de inscrição : 10/06/2010
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

[Negócios] Quadrinhos Bons que vendem mal, culpa dos leitores? Empty Re: [Negócios] Quadrinhos Bons que vendem mal, culpa dos leitores?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos