A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Prefeitura de Canoas oferece área para construção de presídio sem guardas

4 participantes

Ir para baixo

Prefeitura de Canoas oferece área para construção de presídio sem guardas Empty Prefeitura de Canoas oferece área para construção de presídio sem guardas

Mensagem por Brainiac Ter Abr 30, 2013 11:28 pm

Modelo de cadeia é gerenciado por entidade civil denominada Associação de Proteção e Assistência ao Condenado


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Parque Canoas de Inovação ocupará uma área de cerca de 500 hectares, sendo que 10% dele estará disponível para a construção de um complexo prisional


O modelo de cadeia sem guardas, no qual os presos detêm a chave de suas celas, está prestes a ser implantado no Estado. Nesta terça-feira, em reunião com diversos representantes de entidades de classe na prefeitura de Canoas, o prefeito Jairo Jorge ofereceu uma área no bairro Guajuviras para que seja construída a unidade prisional com capacidade entre cem e 120 detentos.

Conhecido como "Sistema Apac", o presídio não é gerenciado pelo Estado ou pela iniciativa privada, mas por uma entidade civil denominada Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (daí a sigla Apac). No prédio não há policiais ou agentes penitenciários, tampouco a presença de armas. Os próprios apenados têm posse das chaves e são responsáveis pela organização do lugar.

O sistema acolhe condenados que devam cumprir os três regimes — fechado, semiaberto e aberto. As únicas exigências, segundo o juiz da Vara de Execuções Criminais Sidinei José Brzuska, são ter família morando na região e estar com a situação jurídica definida:

— Os próprios presos não deixam que o outro volte (para o crime). Por isso não pode ter guarda. Eles mesmos "se prendem".

A área ofertada possui 50 hectares e está inserida no Parque Canoas de Inovação (PCI), um complexo industrial e empresarial desenhado pelo arquiteto Jaime Lerner e apresentado em novembro de 2011. No entanto, ainda falta definir que espaço a cadeia ocupará dentro desta área, já que outros dois presídios — um convencional e outro para reabilitação de dependentes químicos — também estão previstos para o local.

— Sempre um presídio vai para uma área degradada. Nós vamos colocá-lo em um local que terá grande valor. É uma área muito grande. Eles serão independentes, não se comunicarão — garante Jairo Jorge.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


a localização do presídio em relação ao resto da cidade.
Foto: Reprodução
"Tudo de ruim que aprendi foi no sistema prisional", diz ex-detento
O modelo Apac, surgido em São Paulo, na década de 1970, tem como principal exemplo de eficiência a cidade de Itaúna, em Minas Gerais, onde cerca de 2 mil apenados aderiram ao sistema de "portas abertas".

Para o deputado Jeferson Fernandes, presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) da Assembléia Legislativa (AL-RS), é importante implantar o modelo em uma grande cidade da Região Metropolitana pois, além de possuir um aparato judicial e de segurança pública bem estruturado, Canoas tem projetos sociais que podem auxiliar na ressociabilização dos apenados:

— A alma do projeto são as pessoas que estão no dia a dia da Apac.

A defesa do modelo é endossada pelo ex-detento Lacir Moraes Ramos, 54 anos. Conhecido como Folharada, ele entrou no presídio de Charqueadas pela primeira vez em outubro de 1978, após ser condenado a seis anos e meio de prisão por roubo de veículo. Foi solto apenas em agosto de 2007. Nessas quase três décadas fugiu cinco vezes, se envolveu em crimes ainda mais graves e cumpriu pena em penitenciárias de São Paulo e do Rio de Janeiro.

— Eu me revoltei com o tratamento que o sistema me dava e me envolvi em crimes cada vez piores. Tudo de ruim que aprendi na vida foi no sistema prisional convencional — diz Lacir.

Na próxima sexta-feira, promotores e magistrados farão uma visita ao local onde deve ser instalado o presídio da Apac. Faltará ainda definir o modelo de investimento para a construção do presídio, cujo valor está estimado em R$ 2 milhões.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Brainiac
Brainiac
Farrista ninguém me alcança
Farrista ninguém me alcança

Mensagens : 15575
Data de inscrição : 29/11/2010
Idade : 34
Localização : Planeta Colu

Ir para o topo Ir para baixo

Prefeitura de Canoas oferece área para construção de presídio sem guardas Empty Re: Prefeitura de Canoas oferece área para construção de presídio sem guardas

Mensagem por Koppe Qua maio 01, 2013 5:46 am

Vão colocar os presos no fundão do Guajuviras, pra eles serem assaltados, seqüestrados, mortos...
Koppe
Koppe
Farrista tenho muitos amigos
Farrista tenho muitos amigos

Mensagens : 2246
Data de inscrição : 13/06/2010
Idade : 39
Localização : Rio Grande do Sul

http://mdhq.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Prefeitura de Canoas oferece área para construção de presídio sem guardas Empty Re: Prefeitura de Canoas oferece área para construção de presídio sem guardas

Mensagem por Parallax Sex maio 03, 2013 9:43 pm

Nem os presidiários merecem o Guajuviras. Laughing
Parallax
Parallax
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4609
Data de inscrição : 10/06/2010
Idade : 41

https://www.shareflash.xyz/portal

Ir para o topo Ir para baixo

Prefeitura de Canoas oferece área para construção de presídio sem guardas Empty Re: Prefeitura de Canoas oferece área para construção de presídio sem guardas

Mensagem por elcioch Sáb maio 04, 2013 1:41 pm

chega de presidios! os que tem ta uma merda e lotado de carniceiro!
pena de morte ja!
elcioch
elcioch
Estou chegando lá
Estou chegando lá

Mensagens : 5875
Data de inscrição : 14/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Prefeitura de Canoas oferece área para construção de presídio sem guardas Empty Re: Prefeitura de Canoas oferece área para construção de presídio sem guardas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos