A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Livro sobre desaparecida política revela ao mundo um Brasil 'desconhecido'

+2
Questao
Koppe
6 participantes

Ir para baixo

Livro sobre desaparecida política revela ao mundo um Brasil 'desconhecido' Empty Livro sobre desaparecida política revela ao mundo um Brasil 'desconhecido'

Mensagem por Koppe Dom Jun 09, 2013 11:40 am

Mônica Vasconcelos
Da BBC Brasil em Londres


Um livro que narra a busca de um pai por sua filha desaparecida política durante a ditadura militar no Brasil está surpreendendo editores estrangeiros ao revelar um capítulo pouco conhecido da História brasileira – ao menos no exterior.

Publicado no Brasil em 2011, o livro K, do escritor e cientista político paulistano Bernardo Kucinski, já ganhou traduções em inglês, espanhol e catalão, e será publicado também em alemão e hebraico.

Obra de ficção, o livro é baseado nas histórias reais do pai do autor, Majer Kucinski – o personagem K -, um judeu polonês que fugiu do nazismo e foi viver no Brasil, e da irmã do escritor, Ana Rosa Kucinski Silva.

Militante política e professora de química da Universidade de São Paulo (USP), Ana Rosa foi sequestrada e morta por agentes a serviço do governo militar. Seu corpo jamais foi encontrado.

O ex-delegado do Dops Cláudio Guerra confirmou, em entrevista ao jornalista Alberto Dines, exibida em 2012 pelo programa de TV Observatório da Imprensa, que recebeu o corpo de Ana Rosa, que teria sido morta em sessão de tortura, para ser incinerado.

Em entrevistas à BBC Brasil, intelectuais e pessoas envolvidas na publicação de K no exterior disseram que o livro chama a atenção ao revelar para o mundo, em um relato comovente e envolvente, o drama humano por trás da realidade violenta da ditadura militar no Brasil.

Em um momento em que a Comissão da Verdade se esforça para recuperar a história desse período, o lançamento internacional também contribuiria para aumentar a pressão externa sobre o governo brasileiro para que tome providências e puna os culpados, disseram.

Bem x Mal

A versão alemã de K será lançada pela editora berlinense Transit durante a Feira do Livro de Frankfurt, que neste ano estará homenageando o Brasil.

Segundo o editor, Reiner Nitsche, o foco em temas brasileiros fez com que ele recebesse muitas ofertas de obras do país para publicação. Mas nenhuma chamou tanto sua atenção como K.

"Nunca associamos histórias de sequestros e desaparecimentos ao Brasil. Pensávamos que essas coisas só tinham acontecido na Argentina e no Chile".

"Outro ponto importante é a conexão com a história alemã. K nasceu na Polônia na década de 30 e era ativo politicamente, combatendo o antissemitismo. Por isso, foi preso e mais tarde teve de fugir para o Brasil. Anos depois, sua irmã foi morta pelos nazistas."

Para Nitsche, no entanto, a principal justificativa para a decisão de publicar a obra na Alemanha é a forma como o livro aborda a temática política.

Em K, a comovente busca do personagem central por sua filha é narrada de vários pontos de vista. O leitor habita a mente do pai desesperado, do informante, da amante do torturador, da faxineira que limpa a casa onde os prisioneiros são torturados e mortos, dos ex-colegas da desaparecida na universidade e dos militantes clandestinos que lutam contra a ditadura, entre outros.

"O tipo de verdade que você tem nessa história política é muito raro de encontrar".

"Isso é muito novo e interessante para nós, porque você percebe que a ditadura é cruel mas os militantes também podem ser cruéis, seus métodos são similares".

Nitsche faz referência a um capítulo em que um militante político critica seu próprio líder por não ter permitido que os integrantes do grupo questionassem suas ações.

"O que os militantes estavam fazendo era suicida e alguns perceberam isso, mas não tiveram permissão de questionar ou de abandonar a luta", disse.

"Se você quiser mudar a cabeça das pessoas, tem de publicar livros como esse, não histórias de bonzinhos e malvados", acrescentou o editor. "O livro mostra a crueldade terrível da ditadura militar. Mas no decorrer da história, K se dá conta de quantas pessoas estão colaborando com a ditadura. O padeiro, a imprensa, a comunidade judaica em São Paulo".

Nitsche disse que já recebeu comentários positivos da imprensa alemã sobre K e espera que o livro cause algum impacto no período do lançamento, no final de agosto.

Instrumento Político

A visão cheia de nuances que o livro de Kucinski oferece também mereceu elogios de uma especialista em Justiça de Transição da Oxford University, a professora Leigh Payne.

Comentando o lançamento, em março último, da tradução inglesa na Grã-Bretanha, a especialista disse ter gostado muito da conexão entre a vida do pai, seu passado de luta contra a opressão, e a vida secreta da filha.

"Ele não sabia que a filha estava levando adiante a luta dele".

"K é muito bom ao tentar mostrar que as vítimas da violência não eram necessariamente inocentes, mas também não eram uma ameaça".

Para Payne, não há dúvida de que os militantes brasileiros não iam conseguir derrubar o regime. "Ainda assim, lutavam por igualdade e democracia e tinham uma visão patriótica do que o Brasil deveria ser".

Segundo a especialista, um resultado positivo do lançamento internacional do livro é que ele pode funcionar como um instrumento de pressão por mudanças.

"A violência durante o governo militar no Brasil recebeu muito menos atenção internacional do que a ocorrida na Argentina ou no Chile e essa falta de interesse persiste hoje".

A publicação de K fora do Brasil "é importante porque aumenta a consciência, no exterior, das violações aos direitos humanos ocorridas no Brasil durante a ditadura militar e faz crescer a pressão sobre o governo brasileiro para que faça algo a respeito".

Payne lembrou que o governo brasileiro ainda não acatou a sentença, pela Corte Interamericana dos Direitos Humanos, em 2010, exigindo que o Brasil investigue e puna os responsáveis pelas mortes de militantes no Araguaia.

Dois Desaparecimentos

A versão de K em hebraico deve chegar às lojas israelenses no início do próximo ano pela editora Carmel.

O contato com a editora foi intermediado pelo historiador israelense Avraham Milgram, que vive em Israel e conheceu o pai de Bernardo Kucinski.

"Uma das razões do sucesso desse livro é que pessoas de diversas culturas, países e regimes se identificam com o drama desse pai, é um tema universal".

Mas K tem para os judeus uma dimensão que talvez escape ao público europeu e brasileiro, explicou.

O pai da desaparecida, Majer Kucinski, escritor e poeta com livros publicados no Brasil e em Israel, era um típico judeu da Europa Oriental, onde floresceu a cultura iídiche. A maioria dos judeus mortos pelos nazistas pertencia a essa cultura.

"Em sua devoção a essa cultura perdida, que existiu durante 800 anos na Polônia e foi erradicada, Majer se alienou dos filhos", disse o historiador. "Isso talvez tenha facilitado a escolha de Ana Rosa pelo caminho que seguiu".

Filme

Cientistas políticos no Brasil se perguntam as razões do desinteresse dos brasileiros em relação à história da ditadura militar no país.

"K quase que chegou cedo demais", disse Leigh Payne. Depois de anos estudando as políticas dos direitos humanos no Brasil e América Latina, ela acha que, para comover o público brasileiro, um livro como esse tem de vir junto com outras coisas:

Um trabalho sério e aprofundado da Comissão da Verdade, o resgate da imagem "negativa" das vítimas, mudanças no conceito de direitos humanos na sociedade brasileira e, quem sabe, algum sucesso nas tentativas de julgar os responsáveis pelos crimes.

Depois disso, "talvez, se alguém fizer um filme sobre o livro, com atores famosos nos papéis principais, os brasileiros irão ao cinema assisti-lo - e aí vão se comover e gostar muito", concluiu a professora da Oxford University.

Bernardo Kucinski trabalhou na BBC Brasil (antigo Serviço Brasileiro da BBC) entre 1970 e 1974, período em que viveu em Londres.


Fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Koppe
Koppe
Farrista tenho muitos amigos
Farrista tenho muitos amigos

Mensagens : 2246
Data de inscrição : 13/06/2010
Idade : 39
Localização : Rio Grande do Sul

http://mdhq.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Livro sobre desaparecida política revela ao mundo um Brasil 'desconhecido' Empty Re: Livro sobre desaparecida política revela ao mundo um Brasil 'desconhecido'

Mensagem por Questao Dom Jun 09, 2013 1:16 pm

"K é muito bom ao tentar mostrar que as vítimas da violência não eram necessariamente inocentes, mas também não eram uma ameaça".
isso vai gerar muita polemica
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 28229
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 39

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Livro sobre desaparecida política revela ao mundo um Brasil 'desconhecido' Empty Re: Livro sobre desaparecida política revela ao mundo um Brasil 'desconhecido'

Mensagem por Quero Café Dom Jun 09, 2013 1:24 pm

"A ditadura militar brasilieira deu um tiro de cartucheira numa mosca".
O.K. Mas não era uma drosófia, era uma varejeira.
Um leão certamente não era.
Nem um porco espinho.
Sei lá.
Acho que um besouro está de bom tamanho.
Quero Café
Quero Café
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral

Ir para o topo Ir para baixo

Livro sobre desaparecida política revela ao mundo um Brasil 'desconhecido' Empty Re: Livro sobre desaparecida política revela ao mundo um Brasil 'desconhecido'

Mensagem por zkrk Dom Jun 09, 2013 2:08 pm

Questao escreveu:
"K é muito bom ao tentar mostrar que as vítimas da violência não eram necessariamente inocentes, mas também não eram uma ameaça".
isso vai gerar muita polemica

Só para quem não conhece um pouco de história política ou teoria política.
Primeiro de tudo, muitos movimentos que serviram de modelo para os grupos de resistência e oposição ao GOLPE militar e a ditadura fardada no Brasil não eram movimentos pacíficos. O próprio Mao Tsé- Tung declarou que "A revolução não é um banquete", deixando bem claro os aspectos mais violentos do processo. A violência foi parte integrante das lutas contra a ditadura militar, em especial após o AI-5.

O lance é que ANTES da ditadura e da repressão violenta dos fardados, a esquerda brasileira era pouquíssimo organizada e a maior parte dos militantes de esquerda eram jornalistas, professores, estudantes e escritores- gente que nunca havia pego em uma arma ou recebido treino militar. Tais coisas se deram a posteriori, como forma de resposta e oposição a violência e repressão dos militares golpistas então no poder.
A maior parte da esquerda brasileira era composta por pessoas que estavam mais a vontade conversando sobre o livro "O Muro" de Sartre em um bar ou café do que em treinos clandestinos para ser guerrilheiros. Esse tipo de coisa foi precipitada pelo próprio golpe dos militares.

Mesmo os sindicatos eram prioritariamente trabalhistas na linha varguista, e não socialistas/ comunistas. Os sindicatos tendiam mais para negociação e aceitar pequenas reformas do que para uma revolução proletária visando tomar o poder.

É uma grande mentira o pretexto militar de "salvar o Brasil do comunismo". A intentona Comunista, levante liderado por Luís Carlos Prestes em 1935 foi um GRANDE FIASCO, onde se mostrou o quanto a esquerda brasileira era fragmentada e o quão pouco apoio popular ou diálogo com o povo e com os trabalhadores existia.
A maior parte dos "proletários", dos trabalhadores, era varguista. Existiam correntes socialistas entre os trabalhadores? Claro, mas nunca chegaram a possuir a força ou difusão do varguismo. Em 1964 não era diferente.
E nem havia nenhuma Intentona Comunistas sendo planejada...

O que rolou foi um descontentamento generalizado das elites brasileiras (inclusive da alta cúpula das forças armadas) COM AS REFORMAS DE BASE QUE O GOVERNO NACIONAL-DESENVOLVIMENTISTA DE JOÃO "JANGO" GOULART QUERIA IMPLEMENTAR (ENTRE OUTRAS COISAS UMA REFORMA AGRÁRIA SÉRIA, PARA ACABAR COM OS LATIFÚNDIOS DE UMA VEZ.

Jango não era socialista. Era um nacional-desenvolvimentista com ideias mais progressistas e favorável a REFORMAS (não revolução). A mídia conservadora e as elites é que criaram a imagem do "Jango comunista que até visitou a China".
Como se um líder de estado só visitasse países com sistema político iguais aos seus, ou qualquer coisa do tipo...

Quanto ao que o livro fala da violência dos militantes e opositores do regime, isso é verdade. Mas é o tipo de coisa... foi uma violência de reação, a violência e repressão primeiro postas em prática pelas forças armadas golpistas ( prisões arbitrárias e sem mandato, fechamento a força de jornais e de sedes de sindicatos, interrogatórios violentos, etc). Quando um lado faz o sangue correr, fica difícil outros grupos não responderem da mesma forma- até porque muitos dos que pegaram em armas o fizeram após terem colegas, amigos ou conhecidos presos, torturados, etc.
Houve exageros? Claro... muitoas vezes, os opositores ao regime descarregavam a raiva e a indignação sobre pessoas que tinham pouquíssima ou até nenhuma culpa na história... jovens que estavam no serviço militar obrigatório, praças e soldados de baixa patente e nenhuma voz ativa, etc... em geral era a arraia-miúda das forças armadas que sofria por que o general de quatro estrelas só fica atrás da mesa com o cu na mão, como disse Renato Russo.
No calor da situação, com nervos a flor da pele e uma porção de insultos, violências e arbitrariedades sofridos, acabava vigorando mais atitudes emocionais do que realmente políticas, de retaliação, raiva e até vingança, contra aqueles que eram vistos como membros, representantes e parte da ditadura militar e da opressão fardada. Os milicos volta e meia vem falar, com tom moralista e indignado, dos quartéis que foram metralhados e dos jovens soldados e praças que foram mortos em tais ações, por estarem de guarda e atuando como sentinelas. Mas não falam que tais atitudes não eram gratuitas nem motivadas por uma maldade ou desejos de sangue gratuitos e brutais. Eram respostas emocionais, até equivocadas (já que o ganho político vindo de tais ações é quase nulos), retaliações contra atitudes brutais, violentas e arbitrárias das forças armadas, como invadir faculdades e sequestrar estudantes e membros de movimentos sociais (como por exemplo nos "apagões" que rolavam na UERJ nessa época).
Por que eram praças, jovens inexperientes e rapaziada do serviço militar obrigatório que morriam quando quartéis eram metralhados? Porque nem general nem alto oficial nenhum fica de sentinela ou fazendo ronda.
Gente errada no lugar errado na hora errada. Afinal, tais ações de retaliação (mais uma vez, de validade muito questionável, onde é mais fácil entender o que levou os opositores a agir assim do que justificar a forma como agiram) eram quase ações- relâmpago... aproxima-se a alta velocidade, atira-se onde se consegue e vai-se embora o mais rápido possível. Acredito que a esmagadora maioria dos militantes que participaram de tais ações preferiria atingir a sala do general do que acertar a guarita do sentinela, mas não é tão fácil fazer algo assim em tais condições.

Infelizmente tem havido um "twist" na questão da memória e história da ditadura militar, uma releitura seguindo a modinha anti-esquerda que vem grassando atualmente. Uma situação assustadoramente orweliana, onde pessoas começam a dizer que na época da ditadura era melhor porque "não tinha tanta 'bandidagi'" ou outros argumentos pouco embasados ou questionáveis*, de forma semelhante a Winston Smith se pegar torcendo pelo regime que tanto mal causou, a ele e a outros, e descobrir que ama o Grande Irmão.


* A questão da criminalidade, por exemplo, era camuflada pela censura dos militares. O próprio repórter sensacionalista Gil Gomes foi preso várias vezes por expor ou evidenciar demais casos de violência e criminalidade, o que contrariava a imagem que o governo ditatorial dos milicos queria fazer o povo acreditar, e que até hoje está presa na distorcida memória popular.
zkrk
zkrk
Farrista desafio aceito!
Farrista desafio aceito!

Mensagens : 3093
Data de inscrição : 01/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Livro sobre desaparecida política revela ao mundo um Brasil 'desconhecido' Empty Re: Livro sobre desaparecida política revela ao mundo um Brasil 'desconhecido'

Mensagem por Questao Dom Jun 09, 2013 4:35 pm


Houve exageros? Claro... muitoas vezes, os opositores ao regime descarregavam a raiva e a indignação sobre pessoas que tinham pouquíssima ou até nenhuma culpa na história... jovens que estavam no serviço militar obrigatório, praças e soldados de baixa patente e nenhuma voz ativa, etc... em geral era a arraia-miúda das forças armadas que sofria por que o general de quatro estrelas só fica atrás da mesa com o cu na mão, como disse Renato Russo.
cara falar isso hoje em dia é quase como ser chamado de direitista ou reaça,mas uma pena como a historia terminou quase todo mundo que fazia parte desses movimentos e se tornaram políticos se corromperam e os sindicatos até hoje estão nas mãos de partidos politicos
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 28229
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 39

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Livro sobre desaparecida política revela ao mundo um Brasil 'desconhecido' Empty Re: Livro sobre desaparecida política revela ao mundo um Brasil 'desconhecido'

Mensagem por ediv_diVad Seg Jun 10, 2013 10:53 pm

Tive um professor que contou exatamente a mesma história do zkrk. Inclusive sobre o João Goulart.

Atualmente eu tenho visto muita gente repetindo sobre essa "ameaça comunista" "que ia tomar o poder se não fossem os militares", que "seria muito pior", blá bla bla... parece que as pessoas crêem nisso veementemente e tão com muito medo de um “novo golpe”.

Engraçado que há algum tempo eu achava que a "História" no séc. XXI teria um status de ciência, que seria algo exato, afinal fatos são sempre fatos. Eu pensava que com os aparatos de armazenamento e registro de dados cada vez mais perfeitos, com a “era da informação”, os nossos registros poderiam se aproximar cada vez mais dos 100% de credibilidade.

Claro que pra isso seria necessário também que os donos da informação não tivessem interesse algum em recontar ou deformar a história... de editar os fatos, dar ênfase a algumas informações e jogar outras no buraco da memória.

O mais triste é ver muitas pessoas preocupadas com velhos fantasmas do islã e do comunismo, sem perceberem que o ocidente vem entrando num fascismo a conta gotas com o belo nome de "democracia". Ismos à parte, já que o que menos importa é o tipo do regime, eu não sei o que seria pior, mas eu sempre repito que nenhuma ditadura é boa, e o futuro da humanidade ou é liberdade ou é totalitarismo.

Algumas muitas pessoas estão acordando e escolhendo a liberdade, essas ondas de protestos de muitas categorias no mundo são a prova disso, mas os governos continuam mexendo os pauzinhos como bem entendem, só tenho muita curiosidade de ver onde isso vai dar...

Me parece um momento muito delicado na nossa história.
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Livro sobre desaparecida política revela ao mundo um Brasil 'desconhecido' Empty Re: Livro sobre desaparecida política revela ao mundo um Brasil 'desconhecido'

Mensagem por Questao Seg Jun 10, 2013 11:03 pm

ediv_diVad escreveu:Tive um professor que contou exatamente a mesma história do zkrk. Inclusive sobre o João Goulart.

Atualmente eu tenho visto muita gente repetindo sobre essa "ameaça comunista" "que ia tomar o poder se não fossem os militares", que "seria muito pior", blá bla bla... parece que as pessoas crêem nisso veementemente e tão com muito medo de um “novo golpe”.

Engraçado que há algum tempo eu achava que a "História" no séc. XXI teria um status de ciência, que seria algo exato, afinal fatos são sempre fatos. Eu pensava que com os aparatos de armazenamento e registro de dados cada vez mais perfeitos, com a “era da informação”, os nossos registros poderiam se aproximar cada vez mais dos 100% de credibilidade.

Claro que pra isso seria necessário também que os donos da informação não tivessem interesse algum em recontar ou deformar a história... de editar os fatos, dar ênfase a algumas informações e jogar outras no buraco da memória.

O mais triste é ver muitas pessoas preocupadas com velhos fantasmas do islã e do comunismo, sem perceberem que o ocidente vem entrando num fascismo a conta gotas com o belo nome de "democracia". Ismos à parte, já que o que menos importa é o tipo do regime, eu não sei o que seria pior, mas eu sempre repito que nenhuma ditadura é boa, e o futuro da humanidade ou é liberdade ou é totalitarismo.

Algumas muitas pessoas estão acordando e escolhendo a liberdade, essas ondas de protestos de muitas categorias no mundo são a prova disso, mas os governos continuam mexendo os pauzinhos como bem entendem, só tenho muita curiosidade de ver onde isso vai dar...

Me parece um momento muito delicado na nossa história.

acho que tudo isso é um reflexo pós guerra fria,a ditadura foi criada na paranoia da guerra fria,linhas foram feitas e os países tinham que escolher um lado,isso sempre acontece quando sobram poucas grandes potencias,veja a Alemanha,antes de hitler mandar bombardear uma cidade,era crime de guerra bombardear cidades ou locais onde vivem civis,depois disso era algo comum na guerra,os países seguem esse modelo dos extremos e formam nossa sociedade,os eua tinham realmente paranoia do comunismo dominar a América do sul e expandiu sua esfera de influencia com ditaduras nesses locais assim como o regime comunista da união soviética fez o mesmo,vale lembrar que a imprensa pediu pela ditadura no brasil achando talvez que ela fosse acabar rápido também com a campanha pela pena de morte em 1969 que durou até 1978 quando a própria ditadura tirou a lei,nota que era para crimes políticos ou seja esses atos bárbaros de violência que ocorreram na ditadura era talvez visto com naturalidade pela maioria da população

o mundo que vemos hoje é o resultado do fim da segunda guerra e da guerra fria e das mudanças sociais que tivemos,esse é o ultimo capitulo da era dos extremos para a criação de uma nova era se ela vai ser boa ou ruim ainda veremos,eu acho que o mundo está rumando para uma nova idade das trevas e sociedades distópicas
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 28229
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 39

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Livro sobre desaparecida política revela ao mundo um Brasil 'desconhecido' Empty Re: Livro sobre desaparecida política revela ao mundo um Brasil 'desconhecido'

Mensagem por marcelo l. Seg Jun 10, 2013 11:14 pm

O Estado brasileiro é conhecido por reprimir mesmo, o Estado de São Paulo fez uma reportagem a alguns anos de 32 conflitos desconhecidos:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Se notarem tem um monte de casos esdrúxulos para reprimir, e não conta todos, a Intervenção do Hermes da Fonseca contra quem era oposição destruiu de propósito a perigosa biblioteca de Salvador, afinal livros são uma ameaça a segurança e Manaus teria o mesmo fim, o Teatro Municipal...

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Eu não tenho dúvidas sobre o que queriam os guerrilheiros urbanos, agora que o Estado Brasileiro iria de qualquer jeito elimina-los mesmo que eles quisessem implantar o paraíso na terra, isso não tenho dúvidas. E mais uma, a tortura rolou solta nos anos 1980 ao 1990 no Brasil com índices maiores até que antes.
marcelo l.
marcelo l.
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 6877
Data de inscrição : 15/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Livro sobre desaparecida política revela ao mundo um Brasil 'desconhecido' Empty Re: Livro sobre desaparecida política revela ao mundo um Brasil 'desconhecido'

Mensagem por ediv_diVad Seg Jun 10, 2013 11:15 pm

O louco é que fazem um baita esquema pra MUITA gente aceitar tudo, na linha "é pra nossa proteção contra um inimigo comum".

ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Livro sobre desaparecida política revela ao mundo um Brasil 'desconhecido' Empty Re: Livro sobre desaparecida política revela ao mundo um Brasil 'desconhecido'

Mensagem por marcelo l. Ter Jun 11, 2013 3:34 pm

Eu prefiro sempre trabalhar com períodos longos em história, por que traçam características comuns para depois ir no período curto ou episódio e ver se ele é excepcional ou "acidente da história", no caso do período que cobre 1964 até 1979 não me parece nada diferente do que até então se fez.

O que assusta um pouco olhando para trás, é que o Estado Brasileiro parece que nunca abriu mecanismos de comunicação com a "sociedade desorganizada" por isso esses movimentos quando aparecem na nossa visão são através de atos violentos, mesmo hoje em dia pipocam por todo o Brasil.



marcelo l.
marcelo l.
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 6877
Data de inscrição : 15/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Livro sobre desaparecida política revela ao mundo um Brasil 'desconhecido' Empty Re: Livro sobre desaparecida política revela ao mundo um Brasil 'desconhecido'

Mensagem por ediv_diVad Ter Jun 11, 2013 8:12 pm

marcelo l. escreveu:Eu prefiro sempre trabalhar com períodos longos em história, por que traçam características comuns para depois ir no período curto ou episódio e ver se ele é excepcional ou "acidente da história", no caso do período que cobre 1964 até 1979 não me parece nada diferente do que até então se fez.
O que assusta um pouco olhando para trás, é que o Estado Brasileiro parece que nunca abriu mecanismos de comunicação com a "sociedade desorganizada" por isso esses movimentos quando aparecem na nossa visão são através de atos violentos, mesmo hoje em dia pipocam por todo o Brasil.
Mesmas estratégias, mas com técnicas de vigilância e propaganda muito mais perfeitas e sutis...

O cidadão comum tem mais acesso à informação e conhecimento, mas do outro lado da moeda o excesso serve também para a desinformação e hipertrofia de conhecimento e de sentimentos. Tudo se multiplica em mais probabilidades, a chegada do caos informacional, como dito pelo Alan Moore.

ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Livro sobre desaparecida política revela ao mundo um Brasil 'desconhecido' Empty Re: Livro sobre desaparecida política revela ao mundo um Brasil 'desconhecido'

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos