A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

EFEITO DOMINÓ - 2008

Ir para baixo

EFEITO DOMINÓ - 2008 Empty EFEITO DOMINÓ - 2008

Mensagem por Convidad Sex Set 10, 2010 11:18 pm

THE BANKER JOB - EFEITO DOMINÓ
EFEITO DOMINÓ - 2008 Efeitodomin
IMDB: 7,5

---
Informações do Filme
¨Direção: Roger Donaldson
¨Roteiro: Dick Clement, Ian La Frenais
¨Produção: Steve Chasman
¨Fotografia: Michael Coulter
¨Música Original: J. Peter Robinson
¨Gênero: Policial/Suspense/Heinst
¨Origem: Reino Unido
¨Duração: 110 minutos
¨Ano de produção: 2008

---
Sinopse
Terry, um homem com passado suspeito, esta diante de uma oportunidade única em sua vida: é convidado pela linda Martine a ser o líder em um assalto sem erros, pistas ou rastros. O alvo são cofres pessoais de um grande banco, repleto de milhões em dinheiro e jóias. Mas o que Terry e sua equipe não sabem é que esses cofres também guardam grandes segredos, que poderá envolvê-los em uma perigosa rede de corrupção e escândalos, envolvendo altos escalões do governo, a máfia e até a família real. A verdade sobre o crime nunca foi revelada...até agora.

---
Elenco
Jason Stathan - Terry Leather
Saffron Burrows - Martine Love
Stephen Campbell Moore - Kevin Swain
Daniel Mays - Dave Shilling

---
Críticas

Por Erico Borbo - www.omelete.com.br
Deixe na bilheteria do cinema suas expectativas sobre os "filmes de assalto" - pelo menos se você só tem assistido aos pirotécnicos longas-metragens do tipo que saíram na última década. Efeito Dominó (The Bank Job) não tem óculos escuros, roupas de grife, Brad Pitts, carros exóticos ou planos mirabolantes cheios de alta tecnologia (bom, o walkie-talkie que aparece era high-tech na época, vai). Tem é realismo... E uma história do tipo "boa demais para ser verdade".

O ano é 1971 e um bando de ladrões mequetrefes formado por um vendedor de carros devendo para a máfia, um fotógrafo, um ator pornô, um malandro aposentado e uma bela ex-modelo criminosa (ok, o filme pode não ter uma Julia Roberts, mas tem a super sexy Saffron Burrows), planejam e executam um plano ambicioso: Roubar os cofres pessoais do Baker Street britânico durante o fim de semana.

A história é supostamente real. Parte de uma teoria da conspiração que inclui a família real britânica, silenciamento da imprensa, agentes do MI-5, movimentos raciais radicais, a máfia do sexo e policiais corruptos. Sim, quase todos os temas possíveis no cinema, todos de uma só vez! E, veja só: Funciona. O cauteloso diretor australiano Roger Donaldson e os roteiristas Dick Clement e Ian La Frenais fazem um bom trabalho costurando todos esses retalhos em uma colcha coerente.

É impossível dizer o quanto da história é real e quanto é inventado (ou inadvertidamente certo), afinal, os três misturaram fatos, ficção, os poucos artigos existentes da época e muita fofoca acumulada ao longo de quase quatro décadas para compor seu filme. De qualquer maneira, a trama resultante é verossímil e agrada aos fãs do gênero, já que segue as suas regras, mantendo o suspense do início ao fim, e desenvolve suficientemente bem os personagens para que você se importe com eles.

Afinal, como não ligar para caras que não entendem coisa alguma de roubar bancos, meio desleixados e cujas motivações parecem muito mais relacionadas à quantidade de pints que o dinheiro roubado pode comprar do que ao roubo em si? Se parece engraçado é porque o filme tem um certo humor velado. É curioso, mas em outras mãos ele poderia facilmente ser transformado em uma comédia. Bastariam umas piadas a mais, exagerar algumas passagens já naturalmente caricatas e retirar um ou outro elemento mais dramático. Até o protagonista Jason Statham, aqui com a competente canastrice habitual, se encaixaria bem.

O problema é que falta alguma coisa ao filme... um tempero extra, uma dose de audácia do quadrado diretor. Estética? Uma linguagem diferente? Não sei bem precisar o quê. É um entretenimento decente, mas um tanto esquecível. A história e o bom elenco mereciam aquela intangível qualidade que transforma um filme de "mais um" a algo a se ter na estante de casa.
---

Por Alexandre Kobbal - www.cineplayers.com
Efeito Dominó vem bem a calhar em uma época onde os cinemas estão lotados com filmes descerebrados – o tal do verão norte-americano que acaba influenciando (geralmente de forma negativa) a vida dos cinéfilos ao redor do mundo todo. Não que este filme inglês dirigido por Roger Donaldson (o mesmo do excepcional Desafiando os Limites) seja especialmente bom, mas o diretor australiano entregou um filme de assalto de primeira categoria, lotado de suspense e de cenas bastante engenhosas. O que é melhor: parcialmente baseado em fatos reais, o que garante certa veracidade a tudo o que aparece em tela.

Antes, porém, somos apresentados a velhos clichês do sub-gênero heist (filme de assalto): desde o grupo que se reúne para planejar o assalto até as esperadas traições de alguns personagens. Esse é apenas o primeiro ato. Depois a história fica extremamente intrincada, mas felizmente o roteiro de Dick Clement e Ian La Frenais (Across the Universe) é bastante eficaz em conseguir mostrar por volta de uma dúzia de personagens sem invencionismos narrativos, garantindo a acessibilidade de um trabalho popular com a classe do cinema requintado – algo não tão fácil de atingir. Aqui e ali o filme parece aderir ao estilo “Guy Ritchie” de ser, com muita coisa acontecendo paralelamente entre quase todos os personagens, mas o resultado final é agradavelmente divertido e bom de se acompanhar.

O elenco encabeçado por Jason Statham em mais um filme que parece que foi escrito para ele – um personagem bastante físico, mas não burro – consegue ser homogêneo o suficiente para que bandidos e mocinhos (embora essa distinção nunca exista dentro do filme) fujam da caricatura e tenham coisas interessantes a dizer e ações plausíveis a executar. O que ajuda também é o ritmo imposto dor Donaldson, sabendo soltar novas informações em momentos corretos, garantindo que o interesse do espectador seja novamente despertado de tempos em tempos. Misturando humor discreto e agradável com cenas fortes de violência e morte (que felizmente não são de mau gosto), o tom do filme foi também muito bem definido, ajudado por uma trilha sonora que marca presença e traz um tom de urgência a cenas importantes.

Há o dilema moral típico desse sub-gênero: o endeusamento da criminalidade. Os personagens são tratados como heróis e alguns deles terão um final feliz, algo que se existisse justiça no mundo, nunca deveria acontecer. Nesse sentido, é melhor observar o filme como produto de entretenimento apenas, pois para cada personagem que se deu bem, há um que se deu muito mal – porém o filme faz questão de destacar os vitoriosos para o bel prazer de seu público. Obviamente isso não é nada novo, e já vem dos primórdios do cinema.

O filme comete seus pecados quando apela para situações comuns de seu gênero (mas que, por outro lado, são quase impossíveis de serem evitadas por serem naturalmente presentes em atos tais como um assalto a banco) e usa de clichês oportunistas para levar cenas de ação adiante (onde o quociente de inteligência do roteiro cai um pouco). Mas são problemas menores em um filme muito bom e divertido, filmado com competência e sem arrogâncias técnicas (embora estas às vezes são bem-vindas quando nos enchem os olhos). Um trabalho cinematográfico recomendadíssimo (embora, como foi dito lá no começo, não seja especialmente bom), principalmente para fugir dos cansativos arrasa-quarteirões e filmes de ação de super-heróis que não páram de infestar as vidas dos cinéfilos.

---
Trailer



Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

EFEITO DOMINÓ - 2008 Empty Re: EFEITO DOMINÓ - 2008

Mensagem por Convidad Sex Set 10, 2010 11:23 pm

Um filme bem humorado, de ótimos diálogos e ainda com uma premissa verídica.

Statham perfeito mais uma vez!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

EFEITO DOMINÓ - 2008 Empty Re: EFEITO DOMINÓ - 2008

Mensagem por Convidado Qui Set 16, 2010 11:25 pm

Um bom filme.Não sei se é porque eu gosto muito dos filmes do Jason Statham (menos Os Mercenarios), mas ele trabalhou muito bem nesse filme.O filme prende a atenção e não se torna monótono. Very Happy
Não tenho muito para dizer desse filme porque eu o assisti há muito tempo. Wink
Muito legal vale a pena! Smile

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

EFEITO DOMINÓ - 2008 Empty Re: EFEITO DOMINÓ - 2008

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos