A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

DC Comics - Fãs podem ajudar autores a ter participação nos direitos sobre personagens

3 participantes

Ir para baixo

DC Comics - Fãs podem ajudar autores a ter participação nos direitos sobre personagens Empty DC Comics - Fãs podem ajudar autores a ter participação nos direitos sobre personagens

Mensagem por Parallax Qui Jul 04, 2013 11:05 am

Gerry Conway faz apelo a fãs para avisar autores das antigas

O roteirista Gerry Conway, que escreveu centenas de HQs para Marvel e DC Comics entre os anos 1970 e 1990, resolveu fazer um apelo aos fãs: quer que eles ajudem autores como ele a descobrir quando personagens que criaram estão sendo usados pela DC, seja nos quadrinhos e em outras mídias.

O motivo: desde os anos 70, quem cria novos personagens na DC tem participação nos lucros de qualquer uso destes personagens. O criador, porém, tem que entrar com um pedido de participação - e vários autores da velha guarda não estão cientes do uso de seus personagens, nem entram com o pedido.

Conway dá o exemplo de personagens que criou na década de 70 e 80 e que foram usados recentemente no seriado Arrow. "Fãs me alertaram que eles estavam sendo usados no seriado de TV (...) Sem estes fãs, eu nem ia saber que os personagens apareceram. Eu não teria enviado o pedido de participação à DC. E nem eu nem os artistas com quem trabalhei poderiam receber o dinheiro pelo uso dos personagens. A DC não faz pagamento retroativo. Se um criador quiser participação no personagem que co-criou, precisa solicitar de forma pró-ativa."

O escritor - que criou Nuclear  e foi roteirista da Liga da Justiça e do Homem-Aranha por vários anos - criou um site onde os fãs podem fazer o download do modelo padrão de pedido de participação, e a partir daí enviá-lo preenchido ao autor cujo personagem esteja sendo utilizado.

Veja aqui [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Parallax
Parallax
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4611
Data de inscrição : 10/06/2010
Idade : 41

https://www.shareflash.xyz/portal

Ir para o topo Ir para baixo

DC Comics - Fãs podem ajudar autores a ter participação nos direitos sobre personagens Empty Re: DC Comics - Fãs podem ajudar autores a ter participação nos direitos sobre personagens

Mensagem por elcioch Sáb Jul 06, 2013 11:20 am

estão na caça dos $$$! pelo visto deve ser difícil saber como anda seu personagem e de que maneira ele esta sendo prostituído! hehe
elcioch
elcioch
Estou chegando lá
Estou chegando lá

Mensagens : 5875
Data de inscrição : 14/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

DC Comics - Fãs podem ajudar autores a ter participação nos direitos sobre personagens Empty Re: DC Comics - Fãs podem ajudar autores a ter participação nos direitos sobre personagens

Mensagem por Wally_Gator Sex Jul 12, 2013 2:49 pm

Uma situação interessante.

Essa participação nos lucros me parece justa, mas é claro que a DC podia dar uma mão alertando os criadores do uso dos personagens em qualquer mídia. O mundo não é perfeito, afinal.

Também compreendo que os autores não possam acompanhar absolutamente tudo e que peça ajuda aos fãs - desde que tenham em mente que é uma ajuda de coração, voluntária.

Por outro lado, como estes personagens teriam ganho audiência, prestígio ou popularidade, senão por uma companhia como a DC?
Wally_Gator
Wally_Gator
Farrista Não me manda sair do PC
Farrista Não me manda sair do PC

Mensagens : 572
Data de inscrição : 23/04/2013
Idade : 34
Localização : with the hobbits in Isengard.

Ir para o topo Ir para baixo

DC Comics - Fãs podem ajudar autores a ter participação nos direitos sobre personagens Empty Re: DC Comics - Fãs podem ajudar autores a ter participação nos direitos sobre personagens

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos