A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mauricio de Sousa conta como deu a volta por cima após dívidas

+3
volpi
Questao
Brainiac
7 participantes

Ir para baixo

Mauricio de Sousa conta como deu a volta por cima após dívidas Empty Mauricio de Sousa conta como deu a volta por cima após dívidas

Mensagem por Brainiac Dom Jul 28, 2013 10:12 pm

Mauricio de Sousa, 77, criador da Mônica, do Cebolinha e do maior estúdio da América Latina, chegou a correr o risco de ficar inadimplente, com dívidas demais de R$ 40 milhões.
Eram débitos fiscais ou contraídos pela aquisição do parque da Mônica.

A volta por cima passou por uma revisão dos negócios, demissão do corpo administrativo e renegociação da dívida.
Embora ainda não a tenha pago integralmente, a empresa se equilibrou, investe em novos segmentos e "vai bem, obrigado".
*

Todo mundo tem altos e baixos, a vida toda. De tanto que já apanhei, me acostumei com a ideia de que pode não dar certo. Só acidentalmente você tem 100% de resultado.
Várias vezes arregacei as mangas, investi, e não foi para frente. O negócio é você atirar com espingarda de chumbinho. Se jogar mais bolinhas no cano, algo você acertará.

O que sempre deu certo foram as histórias em quadrinhos. Cinema, nem sempre. Tivemos problemas sérios nos anos 90 e decidimos parar. Os planos econômicos nos tiraram o chão dos pés.

Os parques temáticos foram um sucesso, sempre operaram no azul. Muita gente até hoje me diz ter saudade.
Mas esbarramos em outros problemas. O Parque da Mônica se pagava. Mas o custo da dívida que acumulei ao comprá-lo, no final do século passado, não.

O parque era uma parceria com a Globo. Mas ela não foi adiante. Houve um pouco de má administração de nosso lado, e a Globo saiu do negócio.

Um parque vive de renovação. Era preciso importar brinquedos, a taxas e juros proibitivos. É difícil convencer investidores quando a conta não fecha, quando há outras coisas que rendem mais. O shopping que abrigava o parque também já não nos queria.

Acuado, desfiz o negócio em 2010 e decidi que não seria mais dono de parques temáticos. É um investimento muito grande para nosso esquema. Saí endividado.

De repente, tinha uma dívida que chegaria a R$ 40 milhões --à dívida do parque se somaram as fiscais que eu não fazia a menor ideia. Outras áreas da empresa estavam contaminadas. Houve confusão de documentação e fui castigado pela má administração de meu pessoal.

Então troquei toda minha administração. Primeira coisa que pedi para o novo rapaz que veio cuidar das contas: saber o que custa cada coisa, como estamos cobrando.

Cheguei a receber uma proposta de aporte de R$ 2 bilhões de um grupo estrangeiro, cinco anos atrás. Nem tive dúvida, antes de mais nada porque não quero sócios. "Estou mal das pernas, nem sei o que tenho para vender, espera eu arrumar a empresa e voltamos a falar", respondi.

Eu não sabia o que ganhava nem o que sobrava, uma confusão danada. Nem sabia se teria dinheiro pra pagar o pessoal no mês seguinte.

Veio o Refis [programa de recuperação fiscal da Receita], ajeitamos as contas. Logo a gente se livra dos rabichos que sobraram. Boa parte dos que estão comigo hoje diz que não acreditava que conseguiríamos sair dessa. O bom desempenho de alguns produtos, como Mônica Jovem e "graphic novels", ajudou.
Hoje nosso foco é exportação. De três anos para cá, temos investido o dinheiro que sobra nisso, pois a Turma da Mônica é universal e tem público cativo em países como China, Itália, Portugal. Agora entraremos com Neymar em quadrinhos na Espanha.

Exportar desenhos animados não rende muito, mas abre caminho para o licenciamento internacional, e aí sim vejo ótimas possibilidades.

De toda forma, nunca perdi o sono. Hora de dormir é hora de dormir. No início da carreira, eu trabalhava como repórter policial na Folha. Além das reportagens, em meio à gritaria do fechamento --e da barulheira das máquinas de datilografar--, eu tinha que fazer HQs para o dia seguinte. Foi a melhor escola para eu aprender a não ficar estressado no meio do Carnaval.

Eu era tudo que um repórter policial não devia ser. Não suportava ver sangue e desmaiava. Lia um livro por dia e escrevia de forma clássica, inspirado em Eça e Machado. Na Redação aprendi a utilizar uma linguagem mais concisa... ideal para o balão de HQ.

Hoje tenho seis filhos, de quatro casamentos, e mais de vinte familiares trabalhando na empresa. É uma mistura que deu certo. Mônica, minha filha, é uma diretora comercial que sabe tudo. Minha mulher, Alice Takeda, diretora de arte, é mais exigente que eu.

Trabalho praticamente todo o tempo. Ainda leio todos os roteiros, e estou treinando minha filha Marina, 27, para me ajudar --e com ela aprendo a linguagem das novas gerações. Trabalhar com familiares é ótimo. A não ser na hora de mandar embora.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Brainiac
Brainiac
Farrista ninguém me alcança
Farrista ninguém me alcança

Mensagens : 15575
Data de inscrição : 29/11/2010
Idade : 35
Localização : Planeta Colu

Ir para o topo Ir para baixo

Mauricio de Sousa conta como deu a volta por cima após dívidas Empty Re: Mauricio de Sousa conta como deu a volta por cima após dívidas

Mensagem por Questao Dom Jul 28, 2013 10:17 pm

nem sei como ele conseguiu ter dividas huahua

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 28229
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 39

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mauricio de Sousa conta como deu a volta por cima após dívidas Empty Re: Mauricio de Sousa conta como deu a volta por cima após dívidas

Mensagem por Brainiac Dom Jul 28, 2013 10:22 pm

Questao escreveu:nem sei como ele conseguiu ter dividas huahua

não leu a reportagem detected.
Brainiac
Brainiac
Farrista ninguém me alcança
Farrista ninguém me alcança

Mensagens : 15575
Data de inscrição : 29/11/2010
Idade : 35
Localização : Planeta Colu

Ir para o topo Ir para baixo

Mauricio de Sousa conta como deu a volta por cima após dívidas Empty Re: Mauricio de Sousa conta como deu a volta por cima após dívidas

Mensagem por volpi Seg Jul 29, 2013 12:10 am

Questao escreveu:nem sei como ele conseguiu ter dividas huahua

Acho que foi uma versão menor do que aconteceu com a Varig, expandiu demais sem criar uma estrutura pra sustentar tudo depois. Só que nesse caso, ele não se cresceu tanto assim.
volpi
volpi
Farrista o que está acontecendo comigo?
Farrista o que está acontecendo comigo?

Mensagens : 1516
Data de inscrição : 10/06/2010
Idade : 41
Localização : Santa Maria/RS

Ir para o topo Ir para baixo

Mauricio de Sousa conta como deu a volta por cima após dívidas Empty Re: Mauricio de Sousa conta como deu a volta por cima após dívidas

Mensagem por Questao Seg Jul 29, 2013 12:15 am

volpi escreveu:
Questao escreveu:nem sei como ele conseguiu ter dividas huahua

Acho que foi uma versão menor do que aconteceu com a Varig, expandiu demais sem criar uma estrutura pra sustentar tudo depois. Só que nesse caso, ele não se cresceu tanto assim.
deve ter sido isso mesmo

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 28229
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 39

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mauricio de Sousa conta como deu a volta por cima após dívidas Empty Re: Mauricio de Sousa conta como deu a volta por cima após dívidas

Mensagem por Goris Seg Jul 29, 2013 8:53 am

Eu admiro o cara. Acho chato tanta gente criticá-lo por ele ser um brasileiro de sucesso e torço pra ele continuar tendo sucesso.
Goris
Goris
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4591
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 48
Localização : Volta Redonda / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Mauricio de Sousa conta como deu a volta por cima após dívidas Empty Re: Mauricio de Sousa conta como deu a volta por cima após dívidas

Mensagem por Chusma Seg Jul 29, 2013 9:54 am

Tb admiro o cara. E veja que ele saiu de uma crise financeira num momento em que os quadrinhos, o caro chefe do grupo, iam mal no Brasil. Fora que os produtos licenciados não são nem sombra do que foram, por exemplo, no inicio da da década de 90 (quem viveu aquele período sabe bem).

Ele não é muito bem visto no meio dos quadrinhos, pois não dá crédito aos autores e ainda coloca sua assinatura nos trabalhos. Enfim, não quero entrar nesse mérito. Posso apenas dizer que ele deu emprego a muita gente quando a Abril acabou com seu setor de quadrinhos, em especial da Disney (acho que no ano 2000 ou 2001). E mostrou que é possível ainda fazer dinheiro com esse setor.

Para finalizar, digo que a minha fase favorita da Turma da Mônica é justamente a que o próprio Maurício escrevia, ou seja, as primeiras tirinhas do personagens.
Chusma
Chusma
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4701
Data de inscrição : 25/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Mauricio de Sousa conta como deu a volta por cima após dívidas Empty Re: Mauricio de Sousa conta como deu a volta por cima após dívidas

Mensagem por Mononoke Hime Seg Jul 29, 2013 11:21 am

Eu admiro o cara.

Li sua biografia e nunca houve excesso da parte dele. Hoje todo ano com meus alunos, estudamos uma parte da biografia de Maurício de Sousa. Ele é um vencedor.

O que mais me admira é a abertura que ele tem em outros países. Ele foi o responsável por cartilhas de alfabetização chinesas. Em Portugal ele é considerado o "foda" das histórias infantis (contos de fada recriados). Acho ele um dos melhores exemplos!

Mononoke Hime
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7009
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 46
Localização : Floresta do Shishi-Gami

Ir para o topo Ir para baixo

Mauricio de Sousa conta como deu a volta por cima após dívidas Empty Re: Mauricio de Sousa conta como deu a volta por cima após dívidas

Mensagem por n-rod Seg Jul 29, 2013 10:13 pm

ele é um cara que se firmou no mercado como quadrinista e estabeleceu sua obra como uma marca que já faz parte da nossa cultura.
aqueles que o veem com maus olhos, são os mesmos que não admitem vender seu trabalho para o mercado mainstream, logo não obtém o mesmo retorno que ele, daí nasce o venenoso sentimento da inveja.
n-rod
n-rod
Farrista o que está acontecendo comigo?
Farrista o que está acontecendo comigo?

Mensagens : 1658
Data de inscrição : 13/06/2010
Idade : 38
Localização : planeta terra

http://nrodzine.wix.com/nrodcomics

Ir para o topo Ir para baixo

Mauricio de Sousa conta como deu a volta por cima após dívidas Empty Re: Mauricio de Sousa conta como deu a volta por cima após dívidas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos