A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Filho de Barbosa quis bolsa no Itamaraty, mas faltou à entrevista

+4
ediv_diVad
Quero Café
marcelo l.
Questao
8 participantes

Ir para baixo

Filho de Barbosa quis bolsa no Itamaraty, mas faltou à entrevista Empty Filho de Barbosa quis bolsa no Itamaraty, mas faltou à entrevista

Mensagem por Questao Ter Jul 30, 2013 3:58 pm

f
onte - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Considerada "uma das instituições mais discriminatórias do Brasil" pelo presidente do STF, o Itamaraty quase concedeu uma bolsa para negros ao seu filho, Felipe Tavares Barbosa Gomes, que, apesar de ter se classificado para a seleção final, ficou com zero na última seleção, a entrevista técnica, provavelmente por não ter comparecido; o benefício, porém, sequer foi lembrado por Joaquim Barbosa quando criticou o Itamaraty em entrevista ao jornal O Globo; notícia foi publicada pelo blog Tijolaço, do jornalista Fernando Brito

Em entrevista ao jornal O Globo no último final de semana, o presidente do STF, Joaquim Barbosa, afirmou que o Itamaraty é "uma das instituições mais discriminatórias do Brasil". E contou ainda à jornalista Miriam Leitão que, ao ser reprovado, ele próprio foi discriminado quando prestou concurso para a carreira diplomática.

Barbosa não lembrou, no entanto, de um importante benefício concedido pelo Ministério das Relações Exteriores: a bolsa para negros. À qual, inclusive, seu próprio filho, Felipe Tavares Barbosa Gomes, se inscreveu. De acordo com o blog Tijolaço, do jornalista Fernando Brito, Felipe foi classificado para a seleção final, mas ficou com zero na última prova, uma entrevista técnica, provavelmente por não ter comparecido - foi o único que ficou nessa condição.

Leia abaixo a íntegra do post, publicado no último domingo 28:

Filho de Barbosa quis bolsa para negros no Itamaraty, mas faltou à prova

O Itamaraty reagiu hoje, em nota, às acusações de racismo feitas por Joaquim Barbosa contra a instituição, em entrevista ao jornal O Globo.

Apesar de não comentar diretamente o suposto caso de discriminação a que o ministro se referiu, obliquamente, o órgão divulgou nota recordando que "mantém (há dez anos) programa de ação afirmativa a Bolsa Prêmio Vocação Para a Diplomacia, instituída com a finalidade de proporcionar maior igualdade de oportunidades de acesso à carreira de diplomata" e que reserva 10% das vagas para afrodescendentes na primeira fase de seu concurso de admissão.

De fato, o edital do programa oferece bolsa de estudos para "incentivar e apoiar o ingresso de afrodescendentes (negros) na Carreira de Diplomata, mediante a concessão de bolsas-prêmio destinadas ao custeio de estudos preparatórios ao Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata". São R$ 25 mil para custear cursinho e material didático, durante dez meses.

Não há notícia de cotas raciais no concurso feito para admissão como servidor no STF.

O Dr. Joaquim poderia, ao menos, ter feito esta referência elogiosa ao gesto do Itamaraty, em lugar simplesmente de afirmar apenas que "o Itamaraty é uma das instituições mais discriminatórias do Brasil".

Até porque o Dr. Joaquim conhece muito bem este programa, porque seu filho Felipe Tavares Barbosa Gomes participou das provas de seleção para ele, salvo a remota hipótese de tratar-se de um homônimo.

Felipe só não ganhou a bolsa por ter, apesar de ter se classificado para a seleção final, ficado com zero na entrevista técnica que é a ultima prova, provavelmente por não ter comparecido. Foi o único, aliás, a ficar nessa condição.

Era direito dele não querer se submeter a essa seleção e dispensar, com isso, a bolsa de estudos a que se candidatou.

Mas seria um dever básico de justiça, ao menos, seu pai reconhecer que – havendo, como deve haver, ou não discriminação no corpo diplomático – a direção do Itamaraty tem trabalhado para que a instituição reflita a composição do povo brasileiro.

O Dr. Barbosa, porém, não parece possuidor deste senso de equilíbrio.

Ou por não acreditar no ditado popular de que o peixe morre pela boca.

PS. O Tijolaço já tinha, há tempos, esta informação. Elas estão publicadas em editais. Não a veiculou porque não era relevante com caso que enfrenta o Dr. Joaquim, porque não está interessado em devassar a vida familiar de ninguém. Nem em desclassificar o que é conseguido por mérito, como Felipe o fez. Mas a revela, agora, porque a hipocrisia é uma abominação em qualquer um, e mais ainda naqueles que, personificando a a mais alta instituição judicial, devem ter o equilíbrio que a balança da Justiça simboliza.

Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 28229
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 39

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Filho de Barbosa quis bolsa no Itamaraty, mas faltou à entrevista Empty Re: Filho de Barbosa quis bolsa no Itamaraty, mas faltou à entrevista

Mensagem por marcelo l. Ter Jul 30, 2013 5:30 pm

É preconceito exigir de uma pessoa tão gabaritada ir na prova, afinal o pai é autoridade Twisted Evil 
marcelo l.
marcelo l.
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 6877
Data de inscrição : 15/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Filho de Barbosa quis bolsa no Itamaraty, mas faltou à entrevista Empty Re: Filho de Barbosa quis bolsa no Itamaraty, mas faltou à entrevista

Mensagem por Quero Café Ter Jul 30, 2013 10:48 pm

Pô, mas também vou falar um negócio.
Tem gente afim de descobrir até a coxinha que o avô do Barbosa não pagou em 1920.
Quero Café
Quero Café
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral

Ir para o topo Ir para baixo

Filho de Barbosa quis bolsa no Itamaraty, mas faltou à entrevista Empty Re: Filho de Barbosa quis bolsa no Itamaraty, mas faltou à entrevista

Mensagem por ediv_diVad Ter Jul 30, 2013 11:00 pm

kkkk, mas é como o Goris falou, tem gente de perseguição pra cima dele...

Sem entrar no mérito de culpar ou inocentar... mas quem faz muitos amigos também faz inimigos...
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Filho de Barbosa quis bolsa no Itamaraty, mas faltou à entrevista Empty Re: Filho de Barbosa quis bolsa no Itamaraty, mas faltou à entrevista

Mensagem por Mononoke Hime Qua Jul 31, 2013 10:16 am

ediv_diVad escreveu:kkkk, mas é como o Goris falou, tem gente de perseguição pra cima dele...

Sem entrar no mérito de culpar ou inocentar... mas quem faz muitos amigos também faz inimigos...


É complicado ...

Uma coisa eu penso. Se ele se candidatar vai ter mais chances que a Dilma. Acreditei nela, mas agora ela, pra mim, está tão apática e permissiva que puta que pariu!

Dependendo do partido, pode até ser que ganhe. Então vejo na capa da Veja, Primeiro presidente negro da história do Brasil... eitah!

Mononoke Hime
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7009
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 46
Localização : Floresta do Shishi-Gami

Ir para o topo Ir para baixo

Filho de Barbosa quis bolsa no Itamaraty, mas faltou à entrevista Empty Re: Filho de Barbosa quis bolsa no Itamaraty, mas faltou à entrevista

Mensagem por Chusma Qua Jul 31, 2013 11:19 am

Não entendi qual é a polêmica. O cara de candidatou, não foi a prova e foi desclassificado. Estranho seria se passasse.

Mas é como disseram: estão fazendo de tudo pra tentar achar algum pobre do sujeito.
Chusma
Chusma
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4701
Data de inscrição : 25/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Filho de Barbosa quis bolsa no Itamaraty, mas faltou à entrevista Empty Re: Filho de Barbosa quis bolsa no Itamaraty, mas faltou à entrevista

Mensagem por Mogur Qua Jul 31, 2013 11:26 am

Se eu me tornasse famoso, estaria fodido com o meu passado, então! Filho de Barbosa quis bolsa no Itamaraty, mas faltou à entrevista 1330085543 

Eu também acho que tem muito espião perseguindo o Barbosa! Acho que ele é um falso moralista, mas tem muitos outros bem piores que ele!
Mogur
Mogur
Não tenho mais vida fora daqui
Não tenho mais vida fora daqui

Mensagens : 8799
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Filho de Barbosa quis bolsa no Itamaraty, mas faltou à entrevista Empty Re: Filho de Barbosa quis bolsa no Itamaraty, mas faltou à entrevista

Mensagem por Goris Qua Jul 31, 2013 3:59 pm

1-Se meu futuro filho um dia faltar a uma prova, depois de maior de idade, o culpado serei eu?

2-Se as chances de vc conseguir uma vaga num órgão público for apenas via bolsa senzala, isso significa que o órgão não é discriminador?

3-Se descobrirem que, na epoca da escravidão, o tataratataravô de Barbosa tentou fugir de seu Senhor, ainda vão usar isso contra ele.

Smile

Bom, a questão racial (ou etnica) sempre é complexa. Uma pessoa negra pode ser não ser vítima de racismo e achar que foi, assim como pode ser vítima e o próprio autor do ato se achar inocente. Tipo, colocar na seleção de emprego "boa aparência" e escolher sempre os tipos etnicos da moda. O requisito "boa aparência" não aparece mais em anúncios, mas ele ainda existe.

E, num país com pouco mais da metade da população de origem africana (curioso pensar que um pardo, que é de origem 50% européia e 50% africana é considerado como apenas de origem africana, né?) ter, sei lá, 99% dos diplomatas brancos tem alguma coisa estranha, né?

Mas como eu disse, a parte econômica tbm conta um bocado, visto que muitos negros ao ascender socialmente acabam se casando com brancas, logo os filhos desses sempre vão ser menos negros que os filhos de negros que não ascenderam. Aliás é até chato comentar dessa situação, visto que eu mesmo estou nela, embora seja mais por questões de afinidade e não por que eu procurasse uma loira de olhos azuis pra casar (não, ela não é loira de olhos azuis).

Falando nisso, bem que valeria um tópico sobre negros sempre serem tidos como adoradores de loiras de olhos azuis numa outra hora.
Goris
Goris
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4591
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 48
Localização : Volta Redonda / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Filho de Barbosa quis bolsa no Itamaraty, mas faltou à entrevista Empty Re: Filho de Barbosa quis bolsa no Itamaraty, mas faltou à entrevista

Mensagem por Quero Café Qua Jul 31, 2013 4:50 pm

Chusma escreveu:Não entendi qual é a polêmica. O cara de candidatou, não foi a prova e foi desclassificado. Estranho seria se passasse

É só isso mesmo
Quero Café
Quero Café
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral

Ir para o topo Ir para baixo

Filho de Barbosa quis bolsa no Itamaraty, mas faltou à entrevista Empty Re: Filho de Barbosa quis bolsa no Itamaraty, mas faltou à entrevista

Mensagem por Mononoke Hime Qua Jul 31, 2013 6:29 pm

Quaid-Kuato (Ex Hal 9000) escreveu:
Chusma escreveu:Não entendi qual é a polêmica. O cara de candidatou, não foi a prova e foi desclassificado. Estranho seria se passasse

É só isso mesmo

Então fechou! Isso sim tá certo! Gostei da colocação Chusma, é notícia rotineira e normal, o problema é que botou Barbosa no meio, já prevemos a podridão sendo escancarada...

Imaginando-me no lugar dele, quando eu era criança já roubei chocolate das lojas americanas... espero que isso morra aqui!

Mononoke Hime
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7009
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 46
Localização : Floresta do Shishi-Gami

Ir para o topo Ir para baixo

Filho de Barbosa quis bolsa no Itamaraty, mas faltou à entrevista Empty Re: Filho de Barbosa quis bolsa no Itamaraty, mas faltou à entrevista

Mensagem por Quero Café Qua Jul 31, 2013 7:56 pm

Mononoke Hime escreveu:
Quaid-Kuato (Ex Hal 9000) escreveu:
Chusma escreveu:Não entendi qual é a polêmica. O cara de candidatou, não foi a prova e foi desclassificado. Estranho seria se passasse

É só isso mesmo

Então fechou! Isso sim tá certo! Gostei da colocação Chusma, é notícia rotineira e normal, o problema é que botou Barbosa no meio, já prevemos a podridão sendo escancarada...

Imaginando-me no lugar dele, quando eu era criança já roubei chocolate das lojas americanas... espero que isso morra aqui!

Pode deixar, não conto para ninguém.
Mas só se você não contar para ninguém que eu uma vez comi os doces na festa de aniversário de um amiguinho de colégio antes das velas do bolo serem sopradas.
O.K.?
Quero Café
Quero Café
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral

Ir para o topo Ir para baixo

Filho de Barbosa quis bolsa no Itamaraty, mas faltou à entrevista Empty Re: Filho de Barbosa quis bolsa no Itamaraty, mas faltou à entrevista

Mensagem por Mogur Qua Jul 31, 2013 9:15 pm

Quaid-Kuato (Ex Hal 9000) escreveu:
Mononoke Hime escreveu:
Quaid-Kuato (Ex Hal 9000) escreveu:

É só isso mesmo

Então fechou! Isso sim tá certo! Gostei da colocação Chusma, é notícia rotineira e normal, o problema é que botou Barbosa no meio, já prevemos a podridão sendo escancarada...

Imaginando-me no lugar dele, quando eu era criança já roubei chocolate das lojas americanas... espero que isso morra aqui!

Pode deixar, não conto para ninguém.
Mas só se você não contar para ninguém que eu uma vez comi os doces na festa de aniversário de um amiguinho de colégio antes das velas do bolo serem sopradas.
O.K.?

Vocês são noob! Eu já roubei um livro de biblioteca! Filho de Barbosa quis bolsa no Itamaraty, mas faltou à entrevista 475492714 
Mogur
Mogur
Não tenho mais vida fora daqui
Não tenho mais vida fora daqui

Mensagens : 8799
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Filho de Barbosa quis bolsa no Itamaraty, mas faltou à entrevista Empty Re: Filho de Barbosa quis bolsa no Itamaraty, mas faltou à entrevista

Mensagem por ediv_diVad Qua Jul 31, 2013 11:48 pm

Eu tbm já roubei chocolate das Lojas Americanas no passado! Huauhauhuahuhauha, SUE ME!

A polêmica fica por conta dos jornalistas, tá faltando pauta, qualquer merda dessas pode virar notícia...
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Filho de Barbosa quis bolsa no Itamaraty, mas faltou à entrevista Empty Re: Filho de Barbosa quis bolsa no Itamaraty, mas faltou à entrevista

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos