A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Garoto de 15 anos pode ficar tetraplégico após golpe de jiu-jítsu

Ir para baixo

Garoto de 15 anos pode ficar tetraplégico após golpe de jiu-jítsu Empty Garoto de 15 anos pode ficar tetraplégico após golpe de jiu-jítsu

Mensagem por Parallax Ter Ago 20, 2013 9:08 pm

O lutador de jiu-jítsu Gabriel Diniz, de 15 anos, sofreu um grave acidente enquanto competia e está sem os movimentos do corpo do pescoço para baixo. A fatalidade aconteceu no dia 4 de agosto, um domingo, quando Gabriel - que ainda é juvenil, mas lutava entre os adultos - disputava as semifinais da segunda etapa do Campeonato Capixaba de Jiu-Jítsu, no Ginásio Jones dos Santos Neves, em Vitória.

De acordo com Brisa Carvalho, mãe de Gabriel, os médicos informaram que o atleta sofreu lesões na terceira e na quarta vértebra e foi submetido a duas cirurgias. Na primeira, um dia depois do acidente, os médicos alinharam a coluna de Gabriel e colocaram uma placa em seu pescoço. A segunda operação foi feita para retirar fragmentos ósseos do local lesionado. Ainda sem saber se o filho irá ficar completamente recuperado, Brisa Carvalho garante que o jovem já fala em voltar a lutar.

- Ele não move os braços, não move as pernas, mas os médicos ainda não dão certeza de nada. Eles (os médicos) falam pra gente que só o tempo vai dizer se o Gabriel vai poder voltar a andar. Ele está reagindo bem e nós estamos pedindo a Deus para tudo dar certo. Ele fala que ainda vai voltar a lutar e ser campeão. Por mim, também acredito que ele vai voltar - diz a mãe do lutador.

Ainda no leito do hospital onde está internado, no município de Vila Velha, Gabriel Diniz mandou uma mensagem para quem está rezando por ele.

- Quero agradecer a todo mundo aí que está rezando, e que eu consiga logo uma vaga para fazer minha reabilitação e voltar logo para os tatames - disse Gabriel, que mora em Alegre, Sul do Espírito Santo, e competia pela equipe Caramujo Black House.

Federação muda regras após acidente

De acordo com Agnaldo Goes, presidente da Federação de Jiu-Jítsu do Espírito Santo, mesmo tendo apenas 15 anos, Gabriel Diniz, lutava com frequência entre os competidores adultos. No entanto, o dirigente afirma que, a partir de agora, por conta de orientações da Confederação Brasileira da modalidade, os adolescestes não vão mais poder competir contra atletas da categoria adulto. Ainda de acordo com Agnaldo, o lutador que aplicou o golpe em Gabriel tem 19 anos, quatro a mais que o adolescente.

Médico não dá prazo de recuperação

O médico que atendeu o jovem lutador Gabriel Diniz, de 15 anos, disse que não há como estipular um prazo, muito menos definir se o adolescente voltará a ter os movimentos dos braços e das pernas. Segundo o médico José Lucas, não há exames que garantam um prazo para isso.

- Ele já ficou com um quadro tetraplegia no momento da queda mesmo. Tudo o que se está sendo feito é no objetivo de diminuir as lesões medulares. Não há como quantificar o grau de lesão na medula dele. Não existe nenhum exame que comprove o quanto se foi machucado. Só o tempo dirá. A gente fez o que podia para descomprimir e estabilizar a coluna dele. Agora é questão de tempo para saber se ele terá a capacidade de recuperar os movimentos. Não há como dar um prazo", detalhou.

Primo de Gabriel questiona golpe

O primo de Gabriel, Pablo Fernandes, questionou a legalidade do golpe aplicado pelo adversário do familiar.

- Sabemos que ele não fez por maldade, mas ele agiu com excesso. Por diversas vezes ele tentou tirar o Gabriel do chão. Então ele faz uma força desproporcional, até conseguir tirar parte do corpo do Gabriel e acontecer o choque da cabeça com o chão - disse.

O técnico de Wesley, Fabiano Lemos, porém, afirma que o aluno aplicou um golpe permitido no esporte e classificou o lesão como uma fatalidade. "É um golpe legal, normal na academia. É um movimento que se faz para passar a guarda, mas infelizmente ocorreu essa fatalidade".

Do hospital, Gabriel agradeceu as mensagens de carinho e solidariedade que vem recebendo. "Quero agradecer a todo mundo aí que está rezando, e que eu consiga logo uma vaga para fazer minha reabilitação e voltar logo para os tatames - disse o jovem, que mora em Alegre, Sul do Espírito Santo, e competia pela equipe Caramujo Black House.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Parallax
Parallax
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4611
Data de inscrição : 10/06/2010
Idade : 41

https://www.shareflash.xyz/portal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos