A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Comic Book Confidential

3 participantes

Ir para baixo

Comic Book Confidential Empty Comic Book Confidential

Mensagem por Wally_Gator Qui Nov 21, 2013 11:58 pm

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Olá colegas!


Bem, fazia um tempo que queria falar sobre este filme aqui, desde que assisti - creio que tenham assistido. Como é um documentário sobre quadrinhos decidi colocar o tópico nesta seção, creio que não haja mal.

Pois bem...achei muito bom o documentário, principalmente porque pude ver muitos autores de que nunca havia ouvido falar como Linda Barry, Bill Grifith e Spain e pude ver um pouco mais do cenário underground. Achei legal mesmo, informativo, mas pensei que teria mais informações sobre a linha dos comics de super-heróis.

Neste aspecto pude perceber uma coisa: a escanteada do documentário nos quadrinhos de heróis certamente se deu em virtude da época, pois o underground tava surgindo como uma voz importante, inserindo nova estética, novos temas, novas construções narrativas, enfim, é compreensível. Mas então eu percebi - e talvez esteja viajando um pouco - que o estilo underground, ou os estilos ditos "mais adultos", estão de certa forma tomando um espaço do cenário cultural de uma forma um tanto quanto contraditória.

Há uns anos atrás, não muitos, ainda era um tanto estranho ter quadrinhos como uma leitura séria, pelo menos aqui pelas grotas. Mas aos poucos as pessoas começaram a se interessar por Spiegelman, Crumb, Sacco, enfim. Acho isso positivo, considero estes caras grandes autores, mesmo, mas me incomoda o caminho que isso tomou: o que era underground, vendido por moedas, hoje tá nas livrarias por preços bem salgados - ganhei À Sombra das Torres Ausentes da minha mina e sei que ela pagou caro pelo livro. Ou seja, a ideia de democratizar o quadrinho marginal já não é mais tão pura, mas ainda assim quem mal começou a ler à respeito já se sente como conhecedor do cenário. Quadrinhos brasileiros e da américa latina, alguns publicados na Piauí, seguem a mesma proposta inspirada no underground - o que acho massa, de verdade - mas me chateia a forma com que as pessoas sacralizam tudo que tem cara de ser moderninho. De repente eu comento que gosto de quadrinhos e a pessoa olha torto quando quero comentar sobre Novos 52 e não sobre, sei lá, "cenário pós moderno do quadrinho francês".  Ué? Super-herói não é arte então?

Talvez seja bobagem...só vontade de reinar mesmo, mas às vezes parecem que querem fazer com os quadrinhos o mesmo que fizeram com a literatura: transformar num assunto elevadíssimo, destinado apenas para "grandes mentes", com análises profundas e etc.... Tudo bem, mas e a diversão??? Onde fica?

Queria saber o que acharam do filme colegas, suas opiniões sobre o quadrinho ao longo dos tempos e também sobre o quadrinho moderno.

*P.S: Não acho errado estudar os quadrinhos e teorizar sobre eles, inclusive vou defender minha monografia sobre quadrinhos e Guerra Fria. Mas não concordo que isso seja feito de uma maneira chata e fresca, só isso.
Wally_Gator
Wally_Gator
Farrista Não me manda sair do PC
Farrista Não me manda sair do PC

Mensagens : 572
Data de inscrição : 23/04/2013
Idade : 34
Localização : with the hobbits in Isengard.

Ir para o topo Ir para baixo

Comic Book Confidential Empty Re: Comic Book Confidential

Mensagem por Jamm Sex Nov 22, 2013 3:35 pm

show de bola.
Jamm
Jamm
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 18745
Data de inscrição : 18/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Comic Book Confidential Empty Re: Comic Book Confidential

Mensagem por Rurouni André Sex Nov 22, 2013 5:12 pm

Qndo a monografia estiver pronta e aprovada/validada ou sei lá cmo se chama, repassa p galera lê!
lol! lol! lol!
Rurouni André
Rurouni André
Farrista me gusta
Farrista me gusta

Mensagens : 2543
Data de inscrição : 28/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Comic Book Confidential Empty Re: Comic Book Confidential

Mensagem por Wally_Gator Seg Nov 25, 2013 1:20 pm

Ehehehe pode deixar galera, quando ela for detestada, digo, aprovada eu posto aqui pra vocês.

O título será "It's a joke! Watchmen e o Contexto Histórico da Guerra Fria".

Mas me falem! Qual a opinião de vocês a respeito do quadrinho moderno e sobre o filme, caso tenham assistido.
Wally_Gator
Wally_Gator
Farrista Não me manda sair do PC
Farrista Não me manda sair do PC

Mensagens : 572
Data de inscrição : 23/04/2013
Idade : 34
Localização : with the hobbits in Isengard.

Ir para o topo Ir para baixo

Comic Book Confidential Empty Re: Comic Book Confidential

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos