A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

VIAGENS TEMPORAIS: É POSSÍVEL?

5 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

VIAGENS TEMPORAIS: É POSSÍVEL? Empty VIAGENS TEMPORAIS: É POSSÍVEL?

Mensagem por Convidado Sáb Set 25, 2010 5:50 pm

Os físicos divergem e quase todo ano tem um nova teoria. Apesar da maioria concordar que é impossível viajar par o passado, vi um físico recentemente evocando a teoria das cordas e a física quantica para abrir tal possibilidade. Stephen Hawking por exemplo sugere que haja até mesmo um "mecanismo de segurança" que impede a criação de dispositivos de viagem temporal. O que vcs acham? Segue abaixo 6 possibilidades já exploradas na FC.:
(http://www.infobrasilia.com.br/pessoais/creations/viagens_no_tempo.htm)



1) Passado imutável - no estilo do seriado "Túnel do Tempo"

Como no clássico seriado Túnel do Tempo, as viagens no tempo acabariam fazendo parte do que realmente aconteceu...

Então, se alguém aparecesse no mundo de hoje vindo do ano de 2100, é porque a viagem deste alguém fez mesmo parte desde futuro do qual ele veio...



2) Uma nova linha temporal é criada

Nem preciso falar muito dessa... eu volto ao passado, e a partir daí crio todo um mundo paralelo com pessoas e eventos totalmente diferentes...

Levando até a questões metafísicas / filosóficas, se combinarmos esta possibilidade com a religião: no mundo alternativo "a", a alma de fulano poderia ser condenada ao inferno, e no mundo alternativo "b", poderia conseguir ser salva? Para quem acredita em Deus, seria um só Deus em todos os universos alternativos, com onisciência sobre todos eles? Veja mais abaixo...



3) Um novo Passado transitório - "Ondulações no Mar de Dirac"

Ideia de "Ondulações no Mar de Dirac", de Geoffrey Landis, publicado na Isaac Asimov Magazine.

Um sujeito inventa uma máquina do tempo, mas quando está prestes a apresentá-la ao mundo, um incêndio irrompe no seu hotel. Prestes a morrer, ele aciona a máquina e volta ao passado. Consegue mudar o passado, e vivê-lo numa boa, mas quando chega ao momento da sua saída (digamos, 3 de fevereiro de 2017), aquele passado se desfaz e ele volta ao hotel em chamas. Novamente ele volta ao passado, novamente vive anos, mudando tudo, até mesmo detendo e prendendo o cara que incendiou o hotel, mas não tem jeito. Quando chega o dia do incêndio, tudo volta ao original... E ele continua sempre voltando ao passado e sempre gastando alguns segundos para fazê-lo, ficando cada vez alguns segundos mais próximo de ser inevitavelmente morto pelo incêndio...



4) A Natureza te pune pelo paradoxo

Um sujeito finalmente consegue fazer a máquina do tempo e volta alguns anos para encontrar com si próprio na sua versão de anos atrás. Porém, pouco após se encontrar "consigo mesmo", percebe que o quarto onde estão está envolvido por uma espécie de "campo" impenetrável. O Universo, ou a Natureza, como se queira chamar, "corrigiu" o paradoxo simplesmente isolando-os para sempre do fluxo temporal normal...



5) O que é mudado reconverge a um futuro comum

A ideia básica é: o passado pode ser mudado, sim, mas a partir daí novos fatos históricos passam a acontecer de forma tal que, mesmo que ao fim de milhares ou milhões de anos, tudo volta a ser como na linha temporal original...



6) Possibilidade "Efeito Borboleta" (na linha do filme de mesmo nome)
Ao mudar o Passado, o "Presente" deixa de existir e é substituído por um novo Presente criado com a mudança...



Última edição por John Titor em Dom Set 26, 2010 6:27 pm, editado 4 vez(es)

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

VIAGENS TEMPORAIS: É POSSÍVEL? Empty Re: VIAGENS TEMPORAIS: É POSSÍVEL?

Mensagem por Convidad Sáb Set 25, 2010 6:11 pm

Mataria J. K Rowling... evitaria muitos transtornos...

Laughing

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

VIAGENS TEMPORAIS: É POSSÍVEL? Empty Re: VIAGENS TEMPORAIS: É POSSÍVEL?

Mensagem por Convidad Sáb Set 25, 2010 6:12 pm

Antes de escrever HP , é claro.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

VIAGENS TEMPORAIS: É POSSÍVEL? Empty Re: VIAGENS TEMPORAIS: É POSSÍVEL?

Mensagem por Convidado Dom Set 26, 2010 3:44 am

John Titor escreveu:Pra iniciar uma pretensa série de viagens temporais, trago-vos a seguinte hipótese:

Tenho uma viagem apenas a qualquer data passada e posso matar uma pessoa(somente uma) para mudar radicalmente o mundo como ele existe hoje. Que pessoa eu mato e quais as consequências disto?

Tal fato seria impossível. Segundo o princípio da Navalha de Occam ou Ocam Razor's, se alguém voltasse no tempo com o intuito de assassinar alguém, no decorrer normal do tempo ela não teria a motivaçaõ para retornar iniciando asim um dilema temporal impossível de ser resolvido. esse princípio apregoa que mesmo que fosse possível a viagem temporal, não seria possível aplicar qualquer mudança, pois o viajante do tempo atua como um subcojunto de restrições a modificações.

Dois filmes que ilustram esse fato são: 13 Macacos e a refilmagem de Time Machine.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

VIAGENS TEMPORAIS: É POSSÍVEL? Empty Re: VIAGENS TEMPORAIS: É POSSÍVEL?

Mensagem por Convidad Dom Set 26, 2010 11:59 am

é só uma brincadeira.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

VIAGENS TEMPORAIS: É POSSÍVEL? Empty Re: VIAGENS TEMPORAIS: É POSSÍVEL?

Mensagem por Convidado Dom Set 26, 2010 12:25 pm

Zumbi escreveu:
John Titor escreveu:Pra iniciar uma pretensa série de viagens temporais, trago-vos a seguinte hipótese:

Tenho uma viagem apenas a qualquer data passada e posso matar uma pessoa(somente uma) para mudar radicalmente o mundo como ele existe hoje. Que pessoa eu mato e quais as consequências disto?

Tal fato seria impossível. Segundo o princípio da Navalha de Occam ou Ocam Razor's, se alguém voltasse no tempo com o intuito de assassinar alguém, no decorrer normal do tempo ela não teria a motivaçaõ para retornar iniciando asim um dilema temporal impossível de ser resolvido. esse princípio apregoa que mesmo que fosse possível a viagem temporal, não seria possível aplicar qualquer mudança, pois o viajante do tempo atua como um subcojunto de restrições a modificações.

Dois filmes que ilustram esse fato são: 13 Macacos e a refilmagem de Time Machine.

Isso é só uma teoria... tem dezenas de outras onde poderíamos sim mudar o tempo, ou criando realidades paralelas, ou mudando a própria linha temporal.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

VIAGENS TEMPORAIS: É POSSÍVEL? Empty Re: VIAGENS TEMPORAIS: É POSSÍVEL?

Mensagem por Convidad Dom Set 26, 2010 12:39 pm

uhaeuhaeuah

povo Sheldon.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

VIAGENS TEMPORAIS: É POSSÍVEL? Empty Re: VIAGENS TEMPORAIS: É POSSÍVEL?

Mensagem por Convidado Dom Set 26, 2010 1:08 pm

Mas essas torias pressupõem a adição de novas variáveis, que apenas inserem mais indeterminação ao processo.

Para calcar teorias dessa maneira, outras teorias ainda mais complicadas se tornam necessárias. O princípio ao qual citei (conhceido tambem como princípio da parcimonia, principio da economia, etc) possui utilização em diversos campos.

Por exemplo, se fosse possível retornar no tempo e assassinar um antepassado ainda criança, o assassino jamais nasceria para cometer o ocorrido? Caso relevarmos a possibilidade de linha temporal, o braço criado após o evento outilier seria consumido pela sua própria instabilidade e jamais exerceria uma realiade.

Quanto a possibilidade de univeros paralelos, não considero como viagem temporal, pois a existência dos mesmos ocorre no mesmo intervalo temporal, apenas com dimensões diferentes.

Por exemplo, a nossa realidade seria (0,0,0,0) e a paralela seria (0,1,1,1) ou algo semelhante.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

VIAGENS TEMPORAIS: É POSSÍVEL? Empty Re: VIAGENS TEMPORAIS: É POSSÍVEL?

Mensagem por Convidado Dom Set 26, 2010 1:11 pm

Para ilustrar.

Caso eu retorna-se para ontem as 5:40 e impedisse que esse tópico fosse criado, qual seria minha motivação para hoje a 1:10 retornar para ontem?

pS 1: Sim, eu não sei brincar.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

VIAGENS TEMPORAIS: É POSSÍVEL? Empty Re: VIAGENS TEMPORAIS: É POSSÍVEL?

Mensagem por Chusma Dom Set 26, 2010 1:19 pm

O Adão.
Chusma
Chusma
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4701
Data de inscrição : 25/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

VIAGENS TEMPORAIS: É POSSÍVEL? Empty Re: VIAGENS TEMPORAIS: É POSSÍVEL?

Mensagem por Convidado Dom Set 26, 2010 1:30 pm

Zumbi escreveu:Para ilustrar.

Caso eu retorna-se para ontem as 5:40 e impedisse que esse tópico fosse criado, qual seria minha motivação para hoje a 1:10 retornar para ontem?

pS 1: Sim, eu não sei brincar.

Você não precisaria de motivação alguma, pois a linha temporal já teria sido 'corrigida' e teria incorporado a mudança. Isso aconteceria como um fluxo que se propaga pelas linhas temporais.

Quanto à questão da realidade paralela, é claro que é viagem temporal, afinal o que propus é que alguém VOLTE NO TEMPO, modifique alguma coisa e essa modificação crie uma realidade paralela, ou muitas se você viver na DC. Se dá pra considerar a mudança como algo existente, já que ela não ocorre de fato na mesma realidade de quem a modificou, aí já é outra história...

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

VIAGENS TEMPORAIS: É POSSÍVEL? Empty Re: VIAGENS TEMPORAIS: É POSSÍVEL?

Mensagem por Convidado Dom Set 26, 2010 1:39 pm

A questão que derruba qualquer hipótese: E se eu deseja-se assassinar meu avô ainda criança?

Quanto a DC e sua pseudo fíca temporal, melhor não comentar.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

VIAGENS TEMPORAIS: É POSSÍVEL? Empty Re: VIAGENS TEMPORAIS: É POSSÍVEL?

Mensagem por Convidado Dom Set 26, 2010 1:45 pm

Zumbi escreveu:A questão que derruba qualquer hipótese: E se eu deseja-se assassinar meu avô ainda criança?

Quanto a DC e sua pseudo fíca temporal, melhor não comentar.

A ideia básica do mullti verso era até interessante, mas dê isso na mão de 800 roteiristas diferentes, todos eles com tanto talento quanto a Britney Spears e temos a porra mais confusa de todos os tempos...

Mas acredito que quem melhor tratou o tema de viagem no tempo em qualquer mídia seja Douglas Adams. A maneira como ele lida com isso no Restaurante no fim do universo é interessantíssima, além de me fazer chorar de rir...

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

VIAGENS TEMPORAIS: É POSSÍVEL? Empty Re: VIAGENS TEMPORAIS: É POSSÍVEL?

Mensagem por Convidad Dom Set 26, 2010 4:48 pm

Caramba essa teoria da navalha eu não conhecia, mas a achei muito interessante... Entretanto acho que o que o arthur disse:

"a linha temporal já teria sido 'corrigida' e teria incorporado a mudança. Isso aconteceria como um fluxo que se propaga pelas linhas temporais."

faz sentido também... Teorias sobre viagens no tempo são infinitas, e só serão respondidas se um dia fizermos uma viagem dessas eu acho...

Agora pra entrar na brincadeira do tópico... Acho que mataria o imperador que fez o Concílio de Nicéia (sim eu esqueci o nome dele ¬¬) que resolveu compilar e manipular o que temos por Bíblia hoje... Não sei se creio em tudo o que dizem, mas se for real creio que teriamos um mundo beeeem diferente scratch study confused

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

VIAGENS TEMPORAIS: É POSSÍVEL? Empty Re: VIAGENS TEMPORAIS: É POSSÍVEL?

Mensagem por Convidado Dom Set 26, 2010 5:32 pm

Mas o problema é que para a correção da linha temporal um fato alheio a ela deveria ser inserido.

É exatamente a questão do "avô e seu neto".



Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

VIAGENS TEMPORAIS: É POSSÍVEL? Empty Re: VIAGENS TEMPORAIS: É POSSÍVEL?

Mensagem por Convidad Dom Set 26, 2010 5:41 pm

Zumbi escreveu:Mas o problema é que para a correção da linha temporal um fato alheio a ela deveria ser inserido.

É exatamente a questão do "avô e seu neto".


Como assim?
Eu creio que a linha temporal se corrija por si só não?

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

VIAGENS TEMPORAIS: É POSSÍVEL? Empty Re: VIAGENS TEMPORAIS: É POSSÍVEL?

Mensagem por Convidado Dom Set 26, 2010 5:45 pm

Ilustrando o exemplo:

Um cientista cria uma máquina do tempo. Retorna alguns séculos e em um incidente assassina seu avô, quando este tinha apenas dez anos. Ao passo que o avô não possua herdeiros, não poderia o cientista ter nascido / construido a máquina / retornado no tempo / assassinado o avô.

Se o crime não poderia ter sido realizado, inviabiliza a viagem temporal, ou no mínimo, quaisquer modifcações.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

VIAGENS TEMPORAIS: É POSSÍVEL? Empty Re: VIAGENS TEMPORAIS: É POSSÍVEL?

Mensagem por Convidad Dom Set 26, 2010 5:52 pm

Zumbi escreveu:Ilustrando o exemplo:

Um cientista cria uma máquina do tempo. Retorna alguns séculos e em um incidente assassina seu avô, quando este tinha apenas dez anos. Ao passo que o avô não possua herdeiros, não poderia o cientista ter nascido / construido a máquina / retornado no tempo / assassinado o avô.

Se o crime não poderia ter sido realizado, inviabiliza a viagem temporal, ou no mínimo, quaisquer modifcações.
Huuumm já ouvi falar desse paradoxo...
Talvez... Isso é uma suposição minha, nem fosse possível interagirmos com coisas do passado, talvez pra evitar esse tipo de coisa, tem algo parecido nos Invisíveis, eu acho... É como se quando voltassemos no tempo fossemos como fantasmas para as pessoas daquele tempo...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

VIAGENS TEMPORAIS: É POSSÍVEL? Empty Re: VIAGENS TEMPORAIS: É POSSÍVEL?

Mensagem por Convidado Dom Set 26, 2010 5:59 pm

Tópico editado par se adequar a discussão surgida. Ajudem no outro também,ok?


Última edição por John Titor em Dom Set 26, 2010 6:28 pm, editado 1 vez(es)

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

VIAGENS TEMPORAIS: É POSSÍVEL? Empty Re: VIAGENS TEMPORAIS: É POSSÍVEL?

Mensagem por Convidado Dom Set 26, 2010 6:00 pm

A viagem poderia ser possível (difícil, mas não impossível). Porém eu não concordo com a possibilidade de alterações.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

VIAGENS TEMPORAIS: É POSSÍVEL? Empty Re: VIAGENS TEMPORAIS: É POSSÍVEL?

Mensagem por Convidad Dom Set 26, 2010 6:03 pm

John Titor escreveu:
Zumbi escreveu:Ilustrando o exemplo:

Um cientista cria uma máquina do tempo. Retorna alguns séculos e em um incidente assassina seu avô, quando este tinha apenas dez anos. Ao passo que o avô não possua herdeiros, não poderia o cientista ter nascido / construido a máquina / retornado no tempo / assassinado o avô.

Se o crime não poderia ter sido realizado, inviabiliza a viagem temporal, ou no mínimo, quaisquer modifcações.

Tá bom gente. Conheço as teorias que tornam impossível a viagem ao passado. Mas aí vcs estragam a brincacadeira do tópico( por isso puz como hipótese). Podemos criar(creio que até já exista) um tópico para discutir viagens temporais. Mas a idéia deste tópico é criar um hipótese semanal e discutir ela sob o viés histórico. Me ajudam?
Hihihihi, vamos lá então cheers

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

VIAGENS TEMPORAIS: É POSSÍVEL? Empty Re: VIAGENS TEMPORAIS: É POSSÍVEL?

Mensagem por Convidado Dom Set 26, 2010 6:10 pm

Zumbi escreveu:Ilustrando o exemplo:

Um cientista cria uma máquina do tempo. Retorna alguns séculos e em um incidente assassina seu avô, quando este tinha apenas dez anos. Ao passo que o avô não possua herdeiros, não poderia o cientista ter nascido / construido a máquina / retornado no tempo / assassinado o avô.

Se o crime não poderia ter sido realizado, inviabiliza a viagem temporal, ou no mínimo, quaisquer modifcações.

O paradoxo do avô é separado de outras alterações, pq é muito específico. Se eu voltasse no passado e matasse o seu avô, nada me aconteceria e a viagem seria absolutamente possível, então não acho que com base em uma dúvida ou possível paradoxo possamos desacreditar toda a ideia das alterações.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

VIAGENS TEMPORAIS: É POSSÍVEL? Empty Re: VIAGENS TEMPORAIS: É POSSÍVEL?

Mensagem por Convidad Dom Set 26, 2010 6:12 pm

arthurskywalker escreveu:
Zumbi escreveu:Ilustrando o exemplo:

Um cientista cria uma máquina do tempo. Retorna alguns séculos e em um incidente assassina seu avô, quando este tinha apenas dez anos. Ao passo que o avô não possua herdeiros, não poderia o cientista ter nascido / construido a máquina / retornado no tempo / assassinado o avô.

Se o crime não poderia ter sido realizado, inviabiliza a viagem temporal, ou no mínimo, quaisquer modifcações.

O paradoxo do avô é separado de outras alterações, pq é muito específico. Se eu voltasse no passado e matasse o seu avô, nada me aconteceria e a viagem seria absolutamente possível, então não acho que com base em uma dúvida ou possível paradoxo possamos desacreditar toda a ideia das alterações.

É um dos mais interessantes que eu já li.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Recomendo a leitura.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

VIAGENS TEMPORAIS: É POSSÍVEL? Empty Re: VIAGENS TEMPORAIS: É POSSÍVEL?

Mensagem por Convidado Dom Set 26, 2010 6:17 pm

arthurskywalker escreveu:
Zumbi escreveu:Ilustrando o exemplo:

Um cientista cria uma máquina do tempo. Retorna alguns séculos e em um incidente assassina seu avô, quando este tinha apenas dez anos. Ao passo que o avô não possua herdeiros, não poderia o cientista ter nascido / construido a máquina / retornado no tempo / assassinado o avô.

Se o crime não poderia ter sido realizado, inviabiliza a viagem temporal, ou no mínimo, quaisquer modifcações.

O paradoxo do avô é separado de outras alterações, pq é muito específico. Se eu voltasse no passado e matasse o seu avô, nada me aconteceria e a viagem seria absolutamente possível, então não acho que com base em uma dúvida ou possível paradoxo possamos desacreditar toda a ideia das alterações.

Vamos admitir esse fato. Apenas para exemplificação vamos admitir alguns fatos. Você retornaria e assassinaria meu avô em 1950. Porém, em 2010, meu avô não existiria e não haveria qualquer interesse seu para que retorna-se e o assassinase. Logo você não retornaria. Se não retorna-se, então não haveria ninguém para assassinar meu avô. Logo mais um paradoxo, que caberia apenas em mais varíaveis não respondidas.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

VIAGENS TEMPORAIS: É POSSÍVEL? Empty Re: VIAGENS TEMPORAIS: É POSSÍVEL?

Mensagem por Convidado Dom Set 26, 2010 6:19 pm

Edit: Infelizmente, isso me inclui, na área de ciências puras apenas um argumento pode invalidar uma teoria inteira.

Very Happy Very Happy Very Happy


Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

VIAGENS TEMPORAIS: É POSSÍVEL? Empty Re: VIAGENS TEMPORAIS: É POSSÍVEL?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos