A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gatos pensam que donos também são gatos, diz livro

3 participantes

Ir para baixo

Gatos pensam que donos também são gatos, diz livro Empty Gatos pensam que donos também são gatos, diz livro

Mensagem por Parallax Qua Jan 15, 2014 11:18 pm

Em Cat Sense, o "antropo-zoólogo" John Bradshaw, professor da Universidade de Bristol, contesta as teorias de que os gatos veem seres humanos como bebês

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

O autor de um livro recém-lançado no Reino Unido promete mudar algumas coisas que (achamos que) sabemos sobre o relacionamento entre gatos e seres humanos.

Em Cat Sense, o "antropo-zoólogo" John Bradshaw, professor da Universidade de Bristol, contesta as teorias de que os gatos veem seres humanos como bebês, em função dos "presentes" que eles oferecem ao deixar pássaros mortos e outras presas abatidas nos arredores da cama dos donos, supostamente para alimentá-los.

Segundo Bradshaw, os felinos domésticos enxergam as pessoas como se fossem outros gatos - só que maiores. O autor ainda sugere que os gatos podem chegar a nos considerar "mães", mesmo que nos vejam, ao mesmo tempo, como intelectualmente inferiores - e isso porque, diz Bradshaw, os gatos percebem que nos movemos de forma menos graciosa.

Se os gatos deixam "comida" no quarto dos donos, é por acharem que aquele é um local seguro para se alimentar. Mas, se isso estivesse correto, os gatos devorariam a sua presa, e não a abandonariam no chão, certo? Bradshaw tem uma explicação esquisita: os gatos se lembram que têm uma comida mais saborosa deixado pela "mamãe" - a ração - e deixa o animal morto para trás. É assim que os gatinhos reconheceriam os seres humanos como provedores de alimentos.

Segundo uma leitura prévia feita por críticos do New York Times, o livro tem os seus defeitos, mas pode "ensiná-lo aspectos sobre a biologia dos gatos que você nunca suspeitou".

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Parallax
Parallax
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4611
Data de inscrição : 10/06/2010
Idade : 41

https://www.shareflash.xyz/portal

Ir para o topo Ir para baixo

Gatos pensam que donos também são gatos, diz livro Empty Re: Gatos pensam que donos também são gatos, diz livro

Mensagem por alancosme32 Sex Jan 17, 2014 11:45 pm

Dando uma viajada legal no assunto eu me interessei em ler o livro. Sempre curti muito esse negócio de discutir como é o mundo a depender do observador. Como se cada um vivesse sua própria realidade apesar de estarem inseridos no mesmo local.
alancosme32
alancosme32
Farrista das "Árvores Somos Nozes"
Farrista das

Mensagens : 788
Data de inscrição : 09/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Gatos pensam que donos também são gatos, diz livro Empty Re: Gatos pensam que donos também são gatos, diz livro

Mensagem por volpi Dom Jan 19, 2014 12:43 pm

alancosme32 escreveu:Dando uma viajada legal no assunto eu me interessei em ler o livro. Sempre curti muito esse negócio de discutir como é o mundo a depender do observador. Como se cada um vivesse sua própria realidade apesar de estarem inseridos no mesmo local.

Agora por outro lado. E se quando tu anda na rua, parte das pessoas pelo qual tu passa sequer são humanos. Sabe aquela pessoa, que pra ti é perfeitamente normal, passa por ela todos os dias, parecendo ir ao trabalho ou apenas cuidando da própria vida, mas que tu sequer pensa na possibilidade de parar pra conversar? E se isso é uma ilusão criada pelo seu cérebro, que te faz pensar nela como alguém igual a ti pelo simples fato de não conceber que outra espécie seja capaz de agir de forma parecida com a sua, inclusive sendo capaz de convívio?
volpi
volpi
Farrista o que está acontecendo comigo?
Farrista o que está acontecendo comigo?

Mensagens : 1516
Data de inscrição : 10/06/2010
Idade : 41
Localização : Santa Maria/RS

Ir para o topo Ir para baixo

Gatos pensam que donos também são gatos, diz livro Empty Re: Gatos pensam que donos também são gatos, diz livro

Mensagem por alancosme32 Qui Jan 23, 2014 1:32 pm

volpi escreveu:
alancosme32 escreveu:Dando uma viajada legal no assunto eu me interessei em ler o livro. Sempre curti muito esse negócio de discutir como é o mundo a depender do observador. Como se cada um vivesse sua própria realidade apesar de estarem inseridos no mesmo local.

Agora por outro lado. E se quando tu anda na rua, parte das pessoas pelo qual tu passa sequer são humanos. Sabe aquela pessoa, que pra ti é perfeitamente normal, passa por ela todos os dias, parecendo ir ao trabalho ou apenas cuidando da própria vida, mas que tu sequer pensa na possibilidade de parar pra conversar? E se isso é uma ilusão criada pelo seu cérebro, que te faz pensar nela como alguém igual a ti pelo simples fato de não conceber que outra espécie seja capaz de agir de forma parecida com a sua, inclusive sendo capaz de convívio?

Grimm, Doctor Who, MIB... Tem tantas histórias de ficção que brincam com essa hipotese. Se você analisar bem, histórias de fantasia são representações de ideias que pelo menos uma pessoa acredita ser possível.
alancosme32
alancosme32
Farrista das "Árvores Somos Nozes"
Farrista das

Mensagens : 788
Data de inscrição : 09/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Gatos pensam que donos também são gatos, diz livro Empty Re: Gatos pensam que donos também são gatos, diz livro

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos