A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A high society e os rolezinhos

+2
volpi
Victor Pax
6 participantes

Ir para baixo

A high society e os rolezinhos Empty A high society e os rolezinhos

Mensagem por Victor Pax Ter Fev 04, 2014 10:00 am

Jornalismo Wando escreveu:O high society e os rolezinhos

"Berros, correria, gritos de guerra, palavrões, tumulto, ostentação e muita paquera" - essa seria uma descrição perfeita dos rolezinhos que jovens de periferia têm feito dentro dos shoppings brasileiros. Mas também caberia como uma luva pra descrever os rolezinho de uma gente bonita da FEA-USP, a Faculdade de Economia e Administração da USP, que promove suas baguncinhas anuais com os "bixos" no Shopping Eldorado.

O rolezinho do bem funciona assim: depois de pedir dinheiro no farol, jovens bem nascidos se reúnem dentro do shopping pra comemorar - aos berros e palavrões - sua entrada na universidade. Aliás, essa é uma fase bastante comum na vida do jovem de classe média/alta: primeiro estuda em escola particular, depois faz cursinho caro pra passar em universidade gratuita e então vai comemorar brincando de miserável no farol.

Muitos questionaram a diferença dos pesos e medidas nas reações aos rolezinhos. Me parece óbvio, mas tentarei explicar. O rolezinho da FEA claramente faz parte de uma agenda universitária, tradicional, com um propósito definido. Trata-se de um rito de passagem do jovem branco brasileiro para a fase adulta.

E os rolezinhos do funk? Muita gente tentou explicar esse desastre social que tomou conta do país. Jornalistas, sociólogos, antropólogos, filósofos, enfim, uma enorme variedade de profissionais se debruçaram sobre o assunto do momento. Mas poucos pararam pra prestar atenção no que pensa o high society paulistano, uma categoria bastante esquecida, mas que é responsável por grande parte do PIB da nação.

Duas famosas jovens senhoras do jet set brasileiro, que ficaram conhecidas pela participação no programa Mulheres Ricas, resolveram botar a boca no trombone e interromperam um rolezinho em Paris para conversar com a revista CARAS:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Apavoradas em Paris, nossas meninas mostram que não são apenas dois rostinhos bonitos na revista CARAS. Segue trecho da matéria:

Regina contou que as duas "estão apavoradas" com os passeios programados por jovens em centros de compras e que "acabou a última opção de lazer dos paulistanos e dos que visitam a cidade".
Elas se encontraram no renomado restaurante Ambroise, na Place des Voges, que tem classificação três estrelas do guia Michelin. Elas degustaram caviar lagostins, trufas e uma sobremesa de maracujá e chocolate envolta em uma casca fina. "Realmente para quem pode e nós duas podemos nos dar este luxo", disse Manssur.


Segundo a advogada, a violência no Brasil e a situação caótica nos shoppings tomou conta da conversa. "Conversamos principalmente sobre a situação triste em que se encontra nosso pobre país com relação à violência e como estamos apavoradas com este tal 'rolezinho' nos shoppings! É um absurdo! Na minha opinião, acabou a última opção de lazer dos paulistanos e dos que visitam nossa cidade", contou Manssur.
Me encanta a preocupação social da alta sociedade. E estando em Paris, com o devido distanciamento, fica mais fácil analisar o quadro de maneira isenta. Regina Manssur, que já havia externado seu desespero com a PEC das domésticas, parece estar especialmente interessada no assunto. Ao IG ela afirmou:

“A aglomeração descamba. A aglomeração é perigosa. Por que existe Contru, Corpo de Bombeiros, saída de emergência, instrução de incêndio? Porque lugar fechado é perigoso”

Por que não há a mesma preocupação com o rolezinho universitário? Não sabemos, mas num gesto de carinho e solidariedade, Regina propôs patrocinar a criação do "rolezódromo", um espaço exclusivo de lazer para jovens de periferia, que levaria o nome de sua mãe.

Mas o high society não é composto apenas por jovens senhoras. Temos outras vozes importantes. O jovem Paulo, filho da socialite paulistana Ligia Kogos, vociferou contra os defensores do rolezinho em vídeo no Youtube (aliás, recomendo que assistam na íntegra!):

"Para entender o rolezinho, nós temos que entender a esquerda, que é um movimento político que se utiliza de falácias, mentiras, contradições, confusão mental, distorção dos fatos, perversão da ética e da moral, pra implantar as agendas políticas mais nefastas e totalitárias. Inclusive o nazismo e o stalinismo. Eles querem fazer isso aqui no Brasil"

O temor não é exagerado. A segurança dos consumidores mais tradicionais tem sido colocada em risco. Seja ele rico, pobre, negro, branco, funkeiro ou sertanejo universitário. Portanto, é bobagem querer enxergar preconceito racial ou social na reação aos funkeiros. Essa matéria do UOL confirma minhas palavras:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Veja bem, essas empresas não estão sendo preconceituosas, jamais. Só estão querendo preservar a exclusividade dos seus consumidores. É uma questão de mercado. Vejamos o que o diz o diretor do DataPopular:

"Boa parte das marcas tem vergonha de seus clientes mais pobres. São marcas que historicamente foram posicionadas para a elite e o consumidor que compra exclusividade pode não estar muito feliz com essa democratização do consumo. Algumas empresas me procuraram dizendo 'minha marca está virando letra de música, febre na periferia e não quero estar associado a esse pessoa"

Isso é elitismo? Preconceito? Claro que não. É apenas uma forma de preservar os clientes que querem exibir sua exclusividade através de boas marcas. Essa é a estratégia de defesa institucional dessas empresas e deve ser respeitada, até porque o mercado é livre.

A verdade é que esses funkeiros estão promovendo um rolezinho no imaginário da alta sociedade e daqueles que compartilham seus bons valores. Meu único medo é que, com os avanço das cotas, o rolezinho universitário acabe se popularizando e ficando cada vez mais parecido com os rolezinhos do funk. Sem falar que, nessa toada, a famosa "pindura" das faculdades de direito tem tudo para ser reclassificada como "assalto".

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Victor Pax
Victor Pax
Farrista já viciei...
Farrista já viciei...

Mensagens : 4157
Data de inscrição : 05/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A high society e os rolezinhos Empty Re: A high society e os rolezinhos

Mensagem por volpi Ter Fev 04, 2014 6:48 pm

Eu... eu... eu não entendi... Essa matéria é séria ou é piada?
volpi
volpi
Farrista o que está acontecendo comigo?
Farrista o que está acontecendo comigo?

Mensagens : 1516
Data de inscrição : 10/06/2010
Idade : 41
Localização : Santa Maria/RS

Ir para o topo Ir para baixo

A high society e os rolezinhos Empty Re: A high society e os rolezinhos

Mensagem por Questao Ter Fev 04, 2014 6:57 pm

volpi escreveu:Eu... eu... eu não entendi... Essa matéria é séria ou é piada?
espero que seja piada,mas no brasil vai saber,achava que era piada a gente pagar quase 1 bi para um porto em cuba mas no final era verdade

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 28229
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 39

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

A high society e os rolezinhos Empty Re: A high society e os rolezinhos

Mensagem por Ozzy Qua Fev 05, 2014 2:28 pm

Rolling Eyes 
Ozzy
Ozzy
Farrista o que está acontecendo comigo?
Farrista o que está acontecendo comigo?

Mensagens : 1890
Data de inscrição : 17/07/2010
Idade : 41
Localização : Em frente do pc

Ir para o topo Ir para baixo

A high society e os rolezinhos Empty Re: A high society e os rolezinhos

Mensagem por Victor Pax Qui Fev 06, 2014 8:49 am

Bom, as "confraternizações" anuais com os "bixos" no Shopping Eldorado são verdade?
Eu acho que são.

A reportagem das "mulheres ricas" é verdade?
Eu acho que sim.

A insistência de algum setores da sociedade de vincular qualquer movimento de reivindicação como movimento de esquerda como nazismo (?!?!?!?!?!) e o stalinismo é verdade?
Infelizmente é... (o que para mim é um atestado de ignorância).

As grifes se pautam na noção de exclusividade e acima de tudo elitização de seus produtos?
Sim, isso é realidade.

É verdade que rico saindo correndo sem apagar está apernas brincando e pobre sendo ladrão, salafrário e mal caráter?
Tirem suas próprias conclusões. Rolling Eyes 

Então mesmo que o texto não seja sério os seus tópicos o são... o que dá um sentido todo próprio para o texto.
Victor Pax
Victor Pax
Farrista já viciei...
Farrista já viciei...

Mensagens : 4157
Data de inscrição : 05/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A high society e os rolezinhos Empty Re: A high society e os rolezinhos

Mensagem por marcelo l. Qui Fev 06, 2014 9:16 am

Vitor, eu só tenho minhas dúvidas sobre a confraternização da FEA, se ocorre é recente, o local sempre foi o Rei das Batidas lá  na Valdemar Ferreira para beber no final dos "pedágios".  

Os problemas dos trotes é antigo, é uma festa anual sádica em algumas unidades e faculdades pelo Brasil, quanto mais elitizado o curso é mais selvagem, mesmo a Unidade da USP que tem o diretor que mais pune nos momentos de greve, arranca faixa etc, era tolerante "a competição de natação da lama" e outras práticas, achava parte da cultura.

No resto concordo, mas mesmo os "rolezinhos" me lembram quando os jovens se reuniam nos postos de gasolina nas lojas de conveniência, o que se fez foi proibir com muito sucesso até já que a onda acabou, e as cidades não fizeram nada para atender esse público.
marcelo l.
marcelo l.
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 6877
Data de inscrição : 15/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A high society e os rolezinhos Empty Re: A high society e os rolezinhos

Mensagem por Victor Pax Qui Fev 06, 2014 9:46 am

Como disse achava que era, pelo comportamento de muitos trotes em muitas cidades.
Quem nunca ouviu falar do TUSCA aqui em São Carlos não sabe a zona que é (deixa qualquer rolezinho do mais agressivo no chinelo).

Mas se errei sobre a confraternização da FEA sou o primeiro a me desculpar.
Victor Pax
Victor Pax
Farrista já viciei...
Farrista já viciei...

Mensagens : 4157
Data de inscrição : 05/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A high society e os rolezinhos Empty Re: A high society e os rolezinhos

Mensagem por marcelo l. Qui Fev 06, 2014 10:29 am

Victor Pax escreveu:Como disse achava que era, pelo comportamento de muitos trotes em muitas cidades.
Quem nunca ouviu falar do TUSCA aqui em São Carlos não sabe a zona que é (deixa qualquer rolezinho do mais agressivo no chinelo).

Mas se errei sobre a confraternização da FEA sou o primeiro a me desculpar.

Eu não sei pode ser que tenha virado o novo ponto, Victor, a aceitação do trote é algo me surpreende a cada ano, mas no caso da USP é nítido que tem muito apoio dos diretores que não fazem nada, afinal ninguém me convence que um piquete é mais violento que jogar adolescentes na lama para nadar, e para os defensores de polícia no campus, o carro da PM para e fica olhando e nem dá para dizer que o diretor não vê por que é de frente para janela dele.

Tanto é que depois de morreu aquele rapaz na Medicina na piscina em Pinheiros, a selvageria continua até hoje, posso estar enganado mas a faculdade não puniu ninguém.
marcelo l.
marcelo l.
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 6877
Data de inscrição : 15/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A high society e os rolezinhos Empty Re: A high society e os rolezinhos

Mensagem por Victor Pax Qui Fev 06, 2014 11:30 am

Ladrão, estuprador, traficante... a polícia tem coisas melhores para fazer.

Polícia no campus é para funcionário sindicalizado e aluno dos diretórios acadêmicos.
Victor Pax
Victor Pax
Farrista já viciei...
Farrista já viciei...

Mensagens : 4157
Data de inscrição : 05/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A high society e os rolezinhos Empty Re: A high society e os rolezinhos

Mensagem por volpi Qui Fev 06, 2014 9:08 pm

Victor Pax escreveu:Bom, as "confraternizações" anuais com os "bixos" no Shopping Eldorado são verdade?
Eu acho que são.

A reportagem das "mulheres ricas" é verdade?
Eu acho que sim.

A insistência de algum setores da sociedade de vincular qualquer movimento de reivindicação como movimento de esquerda como nazismo (?!?!?!?!?!) e o stalinismo é verdade?
Infelizmente é... (o que para mim é um atestado de ignorância).

As grifes se pautam na noção de exclusividade e acima de tudo elitização de seus produtos?
Sim, isso é realidade.

É verdade que rico saindo correndo sem apagar está apernas brincando e pobre sendo ladrão, salafrário e mal caráter?
Tirem suas próprias conclusões. Rolling Eyes 

Então mesmo que o texto não seja sério os seus tópicos o são... o que dá um sentido todo próprio para o texto.

Essas partes eu tenho certeza que são reais, o que eu não entendi se é piada ou não é a matéria em si.

Pelo jeito que as coisas andam, eu não duvido que alguém alegue que querer negar o acesso à uma parcela da sociedade para garantir os privilégios de exclusividade de outra não seja preconceito, apenas "tática de marketing", mas é sempre bom averiguar primeiro...
volpi
volpi
Farrista o que está acontecendo comigo?
Farrista o que está acontecendo comigo?

Mensagens : 1516
Data de inscrição : 10/06/2010
Idade : 41
Localização : Santa Maria/RS

Ir para o topo Ir para baixo

A high society e os rolezinhos Empty Re: A high society e os rolezinhos

Mensagem por Wally_Gator Sex Fev 07, 2014 10:07 am

Na boa...quando vi a cara daquelas velhas podres ali parei de ler. É isso que me intriga, sabe?

Alguém pode me dar uma explicação lógica do porquê as pessoas realmente dão atenção à opinião de pessoas como estas velhas e da Rachel Sherazade, que só sabe ser bonitinha? Sério meu, pra mim é um mistério!!!

Quanto a esse lance de jornalistas e sociólogos e o escambau estarem fabricando teorias em ritmo industrial é outra bobagem...é difícil explicar determinado fenômeno ou período histórico quando ele ainda está em vigor, quando ainda se vive nele, por isso não acredito que nenhuma dessas teorias sejam confiáveis. É muito xamã pra toda a tribo.
Wally_Gator
Wally_Gator
Farrista Não me manda sair do PC
Farrista Não me manda sair do PC

Mensagens : 572
Data de inscrição : 23/04/2013
Idade : 34
Localização : with the hobbits in Isengard.

Ir para o topo Ir para baixo

A high society e os rolezinhos Empty Re: A high society e os rolezinhos

Mensagem por volpi Sex Fev 07, 2014 4:16 pm

Wally_Gator escreveu:Na boa...quando vi a cara daquelas velhas podres ali parei de ler. É isso que me intriga, sabe?

Quando eu li o "estamos apavoradas" pensei que elas tinham se olhado no espelho...
volpi
volpi
Farrista o que está acontecendo comigo?
Farrista o que está acontecendo comigo?

Mensagens : 1516
Data de inscrição : 10/06/2010
Idade : 41
Localização : Santa Maria/RS

Ir para o topo Ir para baixo

A high society e os rolezinhos Empty Re: A high society e os rolezinhos

Mensagem por marcelo l. Sex Fev 07, 2014 6:08 pm

O problema do rolezinho para essa turma é mais embaixo, se acostumou no Brasil as pessoas se considerarem com certo nível especiais e merecem privilégios, dividir espaço para elas dá "nojinho".
marcelo l.
marcelo l.
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 6877
Data de inscrição : 15/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A high society e os rolezinhos Empty Re: A high society e os rolezinhos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos