A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Abrindo o voto

+9
alancosme32
Questao
elcioch
Jamm
volpi
ghmartins
Hiena
Rurouni André
Koppe
13 participantes

Página 1 de 8 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ir para baixo

Abrindo o voto Empty Abrindo o voto

Mensagem por Koppe Sáb Out 02, 2010 2:42 pm

Voto secreto é um direito, mas não uma obrigação. Quem quiser pode dizer em quem vota. Abri esse tópico pra quem mais quiser fazer isso, a idéia é expor e trocar idéias e motivos. Minha lista é essa:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Deputada estadual Juliana Brizola (PDT): se ela defender metade das idéias que o avô dela defendia, já merece meu voto. Educação é a solução, e espero estar fazendo algo pela educação, por mínimo que seja, ao votar nela.

Deputada federal Manuela D'Ávila (PCdoB): Eu pretendia votar em outro que já se mostrou competente, mas essa semana fiquei sabendo uma coisa, de fonte segura, que por não ter prova não vou divulgar, mas me fez mudar de idéia. Manuela era minha segunda opção.

Senador Paulo Paim (PT): esse eu já tinha decidido há muitos anos. Um dos melhores políticos que conheço.

Senador Germano Rigotto (PMDB): pode parecer voto de "soma zero", mas assim ajudo a evitar que a 'Madame RBS' seja eleita. Rigotto pode não ter sido o melhor governador que já tivemos, mas prefiro ele do que a Ana Amélia do PP.

Governador Pedro Ruas (PSOL): Tarso, Yeda e Fogaça mentiram publica e descaradamente, então não voto neles.

Presidenta Dilma: entre as opções, me parece a melhor. Não quero correr o risco de o Serra se eleger.
Koppe
Koppe
Farrista tenho muitos amigos
Farrista tenho muitos amigos

Mensagens : 2246
Data de inscrição : 13/06/2010
Idade : 39
Localização : Rio Grande do Sul

http://mdhq.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Abrindo o voto Empty Re: Abrindo o voto

Mensagem por Koppe Sáb Out 02, 2010 2:49 pm

E pra quem quiser, aqui tem uma cola em branco que pode ser impressa e preenchida à vontade:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Acredito ser suficiente. Mas, se achar a resolução baixa, nesse endereço tem uma versão maior (em PDF):

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Koppe
Koppe
Farrista tenho muitos amigos
Farrista tenho muitos amigos

Mensagens : 2246
Data de inscrição : 13/06/2010
Idade : 39
Localização : Rio Grande do Sul

http://mdhq.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Abrindo o voto Empty Re: Abrindo o voto

Mensagem por Convidad Sáb Out 02, 2010 5:24 pm

Cara, tenho que confessar que nem tenho candidatos definidos. Talvez até vote em branco na maioria.

Certeza só tenho uma, na Dilma não voto.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Abrindo o voto Empty Re: Abrindo o voto

Mensagem por Rurouni André Sáb Out 02, 2010 10:52 pm

HighBall escreveu:Cara, tenho que confessar que nem tenho candidatos definidos. Talvez até vote em branco na maioria.

Certeza só tenho uma, na Dilma não voto.
VOTE NULO!!!

Ao fazer isso vc está dizendo que ñ gostou de nenhum candidato que foi apresentado.

Em relação a dilma somos 2.
Rurouni André
Rurouni André
Farrista me gusta
Farrista me gusta

Mensagens : 2543
Data de inscrição : 28/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Abrindo o voto Empty Re: Abrindo o voto

Mensagem por Convidad Sáb Out 02, 2010 10:57 pm

voto em Marina.

Dilma e Serra não dá.

Torço para que ela consiga ir pro segundo turno.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Abrindo o voto Empty Re: Abrindo o voto

Mensagem por Convidad Dom Out 03, 2010 1:16 am

Como sou de Sampa:

Presidente: Marina Silva (PV)

Governador: Paulo Skaf (PSB)

Senadores: Marta Suplicy (PT) e Romeu Tuma (PTB) - Votos meramente úteis para evitar a desgraça do lixo Netinho...

Deputada Federal: Mara Gabrilli (PSDB)

Deputado Estadual: Sérgio Contente (PV)


Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Abrindo o voto Empty Re: Abrindo o voto

Mensagem por Hiena Dom Out 03, 2010 8:54 am

Rurouni André escreveu:
HighBall escreveu:Cara, tenho que confessar que nem tenho candidatos definidos. Talvez até vote em branco na maioria.

Certeza só tenho uma, na Dilma não voto.
VOTE NULO!!!

Ao fazer isso vc está dizendo que ñ gostou de nenhum candidato que foi apresentado.

Em relação a dilma somos 2.

Com relação a Dilma somos 3...
Hiena
Hiena
Farrista das mil e uma noites
Farrista das mil e uma noites

Mensagens : 1429
Data de inscrição : 11/06/2010
Localização : Aracaju - SE

Ir para o topo Ir para baixo

Abrindo o voto Empty Re: Abrindo o voto

Mensagem por Convidado Dom Out 03, 2010 11:16 am

Hiena escreveu:
Rurouni André escreveu:
HighBall escreveu:Cara, tenho que confessar que nem tenho candidatos definidos. Talvez até vote em branco na maioria.

Certeza só tenho uma, na Dilma não voto.
VOTE NULO!!!

Ao fazer isso vc está dizendo que ñ gostou de nenhum candidato que foi apresentado.

Em relação a dilma somos 2.

Com relação a Dilma somos 3...

Somos 4!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Abrindo o voto Empty Re: Abrindo o voto

Mensagem por Convidado Dom Out 03, 2010 11:42 am

chrisliter escreveu:
Hiena escreveu:
Rurouni André escreveu:
VOTE NULO!!!

Ao fazer isso vc está dizendo que ñ gostou de nenhum candidato que foi apresentado.

Em relação a dilma somos 2.

Com relação a Dilma somos 3...

Somos 4!

Somos 5.... Smile

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Abrindo o voto Empty Re: Abrindo o voto

Mensagem por Convidad Dom Out 03, 2010 7:04 pm

Gabirus escreveu:
chrisliter escreveu:
Hiena escreveu:

Com relação a Dilma somos 3...

Somos 4!

Somos 5.... Smile
Somos 6 cheers

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Abrindo o voto Empty Re: Abrindo o voto

Mensagem por Convidad Dom Out 03, 2010 7:08 pm

Pra ser sincero foi um pouco de desleixo meu, mas não encontrei (em partes por falta de pesquisa), mas não tinha candidatos pra quase nenhum dos cargos por isso votei em branco, mas no que votei:

Dep. Federal: Ivan Valente
Governador: Fabio Feldmann
Presidente: Plínio

Eu acho que nossa política precisa de uma certa renovação ao invéz de PT e PSDB por isso optei mais pelos de "esquerda", embora confesse que não creio inteiramente em tais ideais e não acho que daria certo tais ideais aqui no Brasil, mas no entanto foram a saída que achei pra uma escolha "conciente" ao invés de ir pelo que me diz a Globo XP

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Abrindo o voto Empty Re: Abrindo o voto

Mensagem por ghmartins Dom Out 03, 2010 9:01 pm

Sr. Elton escreveu:
Gabirus escreveu:
chrisliter escreveu:

Somos 4!

Somos 5.... Smile
Somos 6 cheers

Somos 7 jocolor

Nessas eleições, fiz duas coisas que eu nunca tinha feito antes: anulei um voto e para deputados votei apenas na legenda porque entre as dezenas de opções não achei um que prestasse...

Deputado Estadual: 50 (PSOL)
Deputado Federal: 50 (PSOL)
Senador 1: 430 (Ricardo Young - PV)
Senador 2: 000 (NULO)
Governador: 40 (Paulo Skaf - PSB)
Presidente: 43 (Marina Silva - PV)

_________________
I'm gonna make him an offer he can't refuse...
ghmartins
ghmartins
Farrista das mil e uma noites
Farrista das mil e uma noites

Mensagens : 1135
Data de inscrição : 14/06/2010
Idade : 43
Localização : Taubaté - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Abrindo o voto Empty Re: Abrindo o voto

Mensagem por Hiena Seg Out 04, 2010 12:17 am

Sr. Elton escreveu:Pra ser sincero foi um pouco de desleixo meu, mas não encontrei (em partes por falta de pesquisa), mas não tinha candidatos pra quase nenhum dos cargos por isso votei em branco, mas no que votei:

Dep. Federal: Ivan Valente
Governador: Fabio Feldmann
Presidente: Plínio

Eu acho que nossa política precisa de uma certa renovação ao invéz de PT e PSDB por isso optei mais pelos de "esquerda", embora confesse que não creio inteiramente em tais ideais e não acho que daria certo tais ideais aqui no Brasil, mas no entanto foram a saída que achei pra uma escolha "conciente" ao invés de ir pelo que me diz a Globo XP

Eu nem acho que o Plínio estivesse realmente disputando a eleição para ganhar, acho que ele estava ali para pedir votos para seu partido, passar sua mensagem ao povoe colocar fogo nos debates. Twisted Evil
Hiena
Hiena
Farrista das mil e uma noites
Farrista das mil e uma noites

Mensagens : 1429
Data de inscrição : 11/06/2010
Localização : Aracaju - SE

Ir para o topo Ir para baixo

Abrindo o voto Empty Re: Abrindo o voto

Mensagem por Convidad Seg Out 04, 2010 11:15 am

Votei na Marina, sem qualquer esperança de vitória é claro, mas sabia que a votação dela ia forçar um segundo turno.

Vou votar no Serra no segundo turno, porque não votaria na Dilma nem me pagando (além da alegria que me daria ver a cara dela e do Lula se eles perdessem essa eleição), e a idéia de um partido ficar 12 anos no poder me apavora até não poder mais...

Uma eleição em que você tem que escolher o "menos pior" !?!? Os partidos deveriam ter vengonha dos candidatos que apresentaram esse ano.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Abrindo o voto Empty Re: Abrindo o voto

Mensagem por Hiena Seg Out 04, 2010 12:53 pm

Erick Solen escreveu:Votei na Marina, sem qualquer esperança de vitória é claro, mas sabia que a votação dela ia forçar um segundo turno.

Vou votar no Serra no segundo turno, porque não votaria na Dilma nem me pagando (além da alegria que me daria ver a cara dela e do Lula se eles perdessem essa eleição), e a idéia de um partido ficar 12 anos no poder me apavora até não poder mais...

Uma eleição em que você tem que escolher o "menos pior" !?!? Os partidos deveriam ter vengonha dos candidatos que apresentaram esse ano.

Verdade, o PT cresce de maneira assustadora no país, o que mais me assusta é a possibilidade de que daqui a 4 anos Lula volte para ficar mais 8, totalizando 20 anos no poder, não que Lula não tenha sido um bom presidente, mas isso não faz bem para a democracia. Sou filiado ao PT desde os meus 16 anos, mas vejo a situação atual dessa forma, a popularidade de está tão em alta que ele pode escolher uma completa desconhecida e torna-la a primeira presidente do Brasil e isso me assusta muito.
Hiena
Hiena
Farrista das mil e uma noites
Farrista das mil e uma noites

Mensagens : 1429
Data de inscrição : 11/06/2010
Localização : Aracaju - SE

Ir para o topo Ir para baixo

Abrindo o voto Empty Re: Abrindo o voto

Mensagem por Convidado Ter Out 05, 2010 2:15 pm

Sou de Recife, PE.

Deputado Estadual: votei na legenda do PSOL.
Deputado Federal: João Paulo, duas vezes prefeito de Recife e responsável pelo "racha" dentro do PT do meu estado. É de um lado João Paulo e de outro Humberto Costa [candidato a senador eleito nessa eleição].
Governador: Jarbas Vasconcelos, atual senador do estado, que levou uma pisa nessa eleição pra governador. Votei nele pois no Eduardo Campos, por mais que me esforce, não consigo confiar [lascou a educação no estado, apesar de tentar maquiar essa verdade].
Senadores: Armando Monteiro, do PTB e Raul Jungmann do PPS.
Presidente: Plínio do PSOL. Nesse discurso ele ganhou meu voto.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Abrindo o voto Empty Re: Abrindo o voto

Mensagem por Rurouni André Ter Out 05, 2010 9:56 pm

Muitos cmo eu votaram na Marina p ñ votar nem na Dilma e nem no Serra, agora vou votar nulo e vcs?

LEMBRANDO: Ao votar nulo vc está dizendo q ñ gostou dos candidatos apresentados.
Rurouni André
Rurouni André
Farrista me gusta
Farrista me gusta

Mensagens : 2543
Data de inscrição : 28/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Abrindo o voto Empty Re: Abrindo o voto

Mensagem por Convidado Qua Out 06, 2010 9:48 am

Rurouni André escreveu:
Muitos cmo eu votaram na Marina p ñ votar nem na Dilma e nem no Serra, agora vou votar nulo e vcs?

LEMBRANDO: Ao votar nulo vc está dizendo q ñ gostou dos candidatos apresentados.
No Serra não voto nem que me paguem e Dilma é falsa esquerda.
Vou votar 99, ** ou ##... tô decidindo ainda... Twisted Evil

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Abrindo o voto Empty Re: Abrindo o voto

Mensagem por volpi Qua Out 06, 2010 10:40 am

Rurouni André escreveu:
Muitos cmo eu votaram na Marina p ñ votar nem na Dilma e nem no Serra, agora vou votar nulo e vcs?

LEMBRANDO: Ao votar nulo vc está dizendo q ñ gostou dos candidatos apresentados.

Pelo que lembro as regras mudaram na última eleição, voto nulo valeria o mesmo que voto em branco, ao invez de ser um "quero outros candidatos" seria um (absurdo)"tanto faz".

Nova informação: vou manter o que escrevi antes, mas acabei de dar uma pesquisada e vi que voto nulo e branco são votos não-contabilizados, ou seja, não fedem e nem cheiram numa eleição, no fim votar nulo é deixar a eleição nas mãos dos "eleitores de Tiriricas"(não acredito que eu escrevi isso...).

No primeiro turno votei na Marina, mais por gostar das idéias do que daquela história de "vote em mim pra ter segundo turno". Quase votei na Dilma pra tentar evitar um segundo turno e não ver mais o circo de horrores que o PSDB chama de campanha.

Achei bizarro o fato do canditato que mais falava coisa com coisa e se concentrar mais em apresentar a sua proposta de governo ter sido logo o do PSOL, que todo mundo esperava que fosse um daqueles revoltados sem causa. Tanto que a única crítica que conseguiram inventar era sobre a sua idade(que por si só é uma crítica ridícula).

Segundo turno serei obrigado a votar na Dilma, apesar de tudo, manter a Quadrilha do PT consegue ser "menas" pior que um retorno ao Tucanato.
volpi
volpi
Farrista o que está acontecendo comigo?
Farrista o que está acontecendo comigo?

Mensagens : 1516
Data de inscrição : 10/06/2010
Idade : 41
Localização : Santa Maria/RS

Ir para o topo Ir para baixo

Abrindo o voto Empty Re: Abrindo o voto

Mensagem por Jamm Qua Out 06, 2010 11:32 am

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Essa peste não pode ganhar! Sam e Dean apareçam!
Jamm
Jamm
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 18745
Data de inscrição : 18/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Abrindo o voto Empty Re: Abrindo o voto

Mensagem por Convidad Qua Out 06, 2010 6:37 pm

Gente, votar em branco ou nulo agora é a mesma coisa que votar na Dilma.

Eu não sou fã do Serra, mas voto nele pelo perigo que representa um único partido governar por tanto tempo.

O PT está se entranhando no poder de uma maneira "nunca antes vista na história desse país", e me assusta muito como algumas figuras do PT tem uma queda por medidas ditatoriais.

E falando em Tucanato, gente, o PTenato é tão ruim quanto, ou na minha opinião, pior que o Tucanato. Se a gente olhar de perto o PT é incrivelmente corrupto e sujo.

É impressionante como o marketing do partido e do Lula consegue iludir as pessoas nesse ponto. Ou melhor, a incompetência do PSDB e do DEM em satanizar o PT, com a mesma eficiência que o PT e o PSOL sabem fazer.

No fim, os dois partidos são muito parecidos e tanto faz um quanto o outro, a maneira de governar dos dois é parecida.

O que nós temos que nos preocupar é em deixar um partido no poder por tanto tempo, dando a esse partido influência e poder muito acima dos outros.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Abrindo o voto Empty Re: Abrindo o voto

Mensagem por Koppe Qua Out 06, 2010 9:09 pm

volpi escreveu:votar nulo é deixar a eleição nas mãos dos "eleitores de Tiriricas"

É incrível como tão pouca gente percebe isso.

Na verdade, esse tipo de "protesto" não me parece muito diferente do "voto de protesto" de quem votou no Tiririca.
Koppe
Koppe
Farrista tenho muitos amigos
Farrista tenho muitos amigos

Mensagens : 2246
Data de inscrição : 13/06/2010
Idade : 39
Localização : Rio Grande do Sul

http://mdhq.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Abrindo o voto Empty Re: Abrindo o voto

Mensagem por volpi Qui Out 07, 2010 9:26 am

Erick Solen escreveu:Gente, votar em branco ou nulo agora é a mesma coisa que votar na Dilma.

Eu não sou fã do Serra, mas voto nele pelo perigo que representa um único partido governar por tanto tempo.

O PT está se entranhando no poder de uma maneira "nunca antes vista na história desse país", e me assusta muito como algumas figuras do PT tem uma queda por medidas ditatoriais.

E falando em Tucanato, gente, o PTenato é tão ruim quanto, ou na minha opinião, pior que o Tucanato. Se a gente olhar de perto o PT é incrivelmente corrupto e sujo.

É impressionante como o marketing do partido e do Lula consegue iludir as pessoas nesse ponto. Ou melhor, a incompetência do PSDB e do DEM em satanizar o PT, com a mesma eficiência que o PT e o PSOL sabem fazer.

No fim, os dois partidos são muito parecidos e tanto faz um quanto o outro, a maneira de governar dos dois é parecida.

O que nós temos que nos preocupar é em deixar um partido no poder por tanto tempo, dando a esse partido influência e poder muito acima dos outros.

De fato ilude muita gente, mas quanto a mim eu fico lembrando os "bons" tempos do FFHHCC, comparando com o PTnato, ele era muito mais eficiente em esconder a própria sujeira e abafar CPIs(esforço inútil, já que elas nunca dão em nada...), a incompetência PTista nesse assunto ao menos traz mais chance do povo ficar um dia nervoso o suficiente pra tomar alguma atitude, e largar a prática atual de achar que fazer piada em cima dos políticos corruptos é punição suficiente. A corrupção está encravada na cultura do nosso país, mesmo com os sociólogos querendo fazer o povo passar por coitadinho, não muda o fato que nós mesmos nos tornamos corruptos e incentivamos a prática. Parafraseando um velho sábio: "é quando a água chega no pescoço é que o povo se presta a nadar".

Por mim a urna teria um botão de "fuzilar", porque nós deixamos a política do país numa situação em que temos que escolher não o melhor, mas o menos pior.
volpi
volpi
Farrista o que está acontecendo comigo?
Farrista o que está acontecendo comigo?

Mensagens : 1516
Data de inscrição : 10/06/2010
Idade : 41
Localização : Santa Maria/RS

Ir para o topo Ir para baixo

Abrindo o voto Empty Re: Abrindo o voto

Mensagem por Jamm Qui Out 07, 2010 10:24 am

Por mim , Serra fica no inferno.
Jamm
Jamm
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 18745
Data de inscrição : 18/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Abrindo o voto Empty Re: Abrindo o voto

Mensagem por Convidad Qui Out 07, 2010 11:25 am

volpi escreveu:
Erick Solen escreveu:Gente, votar em branco ou nulo agora é a mesma coisa que votar na Dilma.

Eu não sou fã do Serra, mas voto nele pelo perigo que representa um único partido governar por tanto tempo.

O PT está se entranhando no poder de uma maneira "nunca antes vista na história desse país", e me assusta muito como algumas figuras do PT tem uma queda por medidas ditatoriais.

E falando em Tucanato, gente, o PTenato é tão ruim quanto, ou na minha opinião, pior que o Tucanato. Se a gente olhar de perto o PT é incrivelmente corrupto e sujo.

É impressionante como o marketing do partido e do Lula consegue iludir as pessoas nesse ponto. Ou melhor, a incompetência do PSDB e do DEM em satanizar o PT, com a mesma eficiência que o PT e o PSOL sabem fazer.

No fim, os dois partidos são muito parecidos e tanto faz um quanto o outro, a maneira de governar dos dois é parecida.

O que nós temos que nos preocupar é em deixar um partido no poder por tanto tempo, dando a esse partido influência e poder muito acima dos outros.

De fato ilude muita gente, mas quanto a mim eu fico lembrando os "bons" tempos do FFHHCC, comparando com o PTnato, ele era muito mais eficiente em esconder a própria sujeira e abafar CPIs(esforço inútil, já que elas nunca dão em nada...), a incompetência PTista nesse assunto ao menos traz mais chance do povo ficar um dia nervoso o suficiente pra tomar alguma atitude, e largar a prática atual de achar que fazer piada em cima dos políticos corruptos é punição suficiente. A corrupção está encravada na cultura do nosso país, mesmo com os sociólogos querendo fazer o povo passar por coitadinho, não muda o fato que nós mesmos nos tornamos corruptos e incentivamos a prática. Parafraseando um velho sábio: "é quando a água chega no pescoço é que o povo se presta a nadar".

Por mim a urna teria um botão de "fuzilar", porque nós deixamos a política do país numa situação em que temos que escolher não o melhor, mas o menos pior.

Eu tenho uma teoria sobre sucessão de partidos: primeiro que nós devemos nos lembrar de que eles são o inimigo! Simples assim!

Não importa se de esquerda ou de direita, se comunista, liberal, socialista ou democrata. Tudo o que eles querem é o poder e quem chega ao poder quer permanecer nele. (ou seja, por mais que digam que se preocupam com o povo, temos que saber que isso é mentira)

Dois: Quando um partido chega ao governo, automaticamente ele se torna, muito, muito poderoso, mais do que todos os outros, e é ai que mora o perigo.

Pra mim a troca de partidos no governo, significa tirar poder desses partidos, não permitindo que um se sobressaia aos outros, (é como tirar a arma da mão do macaco)

E o PT é um especialista em usar a máquina pública pra se manter no poder, de uma maneira que nem o PSDB e o DEM sonharam ser possível.

Desde o aumento absurdo do número dos aspones que servem o governo, até a obscena verba de públicidade, que é uma estratégia maquiavelica pra comprar apoio de parte da mídia. Algo que deixaria o Goebbels morrendo de inveja.

E essa estória de que pelo menos nesse governo os escandalos vem à público, é outro mito que os marqueteiros do PT estão vendendo, eu não compro esse peixe não.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Abrindo o voto Empty Re: Abrindo o voto

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 8 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos