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Maioria dos brasileiros não consome cultura, constata pesquisa

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Mensagem por Koppe Seg Abr 28, 2014 5:09 am

19/04/2014 - 20h59 - Atualizado em 20/04/2014 - 09h05
Autor: Leandro Reis | [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


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Atividades culturais não fazem parte da rotina da maioria dos brasileiros. Teatro, música, dança e outras manifestações artísticas continuam restritas a determinados públicos em 25 Estados e 139 municípios do Brasil. O levantamento é do estudo “Públicos de Cultura: Hábitos e Demandas”, realizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), em parceria com a Fundação Perseu Abramo.

Na pesquisa, divulgada agora, 2.400 pessoas foram entrevistadas em setembro do ano passado. O resultado é desanimador: mais da metade da população (61%) nunca havia assistido a uma peça teatral, enquanto 75% e 71%, respectivamente, nunca estiveram em um espetáculo de dança e em exposições de pintura ou escultura. Concertos ou óperas perecem no limbo: 89% nunca estiveram em um.

A pesquisa é mais ampla. Considera, além da frequência em espetáculos culturais, perfis socioeconômicos, preferências dos brasileiros, acesso e comportamento relativos à arte. “O resultado não foi uma surpresa. Já sabíamos das dificuldades das pessoas em relação ao acesso à cultura”, explica Márcia Rodrigues, gerente de Cultura do Departamento Nacional do Sesc. “A pesquisa pode direcionar objetivos, elencando, a partir dos dados, as necessidades dos brasileiros. Mais do que nunca, é preciso que se constitua uma política pública para a cultura.”

A notícia de que as práticas culturais não são prioridade pode não estarrecer, visto que acesso à cultura é adversidade histórica no Brasil. Mas o quadro não deixa de se configurar em um problema, inclusive para o futuro das manifestações artísticas, sobretudo quando se fala em circuito alternativo (fora da grande mídia), dependente de uma formação de público mais intensa.

Para Lia Calabre, professora e pesquisadora da Fundação Casa de Rui Barbosa e especialista em políticas culturais, é dever do poder público assegurar o acesso da população à cultura, uma vez que a garantia está na Constituição. No entanto, ela diz que não existe uma fórmula única a ser aplicada. Pelo contrário: o fato de a pesquisa ser ampla, feita em 25 Estados, é sintoma da enorme diversidade de públicos no Brasil. “As instituições que se preocupam em conhecer e definir melhor o perfil do seu público, criar estratégias de fidelização e oferecer uma variedade de programação tendem a ser mais bem sucedidas em seus projetos.”

A renda também é componente importante na discussão. Embora pareça óbvio que mais dinheiro signifique, a princípio, maior possibilidade de acesso a bens culturais, a conexão é mais indireta do que sugere. “Não há uma correlação imediata”, diz Márcia Rodrigues, gerente de Cultura do Sesc. “Atividades culturais também estão relacionadas a gostos e experiências. A gente gosta do que conhece. Para frequentar, é preciso conhecer.”

TV é preferência

Muita gente conhece, de forma profunda, apenas a programação da televisão, sobretudo os canais abertos – 62% dos entrevistados responderam que só assistem à TV aberta, enquanto apenas 1% disse que não gosta do veículo. Em contrapartida, 58% das pessoas não leram nenhum livro nos últimos seis meses. Quem leu (42%) possui média de 1,2 título nesse período.

Segundo Márcia Rodrigues, a preferência pela televisão reflete, também, a dura rotina da maioria dos brasileiros: o tempo para a prática cultural, reduzido em favor da escala de trabalho, é dedicado a um veículo que já está em casa. “A TV ainda é o grande instrumento de comunicação. Mas a internet também vem crescendo aceleradamente. E, através dela, é possível não só acessar a programação cultural da sua cidade, mas também uma obra de arte.”

Lia Calabre lembra que a mobilidade urbana influencia diretamente no acesso aos espetáculos. “As nossas cidades estão ficando cada vez mais complicadas em matéria de deslocamento.” A solução, como disse Márcia Rodrigues, pode ser a web. “Uma outra prática que cresce, além da televisiva, é a do consumo através da internet e do compartilhamento em rede pelos jovens.”

Vale Cultura

Uma tentativa recente de ampliar o acesso aos bens culturais é o Vale Cultura. São R$ 50 mensais (cumulativos) em um cartão pré-pago, que pode ser usado para ingressos (cinema, dança, shows etc), produtos (quadros, jornais, livros, entre outros) e cursos de formação artística. O benefício é direcionado a funcionários de empresas cadastradas, prioritariamente os que ganham até cinco salários mínimos.

A iniciativa, no entanto, divide opiniões. A professora Ana Targina Ferraz, especialista em ação cultural, critica o Vale Cultura. Segundo ela, as perspectivas de ampliação ao acessos são pequenas. “O valor do vale é baixo, o que certamente limitará as escolhas dos usuários”, diz.

Para a professora, o Vale Cultura não chega nem perto de substituir o investimento estatal nas atividades culturais. A educação de base também é solução mais límpida. “Seria necessário que as escolas públicas pudessem contar com atividades curriculares e extraclasse que estimulassem a leitura, a musicalização, as artes visuais e o apreço pelo teatro e pelo cinema.”

Ingressos caros

Apesar de a renda não garantir o gosto pela cultura, o preço dos espetáculos também pode ser impedimento para muita gente. A publicitária Natasha Marcondes, 24, costuma ir a cinemas, teatros, shows e comprar livros. Ela considera altos, no entanto, os valores dos ingressos.

“Os ingressos para teatro são muito caros. Assisti ao musical ‘Ary Barroso – Do Princípio ao Fim’, com o Diogo Vilela, e o ingresso custou R$ 100”, lembra. “Reina a lei da oferta e da procura. No Espírito Santo, como não há muitos teatros e peças em cartaz, os preços são abusivos.”

Outro exemplo é o bancário Marcelo Lobato, 24, que raramente frequenta os ambientes culturais, embora consuma pela internet. “Esses programas são caros. A falta de tempo também é um grande obstáculo. Por isso os produtos culturais de streaming estão ficando tão populares. Você assiste quando tem tempo.”

A blogueira Thaís Freitas, 29, lembra que os shows internacionais, cada vez mais frequentes no Brasil, são “um verdadeiro rombo no orçamento.” Além deles outros espetáculos pesam na conta do fim do mês. “Por isso, infelizmente, eles acabam sendo os primeiros itens cortados quando é preciso economizar.”

Fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
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Mensagem por n-rod Seg Abr 28, 2014 11:28 pm

cd's e dvd's também são caros e todo mundo dá um jeito para arrumar uma cópia. é uma despesa fora da realidade de muita gente ter canais tipo hbo, mas muita gente acompanha game of thrones.
falta de grana já foi desculpa pra terra do "jeitinho brasileiro".
R$ 2 mil pra um xbox ou R$1 mil pra um samsung galaxy, todo mundo tem, mas R$5 num livro em sebo, ou R$20 para ver um evento artístico mais simples que for, já estoura o orçamento.
o que falta interesse por parte das pessoas, ou algo que valha ser visto.
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Mensagem por Goris Ter Abr 29, 2014 2:00 am

Bom, se o cara tá pagando 2 mil reais no Xbox em 20 prestações de 100, mais as 10 de 100 do Galaxy, já são 200 por mês.

Ir num teatro e pagar 60 pra ele, mais 60 pra namorada ou ir numa churrascaria e pagar 60 num jantar completo pros 2 continua parecendo mais vantajoso.

Eu mesmo não vou ao teatro há anos, em parte por que a maior parte das peças que me agradam não vem sempre à cidade, em parte por que duas peças que eu quis ver estavam 80 reais ano passado e é um valor que eu posso usar pra assistir 8 filmes no cinema.

Sim cultura é relativamente cara.

E vivemos num país que a leitura não é incentivada. Cara, eu cresci lendo gibis e livros, perdi a conta de quantas vezes fui zoado na escola ou no serviço. Ler ainda parece, pra maior parte da população, como algo de quem não tem nada melhor pra fazer ou, pior, quer passar por culto.

Isso vem da mentalidade escravista ainda, IMHO, em que leitura era coisa de rico com tempo livre e pobre que quisesse ler era tratado como novo rico querendo fingir ser da nobreza. A escravidão acabou, mas o conceito não mudou nesse século e meio.

Vc vê um monte de pai falando que as crianças não lêem e só ficam na TV, mas os próprios pais não lêem. E crianças não são burras, se os pais falam que algo é bom mas não fazem, elas captam que esse algo não é bom.

Uma vez fui na casa de um conhecido. O cara até era culto e inteligente, mas a esposa era quase que anti-tudo que não fosse prático (e ler era algo pouco prático pra ela) e eu notei que não havia um livro na casa deles. Querer que as filhas tomassem gosto na leitura sem livros era como querer que elas aprendessem a dançar balé assistindo Domingão do Faustão...

Toda a situação é tão errada desde as bases que até propor soluções realistas (por que dizer que é só as pessoas pararem de gastar dinheiro com outros itens para investir em cultura é uma solução irreal) parece quase impossível.

Pais que não lêem não incentiva crianças a ler. Mas meus pais não liam e eu sempre adorei ler. Agora, país que além de não ler demonstram desdém pela leitura acabam sendo ainda piores. E vc não pode simplesmente obrigar por decreto os pais a gostarem (ou pior, fingirem gostar) de leitura.
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Mensagem por Victor Pax Ter Abr 29, 2014 1:04 pm

Acho que esse tópico complementa o "Sobre a importância da educação para a nova “Classe Alta”" (e vice versa).
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Mensagem por Questao Ter Abr 29, 2014 1:15 pm

por isso que cultura é tão caro,é coisa da elite uahuahuahu ainda bem que eu tenho ou tinha internet livre,onde a gente pode ou podia baixar coisas pela internet guardando dinheiro para ir a peças de teatro mas acho que após o marco civil da internet vamos ficar mais ferrados ainda

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Mensagem por Quero Café Ter Abr 29, 2014 2:50 pm

Com todo respeito ao criador do tópico e ao autor do texto, essa expressão "consumir cultura" não é das melhores.
Imagine a seguinte situação.
Um sujeito vai a um shopping. Compra duas camisaa na Hering e um tênis parcelado na centauro. Fica com fome e resolve comer no Mc Donalds. Depois olha na carteira vê o celular. Vê que ainda tem dinheiro e tempo. Pensa no que fazer. "Acho que vou ver um filme.".
Não que isso seja errado, mas não é o melhor para se pensar em relação à cultura.
Cultura não se consome.
Cultura se frui, se estuda, se experimenta, se pesquisa enfim se cultiva.
(Esse é um pleonasmo turístico útil para ressaltar o aspecto do papel ativo que a situação exige.).
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Mensagem por Quero Café Ter Abr 29, 2014 2:54 pm

Há que existir algo de inquietação, busca pessoal e aprimoramento individual.
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Mensagem por Chusma Ter Abr 29, 2014 9:57 pm

Vou escrever sobre isso na minha dissertação.
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Mensagem por ediv_diVad Qua Abr 30, 2014 12:41 am

Eu acho correta a expressão CONSUMIR cultura, até porque seu significado é muito amplo.

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Mensagem por Mogur Qua Abr 30, 2014 8:48 am

Uma vez eu participei de um Congresso em que professora falou que cultura é algo muito abrangente, é uma das características de expressão de uma civilização, portanto todo e qualquer grupo apresenta cultura. O título do tópico está errado, portanto, porque até funk é considerado um tipo de cultura!

Cultura (do latim colere, que significa cultivar) é um conceito de várias acepções, sendo a mais corrente a definição genérica formulada por Edward B. Tylor, segundo a qual cultura é “todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade”

O título e o texto deveriam apresentar uma abordagem diferente...

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Mensagem por Mogur Qua Abr 30, 2014 8:55 am

Das fontes de "cultura" apresentadas no texto, eu não gosto de teatro, por exemplo, e gosto pouco, pouco mesmo, de orquestra sinfônica. No lugar desses dois prefiro cinema e um bom show de Jazz...

Acho que não se deve estabelecer uma regra fixa no que devemos apresentar como cultura. Cada um segue o que quiser...

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Mensagem por Quero Café Qua Abr 30, 2014 12:15 pm

É claro que tudo que é manifestação artística e outras merecem o nome de cultura, o que não impede que se faça uma apreciação do que seja tomado por esse nome.
Também é claro que as apreciações coletivas de determinados segmentos culturais muitas vezes guardam em si preconceitos sociais injustos e também que muitas vezes as próprias manifestações coletivas de apreciação mudam com o decorrer do tempo.
Mas aqui cabe a pergunta: então se deve entender que todo tipo de manifestação cultural é boa desde de que seja boa para alguém?
Essa é uma questão dificílima daquele tipo que se leva uma vida para tentar responder.
Lembra-me um pequeno caso que me ocorreu a já algum tempo que foi uma conversa que tive com um sujeito mais velho que eu.
Ele dizia que escutava Deep Purple e Led Zepelin em sua juventude, ainda o faz, suponho (essa foi a única conversa que tive com ele), e sempre ouvia as gerações que o precederam dizer que aquilo não era música. Hoje ele percebia que muitos jovens gostavam de manifestações musicais as quais muito se questiona o valor musical. Ele então se questionava se esses jovens não eram na verdade alvo de um preconceito saudosista como ele mesmo fora.
Como responder a isso?
Quando o rock and roll foi criado chegou a ser chamado de música criada para rebaixar os jovens brancos à condição dos negros (Esse que menciona essa frase não compactua com essa opinião). Hoje em dia, não há esse tipo de questionamento radical a respeito do rock and roll. Houve uma nítida mudança de percepção social sobre seu valor.
Alguns receberam o rock and roll quando ele surgiu, outros demoraram muito mais. 
Uma vez o Arnaldo Jabor contou que andava com um amigo carola no carro e ligou o rádio. Passva Beatles. Esse amigo disse que eles eram mesmo os reis do yeah yeah yeah. Jabor ficou pasmo por ouvir aquilo mais de trinta anos depois do surgimento da banda.
Será que alguns de nós passaram por isso quando daqui a trinta anos ouvirem em algum dispositivo tecnológico do futuro uma das manifestações culturais a que hoje muitos não consideram como boas? Ou será simplesmente que elas não são boas de fato?
Na dúvida, começe desde hoje a economizar de pouquinho em pouquinho para daqui a trinta anos você não precisar comprar o ipod do futuro à prestação.
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Mensagem por Mogur Qua Abr 30, 2014 12:52 pm

Essa questão que você falou é aquela mesma história de que as novas gerações quase sempre desprezam os "gostos" da geração anterior, e a geração anterior quase sempre acha a nova geração ridícula...

Acho que devemos respeitar toda e qualquer tipo de manifestação de um povo ou grupo, e os mesmos devem respeitar também. O problema do Funk, por exemplo, é que os funkeiros não respeitam ninguém, e querer forçar as pessoas a escutar aquelas músicas que eu acho ridículas e pornofônicas...

E sim, existem expressões populares mais complexas que outras, isso é visto muito na música. E é complicado, se não quase impossível, explicar porque um sujeito gosta de determinado estilo musical...

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Mensagem por ediv_diVad Qua Abr 30, 2014 1:03 pm

Esse livrinho sobre o tema é bem bacana, alguns criticam essa “Coleção Primeiros Passos", mas acho que serve pra alguma coisa:

O que é indústria cultural
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O grande debate sobre a indústria cultural gira, sempre, ao redor de questões de ética: os produtos da indústria cultural são bons ou maus para o homem, adequados ou não ao desenvolvimento das potencialidades e projetos humanos? Por mais que se diga ser simplista a colocação do problema em termos de "bom" ou "mau", é assim que ele se colocou desde o início e é sob esse ângulo que as pessoas ainda o encaram.

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Mensagem por Victor Pax Qua Abr 30, 2014 1:09 pm

Gente, vamos ser realistas... o texto se refere a "não consumir cultura" as:
- pessoas que não deixam de tomar vários e vários shops ou cervejas no final de semana (quando não todo dia) ou gastam um boa grana em uma camisa de time ou sapato alto e diz não ter dinheiro para comprar um livro... e nunca ter sequer ter passado na frente da biblioteca da cidade;
- pessoas que ficam "grudadas" na globo, e compram pacotes a cabo com dezenas de canais de filmes, shows, etc para ver novela (e me refiro não as que até podem ter um enredo, mas as ctrl+C ctrl+V);
- pessoas que não escutam "musica" e sim um refrão tocado a exaustão sobre algo fútil;
- pessoas que acham que "sair a noite" é ficar em um bar com uma garrafa na frente até perder os sentidos;
- pessoas que quando viajam para o litoral (vamos dizer para o Rio de Janeiro) se resumem a ficar na praia e quando para uma cidade (vamos dizer São Paulo) ficam dentro da casa ou hotel;
- pessoas que na sua própria cidade não conhecem nem os pontos turísticos quanto mais os museus, parques, bibliotecas, cinemas (sim tem gente assim), etc;
- pessoas que quando vão a uma festa junina ou a uma festa de comidas típicas vão comer pastel de queijo e beber coca-cola;
- pessoas que vão ao cinema se o filme for de ação (e isso se for dublado), mas torce o nariz e diz "que não tem anda para ver" se o filme for mais complexo ou diferente (como "o discurso do Rei" ou " a arte de ser invisível" ou "12 anos de escrevidão", etc);
- pessoas que não se interessam por nada que envolva história ou geografia ou ciências ou pintura/escultura/música fora da moda/ ou literatura fora da moda (e mesmo assim lê por cima mais voltado para os personagens do que para refletir sobre a história) ou debate ou "comida esquisita" ou outra coisa de nerd/babaca/trouxa.
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Mensagem por ediv_diVad Qua Abr 30, 2014 1:15 pm

Ainda do livro do Teixeira Coelho:

Cultura superior, cultura média, cultura de massa

Mozart segundo a orquestra de Waldo de Los Rios é midcult na medida em que tenta fazer-se passar por cultura "boa", quando de fato não  é mais que uma hilariante paródia (o que poderia ser interessante, não fosse a intenção de vender gato por lebre), uma falsificação utilizada pela indústria cultural para fazer tilintar suas caixas registradoras. Como Ray Coniff. Mas se esse mesmo produto passa a ser explorado pela TV, já não se tem um caso de masscult? Esse Mozart solúvel em arranjos de rumba poderia assim participar das duas categorias conforme o meio utilizado em sua divulgação.

A dificuldade na distinção entre essas formas culturais continua quando se pretende estabelecer uma relação entre elas e as classes sociais. Ainda hoje se tenta defender a tese segundo a qual os produtos da cultura superior são de fruição exclusiva da classe dominante. Nada mais longe dessa idéia, no entanto, do que um operário (suposto consumidor  de  masscult)  capaz de encontrar sua cota de satisfação estética na audição de um Beethoven num Teatro Municipal franqueado ao grande público. Do outro lado do muro, um sociólogo ou um grande escritor pode ter sua parte de satisfação com a Jornada nas estrelas da TV ou com um filme qualquer de catástrofe, típicos da masscult. Isto significa que as formas culturais atravessam as classes sociais com uma intensidade e uma freqüência maiores do que se costuma pensar. Maiakovski sempre acreditou que o povo podia ser um consumidor da arte de experimentação vulgarmente chamada de elite - e acreditou nisso até que a burocracia stalinista levou-o à morte.

Mesmo procurando considerar a validade cultural de um produto independentemente de seu consumo por uma classe social em particular, a tarefa de rotulação não é tranqüila. Uma história em quadrinhos como a do Minduim tem seu indiscutível valor cultural. É o caso também, ainda no mundo da história em quadrinhos, de Quino e sua Mafalda; ou do italiano Altan; e de Wolinski. Ou mesmo de Valentina, apesar de seus toques de midcult (a observação vale ainda para Metal Hurlant ou Heavy Metal). Do mesmo modo, não  é  possível, hoje, alguém dizer que as músicas e letras dos Beatles são mero refugo estético. A respeito, deve-se lembrar que freqüentemente, na história, a passagem de um produto cultural de uma categoria inferior para outra superior é apenas questão de tempo. É o caso do jazz, que saiu dos bordéis e favelas negras para as platéias brancas dos teatros municipais da vida, Muita gente boa disse e repetiu que os textos de Oswald Andrade não passavam de brincadeira de criança, cultura inferior, debochada masscult da época.

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Mensagem por Jamm Qua Abr 30, 2014 3:46 pm

tô pensando aqui o que consumo de masscult e midcult. scratch 
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Mensagem por ediv_diVad Qua Abr 30, 2014 4:11 pm

Jamm escreveu:tô pensando aqui o que consumo de masscult e midcult. scratch 
São definições dos anos 60, "cultura de massa" ou popularizada e "cultura média", termos hoje ultrapassados e utilizados na época pelo tal do Dwight Macdonald nesse livro: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

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Mensagem por Quero Café Qua Abr 30, 2014 6:59 pm

Há quem diga que o termo "jazz" derive de "jasmine" porque essa seria uma referência ao fato de as prostitutas dos locais aonde surgiu o ritmo homônimo terem por hábito usar perfumes com flagrância de jasmim.
Independentemente dessa etnologia ser verídica ou não, ela é bastante sintomática já que sua mera possibilidade assinala que o "jazz" seria oriundo de locais a que se daria a qualificação de "down-and-dirty".
Mas, mesmo quando não aceito, quem questinou a complexidade de Duke Ellington, ou a perícia de Dizzy Gillespie e de Jonh Coltrane ou a inventiviade de Miles Davis? Tavez fosse necessário recuar mais, mas que se deixe assim.
Essas são indagações difíceis.
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Mensagem por Quero Café Qua Abr 30, 2014 8:15 pm

ediv_diVad escreveu:Ainda do livro do Teixeira Coelho:

Cultura superior, cultura média, cultura de massa
. A respeito, deve-se lembrar que freqüentemente, na história, a passagem de um produto cultural de uma categoria inferior para outra superior é apenas questão de tempo. 
Alguém já chamou a esse processo de chicobuarquização das sandálias havianas.
O fato de isso sim ocorrer não significa que o que foi apropriado seja ou não de qualidade.
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Maioria dos brasileiros não consome cultura, constata pesquisa Empty Re: Maioria dos brasileiros não consome cultura, constata pesquisa

Mensagem por Mogur Qua Abr 30, 2014 9:58 pm

Pollockido (Ex Hal 9000) escreveu:Há quem diga que o termo "jazz" derive de "jasmine" porque essa seria uma referência ao fato de as prostitutas dos locais aonde surgiu o ritmo homônimo terem por hábito usar perfumes com flagrância de jasmim.
Independentemente dessa etnologia ser verídica ou não,  ela é bastante sintomática já que sua mera possibilidade assinala que o "jazz" seria oriundo de locais a que se daria a qualificação de "down-and-dirty".
Mas, mesmo quando não aceito, quem questinou a complexidade de Duke Ellington, ou a perícia de Dizzy Gillespie e de Jonh Coltrane ou a inventiviade  de Miles Davis? Tavez fosse necessário recuar mais, mas que se deixe assim.
Essas são indagações difíceis.

Eu não sabia dessa história! Bacana!

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Mensagem por Quero Café Qua Abr 30, 2014 10:12 pm

A história é bacana sim, mas não é uma etimologia consensual.
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Mensagem por Quero Café Qua Abr 30, 2014 10:16 pm

A coleção primeiros passos possui alguns títulos muito interessantes, mas também possui títulos muito ruins.
Os "O que é cinema?" e "O que é tradução" são dois exemplos de títulos bons.
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Mensagem por ediv_diVad Qui maio 01, 2014 2:33 am

Pollockido (Ex Hal 9000) escreveu:
ediv_diVad escreveu:Ainda do livro do Teixeira Coelho:
Cultura superior, cultura média, cultura de massa
. A respeito, deve-se lembrar que freqüentemente, na história, a passagem de um produto cultural de uma categoria inferior para outra superior é apenas questão de tempo. 
O fato de isso sim ocorrer não significa que o que foi apropriado seja ou não de qualidade.
Certamente, acho que a qualidade dos conteúdos é um dos pontos principais da discussão.

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Mensagem por elcioch Sáb maio 03, 2014 2:08 pm

consumir cultura com a grana que ganhamos seria uma loucura!
sabe quanto custa consumir cultura? garanto que não sai barato.
os vendedores de pirataria agradece.
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