A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

eil Tyson zoando quem acredita que aliens visitam a terra e fazem experiencias com pessoas

3 participantes

Ir para baixo

eil Tyson zoando quem acredita que aliens visitam a terra e fazem experiencias com pessoas Empty eil Tyson zoando quem acredita que aliens visitam a terra e fazem experiencias com pessoas

Mensagem por Questao Seg Jul 21, 2014 9:06 pm


_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 28229
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 39

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

eil Tyson zoando quem acredita que aliens visitam a terra e fazem experiencias com pessoas Empty Re: eil Tyson zoando quem acredita que aliens visitam a terra e fazem experiencias com pessoas

Mensagem por Quero Café Seg Jul 21, 2014 11:09 pm

Assisti duas vezes a esse vídeo, mas sem prestar muita atenção.
Resumindo, pelo que entendi, ele diz que não acredita em E.T.'s porque não se encontrou ainda evidência científica ainda para isso. Ele faz um pequeno apanhado da relação entre testemunho, método científico e falha dos sentidos. Ele argumenta que testemunho não pode ser levado a sério como método científico dentre outros motivos porque nossos sentidos são falhos como atestam os experimentos de ilusão de ótica.
Não que eu queria defender ou rejeitar a existência de E.T.'s, mas eu fiquei com um dúvida e vou expressá-la pressupondo que não estou sendo injusto com o Neil Tysson.
Se eu estiver errado, alguém por favor me corrija.
Seria correto pressupor que todo tipo de questão pode ser respondida através do método científico? O mesmo tipo de racionalidade que vale para descrever leis da natureza ou para descrever comportamento de grupos de animais da natureza vale para responder a uma questão de fato sobre a existência ou não de algum ser ou objeto?
O método científico pode responder sobre a questão de se existe ou não vida fora da terra?
Ou será que deveríamos entender que esse tipo de questão e o tipo de questão relativa a laboratórios correspondem a racionalidades diferentes e possuem métodos diferentes para sua resposta?
Quero Café
Quero Café
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral

Ir para o topo Ir para baixo

eil Tyson zoando quem acredita que aliens visitam a terra e fazem experiencias com pessoas Empty Re: eil Tyson zoando quem acredita que aliens visitam a terra e fazem experiencias com pessoas

Mensagem por Quero Café Seg Jul 21, 2014 11:18 pm

A ciência deve ser cética num dos sentidos mais puros da palavra.
Ceticismos significa suspender o juízo. Isso quer dizer que se abdica de dar uma resposta a algo. O cético mesmo abdica de dar uma resposta definitivamente. O cientista abdica até o momento em que possa dar uma resposta segura.
Mas o cético duvida de tudo?
Há uma interpretação que diz que não porque para duvidar é necessário ter uma certeza. Suspender o juízo significa responder.
O que se vê é que as pessoas tem uma resposta para as questões antes de terem elementos para isso.
O Tysson tenta parecer que ele não tem uma resposta para a questão, mas você pode notar que ele tem.
Quero Café
Quero Café
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral

Ir para o topo Ir para baixo

eil Tyson zoando quem acredita que aliens visitam a terra e fazem experiencias com pessoas Empty Re: eil Tyson zoando quem acredita que aliens visitam a terra e fazem experiencias com pessoas

Mensagem por Quero Café Seg Jul 21, 2014 11:23 pm

Cientistas são estão, sem dúvida, entre as pessoas com as mentes mais brilhantes da humanidade e por isso é claro que todos querem que eles se pronuciem sobre todo tipo de assuntos.
Mas muitas vezes quando eles se pronunciam sobre assuntos que não são os relativos à ciência mesma parece que eles estão falando algo absolutamente inquestionável e fundamentado, mas não estão.
Um cara aí da neurociência que tem um vlog se pronuciou outro dia sobre a questão das cotas raciais. Não é que ele falou besteira, mas ele falou algo que não é tão bem fundamentado quanto ele tenta fazer parecer que é.
Não é o caso de dizer que cientista devam se pronunciar só sobre ciência estritamente falando, mas é necessário ter uma cautela em ouvir o que eles têm a dizer. Não se pode achar que só porque o cara é cientista que o que o cara está falando é absolutamente inquestionável e bem assentado.
Richard Dawkin é um outro exemplo muito bom disso.
Quero Café
Quero Café
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral

Ir para o topo Ir para baixo

eil Tyson zoando quem acredita que aliens visitam a terra e fazem experiencias com pessoas Empty Re: eil Tyson zoando quem acredita que aliens visitam a terra e fazem experiencias com pessoas

Mensagem por Luke Skyw. Ter Jul 22, 2014 12:27 am

RamonHaldés(Ex Hal 9000) escreveu:
Seria correto pressupor que todo tipo de questão pode ser respondida através do método científico?

Acredito que possamos responder todas questões através do método científico, entretanto o método precisa ser completo.. no caso temos a teoria: se o universo é tão grande (fato), a ponto de possuir tantas galáxias (fato), com inúmeras estrelas (fato) e sistemas solares (fato), logo a probabilidade de que exista um planeta com condições ideais ao surgimento de vida semelhante ao planeta terra é alta (hipótese). Bom, nesse momento o pulamos uma etapa importante do método científico, pois não podemos testar essa hipótese, corroborando ou falseando a mesma. E se não podemos testar essa hipótese, o método não esta completo, e logo não é ciência.. Então, acho que a ciência sim é capaz de responder essa pergunta.. mas ainda não criamos uma hipótese testável para avançarmos nesse aspecto do conhecimento.

O mesmo tipo de racionalidade que vale para descrever leis da natureza ou para descrever comportamento de grupos de animais da natureza vale para responder a uma questão de fato sobre a existência ou não de algum ser ou objeto? O método científico pode responder sobre a questão de se existe ou não vida fora da terra?
Ou será que deveríamos entender que esse tipo de questão e o tipo de questão relativa a laboratórios correspondem a racionalidades diferentes e possuem métodos diferentes para sua resposta?

A lógica utilizada é a mesma, mas teríamos que ter certeza de outros fatos comprovados pela ciência.. no caso de estimarmos a existência de inúmeras espécies não descobertas em lugares não explorados parte do fato comprovado científicamente que esses locais possuem o ambiente semelhante e provavelmente habitat ideal para outras espécies.. mas no caso de extraterrestres, não sabemos realmente que há locais com condições iguais, e se temos um local que possa ter condições iguais, podemos afirmar que existe vida também? E se existe vida, são humanóides com inteligência o suficiente para viajar até aqui? Isso é fascinante, mas são muitos SEs....


Luke Skyw.
Farrista das "Árvores Somos Nozes"
Farrista das

Mensagens : 791
Data de inscrição : 10/06/2010
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

eil Tyson zoando quem acredita que aliens visitam a terra e fazem experiencias com pessoas Empty Re: eil Tyson zoando quem acredita que aliens visitam a terra e fazem experiencias com pessoas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos