A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Estudantes espanhóis criam sistema de refrigeração que não usa eletricidade

4 participantes

Ir para baixo

Estudantes espanhóis criam sistema de refrigeração que não usa eletricidade Empty Estudantes espanhóis criam sistema de refrigeração que não usa eletricidade

Mensagem por Jamm Sex Nov 28, 2014 12:18 am

Estudantes espanhóis criam sistema de refrigeração que não usa eletricidade

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Estudantes do Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha desenvolveram um sistema que promete reduzir o uso de ar-condicionado em edifícios. Apelidado de Hydroceramic, o sistema se baseia em relações físicas para funcionar e não necessita de eletricidade.
A lógica por trás dessa ideia é quase a mesma do organismo humano ao transpirar. O suor ajuda a regular a temperatura do corpo da mesma forma como o Hydroceramic pode reduzir o calor dentro de uma construção.

O sistema é formado por duas partes. A primeira delas é a camada porosa de proteção, feita em cerâmica, alumínio, acrílico ou argila, sendo esta a mais eficiente testada. Ela também serve como molde para a instalação de esferas de hidrogel, o segredo para o arrefecimento.
As bolinhas são feitas de um polímero que expande e retem água, assim, quando a temperatura externa está alta, o líquido evapora e é absorvido pela cerâmica. Quando está frio, as “bolhas” voltam a se compactar. De acordo com a apresentação dos estudantes, esse sistema é capaz de reduzir a temperatura interna em até 6ºC.

Esta é mais uma solução econômica para construções alternativas. Os criadores ainda estão desenvolvendo materiais que poderiam aumentar a eficiência ao mesmo tempo em que reduz custos. Mas, os testes já demonstram capacidade para diminuir em até 28% os gastos com eletricidade para refrigeração.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Jamm
Jamm
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 18745
Data de inscrição : 18/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Estudantes espanhóis criam sistema de refrigeração que não usa eletricidade Empty Re: Estudantes espanhóis criam sistema de refrigeração que não usa eletricidade

Mensagem por marcelo l. Sex Nov 28, 2014 11:04 am

Essa notícia é muito boa...agora tem que ver no final se um dia vier para terras brasilis quanto aqui irá sair.
marcelo l.
marcelo l.
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 6877
Data de inscrição : 15/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Estudantes espanhóis criam sistema de refrigeração que não usa eletricidade Empty Re: Estudantes espanhóis criam sistema de refrigeração que não usa eletricidade

Mensagem por volpi Sex Nov 28, 2014 11:43 am

marcelo l. escreveu:Essa notícia é muito boa...agora tem que ver no final se um dia vier para terras brasilis quanto aqui irá sair.

Como sempre, será mais barato pagar as devidas taxas de importação e mandar vir direto da Espanha.
volpi
volpi
Farrista o que está acontecendo comigo?
Farrista o que está acontecendo comigo?

Mensagens : 1516
Data de inscrição : 10/06/2010
Idade : 41
Localização : Santa Maria/RS

Ir para o topo Ir para baixo

Estudantes espanhóis criam sistema de refrigeração que não usa eletricidade Empty Re: Estudantes espanhóis criam sistema de refrigeração que não usa eletricidade

Mensagem por Mogur Sex Nov 28, 2014 12:45 pm

O problema vai ser nos dias frios! Ele desliga? Laughing

_________________
Porque um homem que foge do seu medo pode descobrir que, afinal, apenas enveredou por um atalho para ir ao seu encontro. (J. R. R. Tolkien, em Os filhos de Húrin)
Mogur
Mogur
Não tenho mais vida fora daqui
Não tenho mais vida fora daqui

Mensagens : 8799
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Estudantes espanhóis criam sistema de refrigeração que não usa eletricidade Empty Re: Estudantes espanhóis criam sistema de refrigeração que não usa eletricidade

Mensagem por marcelo l. Sex Nov 28, 2014 12:48 pm

Mogur escreveu:O problema vai ser nos dias frios! Ele desliga? Laughing

Como o material compacta aumenta a eficiência térmica de reter calor também...foi que entendi.
marcelo l.
marcelo l.
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 6877
Data de inscrição : 15/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Estudantes espanhóis criam sistema de refrigeração que não usa eletricidade Empty Re: Estudantes espanhóis criam sistema de refrigeração que não usa eletricidade

Mensagem por volpi Sex Nov 28, 2014 4:37 pm

Me lembrei agora de um documentário sobre uma universidade que estava(na época) sendo construída em um país do oriente médio que não lembro agora.

O que eu lembro é que ela foi construída pra ser o mais "verde" possível, portanto usaria o mínimo de ar-condicionado possível, mesmo assim o clima no lugar era declarado como agradável graças as tais chaminés de vento. Eu fiquei fascinado por isso já que usava conceitos simples de circulação de ar.
volpi
volpi
Farrista o que está acontecendo comigo?
Farrista o que está acontecendo comigo?

Mensagens : 1516
Data de inscrição : 10/06/2010
Idade : 41
Localização : Santa Maria/RS

Ir para o topo Ir para baixo

Estudantes espanhóis criam sistema de refrigeração que não usa eletricidade Empty Re: Estudantes espanhóis criam sistema de refrigeração que não usa eletricidade

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos