A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tensão entre Portugal e Grécia. Varoufakis invoca "boas maneiras" para não falar sobre Maria Luís

3 participantes

Ir para baixo

Tensão entre Portugal e Grécia. Varoufakis invoca "boas maneiras" para não falar sobre Maria Luís Empty Tensão entre Portugal e Grécia. Varoufakis invoca "boas maneiras" para não falar sobre Maria Luís

Mensagem por Questao Sex Fev 20, 2015 8:02 pm

fonte - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Ministro grego recusou alongar a sua resposta sobre a tensão na reunião do Eurogrupo com os seus homólogos português e espanhol. Argumentou que precisa de manter "uma excelente relação de trabalho" com os dois ministros para que a Grécia consiga concretizar os seus planos que passam por pagar a dívida a Lisboa e Madrid.
Houve um ambiente de tensão entre Portugal e a Grécia na reunião dos ministros das Finanças do euro. Durante a tarde desta sexta-feira, 20 de Fevereiro, foram vários os relatos a dar conta que Portugal, mas também a Espanha, discordaram de vários pontos no acordo que acabou por ser assinado entre a Grécia e o Eurogrupo.

A oposição de Lisboa e Madrid terá mesmo levado os governos ibéricos a tentar bloquear o acordo que prevê a extensão do empréstimo europeu para a Grécia em quatro meses, segundo avançaram vários meios de comunicação, como a grega Skai TV e britânico Guardian, que citou fontes próximas do Governo grego.

Yanis Varoufakis abordou esta questão no final da reunião. Na conferência de imprensa, um jornalista português perguntou ao ministro das Finanças grego sobre qual tinha sido o problema e como é que o qualificaria.

Começou por dizer que era uma "pergunta muito difícil" e que apesar de ter prometido "dizer a verdade" sobre o encontro, "ao mesmo tempo, há algo chamado boas maneiras".

E contou a estória do ocorrido na reunião com Maria Luís Albuquerque e Luis de Guindos. "A ministra portuguesa e o ministro espanhol são meus colegas no Eurogrupo. Reconheço que têm as suas próprias prioridades políticas e foi claro que estão motivados por estas prioridades. Eu respeito isto".

A delicadeza da situação levou a que o assessor de imprensa grego, a dado momento da conferência, tentasse interromper a resposta de Yanis Varoufakis, mas o ministro não acatou o pedido: "Deixa-me acabar, deixa-me acabar".

Depois reconheceu os empréstimos feitos pelos dois países ibéricos a Atenas nos últimos anos. "Também é verdade que a Grécia recebeu uma quantidade singificativa de dinheiro [em empréstimos] destes países. Cerca de 20 mil milhões de Espanha. Não de Portugal porque Portugal é muito mais pequeno. Mas se olharmos per capita, não é insignificante".

Explicou que sempre foi contra o resgate à Grécia, assim como o Syriza. E argumentou que a austeridade imposta pela troika colocou a Grécia "numa espiral que nos fizeram perder o rendimento com o qual podiamos pagar" [a dívida a Portugal].

Defende que o "essencial agora" é aprovar um "novo quadro" no Eurogrupo que "permita a países como Portugal e a Grécia crescer para pagarmos as nossas dívidas um ao outro e aos outros países".

"E para fazer isto eu preciso de manter uma excelente relação de trabalho com os meus colegas de Portugal e Espanha. E por isso vão-me permitir descontinuar a resposta neste ponto", concluiu Yanis Varoufakis, deixando transparecer a tensão com os seus homólogos português e espanhol.

Também o líder do Eurogrupo rejeitou comentar a tensão entre Grécia e Portugal e Espanha. Questionado sobre este caso, Jeroen Dijsselbloem recusou responder e sublinhou apenas que o acordo foi assinado por unanimidade.

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 28229
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 39

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tensão entre Portugal e Grécia. Varoufakis invoca "boas maneiras" para não falar sobre Maria Luís Empty Re: Tensão entre Portugal e Grécia. Varoufakis invoca "boas maneiras" para não falar sobre Maria Luís

Mensagem por Goris Sáb Fev 21, 2015 9:24 am

Basicamante eles não vao pagar aos ibéricos.
Bem feito, não se empresta dinheiro a inadimplente.
Goris
Goris
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4591
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 48
Localização : Volta Redonda / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Tensão entre Portugal e Grécia. Varoufakis invoca "boas maneiras" para não falar sobre Maria Luís Empty Re: Tensão entre Portugal e Grécia. Varoufakis invoca "boas maneiras" para não falar sobre Maria Luís

Mensagem por marcelo l. Sáb Fev 21, 2015 9:07 pm

Existe um problema sério que as dívidas dos países do GIPS em algum momento terão que ser renegociadas em alguma base melhor até para criar dinamismo na região que vem com níveis muito baixo de crescimento.

A queda do PIB da Grécia já é de 25%, o desemprego afeta de menores de 25 anos registra 61,4%, você votaria em alguém que vai dizer que:

- Olha infelizmente vai ter que ter mais desemprego, é mais fácil para jovem ter amigos desempregos que empregado.

O número de empregados (3,55 milhões) está muito perto do número de pessoas inativas (3,38 milhões), ou seja, que nem trabalham nem estão em busca de emprego.

Dizer com um números como esses que é estranho a população votar contra arroxo, acho que os políticos da UE tão malucos ou melhor bem empregados Laughing
marcelo l.
marcelo l.
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 6877
Data de inscrição : 15/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Tensão entre Portugal e Grécia. Varoufakis invoca "boas maneiras" para não falar sobre Maria Luís Empty Re: Tensão entre Portugal e Grécia. Varoufakis invoca "boas maneiras" para não falar sobre Maria Luís

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos