A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Itamaraty suspende pagamento por 'excessiva desvalorização do real'

Ir para baixo

Itamaraty suspende pagamento por 'excessiva desvalorização do real' Empty Itamaraty suspende pagamento por 'excessiva desvalorização do real'

Mensagem por Questao Sáb Ago 08, 2015 1:15 am

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Com o agravamento da crise política levando o dólar a ultrapassar a marca de R$ 3,50, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) decidiu suspender o pagamento de diárias a servidores do Palácio do Planalto devido à "excessiva desvalorização do real frente ao dólar", conforme e-mail de circulação interna obtido pela Agência Estado.

Em abril, a reportagem já havia apontado atrasos no pagamento de diárias, com servidores recebendo o pagamento até quatro meses depois de viagens internacionais da presidente Dilma Rousseff. Agora, com a desvalorização cambial, a situação piorou. Os constantes atrasos no pagamento levaram a equipe que assessora a presidente encher malas com biscoitos e macarrão instantâneo para poupar gastos durante o tour de Dilma no exterior.

"Tendo em vista a excessiva desvalorização do real frente ao dólar, informo que foi suspenso o pagamento previamente agendado para a próxima segunda-feira, dia 10/08", escreveu o secretário Éderson Luís Trevisan, da Divisão de Pagamentos do MRE. O pagamento em questão diz respeito à viagem da presidente à Cidade do Panamá, em 10 de abril, para participar da Cúpula das Américas.

Em e-mail anterior, o MRE havia informado que não poderia efetuar o pagamento no último 7 de agosto porque "o Banco do Brasil alertou que não há divisas suficientes para o pagamento". "Viajar com Dilma virou um inferno", desabafou um servidor, que solicitou anonimato.

A troca de mensagens obtida pela reportagem escancara que a crise financeira não tem poupado nem o pagamento de servidores que assessoram diretamente Dilma em compromissos de trabalho mundo afora.

Rotina

Em resposta à reportagem, o Itamaraty alegou que o pagamento teve de ser suspenso até que "se possa obter novo provisionamento da setorial orçamentária" e minimizou o episódio, tratando-o como "questão rotineira relativa a fluxo de pagamentos".

De acordo com o Itamaraty, a referência à "desvalorização excessiva" foi feita sem haver "qualquer juízo de valor a respeito da cotação do real frente ao dólar, que foge a competência da Divisão de Pagamentos". No momento da elaboração do Projeto de Lei Orçamentária, o câmbio utilizado foi de R$ 2,40, destaca o Itamaraty.

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 28229
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 39

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos