A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Prováveis Ataques Hacker/Vírus Para 2016

2 participantes

Ir para baixo

Prováveis Ataques Hacker/Vírus Para 2016 Empty Prováveis Ataques Hacker/Vírus Para 2016

Mensagem por Rurouni André Qui Dez 10, 2015 9:20 pm

2016 Enfrenta Novos Desafios em Segurança
By Susana Marvão

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Na reta final de 2015, os analistas de segurança em Tecnologias de Informação começam a lançar aqueles que serão os grandes desafios para os próximos 12 meses.


E parece haver algum consenso. Primeiro, o facto das APT (do inglês Advanced Persistente Threat, ou Ameaça Persistente Avançada) simplificam a sua estrutura, mas aumentam a sua presença, ou seja, espera-se uma mudança dramática na forma como se estruturam e funcionam essas APT. Há laboratórios que vaticinam uma menor “persistência”, com uma maior aposta no malware residente na memória ou sem ficheiro, o que reduz o rasto nos sistemas infetados, complicando assim a sua deteção. Em vez de investir em bootkits, rootkits e malware personalizado, espera-se um aumento da reutilização do malware prefabricado (off-the-shelf). A vontade de os ciberatacantes mostrarem as suas habilidades dá lugar à otimização do investimento.

- Novas formas de extorsão.
O ransomware continuará a ganhar terreno aos Trojans bancários e irá expandir-se a novos fabricantes e dispositivos, como os com OSX e da Internet das Coisas, sem esquecer os dispositivos móveis.

- Novas formas de obrigar a pagar.
Os sistemas de pagamento alternativos, como ApplePay e AndroidPay, assim como outros métodos de pagamento virtual, tornar-se-ão um alvo cada vez maior dos ciberataques financeiros.

- Uma vida filtrada.
Em 2015 parece ter havido um aumento no número de DOXing, ataques e extorsões públicas, que afetaram todos, desde hacktivistas a estados-nação, com o objetivo estratégico de ameaçar revelar imagens privadas, informação, listas de clientes.

Previsões a longo prazo:
- Evolução dos ataques APT – Access-as-a-Service:
Prevê-se que cheguem novos players ao espaço das APT: os cibermercenários. E espera-se que ofereçam conhecimentos de ataques a qualquer pessoa disposta a pagar e que também vendam a terceiros interessados o ​​acesso digital a vítimas de alto perfil, num esquema a que se pode chamar “Access-as-a-Service”.

Balcanização da Internet: O surgimento de uma Internet dividida por países. Se chegarmos de facto a este ponto, a disponibilidade da Internet em qualquer região pode ser controlada por ataques aos serviços. Um cenário tipo poderia inclusive ser o de um mercado negro da conectividade. Do mesmo modo, as tecnologias que potenciam a Internet obscura continuam a ser populares e a sua adoção é cada vez mais generalizada.

Como podem as empresas e os utilizadores preparar-se para enfrentar as ciberameaças do futuro?
A nível empresarial, o que hoje devem ter em conta:

- Centrar-se na educação sobre cibersegurança dos seus trabalhadores.
- Contar com várias camadas de proteção endpoint produtivas adicionais.
- Corrigir as vulnerabilidades de forma rápida e automatizar o processo.
- Pensar sempre em todos os dispositivos móveis.
- Implementar encriptação nas comunicações de dados sensíveis.
- Proteger a todos os elementos da infraestrutura – gateways, correio eletrónico, colaboração.

Ações que uma empresa deve ter em conta no futuro:
- Criar e implementar uma estratégia de segurança completa – da previsão de possíveis perigos e riscos à prevenção das ameaças em curso, tudo apoiado por deteção e uma resposta eficaz.
- A cibersegurança é demasiado complexa e grave para ser misturada com generalidades de TI. Deve-se considerar a criação de um Centro de Operações de Segurança dedicado.

E as pessoas?
- Investir em uma solução de segurança robusta para todos os dispositivos.
- Explorar e fazer uso das opções adicionais que vêm com a sua solução de segurança, como os controlos de execução de aplicações, listas brancas, encriptação e automatização de cópias de segurança.
- Estudar os conceitos básicos da cibersegurança.
- Considerar a possibilidade de rever os seus hábitos online e de que a informação é partilhada. Uma vez publicada, a informação fica na Internet para sempre e pode ser usada contra si ou contra a sua empresa.
Rurouni André
Rurouni André
Farrista me gusta
Farrista me gusta

Mensagens : 2543
Data de inscrição : 28/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Prováveis Ataques Hacker/Vírus Para 2016 Empty Re: Prováveis Ataques Hacker/Vírus Para 2016

Mensagem por Rurouni André Qui Dez 10, 2015 9:21 pm

Na minha humilde opinião, alguns pontos é puro terrorismo e outros nd de novidade!
Rurouni André
Rurouni André
Farrista me gusta
Farrista me gusta

Mensagens : 2543
Data de inscrição : 28/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Prováveis Ataques Hacker/Vírus Para 2016 Empty Re: Prováveis Ataques Hacker/Vírus Para 2016

Mensagem por Quero Café Qui Dez 10, 2015 9:52 pm

Bom saber.
Quero Café
Quero Café
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral

Ir para o topo Ir para baixo

Prováveis Ataques Hacker/Vírus Para 2016 Empty Re: Prováveis Ataques Hacker/Vírus Para 2016

Mensagem por Rurouni André Sex Dez 11, 2015 11:45 pm

Pesquisei e descobrir que a autora é bem prestigiada no ramo de TI, sem dúvida deve ter recebido um por fora bem pomposo para dá uma exagerada no assunto!
Rurouni André
Rurouni André
Farrista me gusta
Farrista me gusta

Mensagens : 2543
Data de inscrição : 28/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Prováveis Ataques Hacker/Vírus Para 2016 Empty Re: Prováveis Ataques Hacker/Vírus Para 2016

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos