A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RIP David Bowie

4 participantes

Ir para baixo

RIP David Bowie Empty RIP David Bowie

Mensagem por Jamm Seg Jan 11, 2016 9:41 am

David Bowie morre aos 69 anos
Lendário músico lutava contra um câncer


O lendário David Bowie, um dos artistas mais revolucionários do século 20, morreu neste domingo, 10. Ele tinha 69 anos. A informação foi divulgada nas redes sociais do cantor.

“David Bowie morreu em paz hoje, cercado por sua família depois de uma corajosa batalha de 18 meses contra o câncer. Enquanto muitos vão dividir a dor pela perda dele, pedimos que vocês respeitem a privacidade da família neste período de luto”, informou o comunicado oficial.

O diretor Duncan Jones, um dos dois filhos de Bowie, também se pronunciou no Twitter. "Muito triste em dizer que é verdade. Ficarei offline por um tempo. Amor para todos", escreveu.

Nascido David Robert Jones, em 8 de janeiro de 1947, na cidade de Brixton, Londres, Bowie formou a primeira banda aos 15 anos, The Konrads. Ele adotou o sobrenome Bowie em meados dos anos 1960, já que seu sobrenome de registro gerava confusão com Davy Jones, do grupo The Monkees.

O primeiro single, "Liza Jane", saiu sob o nome Davie Jones with the King Bees, em 1964, sem sucesso. A carreira do artista, que também se engajava no teatro, começou a tomar forma com o lançamento do álbum de estreia, homônimo, em 1967. Mas o primeiro marco veio no segundo trabalho, também chamado David Bowie (e depois rebatizado como Space Oddity), em 1969, com a música-título. O verso inicial se tornou um clássico: "Ground control to Major Tom". Este álbum também foi o início da parceria de Bowie com Tony Visconti, produtor que viria a trabalhar com o artista diversas vezes mais tarde. É de Visconti, inclusive, a produção dos dois últimos discos de Bowie, The Next Day (2013) e o recém-lançado Blackstar, que chegou ao mercado na última sexta, 8.

É possível dizer que em seus primeiros anos Bowie teve como uma de suas principais influências o cantor e compositor britânico Scott Walker. Bowie, no entanto, viria ele próprio a se tornar uma influência para um sem número de artistas. Sempre destruindo padrões, ele passeou por inúmeros gêneros: glam rock (o personagem Ziggy Stardust, do disco Ziggy Stardust and the Spiders from Mars, é um dos mais emblemáticos da história do rock), soul, música eletrônica, entre tantos outros.

Inquieto e inigualável, Bowie também teve, no entanto, períodos de baixa, na segunda metade dos anos 1980 e na década de 1990. Mas sempre foi capaz de se reinventar. Blackstar é um exemplo disso: já considerado um ponto alto em uma carreira que teve diversos pontos altos, o disco de sete faixas mistura jazz, rock e elementos de música eletrônica de maneira experimental e inovadora. "David desconstroi gêneros musicais. Mal posso esperar para que comecem a sair álbuns imitando Blackstar”, disse Tony Visconti em recente entrevista à Rolling Stone.

Em 2003, durante a turnê do disco Reality, Bowie sofreu problemas do coração e interrompeu abruptamente a excursão. Foi o início de um longo período distante da mídia e dos estúdios. O silêncio – ao menos musical, já que Bowie há anos não concedia uma entrevista – foi quebrado em 2013, com o lançamento surpresa da canção "Where Are We Now?", no dia do aniversário de 66 anos de Bowie.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Cantor lançou novo álbum, Blackstar, na sexta-feira passada

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
O perfil da banda Pixies no Twitter postou a mesma foto que o Foo Fighters para homenagear David Bowie; na imagem, aparecem ainda integrantes de bandas como The Cure e Sonic Youth (Foto: Reprodução/Twitter/Pixies)

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Queens of the Stone Age, no Twitter,
"Nos vemos em Valhalla Black Star."
Regina Spektor, cantora, no Twitter
"Descanse em paz, David Bowie... Um viajante do universo, realizador de sonhos e cantor... Agradeço por você ter estado aqui e continuarei ouvindo, como sempre..."

Rick Gervais, comediante, logo após apresentar o Globo de Ouro, no Twitter
"Eu acabei de perder um herói. Descanse em paz, David Bowie."
Russell Crowe, ator, no Twitter
"Descanse em paz, David. Eu amei a sua música. Eu amei você. Um dos maiores artistas que já ouvi."

Tim Peake, astronauta britânico atualmente em missão no espaço, no Twitter
"Triste por saber que David Bowie perdeu sua batalha contra o câncer – a música dele foi uma inspiração para muitos."

_____________________________________________________-

Camaleão

Bowie havia acabado de lançar seu mais novo álbum, Blackstar, na última sexta-feira, pelo qual recebeu críticas positivas. Ele completou 69 anos no mesmo dia.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

A última vez que o cantor se apresentou ao vivo foi durante um show beneficente em 2006, em Nova York. Ele vivia praticamente recluso desde a década passada, após sofrer um infarto.
Boatos sobre a saúde sempre permearam a vida do Bowie, que alcançou o estrelato com o álbum The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders From Mars, o seminal álbum de 1972, eleito um dos 50 melhores de todos os tempos pela revista Rolling Stone. Ele lançaria muitos outros, sempre em permanente revolução. Rótulos, moda, sexualidade, nada permanecia intocado pelo desejo de Bowie de ser camaleão.

Filho de uma garçonete e do administrador de uma instituição de caridade, David Jones nasceu em janeiro de 1947, em Brixton, bairro do sul de Londres e teve uma infância relativamente normal. Mudou o sobrenome para Bowie em 1966, para evitar ser confundido com o vocalista dos Monkees, Davy Jones.

Bowie estudou budismo e mímica antes de lançar seu primeiro álbum The World of David Bowie, em 1967.
Mas foi a faixa-título de seu segundo álbum, Space Oddity, que finalmente chamou a atenção do grande público. A aventura espacial de Major Tom, um astronauta abandonado em órbita da Terra, foi um dos maiores hits de 1969, o ano em que o homem chegou à Lua pela primeira vez.

Em seguida, Bowie lançou The Man Who Sold the World, um complexo álbum cuja faixa-título recebeu o tratamento cover de artistas tão diversos como Lulu e Nirvana - que "resgatou" a canção nos anos 90 ao gravá-la para o álbum Acoustic in New York City.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Uma curiosidade que ilustra o apelo internacional do artista é o fato de ele também ser sido gravado por artistas brasileiros - mais precisamente o grupo gaúcho Nenhum de Nós, que no final da década de 80 lançou uma versão de Starman com o nome Astronauta de Mármore. Já Seu Jorge gravou versões em português de um punhado de hits de Bowie, como parte de seu personagem no filme A Vida Marinha com Steve Zissou (2004).
Em 1971, apenas um ano após a separação dos Beatles, Bowie tomou as rédeas criativas do rock and roll com Hunky Dory, álbum que críticos já consideraram o melhor de sua carreira. E um verso da letra da última faixa do álbum, The Bewlay Brothers, parecia perfeitamente resumir o artista: "Camaleão, comediante e caricatura..."

Teatro, cinema

Mas foi 1972 que jogou Bowie na estratosfera: o álbum conceitual The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars ficou marcado tanto pelo som quanto por Ziggy, o personagem de sexualidade ambígua e roupas futuristas criado pelo artista. Com a fama veio também o hedonismo em escala industrial - bebida, drogas e um bissexualidade vigorosa - uma biografia não-autorizada lançada em 2014 alegou que uma das conquistas de Bowie foi ninguém menos que o Rolling Stone Mick Jagger.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Em 2006, Bowie fez uma rara aparição, gravando uma participação na série cômica "Extras"

Nessa mesma década, Bowie produziu dois clássicos do rock, os álbuns Transformer, de Lou Reed, e Raw Power de Iggy & The Stooges, e escreveu o hit Fame com John Lennon. Tudo isso antes de se isolar em Berlim para produzir um trilogia de álbuns experimentais (Low, Heroes e Lodger), marcado por letras de vanguarda e flertes com a música eletrônica. A década também marcou suas primeiras experiências como ator: ele estrelou o filme O Homem que Caiu na Terra (1976) e trabalhou ao lado da diva Marlene Dietrich em Gigolô. Suas aventuras cinematográficas continuaram ao longo de sua vida, de longa-metragens como Furyo: Em Nome da Honra(1983) ou em "pontas" como fazer a voz de um dos personagens da série de desenho animados Bob Esponja.
Ele também brilhou no teatro, interpretando o papel-título de O Homem-Elefante na Broadway.
Os anos 90 foram marcados pelo pioneirismo em outros campos e pouco sucesso musical: Bowie se tornou um dos primeiros artistas do mundo a lançar um website e lançou ações na Bolsa de Nova York, faturando US$ 55 milhões. A década seguinte começou com o lançamento de Heathen, álbum que voltou a entusiasmar público e crítica. Mas, em 2004, o britânico sofreu um ataque cardíaco em pleno palco durante um show na Alemanha. A partir daí, com raras exceções, Bowie desapareceu da vida pública. Daí a surpresa geral quando The Next Day foi lançado em 2013. O álbum se tornou seu primeiro número 1 no Reino Unido em mais de 20 anos.
Uma posição que seu último trabalho, Blackstar, lançado na última sexta-feira, parece fadado a alcançar.
A morte de Bowie teve ampla repercussão nas mídias sociais e diversas celebridades fizeram tributos. A cantora Madonna escreveu no Twitter "que o espírito de Bowie viverá para sempre". Até o primeiro-ministro britânico, David Cameron, deu sua contribuição, também no Twitter. "Cresci ouvindo e assistindo o gênio David Bowie. Ele era um mestre da reinvenção. É uma imensa perda".

Bowie casou-se duas vezes: viveu 10 anos com Angela Barnett, com quem teve um filho, Zowie - que mudou de nome e hoje é conhecido como o diretor de cinema Duncan Jones. Em 1992, ele casou-se com a modelo somali Iman, com quem teve uma filha, Alexandria.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Jamm
Jamm
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 18746
Data de inscrição : 18/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

RIP David Bowie Empty Re: RIP David Bowie

Mensagem por Sirius Plissken Seg Jan 11, 2016 7:43 pm

Bowie não morreu. Ele apenas voltou para o planeta dele!

De todos os músicos que morreram este é um dos que mais lamentei.
A importância dele não vem só pelos seus muitos álbuns clássicos, mas pela influência na cultura em geral, sem falar que foi ele quem resgatou o Lou Reed e o Iggy Pop quando os dois estavam enfiados na droga. Mesmo que alguns aleguem oportunismo, com certeza esses caras não sobreviveriam aos anos 70.
Agora a lenda vai tocar com Mick Ronson e, se dar saudade, emendar uma "Under Pressure" com o Fred.

Humanamente impossível escolher uma preferida, mas esta foi a primeira que me chapou:



Sirius Plissken
Sirius Plissken
Não tenho mais vida fora daqui
Não tenho mais vida fora daqui

Mensagens : 8959
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 104
Localização : Constelação Canis Major

Ir para o topo Ir para baixo

RIP David Bowie Empty Re: RIP David Bowie

Mensagem por Jamm Seg Jan 11, 2016 7:59 pm

Space Oddity um sci-fi musical.
Jamm
Jamm
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 18746
Data de inscrição : 18/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

RIP David Bowie Empty Re: RIP David Bowie

Mensagem por Sirius Plissken Seg Jan 11, 2016 8:20 pm

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


... sem falar que era caolho...
Sirius Plissken
Sirius Plissken
Não tenho mais vida fora daqui
Não tenho mais vida fora daqui

Mensagens : 8959
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 104
Localização : Constelação Canis Major

Ir para o topo Ir para baixo

RIP David Bowie Empty Re: RIP David Bowie

Mensagem por Rurouni André Qui Jan 14, 2016 10:39 pm

Um artista a frente do seu tempo, principalmente na área multi-midia, ele até ajudou em um jogo p PC, sabiam?

Omikron: The Nomad Soul, as músicas composta p o jogo saiu anos depois no álbum Hours.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Rurouni André
Rurouni André
Farrista me gusta
Farrista me gusta

Mensagens : 2543
Data de inscrição : 28/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

RIP David Bowie Empty Re: RIP David Bowie

Mensagem por Jamm Sex Jan 15, 2016 9:52 am

eu lembro do lançamento deste jogo, pena que nunca joguei.
Jamm
Jamm
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 18746
Data de inscrição : 18/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

RIP David Bowie Empty Re: RIP David Bowie

Mensagem por Nika Hagen Sex Jan 15, 2016 11:40 am

Lembro de uma revista gamer na epoca falar algo do tipo que os conceitos mecânicos eram pouco tradicionais para jogos de aventura.
Nika Hagen
Nika Hagen
Farrista das mil e uma noites
Farrista das mil e uma noites

Mensagens : 1037
Data de inscrição : 13/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

RIP David Bowie Empty Re: RIP David Bowie

Mensagem por Jamm Sex Jan 15, 2016 4:18 pm

era a revista pc gamer não era?
Jamm
Jamm
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 18746
Data de inscrição : 18/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

RIP David Bowie Empty Re: RIP David Bowie

Mensagem por Sirius Plissken Sex Jan 15, 2016 8:34 pm

Lembro que ele teve até um provedor de internet... era Bowienet... algo assim.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Sirius Plissken
Sirius Plissken
Não tenho mais vida fora daqui
Não tenho mais vida fora daqui

Mensagens : 8959
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 104
Localização : Constelação Canis Major

Ir para o topo Ir para baixo

RIP David Bowie Empty Re: RIP David Bowie

Mensagem por Rurouni André Sáb Jan 16, 2016 7:11 pm

Nika Hagen escreveu:... os conceitos mecânicos eram pouco tradicionais para jogos de aventura.
Jamm escreveu:era a revista pc gamer não era?
De repente o camarada ficou frustado pq além do PC o jogo tbm sai p Dreamcast.

Lembro de uma revista que pagava pau pro N64 e descia a lenha no Dreamcast, mesmo que fossem os mesmos jogos.
RIP David Bowie 2048392443 RIP David Bowie 2048392443 RIP David Bowie 2048392443
Rurouni André
Rurouni André
Farrista me gusta
Farrista me gusta

Mensagens : 2543
Data de inscrição : 28/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

RIP David Bowie Empty Re: RIP David Bowie

Mensagem por Sirius Plissken Sáb Jan 23, 2016 8:39 pm

Sirius Plissken
Sirius Plissken
Não tenho mais vida fora daqui
Não tenho mais vida fora daqui

Mensagens : 8959
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 104
Localização : Constelação Canis Major

Ir para o topo Ir para baixo

RIP David Bowie Empty Re: RIP David Bowie

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos