A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sobre filho de Lula, lanchas, boatos e credulidade (interesse filosófico)

3 participantes

Ir para baixo

Sobre filho de Lula, lanchas, boatos e credulidade (interesse filosófico) Empty Sobre filho de Lula, lanchas, boatos e credulidade (interesse filosófico)

Mensagem por Quero Café Sex Jan 22, 2016 8:59 am

Filho do Lula abastece seu iate com mais de R$8mil?

19 de janeiro de 2016 24 comentários

Fotografias mostram o filho do ex-presidente Lula abastecendo sua lancha particular com mais de 8 mil reais em diesel! Será que isso é verdade?

As duas fotos apareceram nas redes sociais no dia 16 de janeiro de 2016 e mostram uma enorme embarcação sendo abastecida em um posto marítimo. Uma delas mostra que foram comprados 2 mil litros de diesel, totalizando R$8.598,00 e, na outra podemos ver três homens e, de acordo com o texto que as acompanha, um deles seria o filho do ex-presidente Lula!

Será que essas imagens são reais? Seria mesmo um desses homens o filho do Lula?

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Filho do Lula é flagrado abastecendo seu iate com 2.000 litros de combustível! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso?
As fotos foram espalhadas nas redes sociais a partir do dia 16 de janeiro de 2016 como se um dos homens que aparecem nelas fosse o filho do ex-presidente Lula, mas essa afirmação é falsa!



Mais uma vez, vamos dar uma paradinha aqui no texto para avisar que o E-farsas não defende nenhum partido! Já desmentimos (e confirmamos) aqui boatos envolvendo tanto o Governo quanto a oposição. Se você não acredita, faça uma busca aqui no E-farsas!  

Voltando ao assunto:

Podemos encontrar essas mesmas imagens postadas no Instagram no mesmo dia no perfil Rio Araguaia Bandeirantes, mas essa postagem inicial não cita o filho do Lula!

Na publicação dessas mesmas fotos no Facebook não há nenhuma menção ao filho do ex-presidente!

Os atentos membros do nosso grupo no Facebook nos ajudaram a resolver esse mistério e descobriram que o homem que aparece na foto é o comandante Sr.Toninho e o iate de 60 pés é do dono da Rede TV.

Esse dado foi fornecido por Ney Broker, do grupo Marinheiros Particulares do Brasil, no Facebook, e o aviso foi dado – segundo ele – para “evitar que alguém se precipite e leve este boato a serio, a ponto de causar algum incomodo ao Marinheiro, danos a embarcação ou até mesmo transtorno as pessoas que estejam a bordo”.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Marinheiros Particulares do Brasil
Comunidade · 2.571 curtidas · 18 de janeiro às 14:09 ·

ANTES QUE SOBRE PARA O MARINHEIRO - Ola Amigos do Mar tudo bem? Ha alguns dias saiu no Facebook uma brincadeira sobre o valor do abastecimento de uma embarcação no Bracuí. Porem algumas pessoas aproveitaram a situação e espalharam na internet que o iate (da foto) seria do filho do Lula. Primeiramente queria deixar claro que não estou defendendo nenhum partido politico, só gostaria de esclarecer que acabei de falar com o comandante do barco (Sr.Toninho) e confirmar, que este iate de 60 pés é do dono da REDE TV. Sei que (assim como eu) ha muitas pessoas insatisfeitas e revoltadas com o governo da Dilma/Lula/Pt, por isso mesmo que reforço este alerta... e peço humildemente que compartilhem esta mensagem, justamente para evitar que algum "anti-petista" (fanático) se precipite e leve este boato a serio, a ponto de causar algum incomodo ao Marinheiro, danos a embarcação ou até mesmo transtorno as pessoas que estejam abordo. Obrigado! Ney Broker
983 curtidas · 206 comentários · 1.811 compartilhamentos

Conclusão
O dono da embarcação não é o filho do Lula. De acordo com o grupo dos marinheiros particulares no Facebook, esse iate é do dono da Rede TV.

Agradecimentos a todos os membros do nosso grupo no Facebook!

Fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

(Esse site não permite copiar, mas a matéria é interessante.)

Wanderlei Silva ataca filho de Lula, mas recebe resposta e ameaça de processo

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

O lutador aposentado de MMA Wanderlei Silva costuma usar as seus redes socais para criticar a politicagem brasileira e o alvo mais recente foi o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ex-atleta postou uma suposta foto do filho do petista abastecendo uma lancha em Angra e fez diversas criticas.
O problema é que o Instituto Lula rebateu as acusações e ainda ameaçou processar Wanderlei Silva.

A suposta imagem de um dos filhos de Lula abastecendo o barco em Angra dos Reis tem circulado nas redes socais com as acusações de que o modelo foi comprado com dinheiro vindo de corrupção durante o governo do ex-presidente.

Diante disso, Wanderlei fez diversos questionamentos e criticas na noite da última segunda-feira, em postagem que contou com mais de 28 mil curtidas e 19 mil compartilhamentos.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

A resposta veio nesta terça-feira, com um texto publicado no perfil de Lula no Facebook. “Muita gente chama MMA de vale-tudo. Mas se nem no octógono vale tudo mesmo, nas redes sociais também não pode ser assim. Mentir, por exemplo: não vale!”

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


Wanderlei confessa que espalhou boato sobre filho de Lula sem ter certeza

Wanderlei Silva admite que acusou Lula e sua família sem ter certeza da informação, mas mantém tom agressivo contra o ex-presidente. "Eu tenho que assumir a minha ignorância, eu não sabia se era ou não era real, mas estou revoltado, é um grito de indignação"

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Wanderlei Silva reagiu ao saber que Luiz Inácio Lula da Silva sugeriu que poderia processá-lo. O lutador de MMA espalhou informações falsas sobre o ex-presidente e a sua família no Facebook. A postagem foi compartilhada milhares de vezes (saiba mais aqui).
Na publicação, Wanderlei exibe a foto de um suposto filho de Lula abastecendo uma lancha que seria avaliada em R$ 20 milhões e coloca dúvidas sobre a origem do patrimônio da família do ex-presidente.
“Eu não sei quanto ganha o presidente do Brasil, mas acho que não daria pra comprar uma lancha de 20 milhões em 8 anos de mandato! Vamos fazer um cálculo rápido: 8 anos são 96 meses, 20 milhões divididos por 96 são R$ 208.333 por mês. Isso estamos falando somente de um barco, sem falar em aviões, fazendas e tudo mais. De onde veio tudo isso?”, diz a polêmica postagem do lutador.
Em entrevista ao portal UOL, o atleta admite o equívoco, mas mantém o tom agressivo. “Eu não posso afirmar com toda certeza que era ou não o filho dele e o valor da lancha. Não conheço nada de barcos, mas entendo de esforço do povo brasileiro. Essa voz de indignação está na garganta. Todo mundo está triste, revoltado, perdendo o emprego. Acabei de voltar ao Brasil e estou espantado com o Brasil”, disse o lutador, que mora em Las Vegas (EUA) com a esposa e o filho.
“Se alguém tem que processar alguém, eu é que tenho que processá-lo. Porque ele me enganou me levando a votar nele na primeira campanha em que ele venceu. Eu achei que ele ia fazer o que estava falando. Acreditei que iria ser o ‘salvador da pátria’, diz Wanderlei, que hoje costuma publicar nas redes sociais que o novo ‘salvador da pátria’ é o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), possível candidato à Presidência em 2018.
Para o lutador, a postagem “é um grito de indignação, que não é só minha, mas de toda a população. Eu tenho que assumir a minha ignorância, eu não sabia se era ou não era real (as informações), mas estou revoltado.”
Enquanto não recebe uma posição judicial, Silva não pretende apagar a publicação de seu perfil. O lutador diz estar indignado com o sistema político atual e faz críticas abertas ao ex-presidente, com quem diz estar completamente decepcionado. “Se você tem uma empresa e de repente some muito dinheiro, ou você é muito incompetente ou conivente. Agora, você dizer que não sabe de nada, é muito difícil de acreditar. Todos os amigos dele envolvidos, o líder do partido e você diz que não sabe nada. Muito difícil acreditar”.
A publicação de Wanderlei foi contestada por Lula, que a classificou como calúnia. Releia a íntegra da nota divulgada pelo ex-presidente:
Muita gente chama MMA de vale-tudo. Mas se nem no octógono vale tudo mesmo, nas redes sociais também não pode ser assim. Mentir, por exemplo: não vale!
Por isso, lamentamos que o lutador Wanderlei Silva, que é exemplo para tantos brasileiros, não se preocupe em usar seu canal no Facebook para compartilhar calúnias contra Lula e sua família.
Mas já que ele não verifica a veracidade do que publica em sua página, vamos repetir: os filhos de Lula não têm iate, fazendas ou aviões; não são donos da Friboi ou de outras grandes corporações, entre outras sandices repetidas à exaustão por quem não tem compromisso com a verdade.
Em tempo, a publicação de Wanderlei Silva já foi remetida aos advogados da família do ex-presidente, que avaliarão as eventuais medidas legais cabíveis.

Fonte: [url=http//www.pragmatismopolitico.com.br/2016/01/wanderlei-confessa-que-espalhou-boato-sobre-filho-de-lula-sem-ter-certeza.html[/url]

Agora sim a postagem está completa.
(A menos que uma revisão determine que detalhes tenham que ser revistos.)
Antes que qualquer coisa, queria deixar bem claro:
NÃO ESTOU NEM UM POUCO INTERESSADO EM DEFENDER OU ATACAR A QUALQUER PARTIDO OU FIGURA POLÍTICA COM ESSA POSTAGEM.
ESTOU INTERESSADO EM FAZER UMA REFLEXÃO BASEADA NO EPISÓDIO.
.


Última edição por Diógenes Laércio em Sex Jan 22, 2016 10:34 am, editado 4 vez(es)
Quero Café
Quero Café
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre filho de Lula, lanchas, boatos e credulidade (interesse filosófico) Empty Re: Sobre filho de Lula, lanchas, boatos e credulidade (interesse filosófico)

Mensagem por ediv_diVad Sex Jan 22, 2016 9:02 am

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre filho de Lula, lanchas, boatos e credulidade (interesse filosófico) Empty Re: Sobre filho de Lula, lanchas, boatos e credulidade (interesse filosófico)

Mensagem por ediv_diVad Sex Jan 22, 2016 9:03 am

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre filho de Lula, lanchas, boatos e credulidade (interesse filosófico) Empty Re: Sobre filho de Lula, lanchas, boatos e credulidade (interesse filosófico)

Mensagem por ediv_diVad Sex Jan 22, 2016 9:03 am

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre filho de Lula, lanchas, boatos e credulidade (interesse filosófico) Empty Re: Sobre filho de Lula, lanchas, boatos e credulidade (interesse filosófico)

Mensagem por Wally_Gator Sex Jan 22, 2016 9:14 am

AHAHAHAHAHA

Pra que que eu vou procurar a verdade se tem um meme que justifica minha opinião?

Lembro que uma vez um tio meu compartilhou aquela historinha de que a moda das calças largas (saggy pants) tinha se originado nas prisões dos EUA como uma maneira de identificar homens dispostos a a serem os "coquinhos" da galera (fornecer o feijão, brincar de cabide, queimar a rosca, o que preferir).

Me deu vontade de colocar nos comentários a história verdadeira, mas é meu tio. Os churrascos não seriam mais os mesmos.
Wally_Gator
Wally_Gator
Farrista Não me manda sair do PC
Farrista Não me manda sair do PC

Mensagens : 572
Data de inscrição : 23/04/2013
Idade : 34
Localização : with the hobbits in Isengard.

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre filho de Lula, lanchas, boatos e credulidade (interesse filosófico) Empty Re: Sobre filho de Lula, lanchas, boatos e credulidade (interesse filosófico)

Mensagem por Quero Café Sex Jan 22, 2016 9:16 am

Calma que eu ainda não terminei o tópico.
Postei sem querer antes da hora.
Já está vindo aí.
Quero Café
Quero Café
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre filho de Lula, lanchas, boatos e credulidade (interesse filosófico) Empty Re: Sobre filho de Lula, lanchas, boatos e credulidade (interesse filosófico)

Mensagem por ediv_diVad Sex Jan 22, 2016 9:19 am

Wally_Gator escreveu:Lembro que uma vez um tio meu compartilhou aquela historinha de que a moda das calças largas (saggy pants) tinha se originado nas prisões dos EUA como uma maneira de identificar homens dispostos a a serem os "coquinhos" da galera (fornecer o feijão, brincar de cabide, queimar a rosca,  o que preferir). Me deu vontade de colocar nos comentários a história verdadeira, mas é meu tio. Os churrascos não seriam mais os mesmos.
Laughing

Não é verdadeira essa história? Eu vi muita gente compartilhando...

Laughing
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre filho de Lula, lanchas, boatos e credulidade (interesse filosófico) Empty Re: Sobre filho de Lula, lanchas, boatos e credulidade (interesse filosófico)

Mensagem por Wally_Gator Sex Jan 22, 2016 9:37 am

ediv_diVad escreveu:
Wally_Gator escreveu:Lembro que uma vez um tio meu compartilhou aquela historinha de que a moda das calças largas (saggy pants) tinha se originado nas prisões dos EUA como uma maneira de identificar homens dispostos a a serem os "coquinhos" da galera (fornecer o feijão, brincar de cabide, queimar a rosca,  o que preferir). Me deu vontade de colocar nos comentários a história verdadeira, mas é meu tio. Os churrascos não seriam mais os mesmos.
Laughing

Não é verdadeira essa história? Eu vi muita gente compartilhando...

Laughing

Não é! As saggy pants são assim pq os caras entravam na cadeia e as calças disponíveis geralmente eram de número maior. Como nas prisões não se pode usar cinto (pode virar uma arma) as calças ficavam caídas mesmo. Também pode ter a ver com o fato de que os caras entravam gordos e, conforme o tempo na prisão, ficavam mais magros, então quanto mais baixa a calça, maior o tempo e, claro, demonstrava ser mais perigoso fora da cadeia.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Wally_Gator
Wally_Gator
Farrista Não me manda sair do PC
Farrista Não me manda sair do PC

Mensagens : 572
Data de inscrição : 23/04/2013
Idade : 34
Localização : with the hobbits in Isengard.

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre filho de Lula, lanchas, boatos e credulidade (interesse filosófico) Empty Re: Sobre filho de Lula, lanchas, boatos e credulidade (interesse filosófico)

Mensagem por ediv_diVad Sex Jan 22, 2016 9:39 am

Bom saber! like

"Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade."
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre filho de Lula, lanchas, boatos e credulidade (interesse filosófico) Empty Re: Sobre filho de Lula, lanchas, boatos e credulidade (interesse filosófico)

Mensagem por Wally_Gator Sex Jan 22, 2016 9:45 am

Quando eu vi a história referente aos coquinhos eu já desconfiei.

"Tá bom. Rappers e toda aquela cultura gangster, pegar mulher até esfolar o pinto e os caras usariam as calças assim por isso? Tá bom."
Wally_Gator
Wally_Gator
Farrista Não me manda sair do PC
Farrista Não me manda sair do PC

Mensagens : 572
Data de inscrição : 23/04/2013
Idade : 34
Localização : with the hobbits in Isengard.

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre filho de Lula, lanchas, boatos e credulidade (interesse filosófico) Empty Re: Sobre filho de Lula, lanchas, boatos e credulidade (interesse filosófico)

Mensagem por Quero Café Sex Jan 22, 2016 9:56 am

Eu fico abismado é com a maneira das pessoas pensarem.
"Eu não gosto de figura tal. Há tal notícia sobre figura tal na internet. Ela é necessariamente verdadeira. É claro. Eu não gosto de figura tal. Não poderia ser diferente."
Tenho certeza de que o Wanderlei Silva não teve intenção negativa com a postagem dele, mas pecou sim ao ser crédulo e ingênuo. Talvez ele não mereça punição por isso porque ele não começou nada e sim deu continuidade a algo que outras pessoas começaram.
Vou dar minha versão do que acho que aconteceu. Não tenho a menor prova do que acho que aconteceu e por isso estou dando a ela a característica da hipótese. É uma hipótese. Não estou afirmando nada categoricamente. Estou levantando uma hipótese. Tenho o direito de fazer isso ela estando correta ou não.
Eu acho que essa tal postagem no facebook foi uma brincadeira. Alguém teria visto essa imagem, teria achado o sujeito parecido com o filho do Lula e teria brincado dizendo que era o filho do ex-presidente. Alguém teria não entendido que isso era brincadeira (por um lado há emissores pouco competentes tanto em deixar claro o real significado de suas palavras quanto em prever a recepção delas e por outro há receptores pouco competente na capacidade de reflexão sobre os meandros da linguagem) provavelmente porque já tem opiniões fortes a respeito desse assunto, teria não refletido sobre isso e teria espalhado a postagem como verdade. Um monte de pessoas teria repetido essa mesma operação a partir desse opinião inicial.
Aí a confusão teria se espalhado.
Será que as pessoas simplesmente não se preocupam em verificar se é verdadeiro ou não nada que se diga contra alguém contra quem elas tenham uma opinião negativa?
A própria internet , de onde partiram esses boatos, oferece tantas ferramente para isso.
Olhem estas imagens.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

É mesmo o filho do Lula que está presente nesse barco?
E mais (antes de qualquer coisa): estar presente num barco significa necessariamente ser proprietário dele?
Mas que beleza! Vou procurar a mais próxima Ferrari que eu puder achar na rua e vou fazer o possível para entrar nela.
- É minha, é minha! Uhoooo!
- Não, não é não!
- Não está vendo que estou dentro dela?


Última edição por Diógenes Laércio em Sex Jan 22, 2016 10:35 am, editado 1 vez(es)
Quero Café
Quero Café
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre filho de Lula, lanchas, boatos e credulidade (interesse filosófico) Empty Re: Sobre filho de Lula, lanchas, boatos e credulidade (interesse filosófico)

Mensagem por Quero Café Sex Jan 22, 2016 10:10 am

E o pior de tudo é que as pessoas não simplesmente admitem um erro quando evidenciado.
Wanderlei admitiu o erro, mas fez questão de fazer uma ressalva.
Quero Café
Quero Café
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre filho de Lula, lanchas, boatos e credulidade (interesse filosófico) Empty Re: Sobre filho de Lula, lanchas, boatos e credulidade (interesse filosófico)

Mensagem por Quero Café Sex Jan 22, 2016 10:25 am

Por falar em linguagem:
Há um claro equívoco na resposta a Wanderlei.
Vejam esse trecho dela.

"Por isso, lamentamos que o lutador Wanderlei Silva, que é exemplo para tantos brasileiros, não se preocupe em usar seu canal no Facebook para compartilhar calúnias contra Lula e sua família."

Senão vejamos.
Quando alguém lamenta por outrem "não se preocupar em", esse alguém gostaria que esse outrem fizesse algo que não fez, id est, alguém reclama por alguma pessoa não ter feito algo que esse alguém gostaria que essa pessoa tivesse feito.
Isso quer dizer que se é dito "Por isso, lamentamos que o lutador Wanderlei Silva... não se preocupe em usar seu canal no Facebook para compartilhar calúnias..." (grifos meus) se está a exortar que Wanderlei utilize seu canal no facebook para espalhar calúnia. É óbvio, pelo contexto, que o que se deseja transmitir é que Wanderlei não cometa tais atitudes então deveria ter sido dito "lamentamos que... não se preocupe em não usar... para compartilhar calúnias...".
ESSA POSTAGEM NÃO TEM A INTENÇÃO DE FAZER OU DEIXAR DE FAZER QUALQUER CRÍTICA A QUALQUER FIGURA POLÍTICA. SUA INTENÇÃO FOI SOMENTE APONTAR UMA UTILIZAÇÃO RUIM DA LINGUAGEM.


Última edição por Diógenes Laércio em Sex Jan 22, 2016 10:32 am, editado 2 vez(es)
Quero Café
Quero Café
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre filho de Lula, lanchas, boatos e credulidade (interesse filosófico) Empty Re: Sobre filho de Lula, lanchas, boatos e credulidade (interesse filosófico)

Mensagem por ediv_diVad Sex Jan 22, 2016 10:30 am

Foi o Wanderlei Silva? Mas de novo?

Porque já teve essa aqui antes: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre filho de Lula, lanchas, boatos e credulidade (interesse filosófico) Empty Re: Sobre filho de Lula, lanchas, boatos e credulidade (interesse filosófico)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos