A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda em Informática

+13
Quero Café
Brainiac
Goris
Questao
Christopher...Pekneo
Koppe
Luckman
ghmartins
krwel
Nika Hagen
Jamm
Rurouni André
Sirius Plissken
17 participantes

Página 14 de 25 Anterior  1 ... 8 ... 13, 14, 15 ... 19 ... 25  Seguinte

Ir para baixo

Ajuda em Informática - Página 14 Empty Re: Ajuda em Informática

Mensagem por Nika Hagen Qui Set 01, 2011 8:11 pm

Podem me indicar um criador-gerador de seriais e algum lugar confiavel qe posso baixar?
Brigadinha e BJOX!!!!!
RSRSRSRSRS
Nika Hagen
Nika Hagen
Farrista das mil e uma noites
Farrista das mil e uma noites

Mensagens : 1037
Data de inscrição : 13/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em Informática - Página 14 Empty Re: Ajuda em Informática

Mensagem por Convidado Dom Set 04, 2011 3:31 am

Falando em energia elétrica, um PC ligado digamos 16 horas/ dia, mais um no-break, caixas de som ( só ligo a impressora e outros periféricos na hora de usar ) faz aumentar muito a conta de luz?
Já me dissseram que PCs gastam bastante energia, mas outros me disseram que nao.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em Informática - Página 14 Empty Re: Ajuda em Informática

Mensagem por ghmartins Seg Set 05, 2011 10:02 pm

FabioREM escreveu:Falando em energia elétrica, um PC ligado digamos 16 horas/ dia, mais um no-break, caixas de som ( só ligo a impressora e outros periféricos na hora de usar ) faz aumentar muito a conta de luz?
Já me dissseram que PCs gastam bastante energia, mas outros me disseram que nao.

É difícil dizer quanto um PC gasta, porque essa medida varia dependendo do uso do processador, placa de vídeo, etc... De qualquer forma, a fórmula para o cálculo é a seguinte:

consumo = potência (KW) x tempo (h/mês) x tarifa (R$)

A potência do PC varia da seguinte forma (considerando um PC normal, sem contar o monitor):
Desligado = 3W (mesmo desligadas as coisas consomem um pouquinho e para evitar esse gasto, só tirando da tomada)
Standby = 6W
Navegando na Internet = +/- 150W
Jogando = +/- 250W

Digamos que na média você use 200W, para o cálculo o valor será 0,200KW (porque o consumo é tarifado em KW/hora e não W/hora).
Se você usa 16h por dia, por mês são 480 horas.
E se a companhia elétrica cobrar R$0,40 por KW/h (não sei quanto é, estou chutando...)

consumo = 0,200 x 480 x 0,40
consumo = 38,4

Portanto seu gasto mensal é R$ 38,40. Mas atenção: esse gasto varia bastante em função da potência gasta pelo PC, que como eu já disse, é difícil de precisar.

EDIT: Alguns no-breaks modernos mostram no seu display o consumo dos equipamentos ligados a ele, o que facilita na hora de fazer o cálculo...

_________________
I'm gonna make him an offer he can't refuse...
ghmartins
ghmartins
Farrista das mil e uma noites
Farrista das mil e uma noites

Mensagens : 1135
Data de inscrição : 14/06/2010
Idade : 43
Localização : Taubaté - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em Informática - Página 14 Empty Re: Ajuda em Informática

Mensagem por ghmartins Seg Set 05, 2011 10:17 pm

Sirius Black escreveu:Alguém já notou que é só no Brasil que existe "estabilizador"?
Pelo que ouvi, por razões "mercadológicas" inventaram esse apetrecho que em certas situações pode até prejudicar o PC.
É mais recomendável um filtro ou régua que realmente tenham dispositivos para barrar a instabilidade da rede elétrica e evitar curtos e até incêndios.
Aqui em casa tenho um da marca APC, igual ao da imagem:
Ajuda em Informática - Página 14 Produto1772_1252094422foto1_270x270

O Sirius tem razão. A menos que o estabilizador seja de excelente qualidade, ele mais atrapalha do que ajuda. O ideal é utilizar DPS (dispositivo de proteção contra surto) ou UPS (também conhecido no Brasil como no-break).
Esse assunto é bastante polêmico e para referências, acessem:

http://kilobyte.com.br/hardware/usar-ou-nao-estabilizador-aqui-o-motivo-para-nunca-usar/
http://forum.clubedohardware.com.br/nao-usem-estabilizadores/109040
http://www.hardware.com.br/comunidade/estabilizador-tec/694153/

_________________
I'm gonna make him an offer he can't refuse...
ghmartins
ghmartins
Farrista das mil e uma noites
Farrista das mil e uma noites

Mensagens : 1135
Data de inscrição : 14/06/2010
Idade : 43
Localização : Taubaté - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em Informática - Página 14 Empty Re: Ajuda em Informática

Mensagem por Sirius Plissken Seg Set 05, 2011 10:24 pm

ghmartins escreveu:
Sirius Black escreveu:Alguém já notou que é só no Brasil que existe "estabilizador"?
Pelo que ouvi, por razões "mercadológicas" inventaram esse apetrecho que em certas situações pode até prejudicar o PC.
É mais recomendável um filtro ou régua que realmente tenham dispositivos para barrar a instabilidade da rede elétrica e evitar curtos e até incêndios.
Aqui em casa tenho um da marca APC, igual ao da imagem:
Ajuda em Informática - Página 14 Produto1772_1252094422foto1_270x270

O Sirius tem razão. A menos que o estabilizador seja de excelente qualidade, ele mais atrapalha do que ajuda. O ideal é utilizar DPS (dispositivo de proteção contra surto) ou UPS (também conhecido no Brasil como no-break).
Esse assunto é bastante polêmico e para referências, acessem:

http://kilobyte.com.br/hardware/usar-ou-nao-estabilizador-aqui-o-motivo-para-nunca-usar/
http://forum.clubedohardware.com.br/nao-usem-estabilizadores/109040
http://www.hardware.com.br/comunidade/estabilizador-tec/694153/

Que bom que alguém concordou. Senão fica parecendo que estou fazendo merchan. Laughing
Sirius Plissken
Sirius Plissken
Não tenho mais vida fora daqui
Não tenho mais vida fora daqui

Mensagens : 8959
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 104
Localização : Constelação Canis Major

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em Informática - Página 14 Empty Re: Ajuda em Informática

Mensagem por Convidado Qua Set 07, 2011 3:10 am

Eu pago R$ 160,00 por mês de conta de luz. Nao deve ser do PC entao.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em Informática - Página 14 Empty Re: Ajuda em Informática

Mensagem por Convidado Qua Set 07, 2011 3:28 am

ghmartins escreveu:
FabioREM escreveu:Falando em energia elétrica, um PC ligado digamos 16 horas/ dia, mais um no-break, caixas de som ( só ligo a impressora e outros periféricos na hora de usar ) faz aumentar muito a conta de luz?
Já me dissseram que PCs gastam bastante energia, mas outros me disseram que nao.

É difícil dizer quanto um PC gasta, porque essa medida varia dependendo do uso do processador, placa de vídeo, etc... De qualquer forma, a fórmula para o cálculo é a seguinte:

consumo = potência (KW) x tempo (h/mês) x tarifa (R$)

A potência do PC varia da seguinte forma (considerando um PC normal, sem contar o monitor):
Desligado = 3W (mesmo desligadas as coisas consomem um pouquinho e para evitar esse gasto, só tirando da tomada)
Standby = 6W
Navegando na Internet = +/- 150W
Jogando = +/- 250W

Digamos que na média você use 200W, para o cálculo o valor será 0,200KW (porque o consumo é tarifado em KW/hora e não W/hora).
Se você usa 16h por dia, por mês são 480 horas.
E se a companhia elétrica cobrar R$0,40 por KW/h (não sei quanto é, estou chutando...)

consumo = 0,200 x 480 x 0,40
consumo = 38,4

Portanto seu gasto mensal é R$ 38,40. Mas atenção: esse gasto varia bastante em função da potência gasta pelo PC, que como eu já disse, é difícil de precisar.

EDIT: Alguns no-breaks modernos mostram no seu display o consumo dos equipamentos ligados a ele, o que facilita na hora de fazer o cálculo...

Acredito que isso irá depender do ''pc normal'' pois processadores antigos consomem mais ernegia do que os atuais e fontes antigas consomem ''menos'' mas trabalham de maneira menos eficente podendo prejudicar pc ,já o que consome bastante ernegia em um pc são placas de vídeos pricipalmente as atuais.






Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em Informática - Página 14 Empty Re: Ajuda em Informática

Mensagem por Convidado Qui Set 08, 2011 12:43 am

Meu processador é pentium 4 - 3,4 gigahertz.
Nao sei qual a placa de vídeo.
E o monitor nao gasta bastante energia? Uma vez vi alguém dizer que o monitor era o que mais gastava energia num PC.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em Informática - Página 14 Empty Re: Ajuda em Informática

Mensagem por Convidado Qui Set 08, 2011 4:24 am

É meio vago saber apenas por isso,caso você souber modelo do ''pentum 4'' e outros hardware esse site poderá calcular quanto seu pc gasta http://extreme.outervision.com/psucalculatorlite.jsp


Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em Informática - Página 14 Empty Re: Ajuda em Informática

Mensagem por ghmartins Qui Set 08, 2011 5:58 pm

FabioREM escreveu:Meu processador é pentium 4 - 3,4 gigahertz.
Nao sei qual a placa de vídeo.
E o monitor nao gasta bastante energia? Uma vez vi alguém dizer que o monitor era o que mais gastava energia num PC.

O Pentium IV é um dos processadores que mais energia consome, podendo ultrapassar 100W. Só para comparar o Core i7 consome em média 50W.
Se o seu monitor for CRT, deve consumir entre 80W e 100W. Se for LCD, entre 40W e 50W. Se for LED, entre 30W e 40W.

_________________
I'm gonna make him an offer he can't refuse...
ghmartins
ghmartins
Farrista das mil e uma noites
Farrista das mil e uma noites

Mensagens : 1135
Data de inscrição : 14/06/2010
Idade : 43
Localização : Taubaté - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em Informática - Página 14 Empty Re: Ajuda em Informática

Mensagem por Christopher...Pekneo Qui Set 08, 2011 7:05 pm

Eu upei 2 imagens no ImageShack, são dois GIFs, mas eles não se mechem depois que eu upei, no meu pc eles rodam normal, mas no site do imageshack eles não se mechem...Alguem sabe como resolver isso?
Christopher...Pekneo
Christopher...Pekneo
Farrista das mil e uma noites
Farrista das mil e uma noites

Mensagens : 1364
Data de inscrição : 15/04/2011
Idade : 28
Localização : Logo Ali

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em Informática - Página 14 Empty Re: Ajuda em Informática

Mensagem por Convidado Sex Set 09, 2011 12:20 am

ghmartins escreveu:
FabioREM escreveu:Meu processador é pentium 4 - 3,4 gigahertz.
Nao sei qual a placa de vídeo.
E o monitor nao gasta bastante energia? Uma vez vi alguém dizer que o monitor era o que mais gastava energia num PC.

O Pentium IV é um dos processadores que mais energia consome, podendo ultrapassar 100W. Só para comparar o Core i7 consome em média 50W.
Se o seu monitor for CRT, deve consumir entre 80W e 100W. Se for LCD, entre 40W e 50W. Se for LED, entre 30W e 40W.

Acho que é LCD meu monitor, 19 polegadas - nao tenho certeza, com Pentium 4.
Como fica aquele cálculo que vc fez ali em cima com esses novos dados? Desculpe, é que nao entendi bem ali. Esses mais de 100W do pentium 4 é mais de 100 W/hora?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em Informática - Página 14 Empty Re: Ajuda em Informática

Mensagem por Convidado Sex Set 09, 2011 5:23 am

FabioREM escreveu:
ghmartins escreveu:
FabioREM escreveu:Meu processador é pentium 4 - 3,4 gigahertz.
Nao sei qual a placa de vídeo.
E o monitor nao gasta bastante energia? Uma vez vi alguém dizer que o monitor era o que mais gastava energia num PC.

O Pentium IV é um dos processadores que mais energia consome, podendo ultrapassar 100W. Só para comparar o Core i7 consome em média 50W.
Se o seu monitor for CRT, deve consumir entre 80W e 100W. Se for LCD, entre 40W e 50W. Se for LED, entre 30W e 40W.

Acho que é LCD meu monitor, 19 polegadas - nao tenho certeza, com Pentium 4.
Como fica aquele cálculo que vc fez ali em cima com esses novos dados? Desculpe, é que nao entendi bem ali. Esses mais de 100W do pentium 4 é mais de 100 W/hora?

o seu pc é onboard? se for seria mais fácil dar nome da placa mãe aí era só entra no site da empresa e ver as especificações dessa placa aí saberiamos qual componetes é compativel ,processdor você disse que é Pentium 4 aí pelo site saberiamos qual soquete é dela aí ficaria fácil os calculos do ghmartins chegar a um número mais exato pra você ter uma base melhor de quanto gasta.




Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em Informática - Página 14 Empty Re: Ajuda em Informática

Mensagem por ghmartins Qua Set 14, 2011 3:13 pm

Lelouch escreveu:
FabioREM escreveu:
ghmartins escreveu:

O Pentium IV é um dos processadores que mais energia consome, podendo ultrapassar 100W. Só para comparar o Core i7 consome em média 50W.
Se o seu monitor for CRT, deve consumir entre 80W e 100W. Se for LCD, entre 40W e 50W. Se for LED, entre 30W e 40W.

Acho que é LCD meu monitor, 19 polegadas - nao tenho certeza, com Pentium 4.
Como fica aquele cálculo que vc fez ali em cima com esses novos dados? Desculpe, é que nao entendi bem ali. Esses mais de 100W do pentium 4 é mais de 100 W/hora?

o seu pc é onboard? se for seria mais fácil dar nome da placa mãe aí era só entra no site da empresa e ver as especificações dessa placa aí saberiamos qual componetes é compativel ,processdor você disse que é Pentium 4 aí pelo site saberiamos qual soquete é dela aí ficaria fácil os calculos do ghmartins chegar a um número mais exato pra você ter uma base melhor de quanto gasta.




Esse cálculo é bem difícil de acertar, porque além de se precisar conhecer exatamente qual é o hardware, como o Lelouch disse, é preciso saber por quantas horas por dia se utiliza o PC para cada coisa (uma coisa é o PC ligado 8 horas por dia com o usuário jogando e outra apenas fazendo download)...

_________________
I'm gonna make him an offer he can't refuse...
ghmartins
ghmartins
Farrista das mil e uma noites
Farrista das mil e uma noites

Mensagens : 1135
Data de inscrição : 14/06/2010
Idade : 43
Localização : Taubaté - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em Informática - Página 14 Empty Re: Ajuda em Informática

Mensagem por Convidado Qua Set 14, 2011 9:06 pm

Entendo. Por ex., eu faço conversao de formato de vídeos para gravar em DVDS seguido, e isso usa aí 90-95% do CPU, os do AVS media por exemplo. Imagino que com uso continuado do CPU nesses níveis consuma mais energia.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em Informática - Página 14 Empty Re: Ajuda em Informática

Mensagem por ghmartins Qui Set 15, 2011 3:10 pm

FabioREM escreveu:Entendo. Por ex., eu faço conversao de formato de vídeos para gravar em DVDS seguido, e isso usa aí 90-95% do CPU, os do AVS media por exemplo. Imagino que com uso continuado do CPU nesses níveis consuma mais energia.

Com certeza consome, mas pelo menos nessas horas você pode desligar o monitor para poupar um pouco de energia. Quando se está jogando, por exemplo, além do uso constante da CPU, utiliza-se também a GPU (que normalmente consome mais que a CPU), o monitor, etc...

_________________
I'm gonna make him an offer he can't refuse...
ghmartins
ghmartins
Farrista das mil e uma noites
Farrista das mil e uma noites

Mensagens : 1135
Data de inscrição : 14/06/2010
Idade : 43
Localização : Taubaté - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em Informática - Página 14 Empty Re: Ajuda em Informática

Mensagem por Convidado Qua Set 21, 2011 10:34 pm

Mas assim, de um modo geral, vcs acham que é possível que o PC , só o PC, cause um consumo que gere uma conta de luz de R$ 90,00 a 100,00 por mês?
Minha conta vem R$ 160,00 , é bem alto pra quem mora sozinho.
Estou achando que a companhia elétrica está me aprontando alguma.

Eu nao costumo jogar no PC, só xadrez de vez em qdo, que nao deve consumir muito. Nao gosto muito de games.
É, eu tenho desligado o monitor qdo nao estou lidando com o PC. Essa parte eu faço.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em Informática - Página 14 Empty Re: Ajuda em Informática

Mensagem por ghmartins Sex Set 23, 2011 3:50 pm

FabioREM escreveu:Mas assim, de um modo geral, vcs acham que é possível que o PC , só o PC, cause um consumo que gere uma conta de luz de R$ 90,00 a 100,00 por mês?
Minha conta vem R$ 160,00 , é bem alto pra quem mora sozinho.
Estou achando que a companhia elétrica está me aprontando alguma.

Eu nao costumo jogar no PC, só xadrez de vez em qdo, que nao deve consumir muito. Nao gosto muito de games.
É, eu tenho desligado o monitor qdo nao estou lidando com o PC. Essa parte eu faço.

Acho pouco provável, normalmente a maior parte da conta de luz vem de dispositivos com carga resistiva. Um chuveiro elétrico, por exemplo, tem em média 5000W (mas se você mora sozinho, ele deve ficar ligado apenas alguns minutos por dia...). Ferro de passar, geladeira, ar condicionado, aquecedores, lâmpadas incandescentes, também consomem bastante. O motivo da sua conta alta pode vir de algum problema na instalação ou você mora em algum lugar onde o preço do kw/h é meio alto (em algumas regiões do Brasil a tarifa é o dobro de outras). Para saber o preço do kw/h da sua cidade, consulte a conta de luz. Moro no interior do estado de SP e na minha casa (somos 2 adultos e 2 crianças) a nossa conta está sempre entre 70 e 80 reais.
Tem uma outra questão também, quanto mais você consome, mas caro é o preço do kw/h. Por exemplo, se você consumir entre 0 e 50kw/h, a tarifa é R$0,15; se consumir entre 50 e 100kw/h, a tarifa é R$0,25; ...

_________________
I'm gonna make him an offer he can't refuse...
ghmartins
ghmartins
Farrista das mil e uma noites
Farrista das mil e uma noites

Mensagens : 1135
Data de inscrição : 14/06/2010
Idade : 43
Localização : Taubaté - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em Informática - Página 14 Empty Re: Ajuda em Informática

Mensagem por Convidado Sáb Set 24, 2011 11:35 pm

Entendo. Talvez seja nas lâmpadas incandescentes o problema.
Quem sabe trocando todas por aquelas fluorescentes já baixe a conta.

Uma última questao, pode ser? Ou já estou abusando? Smile
Aí saímos um pouco do campo da informática, mas eu já ouvi falar que quanto a lâmpadas fluorescentes é melhor a gente deixá-las ligadas, que ficar acendendo e apagando seguido. Que o maior gasto de energia com elas é quando se acende e nao o fato de elas permanecerem ligadas. Entao, a gente vai para uma sala, acende a lâmpada fluorescente, sai dela e apaga,- retorna em 5 minutos e acende de novo - nesses casos gasta menos energia deixá-las ligadas do que ficar neste acende-apaga.
Isso tem algum fundamento?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em Informática - Página 14 Empty Re: Ajuda em Informática

Mensagem por Luckman Seg Set 26, 2011 8:04 am

Estou tendo um problema com a exibição de vídeos. Uso o BSPlayer pois acho que é um programa leve e roda todos os formatos que utilizo, mas de uns dias pra cá estou tendo dificuldades para rodar vídeos em RMVB. Os vídeos até rodam mas demoooooooram para carregar (as vezes mais de um minuto) e quando coloco vários para rodar o PC costuma travar durante a exibição e tenho que reiniciar. Nunca tive qualquer problema desse tipo antes com um player, os outros formatos rodam normalmente, atualizei os codecs há algum tempo, antes disso começar (alguns videos não abriam) alguem sabe o que pode estar acontecendo?
Luckman
Luckman
Farrista o que está acontecendo comigo?
Farrista o que está acontecendo comigo?

Mensagens : 1808
Data de inscrição : 06/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em Informática - Página 14 Empty Re: Ajuda em Informática

Mensagem por ghmartins Seg Set 26, 2011 5:09 pm

FabioREM escreveu:Entendo. Talvez seja nas lâmpadas incandescentes o problema.
Quem sabe trocando todas por aquelas fluorescentes já baixe a conta.

Uma última questao, pode ser? Ou já estou abusando? Smile
Aí saímos um pouco do campo da informática, mas eu já ouvi falar que quanto a lâmpadas fluorescentes é melhor a gente deixá-las ligadas, que ficar acendendo e apagando seguido. Que o maior gasto de energia com elas é quando se acende e nao o fato de elas permanecerem ligadas. Entao, a gente vai para uma sala, acende a lâmpada fluorescente, sai dela e apaga,- retorna em 5 minutos e acende de novo - nesses casos gasta menos energia deixá-las ligadas do que ficar neste acende-apaga.
Isso tem algum fundamento?

Pô... achei que o tópico era "Ajuda em Informática"... Very Happy

Também já ouvi falar isso, que só vale a pena desligar a lâmpada fluorescente se ela for permanecer desligada por mais de 15 minutos, se for um tempo menor é melhor deixá-la ligada mesmo. Mas eu acho que a economia tem mais a ver com a prolongação da vida útil dela do que com o consumo de energia. Aliás, a maioria dos equipamentos eletrônicos tem sua vida útil calculada em função dos ciclos de ligamento/desligamento. Se for para desligar uma TV para ligá-la 5 minutos depois, também é melhor deixá-la ligada direto.

_________________
I'm gonna make him an offer he can't refuse...
ghmartins
ghmartins
Farrista das mil e uma noites
Farrista das mil e uma noites

Mensagens : 1135
Data de inscrição : 14/06/2010
Idade : 43
Localização : Taubaté - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em Informática - Página 14 Empty Re: Ajuda em Informática

Mensagem por ghmartins Seg Set 26, 2011 5:13 pm

Luckman escreveu: Estou tendo um problema com a exibição de vídeos. Uso o BSPlayer pois acho que é um programa leve e roda todos os formatos que utilizo, mas de uns dias pra cá estou tendo dificuldades para rodar vídeos em RMVB. Os vídeos até rodam mas demoooooooram para carregar (as vezes mais de um minuto) e quando coloco vários para rodar o PC costuma travar durante a exibição e tenho que reiniciar. Nunca tive qualquer problema desse tipo antes com um player, os outros formatos rodam normalmente, atualizei os codecs há algum tempo, antes disso começar (alguns videos não abriam) alguem sabe o que pode estar acontecendo?

Isso provavelmente tem relação com os codecs, talvez seja melhor reinstalá-los ou instalar outras versões.
Se quiser experimentar outro player também, o que eu uso é o SMPlayer, que pode ser baixado aqui.

_________________
I'm gonna make him an offer he can't refuse...
ghmartins
ghmartins
Farrista das mil e uma noites
Farrista das mil e uma noites

Mensagens : 1135
Data de inscrição : 14/06/2010
Idade : 43
Localização : Taubaté - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em Informática - Página 14 Empty Re: Ajuda em Informática

Mensagem por Convidad Seg Set 26, 2011 5:44 pm

FabioREM escreveu:(...)saímos um pouco do campo da informática, mas eu já ouvi falar que quanto a lâmpadas fluorescentes é melhor a gente deixá-las ligadas, que ficar acendendo e apagando seguido. Que o maior gasto de energia com elas é quando se acende e nao o fato de elas permanecerem ligadas. Entao, a gente vai para uma sala, acende a lâmpada fluorescente, sai dela e apaga,- retorna em 5 minutos e acende de novo - nesses casos gasta menos energia deixá-las ligadas do que ficar neste acende-apaga.
Isso tem algum fundamento?
Meu chapa, vamos, primeiro, a duas referências:

1) GE Iluminação:

a)
5. É melhor deixar as luzes acesas ou apagadas ao deixar o cômodo?
É uma questão de economia. Ou você apaga a lâmpada (e assim economiza energia e seus custos ) ou você deixa a lâmpada acesa para assegurar sua vida máxima e minimizar os cutos de manutenção com lâmpadas. Deste ponto há uma confusão, já que deixando as lâmpadas acesas pode-se economizar. Isto porque ao acender as lâmpadas fluorescentes e HID (mas não incandescentes), a partida tende a encurtar a duração de vida da lâmpada.
Normalmente, com as tarifas médias de energia, os custos com substituição de lâmpada, o ponto de "ruptura" em que há o equilíbrio da energia e custos totais operacionais é de cerca de 3 a 5 minutos. Assim, com relação aos sistemas habituais de iluminação fluorescente e HID, caso a iluminação seja necessária por mais de 3 a 5 minutos, deixe as lâmpadas acesas; ou de outro modo, desligue-as. Com relação aos sistemas de iluminação com lâmpadas incandescente, a diminuição de custos e o uso de energia serão resultado do desligamento do sistema quando a luz não for mais necessária.
A única forma de realmente responder esta questão é fazendo uma análise de custos comparando ambas as situações em um determinado sistema de iluminação. Isto de fato, envolve o custo das lâmpadas, tarifas de energia com sua área particular, tarifas com elaboração e características do desempenho da lâmpada tais como sua duração.
A referência geral de informações sobre iluminação é o Manual de Iluminação publicado pela Iluminating Engineering Society of North America (IESNA). Este manual pode ser encontrado em diversas bibliotecas técnicas. O Manual de Iluminação tem comentários sobre este processo.
b)
Iluminação Geral

3 - A vida da lâmpada é afetada pelo número de acendimentos?
R: A vida de uma lâmpada de descarga (Fluorescente linear, Fluorescente Compacta, Vapor Mercúrio, Vapor de Sódio, Vapor Metálico, etc.) é influenciada pelo número de horas de uso ou pela freqüência de acendimento.
A lâmpada fluorescente, tem sua vida mediana obtida através de testes com ciclo de acendimento de 2 horas e 45 minutos energizada por 15 minutos desenergizada, repetidos 24 horas por dia.
Ciclos menores reduzem a vida da lâmpada, enquanto ciclos maiores aumentam a vida da lâmpada.
Sendo assim, a relação entre custo e benefício pode ser impraticável no uso desta lâmpada com minuterias, sensores de presença, ou qualquer outro equipamento que cause redução no ciclo de acendimento.
c)
Lâmpadas Fluorescentes Compactas

2 - As lâmpadas fluorescentes compactas possuem elevado consumo no momento do acendimento?
R: O aumento no consumo destas lâmpadas durante acendimento é muito pequeno, pois apesar da corrente na partida ser maior do que a corrente nominal o tempo para estabilização é muito rápido, além de consumir muito menos que as incandescentes.

ref.: GE Iluminação - FAQ

2) Caçadores de Mitos. (TV a cabo).
ref.: Episode 69: 22,000 foot fall, Lights On or Off

Em (2), demonstraram que no ligamento de lâmpadas fluorescentes, embora haja um consumo maior de energia, é pequeno e por um período breve de tempo, chegando a conclusão de que seria o equivalente ao gasto máximo de 22 segundos dela acesa (valores aproximados, mas dessa ordem). Assim, na teoria e na prática - e se apenas estivéssemos preocupados com o gasto imediato de energia elétrica (conta de luz) - só valeria a pena deixar ligada se você ficasse ausente por 22 segundos ou menos do ambiente. Também em (1-c).

Entretanto, a vida não é tão fácil assim, não é? Evil or Very Mad Shocked Sad Very Happy Rolling Eyes

Precisamos nos preocupar, também, com o tempo de vida útil da lâmpada! Em (1-b) vemos que ela também tem sua vida reduzida com os liga-desligas.
Em (1-a), o cálculo que é feito - tentando conjugar os vários elementos que importam, tipo: gasto de energia elétrica, número de vezes que se liga e desliga a lâmpada e o tempo de uso contínuo - chegaram a conclusão que, em média, se você for ficar ausente por MENOS de 3-5 minutos, é melhor deixá-la acesa.

Eu, particularmente, percebo uma coisa aqui em casa: a luz da cozinha, por exemplo, deveria ficar acesa direto (à noite, claro Wink ), porque é um cômodo muito usado e é caminho para a despensa, os armários com as bugigangas da casa, as coisas dos cachorros etc. Mas, com a sensação de desperdício (embora, como você viu, essa sensação - no frigir dos ovos - é equivocada), ela acaba sendo ligada e desligada continuamente... Coisas do nosso psicológico, não é? rsrsrsrs

Espero ter ajudado com sua dúvida!

[]'s

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em Informática - Página 14 Empty Re: Ajuda em Informática

Mensagem por Convidad Seg Set 26, 2011 6:09 pm

Em tempo: essa análise aí de cima só é válida se você está indo ao cômodo frequentemente. Se a ida/uso é eventual, é claro que é mais barato deixar as luzes apagadas!

[]'s

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em Informática - Página 14 Empty Re: Ajuda em Informática

Mensagem por Convidado Qua Set 28, 2011 11:30 am

Quote:
"Pô... achei que o tópico era "Ajuda em Informática"...

Pois é , estamos diversificando. Smile

Valeu, Gh Martins e Gzork, entendi a questão.
Nao tinha me dado conta que a vida útil das lâmpadas dependia no número de vezes que se liga/desliga, e é claro, faz todo o sentido do mundo.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em Informática - Página 14 Empty Re: Ajuda em Informática

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 14 de 25 Anterior  1 ... 8 ... 13, 14, 15 ... 19 ... 25  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos