A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Diário teria a localização de tesouro nazista escondido na Polônia

Ir para baixo

Diário teria a localização de tesouro nazista escondido na Polônia Empty Diário teria a localização de tesouro nazista escondido na Polônia

Mensagem por Sirius Plissken Qui Jun 11, 2020 12:41 pm

Escritos de oficial do Partido Nazista sugerem que centenas de objetos roubados durante a Segunda Guerra Mundial estão escondidos no Palácio de Hochberg.

Imagine a seguinte história: um comandante do Partido Nazista fica encarregado de esconder centenas de objetos valiosos e uma quantia na casa dos bilhões em ouro quando o exército soviético se aproxima da Polônia, no fim da Segunda Guerra Mundial. Para não esquecer a localização dos esconderijos, o oficial faz anotações em um diário sob o pseudônimo de Michaelis.

Setenta e cinco anos depois, membros de uma sociedade maçônica que existe há mais de mil anos na Alemanha resolvem entregar o caderno a historiadores. Os especialistas, por sua vez, encontram evidências de que os objetos desaparecidos estão escondidos embaixo de um palácio — e a busca pelo tesouro começa.

Esta poderia ser a sinopse do próximo filme do Indiana Jones, mas não: ao que tudo indica a história ocorreu de verdade e o tal "tesouro" está escondido na Palácio Hochberg, no sul da Polônia. A descoberta foi divulgada pelo jornal local The First News e, segundo a reportagem, está sendo investigada por historiadores da região.

Por décadas após a Guerra, o diário de Michaelis foi mantido em segredo, escondido na cidade de Quedlinburg, na Alemanha, por membros de uma loja maçônica pela qual passaram diversos oficiais nazistas. Em 2019, os novos integrantes do grupo resolveram devolver o diário à Polônia como "um pedido de desculpas pela Segunda Guerra Mundial", informou o jornal. O objeto foi entregue a Roman Furmaniak, dono da ONG Silesian Bridge.

De acordo com os especialistas, o caderno contém a descrição de 11 locais onde os nazistas escondiam ouro saqueado, joias, obras de arte e objetos religiosos. Junto às anotações ainda há um mapa que indica a localização de um poço nos terrenos do Palácio de Hochberg, construído no século 16 na vila de Roztoka, no sudoeste da Polônia.

A descrição do poço, situado a 60 metros de profundidade, juntamente a outros documentos da época sugerem que os relatos de Michaelis estão corretos. De acordo com os arquivos, depois que os nazistas esconderam as riquezas, eles assassinaram testemunhas, jogaram os corpos no poço e detonaram explosivos para selar a entrada da câmara.

A identidade de Michaelis
Se todos esses detalhes não bastassem para o roteiro de um filme, outra questão poderia inspirar Steven Spielberg: a identidade de Michaelis. Os pesquisadores encontraram evidências de que o autor dos escritos era ninguém menos que um oficial que trabalhava para Heinrich Himmler, um dos principais líderes do Partido Nazista da Alemanha.

O chefe do "escritor" chegou a ser nomeado pelo próprio Adolf Hitler como comandante do Exército da Reserva e General Plenipotenciário da administração do Terceiro Reich. Em meados de 1944, Himmler teria recebido a tarefa de esconder os itens obtidos pelo exército durante a Segunda Guerra Mundial — e um dos encarregados para o trabalho foi Michaelis.

Estima-se que os nazistas saquearam cerca de 5 milhões de obras de arte europeias que pertenciam a judeus, museus e coleções particulares. Dentre os quadros perdidos à época está Retrato de um Jovem, pintado pelo italiano Rafael durante a Renascença, em 1514.

O diário foi analisado mais de uma vez por historiadores poloneses e, de acordo com eles, as anotações realmente foram feitas durante a Segunda Guerra Mundial. Ainda assim, a autenticidade dos escritos ainda não foi confirmada pelo Ministério da Cultura e Patrimônio Nacional da Polônia. Quanto aos objetos escondidos no Palácio de Hochberg, os proprietários da construção planejam reformar o edifício — e uma das tarefas dos restauradores será buscar pelo tal "tesouro".

Fonte e fotos:
Código:
https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/Historia/noticia/2020/06/diario-teria-localizacao-de-tesouro-nazista-escondido-na-polonia.html
Sirius Plissken
Sirius Plissken
Não tenho mais vida fora daqui
Não tenho mais vida fora daqui

Mensagens : 8959
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 104
Localização : Constelação Canis Major

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos