A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Festival] 18ª edição do Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens

Ir para baixo

[Festival] 18ª edição do Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens Empty [Festival] 18ª edição do Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens

Mensagem por Sirius Plissken Sáb Mar 20, 2021 8:42 pm

Começa hoje a 18ª edição do Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens, que durante dois finais de semana terá programação gratuita e 100% virtual com espetáculos de teatro, música e dança para crianças. Criado pela dramaturga e teatróloga Karen Acioly, o FIL deste ano se inspira no Mito da Caverna, de Platão, para apresentar a programação, que inclui também conversas e oficinas.

—Escolhemos o Mito da Caverna porque estamos vivendo um momento sombrio, e onde tem sombra, tem luz. Queremos jogar luz nos nossos sentimentos. Simpatia, solidariedade, amor ao próximo... Podemos colocar tudo isso de maneira lúdica e criativa no FIL — conta Karen, que indica a seguir alguns destaques da programação, disponível na íntegra no site [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Teatro

A elogiada montagem dirigida por Lúcia Coelho para o clássico “A pequena vendedora de fósforos”, de Hans Christian Andersen, será exibida no canal do FIL na próxima sexta-feira (dia 26), às 19h. Mas, antes mesmo disso, a peça — adaptada por Denise Crispum e estrelada por Dayse Pozato — pode ser vista no canal do YouTube da produtora Palavra Z (dias 19, 20, 21, 27 e 28, às 16h).

Na palma da mão

Em homenagem ao marionetista e percussionista francês Jean Luc Ronget (1956-2010), o FIL exibe no domingo, às 19h, o espetáculo “Tekimoi”, com simpáticos personagens criados pelas mãos do artista. O vídeo foi cedido ao festival pela família de Ronget.

— Ele era o rei do teatro de mãos na França. Em “Tekimoi”, ele faz com uma mão um personagem meio pássaro, e na outra um gato que toca percussão. Quando vi pela primeira vez saí transbordada de amor — conta Karen.

Amanhã, às 11h, o ator e mímico Ines Pasic, da Bósnia, apresenta “Desde el azul”.

Músicas de Braguinha

Os clássicos “A história da Dona Baratinha”, “A Cigarra e a Formiga” e “Chapeuzinho Vermelho”, que foram musicados por Braguinha (1907-2006), recebem releituras nas vozes de Claudia Elizeu, Luisa Vianna, Ciro Acioli e Deco Fiori, que têm a companhia do piano de Claudia e a narração da própria Karen Acioly.

— São as três historinhas mais queridas de gerações. Todo mundo pensa que “Eu sou o lobo mau, lobo mau, lobo mau...” é domínio público, mas é Braguinha. É uma homenagem a ele — diz Karen.

As “historietas musicadas” vão ao ar dia 27, às 17h.


Vídeos

Vídeos pensados para a primeira infância exploram sons e cores de objetos comuns, criando narrativas poéticas para os bebês. O projeto “Inspira fundo”, de Clarice Lupa Marques e Gabriel Gurá, reúne filmes de até três minutos que versam sobre questões como o mundo musical da boca, manipulação de papéis e conflitos no parquinho. Os vídeos ficam disponíveis amanhã, às 15h.

Exposição

Vinte e seis jovens que têm entre 14 e 19 anos falam sobre as desventuras da adolescência na exposição de vídeos “Face Generations”, disponível no site do FIL durante todo o festival. Com curadoria de Karen Acioly, cada um dos adolescentes gravou performances artísticas e fala um pouco sobre suas ideias e sentimentos.

Fonte:
Código:
https://br.noticias.yahoo.com/festival-internacional-interc%C3%A2mbio-linguagens-chega-080008428.html
Sirius Plissken
Sirius Plissken
Não tenho mais vida fora daqui
Não tenho mais vida fora daqui

Mensagens : 8959
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 104
Localização : Constelação Canis Major

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos