A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Batman Lê a Veja?

+3
Chusma
Victor Pax
Questao
7 participantes

Ir para baixo

Batman Lê a Veja? Empty Batman Lê a Veja?

Mensagem por Convidado Sáb Fev 12, 2011 12:53 am

Politicagem nos quadrinhos - o Batman lê a Veja?

Na tradução da revista Batman, n.o 98, pela editora Panini, aparece o termo "Petralhas", como tradução ao termo "nasty". Os bandidos nos quadrinhos sao chamado de petralhas na revista. Dá pra acreditar?

"Em Batman 98, na página 34, o carcereiro que acompanha o morcegão na prisão se refere ao vilão Rei Perolado do Crime como “petralha”.

A resposta da editora Panini sobre isso:
"A Panini considera o termo “petralha” como uma gíria que vem se popularizando no Brasil, e independente da origem do termo, não é mais utilizado no linguajar popular apenas com conotação política, mas como sinônimos para asqueroso, nojento, etc. A empresa ressalta que não tem qualquer intenção de utilizar seus produtos editoriais de entretenimento para fins políticos."

A Panini tem 25 milhoes em contrato sem licitação com o governo de SP. Coincidência?
Ela por sua vez é ligada às empresas Civita ( Veja, etc ). Confiram, vejam o quadro no meio da matéria:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Batman Lê a Veja? Empty Re: Batman Lê a Veja?

Mensagem por Questao Sáb Fev 12, 2011 8:36 am

eu coloquei isso no topico sobre gibis,agressões usando hqs sempre dão merda e politicagem tb por isso viva os scans,eles tem traduções melhores

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 28229
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 39

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Batman Lê a Veja? Empty Re: Batman Lê a Veja?

Mensagem por Victor Pax Sáb Fev 12, 2011 3:46 pm

Como eu não vejo a Veja Very Happy não sei o que é petralha (embora imagine).
Victor Pax
Victor Pax
Farrista já viciei...
Farrista já viciei...

Mensagens : 4157
Data de inscrição : 05/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Batman Lê a Veja? Empty Re: Batman Lê a Veja?

Mensagem por Chusma Sáb Fev 12, 2011 7:58 pm

Só fiquei sabendo o que é petralha após ler uma coluna na internet que discute esse assunto (trata-se da junção de petista e metralha). Realmente foi uma tradução vergonhosa, totalmente infeliz. Que mané "giría que vem se popularizando no país? Só quem lê esses textos tucanos é que conhece o termo. Enfim, patético.

Trabalho muito mais qualificado vem fazendo os tradutores da internet, essa que é a verdade.
Chusma
Chusma
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4701
Data de inscrição : 25/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Batman Lê a Veja? Empty Re: Batman Lê a Veja?

Mensagem por Convidad Sáb Fev 12, 2011 8:27 pm

Tem razão Chusma,quem já viu uma gíria imposta e ainda mais pela elite?

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Batman Lê a Veja? Empty Re: Batman Lê a Veja?

Mensagem por Mononoke Hime Sáb Fev 12, 2011 9:48 pm

Mairon escreveu:Tem razão Chusma,quem já viu uma gíria imposta e ainda mais pela elite?

Não fazia ideia dessa gíria... Rolling Eyes Rolling Eyes

isso sim é asquerosidade...

Mononoke Hime
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7009
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 46
Localização : Floresta do Shishi-Gami

Ir para o topo Ir para baixo

Batman Lê a Veja? Empty Re: Batman Lê a Veja?

Mensagem por Victor Pax Dom Fev 13, 2011 10:19 am

O que deixa puto com essas atitudes é que eu, uma pessoa que tem sérias divergências com o atual governo, com sua gestão e com o partido que o compõem tenho de defendê-lo das distorções para não legitimar as manipulações de certos setores da mídia e para que estes não comprovem minha ingenuidade e passividade.
Já dei vários exemplos de reportagens e matérias tendenciosas (principalmente em São Paulo) e minha opinião sobre elas.

É... a campanha para 2014 já começou.
E se vê como será “limpa”.
Victor Pax
Victor Pax
Farrista já viciei...
Farrista já viciei...

Mensagens : 4157
Data de inscrição : 05/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Batman Lê a Veja? Empty Re: Batman Lê a Veja?

Mensagem por Goris Dom Fev 13, 2011 10:48 am

Não se preocupem, depois das últimas eleições (com o nível mais baixo em uma eleição desde que me entendo por gente) a tucanalhada não aprendeu a lição: Baixar o nível só te joga mais ainda pra baixo...

Quem sabe um dia eles aprendem.
Goris
Goris
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4591
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 48
Localização : Volta Redonda / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Batman Lê a Veja? Empty Re: Batman Lê a Veja?

Mensagem por Chusma Dom Fev 13, 2011 11:21 am

Victor Pax escreveu:O que deixa puto com essas atitudes é que eu, uma pessoa que tem sérias divergências com o atual governo, com sua gestão e com o partido que o compõem tenho de defendê-lo das distorções para não legitimar as manipulações de certos setores da mídia e para que estes não comprovem minha ingenuidade e passividade.
Já dei vários exemplos de reportagens e matérias tendenciosas (principalmente em São Paulo) e minha opinião sobre elas.

É... a campanha para 2014 já começou.
E se vê como será “limpa”.

Cara, tb estou longe de ser petista (muito longe mesmo... acho que só votei uma vez no partido, no segundo turno das eleições passadas). Mas fico enojado com essa mídia FDP que tenta de todas as formas influenciar a opinião das pessoas. Esquessem que não estamos na década de 1970/80, que a Globo/Abril/Folha manipulavam com gosto, mesmo pq a população era menos escolarizada. O PSDB, se não quizer diminuir ainda mais, terá de mudar radicalmente. Fazendo esses joguinhos aí, mexendo com religião e até quadrinhos (!), vão continuar nesse marasmo, lutando por migalhas.

Se bem que, nesse caso, acho que foi mais um fanatismo do tradutor, que devia ter vergonha de fazer uma coisa dessas.
Chusma
Chusma
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4701
Data de inscrição : 25/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Batman Lê a Veja? Empty Re: Batman Lê a Veja?

Mensagem por Victor Pax Dom Fev 13, 2011 11:24 am

Olha que nem vou pelo PSDB no caso.

Vou mais pela necessidade desse grupo nos manipular e ainda virem com desculpas que deixam claro a opinião que tem dos leitores.

Gado.... simples gado para ser conduzido até o abatedouro se necessário.


Última edição por Victor Pax em Ter Fev 15, 2011 2:24 pm, editado 1 vez(es)
Victor Pax
Victor Pax
Farrista já viciei...
Farrista já viciei...

Mensagens : 4157
Data de inscrição : 05/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Batman Lê a Veja? Empty Re: Batman Lê a Veja?

Mensagem por zkrk Dom Fev 13, 2011 11:56 am

Além do Batman, outro superherói que leria a Veja seria o General Glória, já que ela é um ótimo instrumento para tranfromar as pessoas em "bons americanos".
zkrk
zkrk
Farrista desafio aceito!
Farrista desafio aceito!

Mensagens : 3093
Data de inscrição : 01/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Batman Lê a Veja? Empty Re: Batman Lê a Veja?

Mensagem por Convidado Dom Fev 13, 2011 4:50 pm

O próximo passo é o SuperMan aparecer com 45 estampado no peito, e o Lex Luthor começar a ser chamado de Lex Lula.
E a minha reclamação nao é por apoiar partido a ou B. Se fosse o termo "tucanalha" que aparecesse nos gibis, eu iria reclamar igual. Nao pode ter esse tipo de promiscuidade entre política e meios de comunicação, e agora nos quadrinhos.
As mídias fortes, que deveriam servir para informar, acabam desinformando. É uma perversao total do objetivo que jornais e revistas deveriam ter.
O mais patético é o Reinaldo Azevedo ( o que inventou o termo petralha, e que é um dos articulistas da Veja ) no seu blog hoje dizendo que está certo, muito correto que os vilões da história em quadrinhos serem chamados de petralhas. Ele subestima a nossa inteligência.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Batman Lê a Veja? Empty Re: Batman Lê a Veja?

Mensagem por Questao Dom Fev 13, 2011 6:21 pm

FabioREM escreveu:O próximo passo é o SuperMan aparecer com 45 estampado no peito, e o Lex Luthor começar a ser chamado de Lex Lula.
E a minha reclamação nao é por apoiar partido a ou B. Se fosse o termo "tucanalha" que aparecesse nos gibis, eu iria reclamar igual. Nao pode ter esse tipo de promiscuidade entre política e meios de comunicação, e agora nos quadrinhos.
As mídias fortes, que deveriam servir para informar, acabam desinformando. É uma perversao total do objetivo que jornais e revistas deveriam ter.
O mais patético é o Reinaldo Azevedo ( o que inventou o termo petralha, e que é um dos articulistas da Veja ) no seu blog hoje dizendo que está certo, muito correto que os vilões da história em quadrinhos serem chamados de petralhas. Ele subestima a nossa inteligência.

2,para mim todos os partidos são corruptos sei que vai ter nego defendendo

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 28229
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 39

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Batman Lê a Veja? Empty Editor da Panini admite erro e encerra caso!

Mensagem por Questao Ter Fev 15, 2011 11:24 am

Editor da Panini admite erro e encerra caso!
fonte - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

"Na última sexta-feira, um post publicado por aqui repercutiu a tradução de "nasty" (nojento, asqueroso, etc.) por um termo cunhado pelo colunista Reinaldo Azevedo, da Veja. A despeito de opiniões que exploravam politicamente o erro - tá virando moda transformar qualquer debate político em ação política - um comentário encerrou de vez o assunto. O do jornalista e editor sênior da linha DC Comics Levi Trindade encerrou ao trazer sua versão do caso.

Levi chegou a escrever um comentário antes onde deixava claro que não houve má intenção dos profissionais da editora e lamentava a repercussão:

Não houve por parte de ninguém da redação a intenção de atacar partido A ou B. O termo foi usado totalmente desvinculado de qualquer teor político, já que há muito ele deixou de ser apenas uma associação a um partido.
O que me parece é que algumas pessoas desejam apenas ver sangue, ou seja, que alguém da redação seja mandado embora apenas para satisfazer seu ego cruel.

Logo depois, Trindade assumia a responsabilidade pelo erro e pedia a compreensão dos leitores: "afirmo que coisas assim serão evitadas e que redobraremos a atenção para evitar que gírias que não sejam popularmente conhecidas acabem sendo publicadas e causando desconforto a alguma pessoa". Uma resposta bem mais convincente do que a negação que a editora havia repassado dias antes.

Mas como alguns trechos desagradaram os comentaristas do Melhoresdomundo.net, o editor complementou. Abaixo segue o comentário com grifos que eu mesmo fiz:

Caros,
Como parece que alguns não entenderam, então voltei pra tentar finalizar com a polêmica.
Não estou isentando ninguém de erro algum. Nosso erro foi pressupor que uma gíria que já perdeu o seu caráter político em alguns lugares, não o tenha perdido em todos. Não estávamos querendo tecer nenhuma crítica a partido algum. Acho que já deixei isso bastante claro. Só não entende quem não quiser.
Então, sim, assumi a culpa pelo erro, pois, como disse, sou o editor responsável pela publicação.
Não acusei o autor do post de querer se promover, mas há pessoas que estão querendo isso, sim.
Houve alguém que disse que levei dois dias pra me pronunciar, mas não deve ter visto meu comentário lá no Multiverso DC - que foi onde publicaram um artigo a respeito - no dia 10.
Já me desculpei e já disse que tomaremos providências pra que isso não mais ocorra.
Atenciosamente,
Levi Trindade

Enviei um email para ele para confirmar a autoria da mensagem. Além de confirmar, o editor também me avisou que o tradutor Caio Lopes não tem nada a ver com o erro. "Como editor da revista, eu assumo toda e qualquer responsabilidade e que prometo que isso não ocorrerá mais." É bom que outros blogs que repercutiram o post do Multiverso DC acrescentem essa informação.

Primeira coisa: alguém pode mandar isso para o Reinaldo Azevedo? Não se esqueçam de chamá-lo de "Zé Mané" no post. Parece que era o apelido dele na faculdade ou em toda vida, sei lá. Ah e avisem a ele que a revista que ele pediu para os leitores comprarem é de janeiro, viu? Não vai rolar nas bancas, galera.

De resto, APESAR do comentário do Trindade que encerra o assunto - se a editora Panini assumisse o erro no primeiro comunicado, acho que nem tinha postado a respeito - ainda houve quem insistisse nessa história nos comentários do post. Muita gente querendo brigar com os fatos e insistir que não houve erro.

Está rolando um enorme problema nas discussões sobre política. E esse começa na cobertura da imprensa sobre política. Normalmente o jornalismo preza pela objetividade. Você apura os fatos e desvenda o que aconteceu. Simples. Claro, isso é feito por humanos então a gente assume que toda cobertura não será 100% imparcial, nenhum jornalista vai conseguir falar com todas as partes possíveis...

Mas o que esse caso comprovou é que tem muita gente usando as falhas do jornalismo como parâmetro. Ao invés de buscar a imparcialidade as pessoas estão assumindo radicalmente suas visões e crenças e correndo atrás dos fatos que corroborem o que querem falar. E isso nos dois lados.


Nunca fui filiado ao PT e não tem nada que indique que a Panini quis atacar o governo brasileiro com esse erro - a Dilma não deve nem ter dormido com essa. Só que o fato de eu fazer um post que critica um ataque indireto ao partido em local inapropriado e uma falha humana transformou a mim e à editora em protagonistas de uma manipulação política. Nesse meio tempo muita, mas MUITA gente na blogosfera e comentários tentou transformar um assunto sobre quadrinhos em debate político.

É triste porque desvirtua a verdadeira discussão e confunde os fatos.

No filme Boa Noite, Boa sorte, um personagem explica ao outro porque acusam tantas pessoas de serem comunistas. "Se grasna como um pato, se anda como um pato"... Ou seja, estamos na era do jornalismo macarthista. Não querem os fatos, querem os fatos que interessam para suas verdades. E isso se reflete no baixo nível das discussões onde muitos já desistiram de aceitar o pensamento diferente. O que vale é quem xinga com mais classe (ou falta de), quem grita mais alto ou é mais rápido na hora de responder e por aí vai.

Dane-se se houve ou não bolinha de papel, vai haver um objeto de duas toneladas de acordo com minhas convicções e não segundo o que ocorreu. Newton não resistiria a um mundo tão irracional.

Já participei de uma cobertura eleitoral em 2006. Acreditem, é uma pressão insana e exatamente por conta dessa postura. De lá pra cá, tenho a sensação que o clima está piorando culminando com os atos lamentáveis de racismo ao fim da última eleição.

Não acredito que a Panini tenha cometido um ato com segundas intenções. Eles erraram e o peso disso já basta. Agora que reconheceram o erro, é hora de cada um repensar esse debate. E pensar que há formas mais produtivas da gente discutir qual linha política é melhor para o país. E nenhuma delas tem a ver com o Batman."

por melhores do mundo


_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 28229
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 39

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Batman Lê a Veja? Empty Re: Batman Lê a Veja?

Mensagem por Jamm Ter Fev 15, 2011 12:42 pm

Questão lê a Veja?


kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Jamm
Jamm
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 18745
Data de inscrição : 18/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Batman Lê a Veja? Empty Re: Batman Lê a Veja?

Mensagem por Victor Pax Ter Fev 15, 2011 2:32 pm

Pergunta aos foristas....?

Alguém conhece ou já usou essa "giria" que não fosse atrelada não a política, mas a um único de determinado partido?

Para mim houve má fé sim e o pior é essa desculpa prepotente que continua a nós ver como gado estúpido a ser manobrado.

Se fosse a única ou a primeira distorção/manobra dessa linha editorial, mas como já coloquei estou (pessoalmente Rolling Eyes ) cansado de ver tais manobras em jornais/revistas/programas/etc, o que me força (para não passar por palhaço) a corrijir e passar por petista, esquerdista, censor, FDP, cramulhão, etc.

Cara, como estou de saco cheio dessa campanha 2014. Evil or Very Mad
Victor Pax
Victor Pax
Farrista já viciei...
Farrista já viciei...

Mensagens : 4157
Data de inscrição : 05/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Batman Lê a Veja? Empty Re: Batman Lê a Veja?

Mensagem por Convidado Ter Fev 15, 2011 4:30 pm

Provas do crime:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Batman Lê a Veja? Empty Re: Batman Lê a Veja?

Mensagem por Convidad Ter Fev 15, 2011 6:47 pm

Victor Pax escreveu:Pergunta aos foristas....?

Alguém conhece ou já usou essa "giria" que não fosse atrelada não a política, mas a um único de determinado partido?

Para mim houve má fé sim e o pior é essa desculpa prepotente que continua a nós ver como gado estúpido a ser manobrado.

Se fosse a única ou a primeira distorção/manobra dessa linha editorial, mas como já coloquei estou (pessoalmente Rolling Eyes ) cansado de ver tais manobras em jornais/revistas/programas/etc, o que me força (para não passar por palhaço) a corrijir e passar por petista, esquerdista, censor, FDP, cramulhão, etc.

Cara, como estou de saco cheio dessa campanha 2014. Evil or Very Mad

Entendo,concordo e assino em baixo!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Batman Lê a Veja? Empty Re: Batman Lê a Veja?

Mensagem por Convidado Ter Fev 15, 2011 9:35 pm

Questao escreveu:
FabioREM escreveu:O próximo passo é o SuperMan aparecer com 45 estampado no peito, e o Lex Luthor começar a ser chamado de Lex Lula.
E a minha reclamação nao é por apoiar partido a ou B. Se fosse o termo "tucanalha" que aparecesse nos gibis, eu iria reclamar igual. Nao pode ter esse tipo de promiscuidade entre política e meios de comunicação, e agora nos quadrinhos.
As mídias fortes, que deveriam servir para informar, acabam desinformando. É uma perversao total do objetivo que jornais e revistas deveriam ter.
O mais patético é o Reinaldo Azevedo ( o que inventou o termo petralha, e que é um dos articulistas da Veja ) no seu blog hoje dizendo que está certo, muito correto que os vilões da história em quadrinhos serem chamados de petralhas. Ele subestima a nossa inteligência.

2,para mim todos os partidos são corruptos sei que vai ter nego defendendo

3. nem tem o que defender. todos são sujos...
ridícula toda essa situação, diferente dos eua onde lá se mata político, aqui todos se jogam no esgoto e brincam de tacar bosta na gente e nos chamar de burros.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Batman Lê a Veja? Empty Re: Batman Lê a Veja?

Mensagem por Jamm Qua Fev 16, 2011 9:50 am

Isso é algo que um dia, vai ser questão de prova de história.
Jamm
Jamm
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 18745
Data de inscrição : 18/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Batman Lê a Veja? Empty Re: Batman Lê a Veja?

Mensagem por Convidado Sáb Fev 19, 2011 6:12 pm

Mas que coisa. As imagens que carreguei no imageshack tavam no meu post anterior até ontem, mas sumiram!
Será que o imageshack está com o mesmo problema do Glowphoto?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Batman Lê a Veja? Empty Re: Batman Lê a Veja?

Mensagem por Convidado Dom Fev 20, 2011 12:54 am

nao entendi. As imagens voltaram!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Batman Lê a Veja? Empty Re: Batman Lê a Veja?

Mensagem por Convidado Qua Mar 16, 2011 7:56 pm

Aliás, assim como é absurdo politizar histórias em quadrinhos, também foi a politizaçao do nosso cinema, quando escolheram o filme do Lula para nos representar no Oscar.
Ainda bem que nao passou da primeira fase.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Batman Lê a Veja? Empty Re: Batman Lê a Veja?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos