Amadeus - 1984
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Amadeus - 1984
Amadeus
Sinopse
O filme se inicia em 1823, quando Salieri, já velho, tenta cometer suicídio, cortando sua garganta enquanto grita por perdão, por ter matado Mozart, há muito já falecido. Após ser internado num hospício após ofato, é visitado por um jovem padre, que procura obter a sua confissão. Salieri está amargo e pouco interessado; porém eventualmente fica à vontade com o padre e inicia uma longa "confissão" sobre seu relacionamento com Mozart. As cenas deste diálogo voltam, ao longo do filme, como se a trama estivesse sendo narrada por Salieri para o padre, durante toda uma noite, até o início da manhã seguinte.
Elenco
F. Murray Abraham.... Antonio Salieri
Tom Hulce.... Wolfgang Amadeus Mozart
Elizabeth Berridge.... Constanze Mozart
Simon Callow.... Emanuel Schikanaeder
Roy Dotrice.... Leopold Mozart
Christine Ebersole.... Catherina Cavalieri
Jeffrey Jones.... Imperador José II
Charles Kay.... conde de Orsini-Rosenberg
Barbara Bryne.... Sra. Weber
Martin Cavani.... jovem Salieri
Roderick Cook.... conde Von Struck
Milan Demjanenko.... Karl Mozart
Peter DiGesu.... Francesco Salieri
Direção: Milos Forman
Roteiro: Peter Shaffer
Ano:1984
Vencerdor de 8 Oscar: Venceu nas categorias de melhor filme, melhor diretor, melhor ator (F. Murray Abraham), melhor direção de arte (Karel Černý e Patrizia von Brandenstein), melhor figurino (Theodor Pištěk), melhor maquiagem (Dick Smith e Paul LeBlanc), melhor som (Mark Berger, Thomas Scott, Todd Boekelheide e Christopher Newman) e melhor roteiro adaptado (Peter Shaffer). E indicado em outras 3 categorias: melhor ator (Tom Hulce), melhor fotografia (Miroslav Ondříček) e melhor edição (Nena Danevic e Michael Chandler).
Fonte: Wikipédia
Meus Comentários
O filme peca muito na parte biográfica de Mozart. No entanto a direção foi muito bem feita, e a trilha musical é ótima, a Academy of St. Martin in the Fields, regida por sir Neville Marriner está sublime nas interpretações. No entanto é um ótimo filme para os que estão começando a descobrir o gênio austríaco, apesar de várias falhas biográficas.
Link no IMDB: http://www.imdb.pt/title/tt0086879/
Sinopse
O filme se inicia em 1823, quando Salieri, já velho, tenta cometer suicídio, cortando sua garganta enquanto grita por perdão, por ter matado Mozart, há muito já falecido. Após ser internado num hospício após ofato, é visitado por um jovem padre, que procura obter a sua confissão. Salieri está amargo e pouco interessado; porém eventualmente fica à vontade com o padre e inicia uma longa "confissão" sobre seu relacionamento com Mozart. As cenas deste diálogo voltam, ao longo do filme, como se a trama estivesse sendo narrada por Salieri para o padre, durante toda uma noite, até o início da manhã seguinte.
- Spoiler:
- Salieri relembra sua juventude, em particular sua devoção a Deus e seu amor pela música, e como ele prometeu a Deus permanecer celibatário, como forma de sacrifício, se pudesse devotar, de alguma maneira, sua vida à música. Descreve como os planos de seu pai para ele envolviam os negócios, porém sugere que a sua morte repentina, engasgado durante uma refeição, teria sido "um milagre" que permitiu que Salieri fosse atrás de uma carreira musical. Sua narrativa vai então para o início de sua vida adulta, quando se junta à elite cultural da Viena do século XVIII ("cidade dos músicos"); Salieri começa sua carreira como um homem devoto e temente a Deus, que acredita que seu sucesso e talento como compositor são recompensas divinas por sua fé, e está satisfeito como compositor da corte para o imperador do Sacro Império Romano-Germânico José II.
Mozart chega em Viena com o seu mecenas, o conde Hieronymus von Colloredo, arcebispo de Salzburgo. Enquanto Salieri observa Mozart secretamente, no palácio do arcebispo, sem ser apresentado a ele, e o percebe como uma pessoa irreverente e lasciva, ao mesmo tempo em que reconhece o imenso talento de suas obras. Em 1781, quando Mozart é apresentado ao imperador, Salieri presenteia ao jovem compositor uma "Marcha de Boas-Vindas", que ele havia tido certo trabalho para terminar; nesta mesma reunião, Mozart mostra pela primeira vez sua tradicional risada infantil, que é ouvida pelo resto do filme. Após ter ouvido a marcha apenas uma vez, Mozart espontaneamente "improvisa" com a peça, sem fazer muito esforço, e transforma a "brincadeira" de Salieri na melodia da ária "Non più andrai", de sua ópera As Bodas de Fígaro.
Salieri fica abalado com a ideia de que Deus estaria falando através do infantil e petulante Mozart, cuja música ele via como milagrosa. Gradualmente, sua fé é abalada; ele imagina Deus, através da genialidade de Mozart, rindo cruelmente de sua mediocridade musical. Os esforços de Salieri com Deus são intercalados com as cenas que mostram os próprias episódios de Mozart em sua vida em Viena; o orgulho da recepção inicial de sua música, a ira e a incredulidade diante do seu tratamento subsequente pelos italianos na corte do imperador; a felicidade com sua esposa, Constanze, e seu filho, Wolfgang, e o luto pela morte de seu pai, Leopold. Mozart começa a ficar cada vez mais desesperado, à medida que os gastos da família aumentam e as ofertas de trabalho diminuem. Quando Salieri se inteira da situação financeira de Mozart, finalmente enxerga uma chance de se vingar, usando o "Preferido de Deus" como seu instrumento.
Salieri engendra então uma trama complexa, para conquistar a vitória derradeira sobre Mozart e sobre Deus. Vestido com uma máscara e uma capa semelhante à que ele vira Leopold vestindo, ele contrata Mozart para lhe compor uma missa de requiem, com um pagamento adiantado e a promessa de uma quantidade enorme de dinheiro ao término da composição. Mozart aceita e começa a compor sua última obra, o Missa de Requiem em ré menor, sem desconfiar da identidade de seu mecenas misterioso e de seu plano: matar o jovem compositor assim que a obra estivesse completa, para assumir a sua autoria. Ao entrar em detalhes a respeito de como ele poderia cometer esse assassinato, Salieri descreve, arrebatado, a admiração de seus colegas e da corte, enquanto aplaudiriam o seu suposto requiem; apenas ele próprio e Deus saberiam a verdade - que Mozart teria composto um requiem para si próprio, e que Deus só podia assistir enquanto Salieri finalmente recebia a fama e o renome que ele acreditava merecer.
A situação financeira de penúria de Mozart continuava, e as exigências impostas sobre ele pela composição simultânea do Requiem e da Flauta Mágica o levam à completa exaustão; após diversas brigas, Constanze o abandona, levando o filho com ela. Sua saúde, já fragilizada, piora, e ele desmaia durante a performance de estreia da Flauta Mágica. Salieri leva um Mozart extremamente doente para a sua casa, e o ilude para que continue a compor o Requiem, deitado naquele que seria seu leito de morte. Mozart dita a obra para que Salieri a transcreva à partitura (o que de fato teria acontecido, embora não com Salieri e sim com dois de seus pupilos, Joseph Eybler e Franz Xaver Süssmayr), por toda a madrugada. Constanze, arrependida de sua fuga, retorna pela manhã, e ordena a Salieri que vá embora, arrancando os manuscritos das mãos de Salieri e guardando-os. Quando ela vai acordar Mozart, ele já está morto. O Requiem está incompleto, e Salieri só pode assistir enquanto o corpo de Mozart é levado para fora de Viena, onde é enterrado numa vala comum.
O filme termina quando Salieri termina de narrar sua história ao jovem padre, visivelmente abalado. Salieri conclui afirmando que Deus preferiu matar Mozart a permitir que ele, Salieri, partilhasse de uma parcela ínfima de sua glória, e que ele está destinado a ser o "padroeiro da mediocridade". Salieri então "absolve" o padre de sua próprio mediocridade, e passa a "absolver" os outros pacientes do hospício na medida em que é levado embora em sua cadeira de rodas. O filme se encerra, e antes dos créditos ainda se ouve a cômica risada de Mozart.
Elenco
F. Murray Abraham.... Antonio Salieri
Tom Hulce.... Wolfgang Amadeus Mozart
Elizabeth Berridge.... Constanze Mozart
Simon Callow.... Emanuel Schikanaeder
Roy Dotrice.... Leopold Mozart
Christine Ebersole.... Catherina Cavalieri
Jeffrey Jones.... Imperador José II
Charles Kay.... conde de Orsini-Rosenberg
Barbara Bryne.... Sra. Weber
Martin Cavani.... jovem Salieri
Roderick Cook.... conde Von Struck
Milan Demjanenko.... Karl Mozart
Peter DiGesu.... Francesco Salieri
Direção: Milos Forman
Roteiro: Peter Shaffer
Ano:1984
Vencerdor de 8 Oscar: Venceu nas categorias de melhor filme, melhor diretor, melhor ator (F. Murray Abraham), melhor direção de arte (Karel Černý e Patrizia von Brandenstein), melhor figurino (Theodor Pištěk), melhor maquiagem (Dick Smith e Paul LeBlanc), melhor som (Mark Berger, Thomas Scott, Todd Boekelheide e Christopher Newman) e melhor roteiro adaptado (Peter Shaffer). E indicado em outras 3 categorias: melhor ator (Tom Hulce), melhor fotografia (Miroslav Ondříček) e melhor edição (Nena Danevic e Michael Chandler).
Fonte: Wikipédia
Meus Comentários
O filme peca muito na parte biográfica de Mozart. No entanto a direção foi muito bem feita, e a trilha musical é ótima, a Academy of St. Martin in the Fields, regida por sir Neville Marriner está sublime nas interpretações. No entanto é um ótimo filme para os que estão começando a descobrir o gênio austríaco, apesar de várias falhas biográficas.
Link no IMDB: http://www.imdb.pt/title/tt0086879/
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Re: Amadeus - 1984
que engraçado, tem umas duas semanas postei um comentário sobre esse filme, mas não foi assim nenhuma análise (nem sei fazer, hehe), foi mais o que eu sinto quando vejo esse filme, ele é maravilhoso, é lindo, é triste, comovente, as músicas !!!!!!!! o salieri desperta as mais diferentes emoçóes na gente, é ódio, é pena, sei lá, o ator tb é fantástico, e o tom hulce como amadeus, nem lembro dele em nenhum ouitro filme, mas só de ter feito esse já valeu a pena, tb desperta admiração, ao mesmo tempo raiva, pena, tudo junto, a gente fica maravilhada e ao mesmo tempo sofrendo, heheheehehe, haja coração, chorei muito muito com esse filme, tanto de emoção como de dor
mas não é um filme pesadão, triste, pelo contrário, tem momentos até muito engraçados, é ágil, tem todas aquelas cenas com as músicas, enfim, mas é a história mesmo que é assim, mostra esses dois lados do ser humano, o dom , o talento, tão especial que comove a gente, e ao mesmo tempo como jogar tudo isso fora, como jogar a vida fora por fraquezas, um por imaturidade e o outro pela inveja
mas não é um filme pesadão, triste, pelo contrário, tem momentos até muito engraçados, é ágil, tem todas aquelas cenas com as músicas, enfim, mas é a história mesmo que é assim, mostra esses dois lados do ser humano, o dom , o talento, tão especial que comove a gente, e ao mesmo tempo como jogar tudo isso fora, como jogar a vida fora por fraquezas, um por imaturidade e o outro pela inveja
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Re: Amadeus - 1984
"Amadeus" é uma visão maravilhosa da própria arte, ou seja, em outras palavras, é uma metalinguagem sublime. O Milos Forman sempre dando seus toques especiais em quesítos mais coadjuvantes, como: figurino e fotografia. O filme tem uma parte técnica sensacional, muito bem escrito pelo Shaffer, que ao meu ver, é um bom roteirista para temáticas do gênero. Extremamente recomendado por recriar a história, ao mesmo tempo que cria um personagem utópico, meio à um ambiente glamuroso. Brilhante. Belíssimo.
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Re: Amadeus - 1984
Apesar das falhas biográficas, como a questão do Salieri em relação a Mozart, é um filme muito bom pra quem queira saber um pouco sobre a vida deste grande compositor. Como estudante de música, eu gostei bastante e recomendo!!
Ferdynanda- Farrista Literalmente Simbólico
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Re: Amadeus - 1984
Opa! esse filme é genial!
Milos Forman em ótima forma! hehe
Elenco, direção, figurino e trilha impecáveis, um prazer assistí-lo.
As "falhas" biográficas foram justificadas, o Milos queria uma história intrigante e conseguiu
Um dos meus top 10, já assisti umas vinte vezes desde a época em que foi lançado e foi um dos primeiros que baixei no antigo FARRA ( )
Filme pra quem não gosta de música clássica aprender a gostar
Milos Forman em ótima forma! hehe
Elenco, direção, figurino e trilha impecáveis, um prazer assistí-lo.
As "falhas" biográficas foram justificadas, o Milos queria uma história intrigante e conseguiu
Um dos meus top 10, já assisti umas vinte vezes desde a época em que foi lançado e foi um dos primeiros que baixei no antigo FARRA ( )
Filme pra quem não gosta de música clássica aprender a gostar
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Re: Amadeus - 1984
Exatamente. Essa ficção sobre a vida de Mozart nos faz entender a alma do gênio por detrás da obra. Até hoje me emociono ao ver Mozart deitado na cama ditando a Salieri o Confutatis do Réquiem.Dey escreveu:Filme pra quem não gosta de música clássica aprender a gostar
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Re: Amadeus - 1984
Esse filme é genial. Reassisti ele ontem e fiquei intrigado pela genialidade de Mozart e a mediocridade de todos aqueles que o rodeavam. Apesar de não ser tão biográfico, é possível perceber a atmosfera de genialidade e incompreensão de um dos maiores compositores da história. Fico pensando comigo: será que algum dia, além da Áustria, o Brasil terá esse clamor e necessidade de música clássica? (até as classes menos privilegiadas iam ao teatro assistir óperas)
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Re: Amadeus - 1984
O Brasil teve grandes compositore. O Pe. José Maurício Nunes Garcia foi genial.ADOLFO FROTA escreveu:Fico pensando comigo: será que algum dia, além da Áustria, o Brasil terá esse clamor e necessidade de música clássica? (até as classes menos privilegiadas iam ao teatro assistir óperas)
Recomendo esse CD, é de uma extrema qulalidade, tem composições do Pe. José Maurício, de Bernado Queiroz, Neukomm e D. Pedro I: http://pqpbach.opensadorselvagem.org/musica-na-corte-brasileira-vol-3-de-5-na-corte-de-d-pedro-i/
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Re: Amadeus - 1984
rodrigoleite escreveu:O Brasil teve grandes compositore. O Pe. José Maurício Nunes Garcia foi genial.ADOLFO FROTA escreveu:Fico pensando comigo: será que algum dia, além da Áustria, o Brasil terá esse clamor e necessidade de música clássica? (até as classes menos privilegiadas iam ao teatro assistir óperas)
Recomendo esse CD, é de uma extrema qulalidade, tem composições do Pe. José Maurício, de Bernado Queiroz, Neukomm e D. Pedro I: http://pqpbach.opensadorselvagem.org/musica-na-corte-brasileira-vol-3-de-5-na-corte-de-d-pedro-i/
Sim, pode ter esse, tem o villas lobos, o carlos gomes, mas quantos ouvem ou celebram suas composições? Quando há festa no brasil, qual música é tocada?
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Re: Amadeus - 1984
ADOLFO FROTA escreveu:rodrigoleite escreveu:O Brasil teve grandes compositore. O Pe. José Maurício Nunes Garcia foi genial.ADOLFO FROTA escreveu:Fico pensando comigo: será que algum dia, além da Áustria, o Brasil terá esse clamor e necessidade de música clássica? (até as classes menos privilegiadas iam ao teatro assistir óperas)
Recomendo esse CD, é de uma extrema qulalidade, tem composições do Pe. José Maurício, de Bernado Queiroz, Neukomm e D. Pedro I: http://pqpbach.opensadorselvagem.org/musica-na-corte-brasileira-vol-3-de-5-na-corte-de-d-pedro-i/
Sim, pode ter esse, tem o villas lobos, o carlos gomes, mas quantos ouvem ou celebram suas composições? Quando há festa no brasil, qual música é tocada?
Rebolation... sim eu sei é triste
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Re: Amadeus - 1984
Tem algo pior: chama-se baculation!!!!! Fiquei horrorizado
https://www.youtube.com/watch?v=Vv24OVVAEuE
https://www.youtube.com/watch?v=Vv24OVVAEuE
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Re: Amadeus - 1984
esse filme é uma obra prima, lembro de ter assistido ainda mto nova e ter ficado chocada e apaixonada, e depois mais velha, ai so ficou a paixão mesmo.
Junto com o 'minha amada imortal' é um dos filmes q eu sempre assisto e entro em estado de êxtase!XD
Junto com o 'minha amada imortal' é um dos filmes q eu sempre assisto e entro em estado de êxtase!XD
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Re: Amadeus - 1984
ADOLFO FROTA escreveu:Tem algo pior: chama-se baculation!!!!! Fiquei horrorizado
https://www.youtube.com/watch?v=Vv24OVVAEuE
putz esse baculation é uma vergonha e um abuso de poder
cada dia que passa mais desanimad com meu pais =\
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Re: Amadeus - 1984
JOHN WINSTON escreveu:ADOLFO FROTA escreveu:Tem algo pior: chama-se baculation!!!!! Fiquei horrorizado
https://www.youtube.com/watch?v=Vv24OVVAEuE
putz esse baculation é uma vergonha e um abuso de poder
cada dia que passa mais desanimad com meu pais =\
Ah, se realmente esses meninos fizeram alguma coisa errada, confesso que vibrei pela punição diferenciada, rs.
Tenho certeza que vai ficar mais marcado do que ir para o xadrez. Mas claro, se eles fizeram algo.
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Re: Amadeus - 1984
luccasf escreveu:JOHN WINSTON escreveu:ADOLFO FROTA escreveu:Tem algo pior: chama-se baculation!!!!! Fiquei horrorizado
https://www.youtube.com/watch?v=Vv24OVVAEuE
putz esse baculation é uma vergonha e um abuso de poder
cada dia que passa mais desanimad com meu pais =\
Ah, se realmente esses meninos fizeram alguma coisa errada, confesso que vibrei pela punição diferenciada, rs.
Tenho certeza que vai ficar mais marcado do que ir para o xadrez. Mas claro, se eles fizeram algo.
Acho que existem outras formas de "castigo"
agora
isso fica feio é para a policia que perde toda o respeito que devia impor =\
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Re: Amadeus - 1984
Quem gostou do filme, não deve perder o DVD duplo que tem.
Tem alguns comentários do Milos Forman e um making-of que dizem ser fantástico mesmo. Recomendo, mesmo não conhecendo o produto.
Tem alguns comentários do Milos Forman e um making-of que dizem ser fantástico mesmo. Recomendo, mesmo não conhecendo o produto.
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Re: Amadeus - 1984
Obra Prima. Desconheço a história real. Mas o roteiro criou personagens intensos e extremamente vivos!E não só os personagens passam esta impressão: A música, o figurino, os cenários tudo é muito intenso e pulsante. E passar emoção, vida e intensidade em um filme carregado e angustiante faz mais ainda desta obra uma dos melhores filmes que já vi.
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Re: Amadeus - 1984
Pra mim, Salieri é o melhor supervilão, maior que Darth Vader.
Phanthasmo- Arrafista estou adorando esse lugar
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Re: Amadeus - 1984
Nunca vi a versão original, só a estendida presente no DVD duplo. Excelente.
Chusma- Farrista Cheguei até aqui. Problem?
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Re: Amadeus - 1984
Uma pena que F. Murray Abraham e Tom Hulce praticamente sumiram depois desse filme. Hulce ainda teria uma boa performance como a voz de Quasimodo em O Corcunda de Notre Dame (o que foi destruido para detestável dublagem brasileira desse filme em específico), mesmo trabalhando com um roteiro fraco.
Chusma- Farrista Cheguei até aqui. Problem?
- Mensagens : 4701
Data de inscrição : 25/07/2010
Re: Amadeus - 1984
Há um outro filme sobre Amadeus, uma produção alemã se me lembro, "esqueçam amadeus" (Wergeste, ou algo assim, Amadeus).
A estória do compositor é contada com tom mais lúgubre e sem as fanfarras de Hollywood. Neste filme há um chefe de polícia do imperador que vive na sombra do músico e narra o filme sob a ótica de uma investigação da sua morte. Ele vai narrando e apresentando os possíveis interessados em calar o grande maestro. Eu o tinha em VHS mas nesta altura os fungos ja o mandaram aolimbo
A estória do compositor é contada com tom mais lúgubre e sem as fanfarras de Hollywood. Neste filme há um chefe de polícia do imperador que vive na sombra do músico e narra o filme sob a ótica de uma investigação da sua morte. Ele vai narrando e apresentando os possíveis interessados em calar o grande maestro. Eu o tinha em VHS mas nesta altura os fungos ja o mandaram aolimbo
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Re: Amadeus - 1984
Pra mim ele só perde pro Hannibal (Silêncio dos Inocentes), Jack (O Iluminado) e o Coringa (Batman - O Cavaleiro das Trevas). Atuação primorosa de F. Murray Abraham!Phanthasmo escreveu:Pra mim, Salieri é o melhor supervilão, maior que Darth Vader.
Que obra-prima do cinema, com certeza um dos 10 melhores filmes que já vi. Atuações impecáveis, e o figurino maravilhoso, acho que só fica atrás de Barry Lyndon nesse quesito. A trilha sonora dispensa comentários! Óperas inesquecíveis, me dava até um frio na barriga quando via. A risada do Mozart é hilária. (rs) Um toque de humor nesse drama, tudo em doses perfeitas.
Sem palavras pra descrever esse filme, recomendo a todos que vejam para tirar suas próprias conclusões.
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Re: Amadeus - 1984
O vi esse ano, e apenas me arrependo de não te-lo assistido a mais tempo, o sub-erudito aqui delirou!
Só vale comentar aqui, que Salieri foi na realidade um grande e respeitado musico e regente. Não o associem com o vilão da ficção, ok?
Só vale comentar aqui, que Salieri foi na realidade um grande e respeitado musico e regente. Não o associem com o vilão da ficção, ok?
Rafael Zoia- Farrista o que está acontecendo comigo?
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Idade : 40
Localização : BH/MG
Re: Amadeus - 1984
Filme genial mesmo, pessoas se interessam pela musica classica assistindo esse filme! (eu)
hahaha
hahaha
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