A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Amadeus - 1984

4 participantes

Ir para baixo

Amadeus - 1984 Empty Amadeus - 1984

Mensagem por Convidado Qui Jun 10, 2010 1:33 pm

Amadeus

Amadeus - 1984 10-1111276095T

Sinopse

O filme se inicia em 1823, quando Salieri, já velho, tenta cometer suicídio, cortando sua garganta enquanto grita por perdão, por ter matado Mozart, há muito já falecido. Após ser internado num hospício após ofato, é visitado por um jovem padre, que procura obter a sua confissão. Salieri está amargo e pouco interessado; porém eventualmente fica à vontade com o padre e inicia uma longa "confissão" sobre seu relacionamento com Mozart. As cenas deste diálogo voltam, ao longo do filme, como se a trama estivesse sendo narrada por Salieri para o padre, durante toda uma noite, até o início da manhã seguinte.

Spoiler:

Elenco

F. Murray Abraham.... Antonio Salieri
Tom Hulce.... Wolfgang Amadeus Mozart
Elizabeth Berridge.... Constanze Mozart
Simon Callow.... Emanuel Schikanaeder
Roy Dotrice.... Leopold Mozart
Christine Ebersole.... Catherina Cavalieri
Jeffrey Jones.... Imperador José II
Charles Kay.... conde de Orsini-Rosenberg
Barbara Bryne.... Sra. Weber
Martin Cavani.... jovem Salieri
Roderick Cook.... conde Von Struck
Milan Demjanenko.... Karl Mozart
Peter DiGesu.... Francesco Salieri


Direção: Milos Forman
Roteiro: Peter Shaffer
Ano:1984

Vencerdor de 8 Oscar: Venceu nas categorias de melhor filme, melhor diretor, melhor ator (F. Murray Abraham), melhor direção de arte (Karel Černý e Patrizia von Brandenstein), melhor figurino (Theodor Pištěk), melhor maquiagem (Dick Smith e Paul LeBlanc), melhor som (Mark Berger, Thomas Scott, Todd Boekelheide e Christopher Newman) e melhor roteiro adaptado (Peter Shaffer). E indicado em outras 3 categorias: melhor ator (Tom Hulce), melhor fotografia (Miroslav Ondříček) e melhor edição (Nena Danevic e Michael Chandler).

Fonte: Wikipédia

Meus Comentários

O filme peca muito na parte biográfica de Mozart. No entanto a direção foi muito bem feita, e a trilha musical é ótima, a Academy of St. Martin in the Fields, regida por sir Neville Marriner está sublime nas interpretações. No entanto é um ótimo filme para os que estão começando a descobrir o gênio austríaco, apesar de várias falhas biográficas.

Link no IMDB: http://www.imdb.pt/title/tt0086879/

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Amadeus - 1984 Empty Re: Amadeus - 1984

Mensagem por Convidad Qui Jun 10, 2010 2:29 pm

que engraçado, tem umas duas semanas postei um comentário sobre esse filme, mas não foi assim nenhuma análise (nem sei fazer, hehe), foi mais o que eu sinto quando vejo esse filme, ele é maravilhoso, é lindo, é triste, comovente, as músicas !!!!!!!! o salieri desperta as mais diferentes emoçóes na gente, é ódio, é pena, sei lá, o ator tb é fantástico, e o tom hulce como amadeus, nem lembro dele em nenhum ouitro filme, mas só de ter feito esse já valeu a pena, tb desperta admiração, ao mesmo tempo raiva, pena, tudo junto, a gente fica maravilhada e ao mesmo tempo sofrendo, heheheehehe, haja coração, chorei muito muito com esse filme, tanto de emoção como de dor
mas não é um filme pesadão, triste, pelo contrário, tem momentos até muito engraçados, é ágil, tem todas aquelas cenas com as músicas, enfim, mas é a história mesmo que é assim, mostra esses dois lados do ser humano, o dom , o talento, tão especial que comove a gente, e ao mesmo tempo como jogar tudo isso fora, como jogar a vida fora por fraquezas, um por imaturidade e o outro pela inveja

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Amadeus - 1984 Empty Re: Amadeus - 1984

Mensagem por Convidad Qui Jun 10, 2010 2:35 pm

"Amadeus" é uma visão maravilhosa da própria arte, ou seja, em outras palavras, é uma metalinguagem sublime. O Milos Forman sempre dando seus toques especiais em quesítos mais coadjuvantes, como: figurino e fotografia. O filme tem uma parte técnica sensacional, muito bem escrito pelo Shaffer, que ao meu ver, é um bom roteirista para temáticas do gênero. Extremamente recomendado por recriar a história, ao mesmo tempo que cria um personagem utópico, meio à um ambiente glamuroso. Brilhante. Belíssimo.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Amadeus - 1984 Empty Re: Amadeus - 1984

Mensagem por Convidado Qui Jun 10, 2010 4:16 pm

Milos Formam em seu auge é um diretor sublime!!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Amadeus - 1984 Empty Re: Amadeus - 1984

Mensagem por Ferdynanda Qui Jun 10, 2010 4:29 pm

Apesar das falhas biográficas, como a questão do Salieri em relação a Mozart, é um filme muito bom pra quem queira saber um pouco sobre a vida deste grande compositor. Como estudante de música, eu gostei bastante e recomendo!! Very Happy
Ferdynanda
Ferdynanda
Farrista Literalmente Simbólico
Farrista Literalmente Simbólico

Mensagens : 262
Data de inscrição : 10/06/2010
Idade : 35
Localização : Taubaté

Ir para o topo Ir para baixo

Amadeus - 1984 Empty Re: Amadeus - 1984

Mensagem por Convidad Qui Jun 10, 2010 9:26 pm

Opa! esse filme é genial!
Milos Forman em ótima forma! hehe
Elenco, direção, figurino e trilha impecáveis, um prazer assistí-lo.
As "falhas" biográficas foram justificadas, o Milos queria uma história intrigante e conseguiu
Um dos meus top 10, já assisti umas vinte vezes desde a época em que foi lançado e foi um dos primeiros que baixei no antigo FARRA ( Shocked )
Filme pra quem não gosta de música clássica aprender a gostar

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Amadeus - 1984 Empty Re: Amadeus - 1984

Mensagem por Convidado Qui Jun 10, 2010 9:56 pm

Dey escreveu:Filme pra quem não gosta de música clássica aprender a gostar
Exatamente. Essa ficção sobre a vida de Mozart nos faz entender a alma do gênio por detrás da obra. Até hoje me emociono ao ver Mozart deitado na cama ditando a Salieri o Confutatis do Réquiem.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Amadeus - 1984 Empty Re: Amadeus - 1984

Mensagem por Convidad Qui Jun 10, 2010 11:12 pm

Esse filme é genial. Reassisti ele ontem e fiquei intrigado pela genialidade de Mozart e a mediocridade de todos aqueles que o rodeavam. Apesar de não ser tão biográfico, é possível perceber a atmosfera de genialidade e incompreensão de um dos maiores compositores da história. Fico pensando comigo: será que algum dia, além da Áustria, o Brasil terá esse clamor e necessidade de música clássica? (até as classes menos privilegiadas iam ao teatro assistir óperas)

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Amadeus - 1984 Empty Re: Amadeus - 1984

Mensagem por Convidado Sex Jun 11, 2010 1:25 pm

ADOLFO FROTA escreveu:Fico pensando comigo: será que algum dia, além da Áustria, o Brasil terá esse clamor e necessidade de música clássica? (até as classes menos privilegiadas iam ao teatro assistir óperas)
O Brasil teve grandes compositore. O Pe. José Maurício Nunes Garcia foi genial.
Recomendo esse CD, é de uma extrema qulalidade, tem composições do Pe. José Maurício, de Bernado Queiroz, Neukomm e D. Pedro I: http://pqpbach.opensadorselvagem.org/musica-na-corte-brasileira-vol-3-de-5-na-corte-de-d-pedro-i/

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Amadeus - 1984 Empty Re: Amadeus - 1984

Mensagem por Convidad Sex Jun 11, 2010 1:36 pm

rodrigoleite escreveu:
ADOLFO FROTA escreveu:Fico pensando comigo: será que algum dia, além da Áustria, o Brasil terá esse clamor e necessidade de música clássica? (até as classes menos privilegiadas iam ao teatro assistir óperas)
O Brasil teve grandes compositore. O Pe. José Maurício Nunes Garcia foi genial.
Recomendo esse CD, é de uma extrema qulalidade, tem composições do Pe. José Maurício, de Bernado Queiroz, Neukomm e D. Pedro I: http://pqpbach.opensadorselvagem.org/musica-na-corte-brasileira-vol-3-de-5-na-corte-de-d-pedro-i/

Sim, pode ter esse, tem o villas lobos, o carlos gomes, mas quantos ouvem ou celebram suas composições? Quando há festa no brasil, qual música é tocada?

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Amadeus - 1984 Empty Re: Amadeus - 1984

Mensagem por Convidad Sex Jun 11, 2010 6:25 pm

ADOLFO FROTA escreveu:
rodrigoleite escreveu:
ADOLFO FROTA escreveu:Fico pensando comigo: será que algum dia, além da Áustria, o Brasil terá esse clamor e necessidade de música clássica? (até as classes menos privilegiadas iam ao teatro assistir óperas)
O Brasil teve grandes compositore. O Pe. José Maurício Nunes Garcia foi genial.
Recomendo esse CD, é de uma extrema qulalidade, tem composições do Pe. José Maurício, de Bernado Queiroz, Neukomm e D. Pedro I: http://pqpbach.opensadorselvagem.org/musica-na-corte-brasileira-vol-3-de-5-na-corte-de-d-pedro-i/

Sim, pode ter esse, tem o villas lobos, o carlos gomes, mas quantos ouvem ou celebram suas composições? Quando há festa no brasil, qual música é tocada?

Rebolation... sim eu sei é triste No

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Amadeus - 1984 Empty Re: Amadeus - 1984

Mensagem por Convidad Sex Jun 11, 2010 10:52 pm

Tem algo pior: chama-se baculation!!!!! Fiquei horrorizado

https://www.youtube.com/watch?v=Vv24OVVAEuE

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Amadeus - 1984 Empty Re: Amadeus - 1984

Mensagem por Convidado Sex Jun 11, 2010 11:01 pm

esse filme é uma obra prima, lembro de ter assistido ainda mto nova e ter ficado chocada e apaixonada, e depois mais velha, ai so ficou a paixão mesmo.
Junto com o 'minha amada imortal' é um dos filmes q eu sempre assisto e entro em estado de êxtase!XD

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Amadeus - 1984 Empty Re: Amadeus - 1984

Mensagem por Convidad Sáb Jun 12, 2010 12:02 am

ADOLFO FROTA escreveu:Tem algo pior: chama-se baculation!!!!! Fiquei horrorizado

https://www.youtube.com/watch?v=Vv24OVVAEuE

putz esse baculation é uma vergonha e um abuso de poder
cada dia que passa mais desanimad com meu pais =\

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Amadeus - 1984 Empty Re: Amadeus - 1984

Mensagem por Convidad Sáb Jun 12, 2010 12:09 am

JOHN WINSTON escreveu:
ADOLFO FROTA escreveu:Tem algo pior: chama-se baculation!!!!! Fiquei horrorizado

https://www.youtube.com/watch?v=Vv24OVVAEuE

putz esse baculation é uma vergonha e um abuso de poder
cada dia que passa mais desanimad com meu pais =\

Ah, se realmente esses meninos fizeram alguma coisa errada, confesso que vibrei pela punição diferenciada, rs.
Tenho certeza que vai ficar mais marcado do que ir para o xadrez. Mas claro, se eles fizeram algo.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Amadeus - 1984 Empty Re: Amadeus - 1984

Mensagem por Convidad Sáb Jun 12, 2010 12:39 am

luccasf escreveu:
JOHN WINSTON escreveu:
ADOLFO FROTA escreveu:Tem algo pior: chama-se baculation!!!!! Fiquei horrorizado

https://www.youtube.com/watch?v=Vv24OVVAEuE

putz esse baculation é uma vergonha e um abuso de poder
cada dia que passa mais desanimad com meu pais =\

Ah, se realmente esses meninos fizeram alguma coisa errada, confesso que vibrei pela punição diferenciada, rs.
Tenho certeza que vai ficar mais marcado do que ir para o xadrez. Mas claro, se eles fizeram algo.

Acho que existem outras formas de "castigo"
agora
isso fica feio é para a policia que perde toda o respeito que devia impor =\

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Amadeus - 1984 Empty Re: Amadeus - 1984

Mensagem por Convidad Sáb Jul 10, 2010 7:08 pm

Quem gostou do filme, não deve perder o DVD duplo que tem.
Tem alguns comentários do Milos Forman e um making-of que dizem ser fantástico mesmo. Recomendo, mesmo não conhecendo o produto.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Amadeus - 1984 Empty Re: Amadeus - 1984

Mensagem por Convidado Dom Jul 25, 2010 10:05 pm

Obra Prima. Desconheço a história real. Mas o roteiro criou personagens intensos e extremamente vivos!E não só os personagens passam esta impressão: A música, o figurino, os cenários tudo é muito intenso e pulsante. E passar emoção, vida e intensidade em um filme carregado e angustiante faz mais ainda desta obra uma dos melhores filmes que já vi.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Amadeus - 1984 Empty Re: Amadeus - 1984

Mensagem por Phanthasmo Dom Jul 25, 2010 11:16 pm

Pra mim, Salieri é o melhor supervilão, maior que Darth Vader.
Phanthasmo
Phanthasmo
Arrafista estou adorando esse lugar
Arrafista estou adorando esse lugar

Mensagens : 54
Data de inscrição : 19/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Amadeus - 1984 Empty Re: Amadeus - 1984

Mensagem por Chusma Ter Jul 27, 2010 3:50 pm

Nunca vi a versão original, só a estendida presente no DVD duplo. Excelente.
Chusma
Chusma
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4701
Data de inscrição : 25/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Amadeus - 1984 Empty Re: Amadeus - 1984

Mensagem por Chusma Ter Jul 27, 2010 4:43 pm

Uma pena que F. Murray Abraham e Tom Hulce praticamente sumiram depois desse filme. Hulce ainda teria uma boa performance como a voz de Quasimodo em O Corcunda de Notre Dame (o que foi destruido para detestável dublagem brasileira desse filme em específico), mesmo trabalhando com um roteiro fraco.
Chusma
Chusma
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4701
Data de inscrição : 25/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Amadeus - 1984 Empty Re: Amadeus - 1984

Mensagem por Convidad Dom Ago 08, 2010 11:36 am

Há um outro filme sobre Amadeus, uma produção alemã se me lembro, "esqueçam amadeus" (Wergeste, ou algo assim, Amadeus).
A estória do compositor é contada com tom mais lúgubre e sem as fanfarras de Hollywood. Neste filme há um chefe de polícia do imperador que vive na sombra do músico e narra o filme sob a ótica de uma investigação da sua morte. Ele vai narrando e apresentando os possíveis interessados em calar o grande maestro. Eu o tinha em VHS mas nesta altura os fungos ja o mandaram aolimbo No

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Amadeus - 1984 Empty Re: Amadeus - 1984

Mensagem por Convidado Qui Set 30, 2010 9:50 pm

Phanthasmo escreveu:Pra mim, Salieri é o melhor supervilão, maior que Darth Vader.
Pra mim ele só perde pro Hannibal (Silêncio dos Inocentes), Jack (O Iluminado) e o Coringa (Batman - O Cavaleiro das Trevas). Atuação primorosa de F. Murray Abraham!

Que obra-prima do cinema, com certeza um dos 10 melhores filmes que já vi. Atuações impecáveis, e o figurino maravilhoso, acho que só fica atrás de Barry Lyndon nesse quesito. A trilha sonora dispensa comentários! Óperas inesquecíveis, me dava até um frio na barriga quando via. A risada do Mozart é hilária. (rs) Um toque de humor nesse drama, tudo em doses perfeitas.
Sem palavras pra descrever esse filme, recomendo a todos que vejam para tirar suas próprias conclusões.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Amadeus - 1984 Empty Re: Amadeus - 1984

Mensagem por Rafael Zoia Sex Out 01, 2010 1:08 am

O vi esse ano, e apenas me arrependo de não te-lo assistido a mais tempo, o sub-erudito aqui delirou!

Só vale comentar aqui, que Salieri foi na realidade um grande e respeitado musico e regente. Não o associem com o vilão da ficção, ok?
Rafael Zoia
Rafael Zoia
Farrista o que está acontecendo comigo?
Farrista o que está acontecendo comigo?

Mensagens : 1961
Data de inscrição : 18/06/2010
Idade : 40
Localização : BH/MG

Ir para o topo Ir para baixo

Amadeus - 1984 Empty Re: Amadeus - 1984

Mensagem por Convidad Sáb Nov 06, 2010 3:53 pm

Filme genial mesmo, pessoas se interessam pela musica classica assistindo esse filme! (eu)

hahaha

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Amadeus - 1984 Empty Re: Amadeus - 1984

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos