A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Referências Ocultistas em Watchmen

+3
Parallax
Chusma
ediv_diVad
7 participantes

Ir para baixo

Referências Ocultistas em Watchmen Empty Referências Ocultistas em Watchmen

Mensagem por ediv_diVad Qui Jun 23, 2011 2:23 pm

Referências Ocultistas em Watchmen

Extraído de:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

"
Eu sei que esta coluna deveria ser sobre Merlin e José de Arimatéia, mas com a estréia de Watchmen, filme baseado na maior, melhor e mais fodástica história em quadrinhos de todos os tempos, escrita pelo deus dos quadrinhos Alan Moore, tive de fazer uma pequena mudança de planos.

Acredito que poucos de seus leitores sabem que Alan Moore é um ocultista, magista e profundo conhecedor das ciências herméticas, e que recheia todos os seus trabalhos com referências à Ordens Iniciáticas, Poemas alquímicos e magistas famosos.

O tio Marcelo releu Watchmen semana passada e separou as anotações e passagens mais interessantes da HQ, sob o ponto de vista ocultista do Alan Moore. Também recomendo que assistam The Mindscape of Alan Moore antes de continuar.

Cuidado: Contém Spoilers da HQ!

OBS: Eu só tenho a Watchmen em inglês, por isso usei os termos no original, se alguém puder ajudar e traduzir os termos que eu usei nos comentários, eu agradeço.

O Comediante – O nome do comediante, Edward Morgan Blake, é formado pela junção de três grandes ocultistas: Edward Crowley (mais popularmente conhecido como Aleister Crowley), Evan Morgan (discípulo favorito de Crowley) e William Blake (alegadamente a encarnação anterior de Crowley), cujos trabalhos são citados vezes durante o HQ.

Gunga Dinner – O nome do restaurante vem do poema “Gunga Din”, considerado um dos mais famosos poemas do escritor maçônico Rudyard Kipling (também autor da história “O Homem que queria ser rei”, repleta de simbolismo maçônico). Neste poema, Kipling conta, sob o ponto de vista de um soldado britânico, a história de um carregador de água bhisti que acaba salvando a vida do soldado, mas morre durante o processo. A própria história do Comediante e sua morte estão relacionadas ao poema.
Os taxis, durante toda a HQ e em momentos significativos, têm desenhado em sua lateral o trigrama do I-ching TUI, cuja tirada em um jogo significa “estar atento, quando tudo mais parece estar tranqüilo, pois a complacência poderá levá-lo a ser enganado”. A primeira vez que ele aparece na HQ é entre os detetives investigando a morte do comediante e a primeira aparição de Rorschach.

A companhia de taxis é chamada “Promethean” e seu lema é “trazendo luz para o mundo”. Uma referência óbvia a Prometeus e sua comparação com Lúcifer romano.
O sujeito que sempre conserta a porta do Dreiberg trabalha para a companhia “Nó Górdio”, que também é uma referência a Alexandre, o Grande. A companhia “Triangle” também faz referências ao Egito.

“Who Watches the Watchmen” uma pichação que aparece constantemente na HQ, vem de uma citação latina “Quis Custodiet ipsos custodes”, das obras do poeta romano Juvenal, em provocação à obra de Sócrates que colocava a classe dos guardiões como responsável pela proteção das cidades. “E quem nos protegerá dos guardiões?”. Platão responde que eles nos guardarão deles mesmos, com uma mentira nobre. “Diremos a eles que eles são melhores do que eles realmente são e, por causa disso, eles deverão proteger aqueles que são desprotegidos”.

Sweet Chariot – O nome dos cubinhos de açúcar que o Rorshach come durante toda a HQ são baseados na música “Swing low, Sweet Chariot”, que tem referências bíblicas a respeito da carruagem de Elias (também conhecida como arcano 7 do tarot) e tem como significado alguém que trafega por debaixo das rotas conhecidas para enfrentar um mal maior (esta música foi usada por escravos como símbolo de rotas conhecidas como “Túneis subterrâneos” que usavam para escapar para o Canadá, organizadas por maçons abolicionistas). Todas estas referências têm enorme similaridade com o caminho subterrâneo que Rorshach faz para enfrentar Veidt durante toda a trama.

Krystallnacht e Pale Horse – O nome das bandas que se apresentam durante o final da HQ são referências a duas operações realizadas pelos nazistas no começo da II Guerra. A primeira consistiu na destruição de cerca de 200 sinagogas e mais de 1.000 lojas judias, que foram incendiadas. Os judeus ainda foram acusados de terem causado a destruição e condenados a pagar pesadas multas aos nazistas. Pale Horse foi uma operação semelhante destinada a prender e usar homossexuais em experimentos em campos de concentração. O nome vem da bíblia (revelações 6:Cool Note que o casal lésbico que aparece paralelamente à trama principal faz diversas referências a esta banda. Outra banda mencionada é “Pink Triangle”, que é uma referência ao triângulo rosa que os nazistas faziam os homossexuais usarem em braçadeiras nos campos de concentração. O nome do cantor principal de uma destas bandas, Red D´eath, é baseado em um conto de Edgar Alan Poe, “Red Death”.

A revista “Nova Express”, que aparece ao longo da HQ, é o título de um livro de William S. Burroughs, cuja história é muito complexa e bizarra para ser descrita em poucas palavras, mas que tem muito a ver com a idéia do monstro usada por Veidt.

O nome do asilo onde a mãe de Laurie fica internada é “Nephente Gardens”. Nephente é uma droga enteógena usada para diminuir a dor e o sofrimento, usada na Antiga Grécia.

Os dois troféus guardados pelos minutemen são o “Moloch solar mirror weapon” e o “king Mobs ape mask”. Moloch é um deus amonita conhecido por seus altares onde se atiravam crianças ao fogo e king Mob é uma referência às revoltas inglesas de Junho de 1780, onde os revoltosos diziam que serviam a “sua majestade, o rei turba” (“your majesty, King Mob”). Grant Morrison, outro ocultista autor de HQs, também utilizou esta referência para criar o personagem principal da série “Invisibles”, também repleta de referências ocultistas.

O nome Rorscharch vem do teste de manchas criado por Hermann Rorscharch em 1921, que são explicados durante todo o capítulo 6. O estupro da garota Kitty Genovese aconteceu na vida real.

O nome do Dr. Manhattan é baseado no “Projeto Manhattan”, que desenvolveu a bomba atômica. O design do dr. Manhattan, azul com o símbolo esculpido em sua testa, é inspirado nos deuses hindus criadores do universo, Brahma, Vishnu e Shiva, que possuem poderes ilimitados, assim como ele.

O painel na base de Gila Flats, onde o dr. Manhattan foi criado, tem a frase “Per dolorem, ad Astra”, que significa “pela dor se chega às estrelas”. Um mote alquimista e, ao mesmo tempo, reflete a situação do dr. Manhattan durante a HQ e sua fuga para marte.

Ozymandias – vem de um poema de Percy Bysse Shelley, chamado Ozymandias, que retrata o Rei dos Reis. Percy foi membro da Golden Dawn e esposo de Mary Shelley, a escritora de Frankenstein. Seus textos principais foram “A Rainha Mab” e “ A necessidade do ateísmo” (que lhe rendeu a expulsão da universidade de Oxford). O poema Ozymandias tem tudo a ver com a função desempenhada por Adrian Veidt. Já o próprio nome Adrian Veidt foi inspirado no ator alemão Conrad Veidt, nascido em 1893, que ficou imortalizado por sua atuação no filme mudo “O homem que ri”, adaptação do poema ocultista de mesmo nome, de Victor Hugo, cujo personagem principal mais tarde inspiraria Bob Kane a criar ninguém menos que o Curinga.

Várias vezes durante a HQ é mostrado a obsessão de Veidt com diversas TVs ligadas ao mesmo tempo em canais diferentes. Isto reflete o método do escritor William S. Burroughs de trabalhar (ele escreveu “The Naked Lunch “ e “Nova Express” desta maneira e, diz a lenda, que ele escrevia os textos e depois jogava aleatoriamente todos os papéis no chão para que sua mente conseguisse sair do modo racional e traçar linhas mais subconscientes nos trechos dos textos. Observar múltiplas imagens aleatórias é um dos métodos de adivinhação semelhantes aos oráculos de borra de café, bola de cristal ou ler entranhas de animais (acho que o próprio Veidt menciona isso em algum dos capítulos). O dr. Manhattan e sua conexão passad-presente-futuro também reflete esta multiplicidade de “canais”.

Karnak, o nome da base de Veidt, é o nome do principal templo dedicado ao faraó Ramsés II, o Ozymandias real.

A nave de Nightowl, Archie, é um diminutivo de Archimedes, o nome da coruja do desenho da Disney “The Sword in the Stone”, que conta a infância do Rei Arthur. Corujas, a lua e superfícies ovaladas estão presentes em todo o capítulo 7, representando os atributos de Atenas. Até mesmo os calendários dentro da casa de Dreiberg começam na segunda-feira (moon-day) ao invés de domingo.

O capítulo 5, “Fearful Simmetry”, é desenhado como um espelho, com a página 1 refletindo a página 28, a 2 refletindo a 27, e assim por diante, com as páginas 14-15 sendo a borda do espelho. O símbolo do crânio e caveira aparece bastante neste capítulo. Tanto a questão da simetria, do poema e do símbolo aludem a um grau maçônico que, infelizmente, não poderei comentar. Além destas, existem outras referências à maçonaria e seus símbolos neste capítulo, que é o meu favorito.

O Capítulo X é repleto de referência a duplas, ao número dois, aos pares e a “dois cavaleiros” (pessoas aparecem várias vezes dirigindo, cavalgando ou andando lado a lado nesta HQ). Referências ao símbolo da Ordem dos Templários.

Walt Feinberg, o autor fictício do conto dos piratas que acompanha paralelamente a narrativa, é uma homenagem a Walt Disney e Joel Feinberg. O tio Disney dispensa apresentações, e Feinberg foi um filósofo americano famoso e um dos primeiros escritores a discursar sobre os direitos individuais versus a autoridade do estado (tema constante em Watchmen).

Referências dos títulos

Capítulo I – “At midnight, all the agents” é uma referência a música de Bob Dilan chamada “Desolation Row”
Capítulo II – “Absent Friends” é uma referência a Elvis Costello na música “The Comediants”
Capítulo III – “The Judge of all the Earth” vem da bíblia, é uma referência a Gênesis 18:25 e tem tudo a ver com o Dr. Manhattan.
Capítulo IV – “the watchmaker’ é uma referência a uma frase de Einstein em relação à existência de Deus, que depois foi parafraseada por Dawkins como uma negativa da existência de Deus.
Capítulo V – “Fearful Simmetry” pertence a um dos poemas mais famosos de William Blake, “Tyger”, que trata novamente de maneira sutil de toda a trama de Watchmen.
Capítulo VI – “The abyss gazes also” é uma referência a Nietzche.
Capítulo VII – “A brother to Dragons” é uma referência bíblica. Vem do livro de Jó, 30:29
Capítulo VIII – “Old Ghosts” é uma referência à escritora inglesa Eleanor Farjeon, famosa por suas histórias para crianças. O título vem do livro “Hallowe´en” onde diz “no Halloween os velhos fantasmas saem…”
Capítulo IX – “Darkness of mere Being” vem de um livro muito legal do Carl Jung, chamado “Memories, Dreams, Reflections”. Recomendo a leitura.
Capítulo X – “Two Riders were approaching” eu não sabia de onde ele tirou esta, mas um leitor me escreveu dizendo que a referência vem da música do Bob Dylan “All along the Watchtower”
Capítulo XI – “Look at my works, Ye Mighty” – também vem do poema Ozymandias, de Percy Shelley, já mencionado acima.
Capítulo XII – “A stronger, Loving World” vem da música “Santies”, de John Cale.

Semana que vem, programação normal.
PS: parece que os negritos e itálicos continuam zoados…
Marcelo Del Debbio
"


_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Referências Ocultistas em Watchmen Empty Re: Referências Ocultistas em Watchmen

Mensagem por Chusma Qui Jun 23, 2011 4:00 pm

Serei crucificado se disser que até hj não li essa obra????????
Chusma
Chusma
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4701
Data de inscrição : 25/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Referências Ocultistas em Watchmen Empty Re: Referências Ocultistas em Watchmen

Mensagem por Parallax Qui Jun 23, 2011 4:03 pm

Chusma escreveu:Serei crucificado se disser que até hj não li essa obra????????

Quase fizeram isso comigo lá no old Farra. Very Happy
Eu só li meses antes do filme ser lançado. hehe
Parallax
Parallax
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4611
Data de inscrição : 10/06/2010
Idade : 41

https://www.shareflash.xyz/portal

Ir para o topo Ir para baixo

Referências Ocultistas em Watchmen Empty Re: Referências Ocultistas em Watchmen

Mensagem por Questao Qui Jun 23, 2011 5:53 pm

deviam colocar as referencias de hqs dentro de watchmen hauahuhua

o comediante é parecido com o crownley exceto que ele era obeso e o comediante é tipo o mel gibson,agora o comediante é o tipo do cara que merece ficar parado no transito e ser espancado pela marcha das vadias

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 28229
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 39

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Referências Ocultistas em Watchmen Empty Re: Referências Ocultistas em Watchmen

Mensagem por Goris Sex Jun 24, 2011 3:50 pm

Fiquei curioso pelo nome Kitty Genovese e procurei na wikipédia (em inglês) e achei terrível a história toda da jovem...

Não sei por que, mas acho que no Brasil seria diferente, ao menos na mesma epoca.
Goris
Goris
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4591
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 48
Localização : Volta Redonda / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Referências Ocultistas em Watchmen Empty Re: Referências Ocultistas em Watchmen

Mensagem por Koppe Sex Jun 24, 2011 7:40 pm

Bubástis era uma cidade do Antigo Egito, situada no delta do rio Nilo, perto da moderna Zagazig. As ruínas são conhecidas como Tell Basta.

É famosa por ter sido o local principal do culto à deusa gato Bastet, onde havia um festival anual em que o sexo e a bebida eram excessivos. Uma grande parte da seção norte de Bubaste era um cemitério de gatos, acrescido de um cemitério para os humanos que queriam ser enterrados junto aos animais sagrados.

(Fonte: Wikipédia)
Koppe
Koppe
Farrista tenho muitos amigos
Farrista tenho muitos amigos

Mensagens : 2246
Data de inscrição : 13/06/2010
Idade : 39
Localização : Rio Grande do Sul

http://mdhq.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Referências Ocultistas em Watchmen Empty Re: Referências Ocultistas em Watchmen

Mensagem por Brainiac Sex Jun 24, 2011 10:14 pm

Chusma escreveu:Serei crucificado se disser que até hj não li essa obra????????


Leia logo, você não sabe o que está perdendo.
Brainiac
Brainiac
Farrista ninguém me alcança
Farrista ninguém me alcança

Mensagens : 15575
Data de inscrição : 29/11/2010
Idade : 35
Localização : Planeta Colu

Ir para o topo Ir para baixo

Referências Ocultistas em Watchmen Empty Re: Referências Ocultistas em Watchmen

Mensagem por Chusma Sex Jun 24, 2011 10:30 pm

Brainiac escreveu:
Chusma escreveu:Serei crucificado se disser que até hj não li essa obra????????


Leia logo, você não sabe o que está perdendo.

O lado "positivo" é que vi o filme do Snyder. E gostei.

Ok, se não fui crucificado, agora serei, rs.
Chusma
Chusma
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4701
Data de inscrição : 25/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Referências Ocultistas em Watchmen Empty Re: Referências Ocultistas em Watchmen

Mensagem por Questao Sáb Jun 25, 2011 10:50 am

isso quer dizer apenas qu e se ler a hq vai achar infinitamente mais foda que o filme

ou vai fazer que nem um fã do spawn que eu vi lendo - ei mas eles não tinham super poderes que nem o filme?

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 28229
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 39

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Referências Ocultistas em Watchmen Empty Re: Referências Ocultistas em Watchmen

Mensagem por Chusma Sáb Jun 25, 2011 10:55 am

Questao escreveu:isso quer dizer apenas qu e se ler a hq vai achar infinitamente mais foda que o filme

ou vai fazer que nem um fã do spawn que eu vi lendo - ei mas eles não tinham super poderes que nem o filme?

Cara, para ser sincero, quando vi o filme no cinema, achei legal. Mas nem lembro muito pouco dele, rs.

Estou enrolando para ler essa hq há pelo menos uns 5 anos. Vamos ver se consigo nesse ano.
Chusma
Chusma
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4701
Data de inscrição : 25/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Referências Ocultistas em Watchmen Empty Re: Referências Ocultistas em Watchmen

Mensagem por Parallax Sáb Jun 25, 2011 11:58 am

No filme eu entendo a alteração do final. Compreendo que para o cinema ter sido uma escolha acertada, embora tenha sido um pouco incoerente com o clima da história. A solução escolhida jamais uniria o mundo, ao contrário, seria guerra na certa.

No caso do Spawn, os desastrosos filme e game serviram para o Mcfarlane baixar um pouco a bola. Very Happy Tava muito endeusado na época.
Parallax
Parallax
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4611
Data de inscrição : 10/06/2010
Idade : 41

https://www.shareflash.xyz/portal

Ir para o topo Ir para baixo

Referências Ocultistas em Watchmen Empty Re: Referências Ocultistas em Watchmen

Mensagem por Chusma Sáb Jun 25, 2011 12:04 pm

Parallax escreveu:No filme eu entendo a alteração do final. Compreendo que para o cinema ter sido uma escolha acertada, embora tenha sido um pouco incoerente com o clima da história. A solução escolhida jamais uniria o mundo, ao contrário, seria guerra na certa.

No caso do Spawn, os desastrosos filme e game serviram para o Mcfarlane baixar um pouco a bola. Very Happy Tava muito endeusado na época.

Hj em dia o Spawn é um personagem que não venda merda nenhuma (parece até que virou o vilão da história; quem ainda acompanha essa bagaça pode confirmar). E a Image estilo anos 90 foi praticamente exterminada (felizmente, agora temos titulos mais interessantes, como The walking dead e Super Dinossaur). O que 10 anos não fazem com as pessoas... Lembro até hj como isso era febre e a editora Abril podia se dar ao luxo de vender Spawn em formato americano com praticamente o preço 4 vezes maior que DC e Marvel...
Chusma
Chusma
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4701
Data de inscrição : 25/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Referências Ocultistas em Watchmen Empty Re: Referências Ocultistas em Watchmen

Mensagem por ediv_diVad Sáb Jun 25, 2011 12:17 pm

Koppe escreveu:Bubástis era uma cidade do Antigo Egito, situada no delta do rio Nilo, perto da moderna Zagazig. As ruínas são conhecidas como Tell Basta.
É famosa por ter sido o local principal do culto à deusa gato Bastet, onde havia um festival anual em que o sexo e a bebida eram excessivos. Uma grande parte da seção norte de Bubaste era um cemitério de gatos, acrescido de um cemitério para os humanos que queriam ser enterrados junto aos animais sagrados.
(Fonte: Wikipédia)
Boa cara, faltava um dos personagens mais interessantes

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Referências Ocultistas em Watchmen Empty Re: Referências Ocultistas em Watchmen

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos