A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como o Seu Celular Pode Estar Acabando Com as Abelhas

4 participantes

Ir para baixo

Como o Seu Celular Pode Estar Acabando Com as Abelhas Empty Como o Seu Celular Pode Estar Acabando Com as Abelhas

Mensagem por Convidad Qua Jul 14, 2010 4:13 pm

Parece enredo de um filme de terror, mas é tudo verdade. Alguns pesquisadores sugerem que nosso amor por telefones celulares pode estar matando lentamente a população de abelhas. “Como isso é possível?”, você deve estar se perguntando.

Segundo o site Environmental, o culpado da história é um pigmento chamado criptocromo. As abelhas e muitos outros insetos usam o criptocromo para sentir o campo magnético da Terra e usar esse conhecimento para encontrar suas colmeias. As radiações provenientes de telefones celulares interferem no sentido de direção das abelhas. Existe até um nome para este fenômeno: Colony Collapse Disorder.

Como os pesquisadores descobriram isso? Bem, primeiro, é preciso entender a configuração das colônias. As abelhas são insetos sociais. Uma colônia de abelhas, normalmente consiste de vários milhares de abelhas que cooperam na construção do ninho, coleta de alimentos e criação de larvas. Cada membro tem uma tarefa específica a cumprir, mas é preciso um esforço conjunto de toda a colônia para sobreviverem e se reproduzirem. As abelhas operárias do sexo feminino são responsáveis por saírem da colmeia para localizar fontes de alimento para alimentar a abelha rainha. Além de buscar alimentos, as abelhas trabalhadoras buscam áreas seguras para a recolocação da colônia, quando necessário. Quando elas não conseguem voltar, a colônia perece.

A fim de testar os efeitos do celulares sobre as abelhas e suas colônias, os pesquisadores da Universidade de Punjab, Em Chandigarh, norte da Índia, esconderam um telefone celular numa colmeia. Em dois períodos de 15 minutos por dia o celular era ligado. Depois de três meses, as abelhas deixaram de produzir o mel e a abelha rainha passou a por metade dos ovos. O tamanho da colmeia reduziu drasticamente.

Se você está se perguntando qual o impacto disso, a resposta é bem simples. Além de acabar com os recursos naturais, as abelhas são responsáveis por uma parcela importante da economia mundial. Sua perda seria extremamente onerosa para o bolso.

Fonte:http://colunistas.ig.com.br/obutecodanet/2010/07/14/pesquisa-revela-como-seu-celular-esta-matando-lentamente-as-abelhas/#more-52305

Eu já havia visto vários lugares mostrando que as abelhas estão desaparecendo aos poucos e não sabíamos os motivos, um marido de uma pessoa que eu conheço até foi aos E.U.A. ajudar em pesquisas sobre o assunto, e no entanto só agora percebo o quão grave é a coisa, e mais uma vez a "culpa" é nossa ¬¬

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como o Seu Celular Pode Estar Acabando Com as Abelhas Empty Re: Como o Seu Celular Pode Estar Acabando Com as Abelhas

Mensagem por Convidad Qua Jul 14, 2010 5:30 pm

SEMPRE a culpa é nossa.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como o Seu Celular Pode Estar Acabando Com as Abelhas Empty Re: Como o Seu Celular Pode Estar Acabando Com as Abelhas

Mensagem por Convidad Qua Jul 14, 2010 6:53 pm

Infelizmente...
O ser humano é um mal necessário...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como o Seu Celular Pode Estar Acabando Com as Abelhas Empty Re: Como o Seu Celular Pode Estar Acabando Com as Abelhas

Mensagem por zkrk Qua Jul 14, 2010 8:12 pm

Eu nunca gostei de celulares...
zkrk
zkrk
Farrista desafio aceito!
Farrista desafio aceito!

Mensagens : 3093
Data de inscrição : 01/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como o Seu Celular Pode Estar Acabando Com as Abelhas Empty Re: Como o Seu Celular Pode Estar Acabando Com as Abelhas

Mensagem por Convidad Qua Jul 14, 2010 8:15 pm

zkrk escreveu:Eu nunca gostei de celulares...
KKKKKk
Sucinto, sincero e perspicaz rsrsrs
Eu também não, só vim ganhar um a contra gosto depois de muita discussão esse ano.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como o Seu Celular Pode Estar Acabando Com as Abelhas Empty Re: Como o Seu Celular Pode Estar Acabando Com as Abelhas

Mensagem por Convidado Qua Jul 14, 2010 8:21 pm

é ouvi algo parecido com isso de um dos meus profs, não achava q era verdade!O_o

impressionante como afetamos o mundo ao nosso redor de maneiras tão diferentes.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como o Seu Celular Pode Estar Acabando Com as Abelhas Empty Re: Como o Seu Celular Pode Estar Acabando Com as Abelhas

Mensagem por Convidad Qua Jul 14, 2010 8:26 pm

Infelizmente, geralmente afetamos de modo negativo...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como o Seu Celular Pode Estar Acabando Com as Abelhas Empty Re: Como o Seu Celular Pode Estar Acabando Com as Abelhas

Mensagem por Mogur Qua Jul 14, 2010 8:29 pm

Não sei até que ponto isso é verdade...os indianos têm má fama na ciência Rolling Eyes

Além disso, os insetos se orientam, principalmente, por feromônios e cairomônios...

_________________
Porque um homem que foge do seu medo pode descobrir que, afinal, apenas enveredou por um atalho para ir ao seu encontro. (J. R. R. Tolkien, em Os filhos de Húrin)
Mogur
Mogur
Não tenho mais vida fora daqui
Não tenho mais vida fora daqui

Mensagens : 8799
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Como o Seu Celular Pode Estar Acabando Com as Abelhas Empty Re: Como o Seu Celular Pode Estar Acabando Com as Abelhas

Mensagem por Convidad Qua Jul 14, 2010 8:35 pm

Mogur escreveu:Não sei até que ponto isso é verdade...os indianos têm má fama na ciência Rolling Eyes

Além disso, os insetos se orientam, principalmente, por feromônios e cairomônios...
Bom, aí esse assunto vai além do que eu sáiba sobre insetos XP

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como o Seu Celular Pode Estar Acabando Com as Abelhas Empty Re: Como o Seu Celular Pode Estar Acabando Com as Abelhas

Mensagem por Convidad Qua Jul 14, 2010 9:40 pm

Eu nunca gostei de abelhas...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como o Seu Celular Pode Estar Acabando Com as Abelhas Empty Re: Como o Seu Celular Pode Estar Acabando Com as Abelhas

Mensagem por ediv_diVad Qua Jul 14, 2010 9:45 pm

2 fatos:
- Se as abelhas sumirem (por qualquer motivo) nós estamos ferrados. Pra nao dizer fu**dos.
- Os verdadeiros efeitos dos celulares só serão descobertos e divulgados num futuro muito distante.
Enquanto isso nós continuamos correndo atrás dos nossos proprios rabos...

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como o Seu Celular Pode Estar Acabando Com as Abelhas Empty Re: Como o Seu Celular Pode Estar Acabando Com as Abelhas

Mensagem por zkrk Qua Jul 14, 2010 9:55 pm

Ymor escreveu:Eu nunca gostei de abelhas...

e do processo de polinização?
zkrk
zkrk
Farrista desafio aceito!
Farrista desafio aceito!

Mensagens : 3093
Data de inscrição : 01/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como o Seu Celular Pode Estar Acabando Com as Abelhas Empty Re: Como o Seu Celular Pode Estar Acabando Com as Abelhas

Mensagem por Convidad Qua Jul 14, 2010 10:05 pm

Eu nunca gostei de abelhas... (2)

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como o Seu Celular Pode Estar Acabando Com as Abelhas Empty Re: Como o Seu Celular Pode Estar Acabando Com as Abelhas

Mensagem por Convidad Qui Jul 15, 2010 11:30 am

Talvez não exista um inseto no planeta que seja mais útil ao homem do que a abelha. Até o veneno dela pode ser usado como remédio.

É um fato que as abelhas estão desaparecendo e ninguém tem idéia do porquê. (provavelmente elas estão voltando ao poucos pro seu planeta de origem e só vão deixar um "Até mais, e obrigado pelas flores!" Rolling Eyes )

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como o Seu Celular Pode Estar Acabando Com as Abelhas Empty Re: Como o Seu Celular Pode Estar Acabando Com as Abelhas

Mensagem por Mogur Qui Jul 15, 2010 11:51 am

É bem fácil entender porque as abelhas estão sumindo...que é o mesmo motivo de milhares de outros insetos também estarem sumindo: Degradação ambiental.

Alguém aqui vive vendo borboletas, besouros e libélulas nas cidades? Poucos são vistos, porque a maioria foi dizimada com a urbanização. Muitos insetos não conseguem se adaptar às cidades, por diversos motivos: Alteração da umidade ambiental, poluição, variação da temperatura, falta das plantas hospedeiras, insolação, ....

Essa história de celular é uma furada. Pelo menos da forma como foi feito esse experimento, isso não prova coisa alguma.

Colocar um celular no interior de uma colméia é uma forma de invasão sem tamanhos. Na colméia só entra o que as abelhas permitirem. Além disso ainda ficavam ligando, o que interferiria de forma grotesca com o comportamento das abelhas. A redução na produção de mel e ovos foi apenas por estresse...qualquer outra coisa que fosse colocada lá iria interferir.

Imagina um cientista colocar uma bicicleta na cama de uma pessoa...depois de uns dias o cara conclui que as bicicletas interferem no sono dos humanos...assim é difícil.

Tá parecendo aquela piada do cientista e a aranha...o cara ia cortando uma a uma as patas da aranha, e toda vez falava para ela andar...quando não restava nenhuma pata, o cientista conclui que as aranhas ouvem através das patas...

_________________
Porque um homem que foge do seu medo pode descobrir que, afinal, apenas enveredou por um atalho para ir ao seu encontro. (J. R. R. Tolkien, em Os filhos de Húrin)
Mogur
Mogur
Não tenho mais vida fora daqui
Não tenho mais vida fora daqui

Mensagens : 8799
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Como o Seu Celular Pode Estar Acabando Com as Abelhas Empty Re: Como o Seu Celular Pode Estar Acabando Com as Abelhas

Mensagem por Convidad Qui Jul 15, 2010 6:24 pm

Mogur escreveu:É bem fácil entender porque as abelhas estão sumindo...que é o mesmo motivo de milhares de outros insetos também estarem sumindo: Degradação ambiental.

Alguém aqui vive vendo borboletas, besouros e libélulas nas cidades? Poucos são vistos, porque a maioria foi dizimada com a urbanização. Muitos insetos não conseguem se adaptar às cidades, por diversos motivos: Alteração da umidade ambiental, poluição, variação da temperatura, falta das plantas hospedeiras, insolação, ....

Essa história de celular é uma furada. Pelo menos da forma como foi feito esse experimento, isso não prova coisa alguma.

Colocar um celular no interior de uma colméia é uma forma de invasão sem tamanhos. Na colméia só entra o que as abelhas permitirem. Além disso ainda ficavam ligando, o que interferiria de forma grotesca com o comportamento das abelhas. A redução na produção de mel e ovos foi apenas por estresse...qualquer outra coisa que fosse colocada lá iria interferir.

Imagina um cientista colocar uma bicicleta na cama de uma pessoa...depois de uns dias o cara conclui que as bicicletas interferem no sono dos humanos...assim é difícil.

Tá parecendo aquela piada do cientista e a aranha...o cara ia cortando uma a uma as patas da aranha, e toda vez falava para ela andar...quando não restava nenhuma pata, o cientista conclui que as aranhas ouvem através das patas...
De certo modo concordo com você, mas não discarto de todo a teoria do celular...
Até porque não entendo muito sobre essas coisas XP

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como o Seu Celular Pode Estar Acabando Com as Abelhas Empty Re: Como o Seu Celular Pode Estar Acabando Com as Abelhas

Mensagem por Mononoke Hime Qui Jul 15, 2010 7:07 pm

Concordo completamente...


Mononoke Hime
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7009
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 46
Localização : Floresta do Shishi-Gami

Ir para o topo Ir para baixo

Como o Seu Celular Pode Estar Acabando Com as Abelhas Empty Abelhas

Mensagem por Convidad Dom Jul 18, 2010 6:50 pm

O celular era pré ou pós pago? Ensinaram as abelhas a utilizá-lo? Talvez a baixa produtividade destes insetos deva-se ao não acompanhamento do Manual do Proprietário ou de maiores esclarecimentos do porquê um celular e não um notebook.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como o Seu Celular Pode Estar Acabando Com as Abelhas Empty Re: Como o Seu Celular Pode Estar Acabando Com as Abelhas

Mensagem por Convidado Dom Jul 18, 2010 7:38 pm

Morram Abelhas Razz

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como o Seu Celular Pode Estar Acabando Com as Abelhas Empty Re: Como o Seu Celular Pode Estar Acabando Com as Abelhas

Mensagem por Convidado Seg Jul 19, 2010 11:21 am

Agora está esplicado! A muito tempo venho estranhando a falta de abelhas, a 10 anos atras eu notava muita abelha por aqui, mas pouco a pouco elas foram desaparecendo e hoje em dia não aparece nenhuma abelha aqui na cidade. No inicio do ano ainda estranhei por ter encontrado aquelas abelhas pretas, mas já as listradas já tem uns 10 anos que não as vejo.

Eu não compreendo o termo "avanço" que nós damos as coisas tecnológicas, nossos ancestrais, os indios, nunca fariam nada que prejudicasse seus irmãos animais pois acreditavam que deveriam respeitar o espaço de cada coisa viva mesmo que tenha que se "auto-sacrificar". Já hoje em dia a coisa é o contrário, desde que Lucre milhões e não faça mal ao bem estar DOS HUMANOS, está tudo bem.
Pensem bem, se a medicina nunca tivesse evoluido... pelo menos 90% das doenças que hoje existe não existiriam, pos quando alguem de gene defeituoso nascesse ele não sobreviveria evitando passar o gene para a próxima geração, isso não é uma teoria cruel, é simplesmente a leia da selva, o forte sobrevive, é assim que os animais tem sobrevivido a nossas ações... Nos criamos um cancer que chamamos de "evolução", com ele acabamos com florestas e plantamos novas como meio de aliviar nossa consciencia, mas eu digo uma coisa: Se você derrubar 10 arvóres e plantar 20 não vai adiantar em NADA, alias, vai sim... vai adiantar pra nos HUMANOS, pois as plantas nos ajudam de diversas maneiras, mas agora e a fauna do local? Com toda certeza não ficaram la esperando anos para as arvores crescam dinovo para que assim possam construir seus ninhos e esperar mais algum tempo ate que outro Humano apareça por la e derrube tudo dinovo...
A evolução é um cancer sem cura, já viciamos na destruição...

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como o Seu Celular Pode Estar Acabando Com as Abelhas Empty Re: Como o Seu Celular Pode Estar Acabando Com as Abelhas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos