A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Papai Noel

5 participantes

Ir para baixo

Papai Noel Empty Papai Noel

Mensagem por ediv_diVad Seg Nov 07, 2011 8:28 pm

A História do Papai Noel

O Papai Noel nem sempre foi como o conhecemos hoje. No início da história do Natal cristão, quem distribuía presentes durante festividades natalinas era uma pessoa real: São Nicolas. Ele vivia em lugar chamado Myra, hoje Turquia, há aproximadamente 300 anos AC. Após a morte de seus pais, Nicolas tornou-se padre.

As histórias contam que São Nicolas colocava sacos de ouro nas chaminés ou os jogava pela janela das casas. Os presentes de natal jogados pela janela caíam dentro de meias que estavam penduradas na lareira para secar. Daí a tradição natalina de pendurar meias junto à lareira para que o Papai Noel deixe pequenos presentinhos.

Alguns anos depois, São Nicolas tornou-se bispo e, por esse motivo, passou a vestir roupas e chapéu vermelhos e barba branca. Depois de sua morte, a Igreja nomeou-o santo e, com o início das celebrações de Natal, o velhinho de barba branca e roupas vermelhas passou a fazer parte das festividades de fim de ano.

Papai Noel atual: como foi construída sua imagem

O Papai Noel que conhecemos hoje surgiu em 1823, com o lançamento de “Uma visita de São Nicolas”, de Clement C. Moore. Em seu livro, Moore descrevia São Nicolas como “um elfo gordo e alegre”. Quarenta anos mais tarde, Thomas Nast, um cartunista político criou uma imagem diferente do Papai Noel, que era modificada ano a ano para a capa da revista Harper’s Weekly. O Papai Noel criado por Nast era gordo e alegre, tinha barba branca e fumava um longo cachimbo.

Entre 1931 e 1964, Haddon Sundblom inventava uma nova imagem do Papai Noel a cada ano para propagandas da Coca-Cola, que eram veiculadas em todo o mundo na parte de traz da revista National Geografic. E é esta a imagem do Papai Noel que conhecemos hoje.

De:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Papai Noel Empty Re: Papai Noel

Mensagem por ediv_diVad Seg Nov 07, 2011 8:35 pm

A melhor homenagem já feita...

Papai Noel Velho Batuta
Garotos Podres

Papai Noel velho batuta
Rejeita os miseráveis
Eu quero matá-lo
Aquele porco capitalista

Presenteia os ricos
E cospe nos pobres
Presenteia os ricos
E cospe nos pobres

Pobres, pobres

Mas nós vamos sequestrá-lo
E vamos matá-lo

Por quê?

Aqui não existe natal
Aqui não existe natal
Aqui não existe natal
Aqui não existe natal

Por quê?

Papai Noel velho batuta
Rejeita os miseráveis
Eu quero matá-lo
Aquele porco capitalista

Presenteia os ricos
E cospe nos pobres
Presenteia os ricos
E cospe nos pobres




E aí Farrafistas, o que voces acham do bom velhinho?


_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Papai Noel Empty Re: Papai Noel

Mensagem por Questao Seg Nov 07, 2011 8:43 pm

a aparencia do papai noel remonta a odin na tradição escadinava as cores originalmente eram verdes mas com a coca cola ficaram vermelhas,a distribuição de presentes eram uma tradicional comemoração do fim do inverno e a arvore eram o local onde ficavam os presentes caso as crianças ou adultos não fossem merecedores diziam que odin jogaria machados neles ahauhua bem nordico


alguns nordicos treinava suas miras com aldeões em arvores nas comemorações mas eles não eram maus era apenas uma tradição local,caso o viking fosse errar a cabeça o cidadão era libertado

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 28229
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 39

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Papai Noel Empty Re: Papai Noel

Mensagem por ediv_diVad Seg Nov 07, 2011 8:48 pm

O que era uma bela tradição foi reduzida a isso que conhecemos (Papai Noel = Presentes), eu acho muito lamentável...

Mas vamos lá né, o Natal ainda é um bom motivo pra muitas pessoas se abraçarem pelo menos uma vez ao ano!

HOHOHO

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Papai Noel Empty Re: Papai Noel

Mensagem por L.Anne Seg Nov 07, 2011 8:49 pm

Minha opinião;

Isso non Ecziste.

Quando criança eu até acreditava, apesar de não ter árvore e nunca encontrar presentes me esperando no dia de natal. Certa vez escrevi uma carta (eu fiz isso, sim!) pedindo para que ele me enviasse uma foto dele. Nem preciso dizer que a carta com as fotos nunca veio.
Conheci uma mulher que tem 2 filhos, e todos os anos o pai deles se fantasia de Noel pra entregar os presentes. Bem, certa vez esse filho deles estava conversando com uma amiguinha da vizinhança, cujos pais eram financeiramente muito pobres, moravam num cortiço com outras famílias, e essa menina disse que o Noel não existia, e o garoto insistia que sim, ele existia, que ele entregava presentes todos os anos. Bem, o menino contou isso pra mãe dele, que temendo que o filho ficasse com dúvidas sobre a existência do velhinho, comprou uma boneca e presentou a menina dizendo que o Noel havia mandado. A resposta da menina foi que havia passado a acreditar no Noel desde então.
L.Anne
L.Anne
Farrista já viciei...
Farrista já viciei...

Mensagens : 4404
Data de inscrição : 11/06/2010
Idade : 39
Localização : Mares do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Papai Noel Empty Re: Papai Noel

Mensagem por ediv_diVad Seg Nov 07, 2011 8:54 pm

É muito bom dar presentes pros carentes no Natal, é uma pena que nem todos conseguem ganhar alguma coisinha, apesar de ficarem esperando...

Sentimentos MEU PÉ DE LARANJA LIMA... Crying or Very sad

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Papai Noel Empty Re: Papai Noel

Mensagem por L.Anne Seg Nov 07, 2011 8:57 pm

O que é melhor?
Crescer acreditando na ilusão do Noel, ou saber a verdade desde cedo?
Eu sei a verdade desde cedo, mas gostaria de saber como é o outro lado da moeda.....
L.Anne
L.Anne
Farrista já viciei...
Farrista já viciei...

Mensagens : 4404
Data de inscrição : 11/06/2010
Idade : 39
Localização : Mares do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Papai Noel Empty Re: Papai Noel

Mensagem por ediv_diVad Seg Nov 07, 2011 9:12 pm

L.Anne escreveu:O que é melhor?
Crescer acreditando na ilusão do Noel, ou saber a verdade desde cedo?
Eu sei a verdade desde cedo, mas gostaria de saber como é o outro lado da moeda.....
Mas com que idade você descobriu ou te contaram a verdade? Será que as crianças de hoje acreditam nessa fantasia do Pólo Norte, fábrica de brinquedos, presentes para todos sem distinção e o escambau a quatro?

Tudo depende da criação, eu escolheria contar a verdade e ensinar os fatos históricos da verdadeira comemoração o mais cedo possível, tentando pincelar um pouquinho de magia e fantasia pra não terem uma infancia tão maçante tambem (sem papai noel e coca-cola, teria infancia mais triste?)

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Papai Noel Empty Re: Papai Noel

Mensagem por L.Anne Seg Nov 07, 2011 9:21 pm

ediv_diVad escreveu:
L.Anne escreveu:O que é melhor?
Crescer acreditando na ilusão do Noel, ou saber a verdade desde cedo?
Eu sei a verdade desde cedo, mas gostaria de saber como é o outro lado da moeda.....
Mas com que idade você descobriu ou te contaram a verdade? Será que as crianças de hoje acreditam nessa fantasia do Pólo Norte, fábrica de brinquedos, presentes para todos sem distinção e o escambau a quatro?

Tudo depende da criação, eu escolheria contar a verdade e ensinar os fatos históricos da verdadeira comemoração o mais cedo possível, tentando pincelar um pouquinho de magia e fantasia pra não terem uma infancia tão maçante tambem (sem papai noel e coca-cola, teria infancia mais triste?)

Como já contei, nunca achei presentes me esperando inexplicavelmente na manhã do dia 25.
Meus irmãos e meus pais me contaram cedo que o Noel não existia, com uns 5 anos, ou menos, acho....mas, como toda criança, eu ainda tinha lá no fundo as minhas ilusões, eu pensava na época que talvez ele só mandasse os presentes pra quem escrevia pra ele, como meus pais e irmãos não acreditavam, e nem escreviam, não recebiam nada dele. Daí escrevi a carta, que matou de vez essas ilusões.

Mas quero dizer, como uma pessoa já crescida, digamos um pré adolescente de 10, 11 anos se sente ao descobrir que o Noel que o visitava todos os anos era apenas seu próprio pai, e que acreditava em algo que não existia de verdade? (embora eu acredite que nesse caso, o pai tornou a fantasia realidade)
Será que não rola uma decepção, um desapontamento? Ou rola um sentimento de gratidão por ter aquela fantasia de natal tão bem vivida?


Última edição por L.Anne em Seg Nov 07, 2011 9:23 pm, editado 2 vez(es)
L.Anne
L.Anne
Farrista já viciei...
Farrista já viciei...

Mensagens : 4404
Data de inscrição : 11/06/2010
Idade : 39
Localização : Mares do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Papai Noel Empty Re: Papai Noel

Mensagem por Questao Seg Nov 07, 2011 9:22 pm

engraçado meu pai me dizia que deus não existia mas o papai noel sim auhauhauhuaah

as vezes essas coisas são insanas em uma familia ateia auhauha

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 28229
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 39

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Papai Noel Empty Re: Papai Noel

Mensagem por ediv_diVad Seg Nov 07, 2011 10:22 pm

Eu acreditei no Papai Noel até uns 9 anos... até que meu irmão mais velho me contou a verdade... hoje tenho gratidão pela fantasia vivida sim, nao julgo ninguem por isso, mas que foi uma grande decepção pra mim, ah, isso foi...

Papai Noel substituiu São Nicolas e o menino Jesus... o que poderia ser uma maravilhosa chance de ensinar as crianças a SER tornou-se uma ótima oportunidade de ensiná-las a TER... (aceito opiniões contrárias)

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Papai Noel Empty Re: Papai Noel

Mensagem por Christopher...Pekneo Seg Nov 07, 2011 11:08 pm

Comentando sobre a música...Eu conhecia uma versão chamada ''Papai Noel Filha da puta''...xD
Christopher...Pekneo
Christopher...Pekneo
Farrista das mil e uma noites
Farrista das mil e uma noites

Mensagens : 1364
Data de inscrição : 15/04/2011
Idade : 28
Localização : Logo Ali

Ir para o topo Ir para baixo

Papai Noel Empty Re: Papai Noel

Mensagem por Questao Ter Nov 08, 2011 3:35 am



um feliz natal gotico para todos auhau

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 28229
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 39

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Papai Noel Empty Re: Papai Noel

Mensagem por Convidad Ter Nov 08, 2011 8:18 am

Eu acho que de certa forma a figura do papai noel é uma tentativa desesperada de limpar as impurezas que acumulamos durante o ano. Sejam elas: rancor, preguiça, mal-humor, ambição... e por aí vai. Projetamos inconscientemente em um velho de barba branca as coisas positivas que não fomos capazes de praticar durante todo o ano. Lógico que existem outros fatores, inclusive alguns religiosos, que combinados criam esse espírito de natal, mas to com preguiça de escrever muito Razz
Então se me perguntarem se papai noel existe, sim, ele existe, mas não é velho e tem outro nome: Somos todos nós que "aderimos" ao natal.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Papai Noel Empty Re: Papai Noel

Mensagem por Goris Ter Nov 08, 2011 8:49 am

Não senti raiva dos anos que meus pais me fizeram acreditar em Papai Noel. Acho que foi um toque de magia numa vida que poderia ter tido ainda menos magia do que já tem.

Hoje acho graça me lembrando da decepção que eu tinha quando acordava no outro dia e, no café da manhã, meus pais diziam que ele tinha vindo, tomado café com eles e todos tentaram me acordar e eu não acordava rs rs rs...

Mas era uma decepção legal, já que os presentes tavam lá. Eu meio que já sabia que o Papai Noel não dava presentes caros, quem dava esses eram os pais.

Quando decobri entrei na onda com meu irmão, dizia as mesmas coisas, que ele tinha tentado acordá-lo e ele só balbuciava...

Finalmente lá pro fim da decada de 80 passamos a fazer festas de Natal com toda a família - com muito isopor ralado se fazendo de neve - e um tio era todo ano o Papai Noel. Eu já sabia quem era, mas ficava feliz com a alegria das crianças.

Aí esse tio morreu num triste acidente e nunca mais fizemos festa, assim, pra criançada com papai Noel e tudo, só a ceia de Natal mesmo.

Hoje lembro com saudade dessa epoca e acho que valeu a pena a fantasia , sim. Melhor que olhar pro passado e tentar lembrar o que ganhou no aniversário de 6 anos. Eu não lembro, e vocês?

Mas se não lembro do presente, lembro que prometi que no ano seguinte não ia mais dormir antes do Papai Noel chegar...
Goris
Goris
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4591
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 48
Localização : Volta Redonda / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Papai Noel Empty Re: Papai Noel

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos