A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como armazenar dados permanentemente?

2 participantes

Ir para baixo

Como armazenar dados permanentemente? Empty Como armazenar dados permanentemente?

Mensagem por ediv_diVad Qua Nov 30, 2011 9:19 pm

Até hoje a tecnologia não inventou uma solução de armazenamento permanente de dados. Toda a produção digital até hoje tem uma durabilidade bastante efêmera de no máximo uns 10 anos.

Herdamos papiros do antigo Egito de mais 2000 anos A.C, temos em nossas bibliotecas os manuscritos clássicos da filosofia grega de 4 séculos antes de Cristo, admiramos o quadro da Mona Lisa, cuja pintura foi terminada no ano de 1506. Todavia, os arquivos digitais gerados em 1980 não podem mais ser lidos e nem decodificados.

Este é o maior problema da era da informação, a falta de um meio de armazenamento e recuperação de dados que sobreviva ao desenvolvimento tecnológico. No ano de 1980, os meios comuns de armazenamento de dados eram os cartões de papel perfurados, fitas de papel perfuradas e disquetes flexíveis de 8 polegadas.

Assim, apesar deatualmente ser fácil de ler informações escritas em papiros egípcios de 4000 anos atrás, é impossível recuperar um documento de texto armazenado em meio digital há apenas 27 anos atrás. Porque é impossível? Não existem mais os drives daquela época e se existissem, não teríamos mais como fazer a decodificação dos padrões digitais daquela época.

O problema da obsolescência de dados é enfrentado por todos os tipos de arquivos digitais e preocupa seriamente as instituições que precisam armazenar tais informações permanentemente, tais como Museus, Universidades, Pinacotecas, Bibliotecas, etc. As instituições que precisam guardar fotos, filmes, textos, músicas, enfrentam dois obstáculos intransponíveis:

- A durabilidade das mídias - a vida estimada dos HDs é muito curta e imprevisível, a dos CDs é de 10 anos e das fitas magnéticas 100 anos;

- Compatibilidade de hardware e software – devido ao avanço tecnológico crescente, os padrões de hardware e software são mudados freqüentemente, tornando imprescindível que as instituições mantenham o mesmo maquinário, com os mesmos programas. Ora, isto é impossível porque a manutenção dos computadores não implica em consertar e sim trocar componentes que não funcionam mais. Ao longo dos anos todo o hardware tem que ser trocado e, em conseqüência os programas, o que gera o próximo problema;

- Necessidade de freqüentes conversões e transferências de dados. Paralelamente às substituições de hardware e software, os formatos dos arquivos também sofrem constantes modificações, obrigando os gestores de dados a fazer migrações de formatos, na medida em que vão se tornando obsoletos.

Portanto, toda a produção digital que depende de meios tecnológicos não vai chegar à posteridade, pois em poucos anos é perdida e vira lixo. A era digital não desenvolveu até hoje um método eficaz de preservar a sua própria história – enquanto o mundo digital se desvanece na efemeridade do momento, os papiros egípcios provam de que a humanidade já conseguiu guardar eficazmente a sua memória.

Leitura adicional:
Sistema de armazenamento digital de longo prazo evolui com a tecnologia
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=sistema-de-armazenamento-digital-de-longo-prazo-evolui-com-a-tecnologia

De:
http://www.blogpaedia.com.br/2008/07/como-armazenar-dados-permanentemente.html

_________________
Como armazenar dados permanentemente? 1rdPv
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como armazenar dados permanentemente? Empty Re: Como armazenar dados permanentemente?

Mensagem por Sirius Plissken Qua Nov 30, 2011 10:14 pm

Boa matéria.
Apesar de dizerem que CDs e Blue-rays duram decadas eu não quis arriscar.
Recentemente comprei um HD portátil de 1 tera para fotos e outros arquivos essenciais.
Acho que a tendência é um dia estar tudo nas nuvens...
Sirius Plissken
Sirius Plissken
Não tenho mais vida fora daqui
Não tenho mais vida fora daqui

Mensagens : 8958
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 104
Localização : Constelação Canis Major

Ir para o topo Ir para baixo

Como armazenar dados permanentemente? Empty Re: Como armazenar dados permanentemente?

Mensagem por ediv_diVad Qua Nov 30, 2011 10:22 pm

Eu tenho um HD de 1 Tera também, mas me liguei outro dia o quanto esses dados são frágeis. Os impressos ainda são mais duráveis. Talvez seja apenas uma questão de tempo.

Esse armazenamento em nuvens conheço pouco ainda, será que vai ser o canal?

_________________
Como armazenar dados permanentemente? 1rdPv
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como armazenar dados permanentemente? Empty Re: Como armazenar dados permanentemente?

Mensagem por Sirius Plissken Qui Dez 01, 2011 12:33 am

ediv_diVad escreveu:Eu tenho um HD de 1 Tera também, mas me liguei outro dia o quanto esses dados são frágeis. Os impressos ainda são mais duráveis. Talvez seja apenas uma questão de tempo.

Esse armazenamento em nuvens conheço pouco ainda, será que vai ser o canal?

O melhor do meu acervo eu salvo em DVD e em HD externo.
Mesmo assim, tenho três HDs no meu PC. O menor é o do sistema operacional. Se ele der pau, em tese os outros 2 HDs de arquivo estarão sempre a salvo.
Quanto a navegação nas nuvens eu acredito que já está rolando, até pela comodidade. Empresas economizam muito com esse tipo de armazenamento.
Quando preciso mandar uma arquivo grande para minha noiva eu o armazeno no "dropbox", um programinha em que você pode guardar até 2GB de conteúdo gratuitamente. Ela tem o meu login e senha e copia os arquivos para o seu computador.
O CD musical está com os dias contados e o caminho parece ser a internet.
Sirius Plissken
Sirius Plissken
Não tenho mais vida fora daqui
Não tenho mais vida fora daqui

Mensagens : 8958
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 104
Localização : Constelação Canis Major

Ir para o topo Ir para baixo

Como armazenar dados permanentemente? Empty Re: Como armazenar dados permanentemente?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos