A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[10/12/1993] Nascia DOOM

+2
Starbearer
Rurouni André
6 participantes

Ir para baixo

[10/12/1993] Nascia DOOM Empty [10/12/1993] Nascia DOOM

Mensagem por Rurouni André Sáb Dez 10, 2011 9:24 pm

Abdusido da ARKADE
[10/12/1993] Nascia DOOM 5477031-494x370
Hoje, um dos jogos mais sangrentos de todos os tempos chega à maioridade. No dia 10 de dezembro de 1993 chegava às prateleiras Doom, um dos precursores do gênero FPS, que conseguiu se tornar um dos primeiros jogos à gerar polêmica por conta de seu conteúdo violento e seus inimigos diabólicos. Relembre com a gente um pouco deste clássico dos PCs na sequência!

Doom foi idealizado por John Carmack, um dos fundadores da id Software. Ele criou praticamente sozinho todo o motor gráfico do jogo, e embora o roteiro inicial – escrito por Tom Hall, que se desentendeu com a equipe e deixou a empresa – não tenha sido totalmente aceito, serviu de base para o desenvolvimento da trama. curiosamente, o título do jogo vem de uma diálogo do filme A Cor do Dinheiro, de Martin Scorcese.

Em uma época onde não tínhamos super cenas em CG para desenvolver o roteiro, a interessante trama de Doom foi relegada à um texto no manual do game, com pouco desenvolvimento no jogo em si. O que é uma pena, visto que a história do game era muito bacana, misturando ficção científica e terror de maneira exemplar.

[10/12/1993] Nascia DOOM 80d5f56cecc89c42390447a32c0028821-494x306

O jogador assume o papel de um fuzileiro espacial sem nome, que foi deportado para Marte após contrariar questionáveis ordens superiores e atirar em seu comandante. No espaço, nosso fuzileiro sem nome é forçado a trabalhar para a UAC ( Union Aerospace Corporation), uma organização que está fazendo testes sigilosos envolvendo portais de teletransporte.

Os testes são feitos entre as luas de Marte, Phobos e Deimos. Tudo vai bem, até que um dos testes dá muito errado, e de um dos portais começam a emergir centenas de criaturas vindas diretamente do inferno. Os demônios trucidam os humanos, tomam conta da base de Phobos e a outra lua, Deimos, desaparece misteriosamente.

Como único sobrevivente da base de pesquisas de Phobos, a missão do jogador é basicamente sobreviver à carnificina enquanto tenta descobrir o que deu errado na experiência e manda novamente para o inferno todas as criaturas que aparecerem pelo caminho.

[10/12/1993] Nascia DOOM 21-494x308

Nesta missão, o jogador vai passar por um total de nove fases, divididas em três capítulos (posteriormente, um quarto capítulo foi adicionado): o primeiro capítulo se passa na própria base de Phobos. No segundo, o jogador vai parar na base da lua desaparecida, Deimos, onde descobrimos que o satélite está – literalmente – flutuando sobre o inferno. O último capítulo se passa no inferno propriamente dito, e só depois de sobreviver à tudo isso é que o jogador ganha o direito de voltar para a Terra.

Curtiu o roteiro? Pois é, pena que ele não recebe a devida atenção no decorrer do game (como já dissemos, a história só era contada no manual do jogo), que é muito mais voltado para a ação intensa e para a carnificina, com monstros surgindo de tudo quanto é canto e muito, mas muito sangue sendo derramado.

[10/12/1993] Nascia DOOM 557px-Doom_gibs1-494x370

Na época em que foi lançado, Doom revolucionou o recém criado gênero FPS. O game apresentava diversas melhorias se comparado a Wolfenstein 3D (também criado pela id Software), como texturas em todo o cenário (Wolfenstein 3D não possuía texturas no chão nem no teto) e variações na iluminação dos cenários (no game anterior, todos os ambientes eram totalmente iluminados).

Doom também inovou com seu vasto arsenal, que misturava armas reais com tecnologia futurista. Da pistolinha inicial à clássica metralhadora giratória e a super poderosa BFG 9000 (BFG = Big Fucking Gun!) com suas rajadas de plasma.

Para combinar com o clima pesado do jogo, a trilha sonora assinada por Bobby Prince era marcante e bem pauleira, inspirada por clássicos do heavy metal da época. Repare como a música tema da primeira fase lembra a famosa Master of Puppets, do Metallica:



Com cenários labirínticos repletos de áreas secretas, a ambientação de Doom remetia ao clássico filme Alien, com portas automáticas e corredores escuros e claustrofóbicos. O objetivo em cada fase era basicamente ir até a saída, mas o caminho nunca era tão simples, pois além das centenas de criaturas infernais assassinas, o jogador tinha de encontrar cartões de acesso para abrir portas e revelar novos caminhos.

Doom marcou época por sua violência explícita e por mostrar tão abertamente demônios e outras criaturas sombrias. Como tudo que é polêmico, o game fez um enorme sucesso, pois todos queriam experimentar um game tão visceral. Mesmo anos após seu lançamnto, Doom se envolveu em outra polêmica quando dois jovens desequilibrados (e “jogadores assíduos de Doom“) perpetraram o massacre de Columbine, em 1999.

[10/12/1993] Nascia DOOM 5153331-494x370

Doom foi ainda um dos primeiros games que aceitaram mods e expansões produzidas pelos próprios jogadores (pois o código do jogo foi disponibilizado pela id), o que fez dele um sucesso também entre desenvolvedores indies.

Além de tudo isso, Doom foi também o primeiro FPS a permitir partidas multiplayer. Utilizando alguns servidores exclusivos, grupos de até quatro jogadores podiam participar de partidas cooperativas ou PvP. Até hoje alguns fãs saudosistas mantém servers ativos para partidas online.

[10/12/1993] Nascia DOOM Doom1_screenshot21-494x308

De 1993 para cá, Doom já ganhou duas sequências oficias, dezenas de expansões e conversões para várias plataformas, um filme produzido em Hollywood e muito mais.

Mas, para nós, fãs de games, o que fica é o legado e a importância de Doom na história dos games, afinal foi sua tecnologia (e sua controversa violência) que ajudou na popularização dos PC games na década de 90 e cunhou os alicerces dos modernos jogos de tiro em primeira pessoa que são sucesso até hoje!

Parabéns Doom, por seus 18 anos, e parabéns à id Software, por trilhar com sangue e ousadia sua trilha de sucesso no gênero FPS!
Rurouni André
Rurouni André
Farrista me gusta
Farrista me gusta

Mensagens : 2543
Data de inscrição : 28/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[10/12/1993] Nascia DOOM Empty Re: [10/12/1993] Nascia DOOM

Mensagem por Starbearer Sáb Dez 10, 2011 9:57 pm

há, que demoníaco e abençoado dia foi aquele...
Starbearer
Starbearer
Farrista das mil e uma noites
Farrista das mil e uma noites

Mensagens : 1083
Data de inscrição : 03/09/2011
Idade : 33
Localização : R'lyeh

Ir para o topo Ir para baixo

[10/12/1993] Nascia DOOM Empty Re: [10/12/1993] Nascia DOOM

Mensagem por Mogur Dom Dez 11, 2011 1:20 am

Muito bom. Game excelente...

Quando eu tiver PS3, Doom 3 certamente fará parte dos games aqui em casa...

_________________
Porque um homem que foge do seu medo pode descobrir que, afinal, apenas enveredou por um atalho para ir ao seu encontro. (J. R. R. Tolkien, em Os filhos de Húrin)
Mogur
Mogur
Não tenho mais vida fora daqui
Não tenho mais vida fora daqui

Mensagens : 8799
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

[10/12/1993] Nascia DOOM Empty Re: [10/12/1993] Nascia DOOM

Mensagem por krwel Dom Dez 18, 2011 5:37 pm

tive muita taquicardia por causa desse troço... aquelas salas em que só se vê depois de atirar... pirat
krwel
krwel
Farrista das mil e uma noites
Farrista das mil e uma noites

Mensagens : 1116
Data de inscrição : 18/06/2010
Localização : Ilhado no RJ

Ir para o topo Ir para baixo

[10/12/1993] Nascia DOOM Empty Re: [10/12/1993] Nascia DOOM

Mensagem por Convidado Dom Dez 18, 2011 6:07 pm

Doom 2 era melhor, na minha opinião... mas nessa época os FPS eram um gênero interessante.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

[10/12/1993] Nascia DOOM Empty Re: [10/12/1993] Nascia DOOM

Mensagem por Quero Café Dom Dez 18, 2011 6:30 pm

Clássico total.
Valeu por nos lembrar.
Eu sempre gostei desse jogo por vários motivos.
Um deles foi porque tinha o observador. Um mostro que também aparece no Caverna do Dragão.
Alguém aqui zerou o jogo inteiro sem macete?
Alguém aqui conseguiu a proeza de passar pela última faze?
Quero Café
Quero Café
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral

Ir para o topo Ir para baixo

[10/12/1993] Nascia DOOM Empty Re: [10/12/1993] Nascia DOOM

Mensagem por Starbearer Dom Dez 18, 2011 7:59 pm

Hal 9000 escreveu:Clássico total.
Valeu por nos lembrar.
Eu sempre gostei desse jogo por vários motivos.
Um deles foi porque tinha o observador. Um mostro que também aparece no Caverna do Dragão.
Alguém aqui zerou o jogo inteiro sem macete?
Alguém aqui conseguiu a proeza de passar pela última faze?

na minha fase de "viciodoom" eu conseguia essa proezas
Starbearer
Starbearer
Farrista das mil e uma noites
Farrista das mil e uma noites

Mensagens : 1083
Data de inscrição : 03/09/2011
Idade : 33
Localização : R'lyeh

Ir para o topo Ir para baixo

[10/12/1993] Nascia DOOM Empty Re: [10/12/1993] Nascia DOOM

Mensagem por Rafael Zoia Sáb Dez 31, 2011 1:31 am

"i d k f a "
"i d d q d"

Só assim eu aguentava. Saia o medo e entrava o sentimento de ser invencivel! Twisted Evil
Rafael Zoia
Rafael Zoia
Farrista o que está acontecendo comigo?
Farrista o que está acontecendo comigo?

Mensagens : 1961
Data de inscrição : 18/06/2010
Idade : 40
Localização : BH/MG

Ir para o topo Ir para baixo

[10/12/1993] Nascia DOOM Empty Re: [10/12/1993] Nascia DOOM

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos