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Deus (Alan Moore) sobre protestos contra Acta

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Deus (Alan Moore) sobre protestos contra Acta Empty Deus (Alan Moore) sobre protestos contra Acta

Mensagem por marcelo l. Sex Fev 10, 2012 10:33 am

No sábado estão previstos protestos em todo o mundo contra a Acta - Acordo de Comércio Anti-Contrafacção. O tratado se tornou o foco de ativistas associadas à rede Anonymous hackers por causa de preocupações que poderiam minar a privacidade na Internet e censura ajuda.

Publicado pela primeira vez em 1982, o V for Vendetta série de quadrinhos traçou a tentativa de um vigilante mascarado para derrubar um governo fascista britânico e os seus meios de comunicação cúmplices. Muitos dos manifestantes são esperados para usar máscaras com base no personagem central do livro.

Diante dos protestos, a BBC pediu V para Vendetta escritor, Alan Moore, por seus pensamentos sobre como sua criação tornou-se uma inspiração e identidade como anônimo.

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PREOCUPAÇÕES
Sem querer exagerar meu caso, tudo no universo observável definitivamente tem suas origens em Northamptonshire, ea adoção do V para Vendetta máscara como um ícone de multiuso pelos emergentes movimentos de protesto global não é excepção.


Rushton Lodge Triangular aparece na voz romance Sr. Moore do Fogo
Voltar ao romper do século 17, Rushton Lodge Triangular foi uma loucura estranha arquitetura construída para representar a Santíssima Trindade por uma cada vez mais excêntrico Sir Thomas Tresham enquanto ele suportou décadas de prisão domiciliar para seu catolicismo sincero.

Foi também um dos dois locais, ambos de propriedade da Tresham e tanto em Northamptonshire, na qual a Conspiração da Pólvora de 1605 foi formulado por um grupo de católicos dissidentes, que incluiu filho Tresham de Francis.

Parece provável que o tratamento dispensado ao idoso Tresham desempenhado algum papel no mix geral de reclamações de que o regime imprudente incendiar.

Mentor
Ao início dos anos 16, centenas, as fogueiras acesas em torno tradicionalmente o início de novembro haviam sido cooptado como armadilhas para um tipo de dia anti-católica nacional com efígies do Papa seriam incinerados.

Como mentor do terrorista indignação du jour, no entanto, o enredo do líder nominal Guido Fawkes rapidamente substituiu o pontífice como o ódio mascote de escolha nessas ocasiões.

Salte para a frente de 300 anos, porém, para os surrados do pós-guerra na Inglaterra da década de 1950, ea insurreição saturnine havia assumido conotações mais ambíguas.

Quando os pais explicou a seus filhos sobre Guy Fawkes e sua tentativa de explodir o Parlamento, há sempre pareceu ser um tom de admiração em suas vozes, ou pelo menos não fez em Northampton.

Continue lendo a história principal

A série foi publicada como uma graphic novel em 1988

Em imagens: Guy Fawkes - de não revolucionária para o ícone hacktivist

Enquanto as crianças daquela época talvez não ver Fawkes como um herói, eles certamente não vê-lo como bode expiatório vilão que ele originalmente foi concebido como.

Revolucionário
No início dos anos 1980, quando as idéias que se aglutinem em V for Vendetta foram surgindo a partir de um verão de anti-motins Thatcher no Reino Unido, juntamente com um aumento preocupante da extrema-direita Frente Nacional, estado de Guy Fawkes como um potencial herói revolucionário parecia estar estranhamente confirmado por circunstâncias que rodearam a criação de história em quadrinhos: ele era artista da tira, David Lloyd, que tinha inicialmente sugeriu o uso do Guy máscara de Fawkes como um emblema para a nossa vantagem de um homem-contra-a-fascista-estado personagem.

Quando essa idéia foi recebida com entusiasmo, ele decidiu comprar um dos comuns Fawkes papelão Rapazes máscaras que eram sempre prontamente disponível a partir de meados de outono, apenas para usar como referência conveniente.

Para nossa grande surpresa, descobriu-se que este foi o ano (talvez compreensivelmente, depois de tanto verão um incendiário), quando a máscara de Guy Fawkes era para ser descontinuados em favor dos verdes de plástico monstros Frankenstein voltadas para a celebração de entrada de um Dia das Bruxas americano.

Foi também o ano em que o termo "Guy Fawkes Night" aparentemente desapareceu do uso comum, a ser substituído pelo menos provocativo "Bonfire Night".

Na época, nós dois comentou sobre o quão interessante era que devíamos ter tomado a imagem à direita no ponto onde ele estava aparentemente sendo eliminados do anais da iconografia Inglês. Parecia que não conseguia manter um bom símbolo para baixo.

e houver realmente era mal-estar do governo sobre a máscara e suas associações na década de 1980, essas preocupações evidentemente evaporada na primeira década do século 21, quando a indústria do cinema aparentemente decidiu re-imaginar a narrativa original, como uma espécie de parábola sobre o aumento de post-9/11 americano neo-conservadores, em que as palavras "fascismo" ou "anarquia" foram mencionados.

Anarquia e romance
Quando o filme foi feito durante o período de pico de legislação anti-terrorista do toque de ouro de Hollywood foi, ao que parece, suficientemente convincente para as autoridades a permitir uma horda massed de figurantes vestidos como terrorista mais famoso da nação para cavort riotously na Praça do Parlamento.

Eu não acho que alguém precisa de subscrever quaisquer teorias quase-místicas sobre como o mundo conceitual de idéias pode afetar o mundo substancial da existência cotidiana, a fim de concordar que, em retrospecto, isso poderia ser visto como praticamente implorando para ele.

Depois disso, não demorou muito para o personagem enigmática Time-Warner leer trademarked parecia encobrir os rostos dos manifestantes anônimos barracking cientologistas até a metade Tottenham Court Road.

Pouco tempo depois ele começa a se manifestar em manifestações anti-globalização, anti-capitalistas protestos, concertadas-ataques de hackers sobre os percebida como permitindo a opressão do Estado e, finalmente, sobre os degraus da frente de São Paulo.

Parece que os colapsos vários tectônicas profundas na estrutura de nossos sistemas econômicos e políticos provocaram ondas de energia cinética que está rolando através de populações humanas, em vez de através do seu meio habitual de água do mar.

Parece também que sorriso carismático nosso personagem tem proporcionado uma identidade pronta para estes manifestantes altamente motivados, uma ressonâncias que incorporem de anarquia, romance e teatro que são claramente bem adaptada ao ativismo contemporâneo, a partir Indignados Madrid para o Ocupar parede movimento da rua .

Negligência
O nosso ethos financeira atual já nem sequer se assemelha capitalismo convencional, que pelo menos implica uma brutal darwiniana livre para todos, no entanto unilateral e injusto. Em vez disso, temos uma situação em que os bancos parecem ser uma monarquia intocável fora do alcance das restrições governamentais, bem como o corte irracional de Charles I.

Então, uma negligência depravada dos pobres e "espremida meio" conduziu inexoravelmente a uma reação inesperada na forma horrível de Oliver Cromwell e da Guerra Civil Inglês, que, como acontece, foi sangrentamente concluído em Northamptonshire.


V máscaras eram uma visão comum em uma manifestação anti-Acta recente na Polônia
Resposta de hoje para opressões semelhantes parece ser aquele que é inteligente, em constante evolução e consideravelmente mais humano, e ainda o nosso personagem está emprestado visage revolucionário Católica e sua incongruente vestuário puritana são, talvez, um lembrete de que as instituições injustas podem ser sempre perseguido por voláteis espectros do século 17, mesmo revoltas de hoje são abastecidas por redes sociais mais do que pela pólvora.

Alguns fantasmas nunca desaparecem.

Quanto às ideias propostas provisoriamente em que a fantasia distópica trinta anos atrás, eu estaria mentindo se não admitisse que o que eles oferecem utilidade radicalismo moderno é muito gratificante.

Em termos de uma suposição amplamente desinformado em nosso futuro político, ele se sente algo como V para validação.


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Deus (Alan Moore) sobre protestos contra Acta Empty Re: Deus (Alan Moore) sobre protestos contra Acta

Mensagem por marcelo l. Sex Fev 10, 2012 10:33 am

On Saturday protests are planned across the world against Acta - the Anti-Counterfeiting Trade Agreement. The treaty has become the focus of activists associated with the Anonymous hacking network because of concerns that it could undermine internet privacy and aid censorship.

First published in 1982, the comic series V for Vendetta charted a masked vigilante's attempt to bring down a fascist British government and its complicit media. Many of the demonstrators are expected to wear masks based on the book's central character.

Ahead of the protests, the BBC asked V for Vendetta's writer, Alan Moore, for his thoughts on how his creation had become an inspiration and identity to Anonymous.

PREOCCUPATIONS
Without wishing to overstate my case, everything in the observable universe definitely has its origins in Northamptonshire, and the adoption of the V for Vendetta mask as a multipurpose icon by the emerging global protest movements is no exception.


Rushton Triangular Lodge appears in Mr Moore's novel Voice of the Fire
Back at the crack of the 17th century, Rushton Triangular Lodge was a strange architectural folly constructed to represent the Holy Trinity by an increasingly eccentric Sir Thomas Tresham while he endured decades of house-arrest for his outspoken Catholicism.

It was also one of the two locations, both owned by Tresham and both in Northamptonshire, at which the Gunpowder Plot of 1605 was formulated by a group of dissident Catholics that included Tresham's son Francis.

It would seem likely that the treatment afforded to the elder Tresham played some part in the general mix of grievances from which the reckless scheme ignited.

Mastermind
By the early sixteen-hundreds, the bonfires traditionally lit around the start of November had been co-opted as trappings for a sort of national anti-Catholic day at which effigies of the Pope would be incinerated.

As mastermind behind the terrorist outrage du jour, however, the plot's nominal leader Guido Fawkes rapidly replaced the pontiff as hate-mascot of choice on these occasions.

Jump forward 300 years, though, to the battered post-war England of the 1950s, and the saturnine insurrectionary had taken on more ambiguous connotations.

When parents explained to their offspring about Guy Fawkes and his attempt to blow up Parliament, there always seemed to be an undertone of admiration in their voices, or at least there did in Northampton.

Continue reading the main story

The series was published as a graphic novel in 1988

In pictures: Guy Fawkes - from failed revolutionary to hacktivist icon

While that era's children perhaps didn't see Fawkes as a hero, they certainly didn't see him as the villainous scapegoat he'd originally been intended as.

Revolutionary
At the start of the 1980s when the ideas that would coalesce into V for Vendetta were springing up from a summer of anti-Thatcher riots across the UK coupled with a worrying surge from the far-right National Front, Guy Fawkes' status as a potential revolutionary hero seemed to be oddly confirmed by circumstances surrounding the comic strip's creation: it was the strip's artist, David Lloyd, who had initially suggested using the Guy Fawkes mask as an emblem for our one-man-against-a-fascist-state lead character.

When this notion was enthusiastically received, he decided to buy one of the commonplace cardboard Guy Fawkes masks that were always readily available from mid-autumn, just to use as convenient reference.

To our great surprise, it turned out that this was the year (perhaps understandably after such an incendiary summer) when the Guy Fawkes mask was to be phased out in favour of green plastic Frankenstein monsters geared to the incoming celebration of an American Halloween.

It was also the year in which the term "Guy Fawkes Night" seemingly disappeared from common usage, to be replaced by the less provocative 'bonfire night'.

At the time, we both remarked upon how interesting it was that we should have taken up the image right at the point where it was apparently being purged from the annals of English iconography. It seemed that you couldn't keep a good symbol down.

Continue reading the main story
The man behind the mask


Alan Moore was born in Northampton, England on 18 November 1953.

He began his career in comics in the late 1970s on 2000AD and Doctor Who Weekly.

He rose to prominence the following decade when his tales of flawed superheroes helped redefine the genre.

V for Vendetta was first published in 1982 and was followed by Watchmen; Saga of the Swamp Thing; and Batman: The Killing Joke - considered by many to be the best Joker story ever told.

He left the publishers DC after it proposed a ratings systems for its comics and went on to write the From Hell series about Jack the Ripper and the League of Extraordinary Gentlemen in the 1990s and 2000s.

Most recently he has worked on the underground magazine Dodgem Logic.

If there truly was government unease about the mask and its associations back in the 1980s, these concerns had evidently evaporated by the first decade of the 21st century, when the movie industry apparently decided to re-imagine the original narrative as some sort of parable about the post-9/11 rise of American neo-conservatives, in which the words "fascism" or "anarchy" were nowhere mentioned.

Anarchy and romance
When the film was made during the peak period of anti-terrorist legislation the golden touch of Hollywood was, it seemed, sufficiently persuasive for the authorities to permit a massed horde of extras dressed as the nation's most famous terrorist to cavort riotously in Parliament Square.

I don't think one need subscribe to any quasi-mystical theories about how the conceptual world of ideas can affect the substantial world of everyday existence in order to agree that, in retrospect, this could be seen as practically begging for it.

After that, it wasn't long before the character's enigmatic Time-Warner trademarked leer appeared masking the faces of Anonymous protesters barracking Scientologists halfway down Tottenham Court Road.

Shortly thereafter it began manifesting at anti-globalisation demonstrations, anti-capitalist protests, concerted hacker-attacks upon those perceived as enabling state oppression, and finally on the front steps of St Paul's.

It would seem that the various tectonic collapses deep in the structure of our economic and political systems have triggered waves of kinetic energy which are rolling through human populations rather than through their usual medium of seawater.


V's takeover of a TV broadcast has been echoed by Anonymous' many hack attacks
It also seems that our character's charismatic grin has provided a ready-made identity for these highly motivated protesters, one embodying resonances of anarchy, romance, and theatre that are clearly well-suited to contemporary activism, from Madrid's Indignados to the Occupy Wall Street movement.

Neglect
Our present financial ethos no longer even resembles conventional capitalism, which at least implies a brutal Darwinian free-for-all, however one-sided and unfair. Instead, we have a situation where the banks seem to be an untouchable monarchy beyond the reach of governmental restraint, much like the profligate court of Charles I.

Then, a depraved neglect of the poor and the "squeezed middle" led inexorably to an unanticipated reaction in the horrific form of Oliver Cromwell and the English Civil War which, as it happens, was bloodily concluded in Northamptonshire.


V masks were a common sight at a recent anti-Acta demonstration in Poland
Today's response to similar oppressions seems to be one that is intelligent, constantly evolving and considerably more humane, and yet our character's borrowed Catholic revolutionary visage and his incongruously Puritan apparel are perhaps a reminder that unjust institutions may always be haunted by volatile 17th century spectres, even if today's uprisings are fuelled more by social networks than by gunpowder.

Some ghosts never go away.

As for the ideas tentatively proposed in that dystopian fantasy thirty years ago, I'd be lying if I didn't admit that whatever usefulness they afford modern radicalism is very satisfying.

In terms of a wildly uninformed guess at our political future, it feels something like V for validation.
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Deus (Alan Moore) sobre protestos contra Acta Empty Re: Deus (Alan Moore) sobre protestos contra Acta

Mensagem por marcelo l. Sex Fev 10, 2012 10:37 am

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Link acima, deixei o texto em trad google, e no original em ingles..
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