A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Listra de zebra repele insetos que se alimentam de sangue

3 participantes

Ir para baixo

Listra de zebra repele insetos que se alimentam de sangue Empty Listra de zebra repele insetos que se alimentam de sangue

Mensagem por Jamm Sex Fev 17, 2012 6:57 pm

Listra de zebra repele insetos que se alimentam de sangue
DO "NEW YORK TIMES
As listras da zebra funcionam como uma camuflagem, escondendo o animal de leões e chitas famintos. Agora pesquisadores afirmam que as listras também repelem uma praga muito menor.Os insetos hematófagos são menos atraídos pelas listras pretas e brancas do que pelo branco ou preto uniforme da pelagem dos cavalos.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Zebras levaram ao melhor na comparação com cavalos por listras repelirem mais insetos hematófagos

"É uma redução de atratividade muito forte", afirmou Susanne Akesson, pesquisadora da Universidade de Lund, na Suécia, e uma das envolvidas no trabalho.

As descobertas estão relatadas no "The Journal of Experimental Biology".

PADRONAGENS

Para realizar a pesquisa, o grupo viajou a uma fazenda equestre na Hungria, onde se testou a atração dos insetos em painéis com tipos diferentes de padrões em preto e branco.

Os de listras mais finas atraíam menos insetos. Segundo o estudo, essa pode ser a razão pela qual as zebras evoluíram para o seu famoso padrão.

Em um estudo anterior, Akesson e equipe descobriram que os insetos eram atraídos pela luz polarizada horizontalmente. Como o branco não reflete essa luz, os cavalos brancos são mais "sortudos" que os negros.

Contudo, as zebras parecem ser as mais sortudas de todas. Quando os pesquisadores mediram a luz polarizada refletida da pele de zebras reais, descobriram que a medida era compatível com os padrões de luz menos atraentes para os insetos.

Como os insetos hematófagos disseminam doenças, possuir um pelo atraente poderia impor um "custo restritivo de adequação" no decorrer da evolução, afirmou Akesson.

Akesson e equipe gostariam de estudar de que forma essas pragras minúsculas podem estar combinando as suas percepções para descobrir as fontes de alimento.

"Não sabemos, por exemplo, se o odor da zebra hospedeira anula o efeito do padrão visual", explicou a cientista.
Jamm
Jamm
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 18746
Data de inscrição : 18/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Listra de zebra repele insetos que se alimentam de sangue Empty Re: Listra de zebra repele insetos que se alimentam de sangue

Mensagem por Convidado Sex Fev 17, 2012 9:04 pm

Poxa já sei como vou agora para o mato! Laughing

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Listra de zebra repele insetos que se alimentam de sangue Empty Re: Listra de zebra repele insetos que se alimentam de sangue

Mensagem por ediv_diVad Sex Fev 17, 2012 11:01 pm

Pooo, eu preciso de umas listras dessas...

Claro que ter o odor de uma zebra também me ajudaria...

Mas só tou conseguindo dormir razoavelmente bem nesse verão porque colocamos um mosquiteiro...

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Listra de zebra repele insetos que se alimentam de sangue Empty Re: Listra de zebra repele insetos que se alimentam de sangue

Mensagem por Mogur Sáb Fev 18, 2012 12:11 am

Sei lá, parece que estão forçando a barra nestas afirmações.

O que mais influencia na atração de insetos hematófagos é o odor do hospedeiro. Pode ser que os cairomônios nas zebras não seja tão atraente quanto nos demais animais do ambiente.

Pode ser que o padrão de luminosidade dos painéis defina apenas a preferência por determinado ambiente para "descanso", já que os mesmos (painéis) não possuem nenhuma atração alimentar para os insetos...

Aedes aegypti, por exemplo, pica com mais frequência as nossas pernas porque eles são atraídos pelo cheiro dos pés, por substâncias (se não me engano, aldeídos) produzidas pelas bactérias naturalmente encontradas nos pés de humanos...

Acho que eles deveriam fazer mais experimentos...

_________________
Porque um homem que foge do seu medo pode descobrir que, afinal, apenas enveredou por um atalho para ir ao seu encontro. (J. R. R. Tolkien, em Os filhos de Húrin)
Mogur
Mogur
Não tenho mais vida fora daqui
Não tenho mais vida fora daqui

Mensagens : 8799
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Listra de zebra repele insetos que se alimentam de sangue Empty Re: Listra de zebra repele insetos que se alimentam de sangue

Mensagem por Convidado Dom Fev 19, 2012 1:23 am

Roupas listradas pra não ter picadas... OK

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Listra de zebra repele insetos que se alimentam de sangue Empty Re: Listra de zebra repele insetos que se alimentam de sangue

Mensagem por Jamm Dom Fev 19, 2012 2:26 am

hehe
Jamm
Jamm
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 18746
Data de inscrição : 18/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Listra de zebra repele insetos que se alimentam de sangue Empty Re: Listra de zebra repele insetos que se alimentam de sangue

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos