A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Evitar alienígenas é preciso, já dizia Stephen Hawking

5 participantes

Ir para baixo

Evitar alienígenas é preciso, já dizia Stephen Hawking Empty Evitar alienígenas é preciso, já dizia Stephen Hawking

Mensagem por Brainiac Qua Fev 22, 2012 2:55 pm

Evitar alienígenas é preciso, já dizia Stephen Hawking

Segundo o famoso astrofísico, a interação com outras espécies inteligentes traria consequências desastrosas à humanidade.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Até mesmo antes de o primeiro homem pousar na Lua, já havia quem questionasse a possibilidade de não estarmos sozinhos no universo. A probabilidade de existirem outros seres inteligentes é fascinante, seja pelas novas culturas que isso proporcionaria ou pelos supostos avanços tecnológicos a que poderíamos ser apresentados.
Claro, tanto há quem duvide da existência de tais criaturas quanto aqueles que acreditam que extraterrestres existem e manipulam a raça humana há incontáveis séculos — escolha a teoria e, provavelmente, algum filme, livro ou game já a utilizou como base de seu roteiro.
Apesar da falta de provas, há quem trate o tema de forma bastante séria. Entre eles está o professor Stephen William Hawking, físico teórico e cosmólogo renomado. O britânico não só acredita na vida em outros planetas, como adverte que devemos fazer o máximo possível para não realizar qualquer espécie de contato com outros seres.


É ótimo visitar a Terra (mas você não iria querer viver lá)


Hawking diz que acreditar na existência de extraterrestres com níveis de inteligência semelhantes aos nossos é uma ideia perfeitamente concebível. Segundo ele, é exatamente esse o motivo pelo qual devemos ter medo de estabelecer contato com qualquer espécie que não tenha se originado na Terra.

“Para o meu cérebro matemático, os números sozinhos fazem com que pensar em alienígenas seja algo completamente racional”, declara o cientista. “O verdadeiro desafio é tentar descobrir como eles realmente poderiam ser”. E é aí que reside o perigo, especialmente se nos deparássemos com raças capazes de formular pensamentos racionais.
“Caso alienígenas nos visitassem, o resultado seria semelhante ao ocorrido após Colombo ter chegado à America, o que não se mostrou muito positivo para os nativos”, afirmou o astrofísico em uma série especial do Discovery Channel. Por isso, em vez de tentar em contato com outras formas de vida, deveríamos fazer todo o possível para evitá-las.

O cientista explica que basta olhar para nós mesmos para descobrir como raças consideradas inteligentes podem se desenvolver de forma desastrosa. Caso alienígenas conservassem o mesmo nível de crueldade que a humanidade possui contra outras espécies, um conflito seria inevitável — situação bastante preocupante, especialmente no caso de estabelecermos contato com raças que possuam um grande nível de desenvolvimento tecnológico.


A verdade está lá fora

A possibilidade de nos depararmos com formas de vida totalmente desconhecidas, embora pareça remota até o momento, não pode em nenhum momento ser descartada. Entender como surgiram os seres que habitam a Terra nos dá argumentos suficientes para defender essa tese.
Análises científicas mostram que a vida no planeta começou a aparecer meio bilhão de anos após o início de sua formação — período relativamente rápido quando se leva em conta o fato de que astros do tipo costumam durar aproximadamente 10 bilhões de anos.

Levando em consideração essa velocidade, não é preciso muito para começar a acreditar que, em algum ponto do universo, vive ao menos um tipo de organismo com características bastante simples. Somado ao número aparentemente infinito de planetas existentes e levando em consideração que muitos deles têm idade bastante superior à do nosso, cresce muito a possibilidade de que alguma dessas criaturas tenha desenvolvido níveis de inteligência bastante avançados.

Entre os que apoiam a ideia está Brian Cox, físico da Universidade de Manchester, que sugere a existência de outras formas de vida dentro de nosso próprio sistema solar. Ele afirma que há grande possibilidade de que existam organismos sob o manto de gelo que envolve Europa, uma das luas de Júpiter.
Além disso, crescem as evidências de que Marte também é (ou pode ter sido) a casa de outros seres. “Só saberemos ao certo quando a próxima geração de espaçonaves, aprimoradas para buscar formas de vida, forem lançadas nas próximas décadas”, afirma Cox.

Alienígenas estão entre nós?

Quanto à possibilidade de que outras raças inteligentes façam visitas frequentes a nosso planeta, Hawking é categórico ao afirmar que isso não aconteceu. “Estou descartando relatos de OVNIs. Por que eles só apareceriam para gente esquisita?”, pergunta o cosmólogo.

O pesquisador afirma que, se há alguma espécie de conspiração destinada a acabar com relatos confiáveis e suprimir a existência de alienígenas, ela tem sido extremamente eficiente. Ele afirma que o simples fato de o projeto SETI nunca ter captado transmissões de outros planetas é prova suficiente de que não existe vida inteligente num raio de algumas centenas de anos-luz. “Emitir uma apólice de seguro contra abduções me parece uma aposta segura”, brinca.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Brainiac
Brainiac
Farrista ninguém me alcança
Farrista ninguém me alcança

Mensagens : 15575
Data de inscrição : 29/11/2010
Idade : 35
Localização : Planeta Colu

Ir para o topo Ir para baixo

Evitar alienígenas é preciso, já dizia Stephen Hawking Empty Re: Evitar alienígenas é preciso, já dizia Stephen Hawking

Mensagem por Victor Pax Qua Fev 22, 2012 3:11 pm

É aquela história...

Uma coisa é existir vida em outros planetas... o que é praticamente certeza... mas estamos falando desde uma biosfera até focos de bactérias e prions.

Outra é ter vida inteligente como a nossa (ou mais Rolling Eyes )... o que é até improvável mais não impossível... em um raio de alguns milhões de anos luz.

E outra completamente diferente é ter vida inteligente que construa espaçonaves e viagem (pelo menos) centenas de milhares de anos para cá pelo prazer das sondas anais e para ficarem nos monitorando ( Ô! como somos especiais! Rolling Eyes ).

E realmente se contato entre diferentes raças já é prejudicial, imaginem contato entre diferentes espécies o rolo que ia dar. Shocked

Mas acho que nem vai ser necessário evitar, pois um contato assim é estaticamente depressível (mas não custa nada se precaver).
Victor Pax
Victor Pax
Farrista já viciei...
Farrista já viciei...

Mensagens : 4157
Data de inscrição : 05/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Evitar alienígenas é preciso, já dizia Stephen Hawking Empty Re: Evitar alienígenas é preciso, já dizia Stephen Hawking

Mensagem por Goris Qua Fev 22, 2012 5:37 pm

Victor, meio que discordo de alguns pontos de vista seus.

Imagine que vc vivesse na América na epoca logo anterior à chegada dos europeus. Por tudo o que vc conhece, vc diria que é estatitsticamente depressível a chance de haver seres humanos além do oceano, visto que ele era intransponível.

E olha como hoje o mundo é uma aldeia global.

Nada impede que existam sim, dúzias de raças inteligentes galáxia afora (falo em 200 mil anos-luz, não em milhões.

Tipo, até poucos anos atrás se achava que a Terra surgiu da colisão entre duas estrelas, o que se pensava ser algo raríssimo e com raríssmas chances de gerarem planetas.

De certa forma, ainda que aceita por cientistas era uma forma mais elevada de voltarmos ao velho antropocentrismo, do tipo "oh, somos especiais, a Terra é um tipo raro de ocorrência" e muita gente aceitou isso. Até por que nossos conhecimentos pareciam confirmar que nosso sistema solar com inúmeros planetas era algo raro.

Aí vieram novos telescópios e técnicas de pesquisa que nos ajudaram a achar planetas extra-solares (por hora, apenas aqueles enormes, mas isso significa que só há planetas grandes, ou que só conseguimos enxergar planetas grandes por que nossa tecnologia ainda está engatilhando?) e esta semana li em algum lugar que cientistas já teorizam que quase metade das estrelas tem ao menos um planeta ao seu redor.

Só na Via Láctea são 200 bilhões (200.000.000.000) de estrelas aproximadamente... Se 0,1% dessas estrelas tem um planeta, são 2.000.000.000 planetas por aí (e, como eu disse, teoriza-se que seja mais, muuuuito mais).

Se apenas 0,1% destes planetas são rochosos com oa Terra (lembrando que em nosso sistema solar, 50% deles são rochosos) ainda temos 2.000.000 de planetas rochosos tipo a Terra...

E podemos ir estipulando e achar que existem, teoricamente, diversas inteligências só na Via Lactea.

Ok, não acredito que elas venham aqui, mas que elas tem como existir, tem.
Goris
Goris
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4591
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 48
Localização : Volta Redonda / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Evitar alienígenas é preciso, já dizia Stephen Hawking Empty Re: Evitar alienígenas é preciso, já dizia Stephen Hawking

Mensagem por Convidado Qua Fev 22, 2012 10:43 pm

A diferença de distancia entre a América e a Europa e entre a Terra e Alfa-Centauro (que se não estou enganado é a estrela mais próxima da gente) não é a mesma coisa. Fala serio, pra vc chegar lá levam mais de 4 anos viajando na velocidade da luz... Acho q as sondas espaciais mais rápidas q construímos até hoje levariam uns 160 anos pra chegar até lá.
Se alguém conseguiu fazer algo pra chegar perto da velocidade da luz sem se desintegrar com certeza traria riscos pra gente e muito provavelmente nos tarnsformariam em escravos assim como os europeus fizeram com todo o restante da Terra.

Mas sejamos realistas.. A probabilidade de ter vida inteligente fora da Terra nas estrelas próximas é raríssima, ou então teríamos vida em Titã q chove material orgânico assim como era na Terra a bilhões de anos atras, ou em Marte q é nosso vizinho e tecnicamente poderia abrigar vida (Vênus e Mercúrio eu descarto por suas temperaturas elevadíssimas de 700° em Vênus e 450° em Mercúrio)

E tem mais, mandamos sinais de radio há uns 100 anos, se existe vida inteligente nas estrelas com até uns 35 anos luz de distancia eles provavelmente ou nos acharam sem graça, ou não tem tecnologia pra receptar radio (ou seja tem uma tecnologia inferior a nossa, pelo menos em comunicação), ou eles viram Chuck Norris em alguma transmissão e ficaram com medo de vir pra cá ou a hipótese mais lógica, dentro desse raio não tem ninguém alem de nós com vida inteligente

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Evitar alienígenas é preciso, já dizia Stephen Hawking Empty Re: Evitar alienígenas é preciso, já dizia Stephen Hawking

Mensagem por n-rod Qua Fev 22, 2012 11:01 pm

gozado que sempre quando entramos no assunto da existencia de vida alienigena, somos as vítimas. ou seremos atacados, infectados, escravizados, extintos...mas ninguém imagina como seria encontrar um planeta repleto de recursos naturais e vida inferior a nossa, seja fisica ou intelectualmente....
n-rod
n-rod
Farrista o que está acontecendo comigo?
Farrista o que está acontecendo comigo?

Mensagens : 1658
Data de inscrição : 13/06/2010
Idade : 38
Localização : planeta terra

http://nrodzine.wix.com/nrodcomics

Ir para o topo Ir para baixo

Evitar alienígenas é preciso, já dizia Stephen Hawking Empty Re: Evitar alienígenas é preciso, já dizia Stephen Hawking

Mensagem por Goris Qui Fev 23, 2012 7:42 am

Aí eu não discordo, Questão, nas nossas proximidades cósmicas não deve mesmo ter gente muito inteligente (ou então eles são inteligentes o suficiente pra não querer nada com a gente).

Mas apenas mostrei que não precisamos procurar milhões e milhões de anos-luz para encontrar possíveis mundos com vida inteligente.

Sabe, estava lendo um artigo uns tempos atrás, nada impede que um planeta mais avançado simplesmente use tecnologias tão acima da nossa que, ainda que vivessesm do nosso lado, não captariam nossos avançadíssimos sinais de rádio.

Quer um exemplo?

Imagine que a 10Km de sua casa, um índio comece a usar sinais de fumaça pra se comunicar com outro índio, tbm a 10 kms mas em outra direção... Vc com acesso a informações do mundo todo em tempo real simplesmente não veria uma comunicação do seu lado, ou a veria mas não conseguiria tirar nada dela por não a considerar comunicação.

Imagine estes mesmos 2 indios se comunicando em frente a um radiotelescópio da NASA e os cientistas vendo a fumaça e não imaginando sequer que aquilo é algo além de fumaça...

Temos de ter em mente que ainda somos muito geocêntricos. Não é por que algo é óbvio pra gente hoje que vai ser pra sempre. Assim como pode não ser para uma raça adiantada.
Goris
Goris
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4591
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 48
Localização : Volta Redonda / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Evitar alienígenas é preciso, já dizia Stephen Hawking Empty Re: Evitar alienígenas é preciso, já dizia Stephen Hawking

Mensagem por Goris Qui Fev 23, 2012 7:45 am

Ainda em relaçao a nosso geocentrismo, nós nos comunicamos por som e luz. Oras, uma espécia pode se comunicar por pulsos eletromagnéticos, odores, coçadinhas nas costas, telepatia, ondas gravitacionais ou o escambau a 4 e estar neste mesmo momento enviando ondas de comunicação pro espaço e se perguntando "será que somos mesmos os únicos seres inteligentes do universo, ninguem nos responde!".

Goris
Goris
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4591
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 48
Localização : Volta Redonda / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Evitar alienígenas é preciso, já dizia Stephen Hawking Empty Re: Evitar alienígenas é preciso, já dizia Stephen Hawking

Mensagem por Victor Pax Qui Fev 23, 2012 8:28 am

Goris, releia o que escrevi. Wink

Não disse que não existia vida inteligente, mas que não era assim comum.
Não disse que eramos especiais.... muito pelo contrário....

E outra completamente diferente é ter vida inteligente que construa espaçonaves e viagem (pelo menos) centenas de milhares de anos para cá pelo prazer das sondas anais e para ficarem nos monitorando ( Ô! como somos especiais! )
Victor Pax
Victor Pax
Farrista já viciei...
Farrista já viciei...

Mensagens : 4157
Data de inscrição : 05/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Evitar alienígenas é preciso, já dizia Stephen Hawking Empty Re: Evitar alienígenas é preciso, já dizia Stephen Hawking

Mensagem por Jamm Qui Fev 23, 2012 8:56 am

Ele parece um troll rindo na foto.
Jamm
Jamm
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 18745
Data de inscrição : 18/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Evitar alienígenas é preciso, já dizia Stephen Hawking Empty Re: Evitar alienígenas é preciso, já dizia Stephen Hawking

Mensagem por Goris Qui Fev 23, 2012 10:59 am

Victor Pax escreveu:Goris, releia o que escrevi. ;)

Não disse que não existia vida inteligente, mas que não era assim comum.
Não disse que eramos especiais.... muito pelo contrário....

E outra completamente diferente é ter vida inteligente que construa espaçonaves e viagem (pelo menos) centenas de milhares de anos para cá pelo prazer das sondas anais e para ficarem nos monitorando ( Ô! como somos especiais! )
Hã, eu entendi o que vc falou, mas vc disse "milhões de anos-luz" o que é espaço pra caramba (a Via Lactea todinha tem um diâmetro de 100 mil anos-luz) e eu comentei que sem termos valores ainda apurados, mesmo na galaxia podem haver muitas raças inteligentes.

E, mais tarde discordei do que o Questão disse, argumentando que outras raças podem ter meios de comunicação que nós não temos e vice-e-versa...
Goris
Goris
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4591
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 48
Localização : Volta Redonda / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Evitar alienígenas é preciso, já dizia Stephen Hawking Empty Re: Evitar alienígenas é preciso, já dizia Stephen Hawking

Mensagem por Convidado Qui Fev 23, 2012 11:20 pm

n-rod escreveu:gozado que sempre quando entramos no assunto da existencia de vida alienigena, somos as vítimas. ou seremos atacados, infectados, escravizados, extintos...mas ninguém imagina como seria encontrar um planeta repleto de recursos naturais e vida inferior a nossa, seja fisica ou intelectualmente....

É q não temos tecnologia pra ir até na casa dos vizinhos... que dirá explorar a galaxia

Mas seria interessantíssimo achar um planeta nesse estado (embora eu ache q destruiríamos tudo por lá tbm)

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Evitar alienígenas é preciso, já dizia Stephen Hawking Empty Re: Evitar alienígenas é preciso, já dizia Stephen Hawking

Mensagem por n-rod Qui Fev 23, 2012 11:48 pm

eu tenho certeza que sim Lucas.

e sabe pq? Temos os EUA.
n-rod
n-rod
Farrista o que está acontecendo comigo?
Farrista o que está acontecendo comigo?

Mensagens : 1658
Data de inscrição : 13/06/2010
Idade : 38
Localização : planeta terra

http://nrodzine.wix.com/nrodcomics

Ir para o topo Ir para baixo

Evitar alienígenas é preciso, já dizia Stephen Hawking Empty Re: Evitar alienígenas é preciso, já dizia Stephen Hawking

Mensagem por Convidado Qui Fev 23, 2012 11:51 pm

n-rod escreveu:eu tenho certeza que sim Lucas.

e sabe pq? Temos os EUA.

O ser humano é egoísta por natureza, por isso ele faz dessas coisas, geralmente desenvolvemos o altruísmo com o amadurecimento da mente. Acho q os EUA nunca amadurecem.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Evitar alienígenas é preciso, já dizia Stephen Hawking Empty Re: Evitar alienígenas é preciso, já dizia Stephen Hawking

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos