A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Sociedade] Desejos, escolhas, ações e responsabilidade...

+3
Questao
ediv_diVad
Goris
7 participantes

Ir para baixo

[Sociedade] Desejos, escolhas, ações e responsabilidade... Empty [Sociedade] Desejos, escolhas, ações e responsabilidade...

Mensagem por Goris Ter Mar 06, 2012 7:12 pm

Bom, queria saber a opinião dos farristas:

-As pessoas escolhem que vão fazer algo ou são compelidas a isso?
-Elas devem assumir a responsabilidade por seus atos ou são meras vitimas de sua propria natureza?
-O que vocês acham farristas?
Um colega arrafista perguntou dias atrás esta que eu acho uma questão interessantíssima, até que ponto nós realmente temos controle de nossos atos e desejos e até que ponto outras pessoas os tem.

Haveria pessoas cujos limites entre desejar e agir seriam diferentes?

E por que isso?

Alguém gostaria de discutir as perguntas de nosso colega?

Estou sem tempo no momento, mas mais tarde volto e dou minha opinião.


Última edição por Goris em Ter Mar 06, 2012 7:16 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : :( não conto!)
Goris
Goris
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4591
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 48
Localização : Volta Redonda / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

[Sociedade] Desejos, escolhas, ações e responsabilidade... Empty Re: [Sociedade] Desejos, escolhas, ações e responsabilidade...

Mensagem por Goris Ter Mar 06, 2012 9:48 pm

Sabe, eu tenho um texto antigo, que talvez já tenha postado aqui, mas que mostra meu ponto de vista uns 5 ou 6 anos atrás:

Góris escreveu:Pobres Bêbados?

Quem me conhece de tempo (acho infelizmente, já nao tantos mais na Hangarnet) sabem que eu tenho ódio do "esperto", o cara que quer sempre tirar vantagens dos outros, ou que gosta de contar pra todos as vitórias sobre outras pessoas, como se isso a tornasse melhor que as outras. Talvez esse ódio aos "espertos" seja por minha índole "burra" ou por ter um irmão e pelo menos 2 tios "espertos", que sempre se dão mal ao passar os outros para trás, mas alardeam suas poucas vitórias como exemplo de como ser melhor que os outros e de como se deve levar uma vida.

Coincidentemente, encontrei recentemente com um desses tios "espertos" - o que teve de fugir pela vida para o interior de São Paulo levando os filhos a uma sucessão de cidades, golpes, fugas e novas cidades que só agora parece ter arrefecido - e vi que ele continua tão falador e convencedor como sempre. Eu achava que só tinha mais ódio pelos "burros" que ouviam e acreditavam nessas histórias. Mas agora tenho é certeza. Quem é esperto merece cadeia - se for o caso - mas quem segue o esperto merece mesmo é uma boa sova.

Explico. Nos meus 1,5 dias de carnaval eu saí com minha esposa e primos para uma cachoeira próxima à casa de meus pais. Lá chegando, descubro que um velho moinho d'agua fora transformado num bar e boca-de-fumo por um amigo de minha esposa. Não costumo beber, mas nao pude deixar de acompanhar meus primos e esposa, embora tenha bebido até meu limite máximo - 2 copos e cerveja - e estava no fim de minha cerveja quando um garoto, uns 16 anos - marcas de hematoma na cara - vem cambaleando, espumando pela boca e me chamando de primo.

Não o reconheci. Ele mudou muito nos ultimos 2 anos, tanto fisicamente quanto mentalmente. Ele agora era um bebado. Meus tos o haviam enviado para estudar em São José dos Campos na casa de tios do outro lado da familia e ele voltara assim, estranho. Cambaleando, mal se colocando em pé, eu ainda pensei em ajudá-lo colocando-o em uma cadeira, mas a "alegria de me ver" era tal que ele veio tropeçando e batendo em todas as cadeiras e no chão.

Ele contou algumas novidades tão alegremente que meu segundo copo de cerveja foi inundado por sua baba. Não dei muito papo enquanto minha irma e esposa se choravam pelos cantos "Ed, ele vai cair... Góris faça algo..." Simplesmente naquela hora eu me dei conta do quanto odeio bêbados. Ele viu que nao dei muito papo e sumiu para dentro do bar, onde um "amigo" dele lhe ofereceu mais bebida. De novo gritos de "Góris faça algo... Ed não deixa ele beber..." e de novo, continuei olhando triste para meu meio copo de cerveja.

Outro amigo dele veio e deu um baita esporro no "amigo" que oferecia mais bebida e o levou para longe, reclamando de como o primo mudou. Minha esposa perguntou por que nao fiz nada, mas disse apenas que nao gostava de bebado. Um primo que estava comigo até estranhou, já que normalmente era mais preocupado com as pessoas - a Maressa ultimamente tbm reclama que estou mudando muito nos ultimos tempos - principalmente da família.

Bem, conversa vai, conversa vem, minha cunhada - que trabalha no bar/boca-de-fumo - veio e comentou que ele e os amigos de SJC estavam se drogando antes. E que já era normal meu primo ir lá e ficar naquele estado dese que voltou de SJC. E os novos "amigos" dele eram assim, o levavam lá, se divertiam, mas foram todos embora, deixando-o bebado e sozinho alí, a ponto de cair nas pedras da cachoeira.

Vou dizer a verdade, estou tomando asco de bêbados e viciados em geral. Antes eu gostaria que eles vissem o quanto perdem com isso, o quanto seus amigos de drogas nao se importam com eles e o quanto as drogas são ruins. Hoje eu quero que morram, só isso. De preferência que "se morram" longe de mim e dos meus.

Acho que minha antiga forma de pensar pode ser encontrada nas discussões sobre drogas com o Muot-Hart (pena que essas ainda tem o famigerado problema dos ? ?). Mas acho que mudei. Ter um pai alcólatra e um irmao no mesmo caminho mudaram minha forma de ver o mundo. Se droga quem quer. Se faz de vitima quem é esperto o suficiente para querer que os outros tenham por ele a preocupação que eles próprios nao têm. Se a vida é fetia de decisões, quem sou eu para lamentar as decisões dos outros?

Com certeza minha tia disse pra meu primo que drogas fazem mal, assim como os professores, a TV, os amigos verdadeiros. Mas um dia, um amigo vem com algo diferente, fala que é legal e oferece. Aceita quem quer. Eu nao aceitei na minha vez, meu irmao aceitou. Eu levei os conselhos da sociedade em conta, meu irmao prefereiu escutar o colega "esperto" que sabia mais que todos - como disse, acima todo esperto precisa de um burro crente para que a esperteza prossiga - e usa ocasionalmente sei lá que drogas e bebida. Assim como meu primo.

Pobrezinho, pelas palavras de meu outro primo, minha irma e minha esposa. Esperto nas minhas. Pior, um burro metido a esperto. Bem, quando cheguei à casa de meus pais, meu pai me disse comovido que ele chorou, chorou muito. Ele e minha mãe choraram muito, uma semana antes, quando meu irmao foi lá. Ele reclamou que meus pais deram mais estudos e oportunidades pra mim e pra minha irma e que ele era o "enjeitado" da família, que a vida dele tava desmorodando e a culpa é deles, que nao lhe deram amor ou condições materiais. Mentira, mentira deslavada, mas os mais espertos dos espertos são aqueles que conseguem fazer os outros tomarem por ele a conta de sua vida para que tudo corra bem, já que ele mesmo nao liga.

Sei que muitos aqui usam de drogas - muitos mais de bebida - e vao procurar me desqualificar, mas realmente, Bêbado e viciado não são vítimas como fazem todos pensarem, mas pessoas que intencionalmente tomam as medidas que querem e depois querem que todos tenham pena deles. Estou fato de gente assim.

Eu tenho pena mesmo é dos parentes dessas pessoas.

Em tempo, beber socialmente é uma coisa, beber até cair inconsciente é outra. Se nao pode com a bebida, nao beba, simples assim!

Sabe, meio que a vida mostra pra gente algumas coisas, se a gente não vê, ela mostra de novo, se continua não vendo, ela vem e pega a gente pelo pescoço e enfia nossa cara no que a gente tem de ver.

E meio que eu vi que nem tudo é questão de querer.

Ainda tenho raiva de gente jovem que tem tudo pela frente e enfia a cara em drogas de qualquer espécie (exceto facebook), mas meio que descobri que há coisas que tornam tudo mais complicado...
Goris
Goris
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4591
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 48
Localização : Volta Redonda / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

[Sociedade] Desejos, escolhas, ações e responsabilidade... Empty Re: [Sociedade] Desejos, escolhas, ações e responsabilidade...

Mensagem por Goris Ter Mar 06, 2012 9:53 pm

Hã... Ia falar sobre o transtorno bipolar, mas surgiram eventos que me atrapalharão a escrever por hora. Quando puder escrevo algo.
Goris
Goris
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4591
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 48
Localização : Volta Redonda / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

[Sociedade] Desejos, escolhas, ações e responsabilidade... Empty Re: [Sociedade] Desejos, escolhas, ações e responsabilidade...

Mensagem por ediv_diVad Ter Mar 06, 2012 11:01 pm

Acho que tem os dois lados: a escolha racional e também o impulso, que muitas vezes pode ser auto-destrutivo.

Somos todos diferentes, alguns devem ter agir mais pelo impulso e outros mais com a razão. Todos vivendo o dia-a-dia com essa ambiguidade, a luta "do cérebro contra o coração" já tão esteriotipada por aí...

Acredito também que há muitos fatores exteriores que podem fazer as pessoas agirem sem realmente estarem buscando ou querendo aquilo.

A questão é como o ser humano pode ser melhor sabendo lidar com isso, seria possível a razão se sobrepor sempre à emoção?

Mas independente da minha viagem, no mundo em que vivemos as pessoas devem SIM, serem responsáveis pelos seus atos na grande maioria dos casos.

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[Sociedade] Desejos, escolhas, ações e responsabilidade... Empty Re: [Sociedade] Desejos, escolhas, ações e responsabilidade...

Mensagem por Questao Qua Mar 07, 2012 12:05 am

eu vi aqui as pessoas falando de genes,que era tudo hereditario inclusive o preconceito e tudo mais,então se for assim ninguem é culpado,se for assim existe um fator genetico de acreditar ou não em algo?

se for assim não existem crimes,existe nesse caso uma semente genetica que cria os genios e da inspiração aos artistas em uma grande engrenagem genetica,é mais facil acreditar nisso do que acredita que somos todos responsaveis pelo que fazemos,pois para mim tudo que nos fazemos são escolhas concientes nossas

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 28229
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 39

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Sociedade] Desejos, escolhas, ações e responsabilidade... Empty Re: [Sociedade] Desejos, escolhas, ações e responsabilidade...

Mensagem por Goris Qua Mar 07, 2012 7:59 am

Questão, desde que me casei tive 4 cachorros.

Os 3 primeiros foram todos dóceis, quietos, pacientes e o escambau. Eu achava realmente que era a forma como eu os tratava. Mas agora acabamos comprando uma nova cachorrinha...

O bicho está tendo a mesma criação dos outros mas é simplesmente um diabinho. E meio que era assim desde o primeiro dia. Ou seja, o Tabula Rasa talvez não seja a forma correta de se ver o próprio ser humano, nascemos com certas propensões.

Meu bisavô, avô, pai, tios, irmão... Todos são ou foram alcoólicos (em maior ou menor grau, em diversos períodos) e mesmo eu, ao experimentar o álcool na juventude passei um períodozinho fazendo muita besteira.

Ou seja, certas tendências a gente tem, são genéticas mesmo.

Mas eu depois de ver que ia me afundar, parei.

Meu irmão, não.

Então, a genética te dita tendências que vc pode ou não seguir, mas ela dita. Meu irmão beber um copo de cerveja é diferente de um cara qualquer beber um copo de cerveja. Por que meu irmão acaba não tendo limites que outra pessoa imporia a si mesma. Imagino que se eu começar a beber algo mais forte que licor caseiro, posso entrar na mesma de não saber parar...

Então, ainda que não justifique, a genética explica muita coisa.
Goris
Goris
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4591
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 48
Localização : Volta Redonda / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

[Sociedade] Desejos, escolhas, ações e responsabilidade... Empty Re: [Sociedade] Desejos, escolhas, ações e responsabilidade...

Mensagem por ediv_diVad Qua Mar 07, 2012 9:08 am

Ah é, esqueci do fator genético, que o Mogur já mencionou e que provavelmente é o mais decisivo de todos.

Os fragmentos dos nossos antepassados pautando as personalidades, a minha questão seria: podemos domar ou sobrepor essa programação?

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[Sociedade] Desejos, escolhas, ações e responsabilidade... Empty Re: [Sociedade] Desejos, escolhas, ações e responsabilidade...

Mensagem por Jamm Qua Mar 07, 2012 9:28 am

ediv_diVad escreveu:
Ah é, esqueci do fator genético, que o Mogur já mencionou e que provavelmente é o mais decisivo de todos.

Os fragmentos dos nossos antepassados pautando as personalidades, a minha questão seria: podemos domar ou sobrepor essa programação?

É complicado David. Existem pontos muito rigorosos na bioética que norteiam esta situação complexa.
Jamm
Jamm
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 18745
Data de inscrição : 18/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[Sociedade] Desejos, escolhas, ações e responsabilidade... Empty Re: [Sociedade] Desejos, escolhas, ações e responsabilidade...

Mensagem por Brainiac Qua Mar 07, 2012 9:31 am

E eu ia dar minha opinião, mas to com preguiça de ler. geek
Brainiac
Brainiac
Farrista ninguém me alcança
Farrista ninguém me alcança

Mensagens : 15575
Data de inscrição : 29/11/2010
Idade : 35
Localização : Planeta Colu

Ir para o topo Ir para baixo

[Sociedade] Desejos, escolhas, ações e responsabilidade... Empty Re: [Sociedade] Desejos, escolhas, ações e responsabilidade...

Mensagem por Victor Pax Qua Mar 07, 2012 10:29 am

Como coloquei em outro tópico, nascemos com propensão a evitar o diferente e associá-lo a uma situação de stress.
Da mesma forma uma pessoa pode nascer mais introspectiva ou mais hiperativa, com toda uma graduação de personalidades associadas a isso.

Mas cabe a educação, a sociedade e a vontade do indivíduo “moldar” essas características.

Uma criança nasce com esse “medo do diferente”, tanto que sempre que é apresentada a uma pessoa estranha ela fica “encabulada”, mas com o passar dos anos e a socialização ela vai perdendo o medo e associando as diferenças como algo normal (e me refiro às diferenças tanto de nacionalidade e time de futebol quanto as de cor de pele e sexualidade).

Mas como também coloquei naquele tópico isso é relacionado a uma análise das motivações e embasamentos que motivam a ”estranheza” perante o diferente; o que desmotiva muitos por significar o esforço e os deveres de pensar (ou seja, a pessoa opta em continuar intolerante).

Da mesma forma nascemos com “gatilhos genéticos”, como a repulsa a sabores amargos (associados na natureza a venenos e alimentos estragados), mas com o passar dos anos e o contato com diversos tipos de comida deixamos de dar importância ao alerta em prol da gastronomia (ou da caipirinha).
Novamente optamos em mudar “osso destino”.

Então em parte somos os que nascemos (uma pessoa muito tímida dificilmente vai se tornar extremamente extrovertido), mas grande parte do que somos é influência do meio em que vivemos e dos valores que nós são passados (e da nossa opção em refletir sobre eles ou apenas segui-los irracionalmente).
Victor Pax
Victor Pax
Farrista já viciei...
Farrista já viciei...

Mensagens : 4157
Data de inscrição : 05/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[Sociedade] Desejos, escolhas, ações e responsabilidade... Empty Re: [Sociedade] Desejos, escolhas, ações e responsabilidade...

Mensagem por Jamm Qua Mar 07, 2012 10:51 am

Brainiac escreveu:

E eu ia dar minha opinião, mas to com preguiça de ler. geek

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Jamm
Jamm
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 18745
Data de inscrição : 18/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[Sociedade] Desejos, escolhas, ações e responsabilidade... Empty Re: [Sociedade] Desejos, escolhas, ações e responsabilidade...

Mensagem por Brainiac Qua Mar 07, 2012 12:02 pm

Jamm escreveu:
Brainiac escreveu:

E eu ia dar minha opinião, mas to com preguiça de ler. geek

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Ei, pelo menos eu sou sincero! Laughing
Brainiac
Brainiac
Farrista ninguém me alcança
Farrista ninguém me alcança

Mensagens : 15575
Data de inscrição : 29/11/2010
Idade : 35
Localização : Planeta Colu

Ir para o topo Ir para baixo

[Sociedade] Desejos, escolhas, ações e responsabilidade... Empty Re: [Sociedade] Desejos, escolhas, ações e responsabilidade...

Mensagem por Mogur Qua Mar 07, 2012 12:11 pm

Brainiac escreveu:
Jamm escreveu:
Brainiac escreveu:

E eu ia dar minha opinião, mas to com preguiça de ler. geek

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Ei, pelo menos eu sou sincero! Laughing

Já eu, estou com preguiça de escrever... Laughing

_________________
Porque um homem que foge do seu medo pode descobrir que, afinal, apenas enveredou por um atalho para ir ao seu encontro. (J. R. R. Tolkien, em Os filhos de Húrin)
Mogur
Mogur
Não tenho mais vida fora daqui
Não tenho mais vida fora daqui

Mensagens : 8799
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

[Sociedade] Desejos, escolhas, ações e responsabilidade... Empty Re: [Sociedade] Desejos, escolhas, ações e responsabilidade...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos